Chico Anysio, (1931-2012) foi um humorista, roteirista, diretor e escritor brasileiro, considerado um dos maiores comediantes do país. Criou uma infinidade de personagens, o que fez dele um artista diferenciado. Atuou ao lado de humoristas como Jô Soares, Paulo Gracindo e Agildo Ribeiro.
Francisco Anysio de Oliveira Paula (1931-2012) nasceu em Maranguape, no interior do Ceará, no dia 12 de abril de 1931. Filho de Francisco Anysio, dono de uma empresa de ônibus do Ceará, e de dona Haideé Viana de Oliveira Paula. Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro com apenas 08 anos de idade. Com 16 anos frequentava os programas de calouros onde ganhou diversos concursos. Ingressou no curso de Direito, mas não concluiu. Entrou na rádio Guanabara, onde atuou como locutor, ator, comentarista esportivo e redator.
O humorista criou 209 tipos. Em um programa da TV Rio, Noites Cariocas, personificou pela primeira vez na televisão o "Professor Raimundo". Na TV Record, fez grande sucesso no programa Blota Júnior. Em 1969, ingressou na Rede Globo, onde atuou em diversos programas, entre eles, "Chico Anysio Show", "Chico City", "Chico Total". Nesses programas, imortalizou personagens como "Alberto Roberto", "Baiano & Os Novos Caetanos" (com o humorista Arnaud Rodrigues), "Painho", "Salomé", "Profeta" e o "Vampiro Brasileiro", que fez sucesso nos anos 70, 80 e 90.
O personagem "Professor Raimundo" ganhou um programa especial nos anos 90, tal a audiência que alcançou. Um dos últimos programas que atuou foi no humorístico "Zorra Total", exibido aos sábados, onde mostrou seus personagens mais famosos.
Casado seis vezes, o comediante teve oito filhos, sendo um adotado. Casou com a ministra Zélia Cardoso de Mello, ex-ministra da fazenda do Presidente Fernando Collor.
Chico Anysio faleceu no Rio de Janeiro, no dia 23 de março de 2012, vítima de uma infecção pulmonar.
Crédito: EBIOGRAFIA
Foto: Internet
467 - Antêmio é nomeado imperador do Império Romano do Ocidente.
627 - Rei Eduíno da Nortúmbria é convertido ao cristianismo pelo bispo Paulino de Iorque.
1012 - Duque Oldrique da Boêmia depõe e cega seu irmão Jaromir que foge para a Grande Polônia.
1167 - O rei Carlos VII da Suécia é assassinado em Visingsö.
1204 - Os cruzados da Quarta Cruzada rompem as muralhas de Constantinopla e entram na cidade, que é ocupada completamente no dia seguinte.
1606 - A Union Jack é adotada como bandeira nacional pelos navios da Escócia e da Inglaterra. No ano seguinte os dois países se uniram para formar a Grã-Bretanha.
1633 - Na Península Itálica, a Inquisição acusa infundadamente Galileu Galilei de heresia.
1671 - Papa Clemente X beatifica Santa Rosa de Lima, tornando-se a primeira santa nascida na América.
1820 - Alexander Ypsilantis é declarado líder da Sociedade dos Amigos, uma organização secreta para derrubar o domínio otomano sobre a Grécia.
1861 - Guerra Civil dos Estados Unidos: a guerra começa com as forças dos separatistas confederados atacando o Forte Sumter, no porto de Charleston.
1877 - O Reino Unido anexa a República Sul-Africana.
1900 - Um dia após sua promulgação pelo Congresso, o presidente dos Estados Unidos William McKinley assina a Lei Foraker, dando a Porto Rico autonomia limitada.
1910 - Lançado o SMS Zrínyi, um dos últimos encouraçados pré-dreadnought construídos pela Marinha Austro-Húngara.
1917 - Primeira Guerra Mundial: as forças canadenses completam com sucesso a tomada da serra de Vimy dos alemães.
1927 - Massacre de Xangai: Chiang Kai-shek ordena a execução em Xangai de membros do Partido Comunista da China, terminando com a Primeira Frente Unida.
1931 - Na Espanha se celebram as eleições municipais nas quais as candidaturas republicanas conseguem a maioria em 41 capitais de província, preconizando a proclamação da Segunda República Espanhola.
1935 - O bombardeiro leve bimotor Bristol Blenheim decola em seu voo inaugural na Grã-Bretanha.
1936 - Inaugurado em São Paulo o Aeroporto de Congonhas.
1937 - Frank Whittle testa o primeiro motor a jato projetado para impulsionar uma aeronave, em Rugby, Inglaterra.
1945 - O presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, morre no cargo; O vice-presidente Harry S. Truman torna-se presidente após a morte de Roosevelt.
1955 - A vacina contra a poliomielite, desenvolvida pelo Dr. Jonas Salk, é declarada segura e eficaz.
1961 - Corrida espacial: o cosmonauta soviético Iuri Gagarin se torna o primeiro humano a viajar para o espaço sideral e realizar o primeiro voo orbital tripulado, Vostok I.
1963 - O submarino soviético de propulsão nuclear K-33 colide com o navio mercante finlandês M/S Finnclipper nos estreitos dinamarqueses.
1981 - Ocorre o primeiro lançamento de um ônibus espacial (Columbia) - a missão STS-1.
1992 - O Euro Disney Resort inaugura oficialmente o seu parque temático Euro Disneyland. O resort e o nome de seu parque são posteriormente alterados para Disneyland Paris.
2007 - Um homem-bomba penetra na Zona Verde e detona em um refeitório dentro de um prédio do Parlamento, matando o membro do parlamento iraquiano Mohammed Awad e ferindo mais de vinte outras pessoas.
2009 - O Zimbábue oficialmente abandona o dólar zimbabuano como moeda oficial.
2011 - Agência de Energia Atômica do Japão aumenta a gravidade do acidente nuclear de Fukushima I para o nível 7, o mais elevado da Escala Internacional de Acidentes Nucleares.
2012 - Junta militar toma o poder em golpe de Estado na Guiné-Bissau.
2014 - O Grande Incêndio de Valparaíso devasta a cidade chilena de Valparaíso, matando 16 pessoas, desabrigando cerca de 10 000 habitantes, e destruindo mais de 2 000 casas.
Hoje, Brasísilia amanheceu com novos rumores... Dessa vez, uma provável queda do ministro. O ministério continuaria com o PSD, mas com a substituição do ministro. Porque o comportamento de Silveira dá sinais claros que é apenas um agente dos interesses de Jorge Paulo Lemann e associados - entre os quais o grupo Equatorial, que assumiu a Cemar (Centrais Elétricas do Maranhão), em uma operação mal explicada ainda no governo Lula 2. O que complicará a imagem do governo caso a oposição comece a explorar essa ligação.
Os pré canditados ainda não começaram os ataques "com suas armas" aos adversários. Isso porque ainda estamos na fase de articulação e apostas na retirada de algumas pré candidaturas expostas. Mas as armas e ameaças já estão engatilhadas para quando o processo estiver valendo! Será mortal para os que estão aparecendo com cara de santinho ou santinha...
Emílio Marcondes Ribas foi um médico sanitarista brasileiro que trabalhou no combate a epidemias e endemias, tendo criado o Instituto Butantan, entre outros órgãos públicos de saúde pública.
Ele foi um dos sanitaristas brasileiros do fim do século XIX e início do século XX mais celebrados e, juntamente com Oswaldo Cruz, Adolfo Lutz, Vital Brasil e Carlos Chagas, lutou para livrar a cidade e os campos das epidemias e endemias que assolavam o país.
Nasceu em Pindamonhangaba, 11 de abril de 1862, faleceu em São Paulo, 19 de dezembro de 1925.
Crédito Foto: basearch.coc.fiocruz
1034 - O imperador Romano III Argiro é afogado em seu banho por ordem da imperatriz Zoé.
1079 - Bispo Estanislau de Cracóvia é executado por ordem de Boleslau II da Polônia.
1241 - Batu Cã, neto de Gengis Cã e cã da Horda Dourada, derrota Bela IV da Hungria na Batalha de Mohi.
1512 - Guerra da Liga de Cambrai: forças francesas lideradas por Gastão de Foix vencem a Batalha de Ravena.
1544 - As forças francesas derrotaram o exército espanhol na Batalha de Ceresole.
1689 - O casal Guilherme III e Maria II são coroados como soberanos conjuntos da Inglaterra, Escócia e Irlanda.
1713 - França e Grã-Bretanha assinam o Tratado de Utrecht, pondo fim à Guerra da Sucessão Espanhola. A Grã-Bretanha aceita Filipe V como rei da Espanha, enquanto Filipe renuncia a qualquer reivindicação ao trono francês para se seus descendentes.
1727 - Estreia da Paixão segundo São Mateus, BWV 244, de Johann Sebastian Bach, na igreja de São Tomás, Leipzig.
1814 - O Tratado de Fontainebleau põe fim à Guerra da Sexta Coligação contra Napoleão Bonaparte, e obriga-o a abdicar incondicionalmente pela primeira vez.
1868 - O ex-xogum Tokugawa Yoshinobu entrega o Castelo Edo às forças leais ao Imperador Meiji do Japão, marcando o fim do governo do clã Tokugawa no Japão.
1888 - É inaugurado o Concertgebouw em Amsterdã.
1908 - É lançado o SMS Blücher, o último cruzador blindado a ser construído pela Marinha Imperial Alemã.
1909 - A cidade de Tel Aviv é fundada.
1919 - Fundação da Organização Internacional do Trabalho.
1921 - Emir Abdullah estabelece o primeiro governo centralizado no recém-criado protetorado britânico da Transjordânia.
1933 - Entra em vigor a Constituição portuguesa de 1933, dando início ao Estado Novo. Na mesma data é nomeado o 1.º governo do Estado Novo, que continua a ser chefiado por António de Oliveira Salazar.
1945 - Segunda Guerra Mundial: as forças estadunidenses libertam o campo de concentração de Buchenwald.
1952 - Revolução Nacional Boliviana: rebeldes tomam o Palácio Quemado.
1957 - O Reino Unido concorda com o autogoverno de Cingapura.
1961 - Começa o julgamento do nazista Adolf Eichmann em Jerusalém. Ele havia sido capturado e detido pelos Aliados em 1945, mas escapou e acabou se estabelecendo na Argentina. Em maio de 1960, foi sequestrado pelo Mossad, a agência de inteligência nacional de Israel. Foi enforcado em Jerusalém em 1962.
1963 - O Papa João XXIII publica a Pacem in Terris, a primeira encíclica dirigida a todos, em vez de somente aos católicos. Descrevia as condições para a paz mundial em termos humanos.
1964 - O candidato de consenso Humberto Castelo Branco é eleito presidente do Brasil por uma sessão conjunta do Congresso Nacional.
1970 - Lançamento da Apollo 13.
1976 - Criação do computador pessoal Apple I.
1979 - Deposto o presidente de Uganda, Idi Amin.
1986 - Tiroteio de Miami: um tiroteio em plena luz do dia no Condado de Miami-Dade, na Flórida, entre dois ladrões de carros blindados e os agentes do FBI.
1987 - O Acordo de Londres é assinado secretamente entre o ministro das Relações Exteriores de Israel, Shimon Peres, e o rei Hussein da Jordânia.
1990 - Funcionários da alfândega em Middlesbrough, Inglaterra, apreendem o que acreditam ser o cano de uma arma enorme em um navio com destino ao Iraque.
1996 - Morte de José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza, pregador brasileiro que viveu como Diógenes.
2006 - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad anuncia que o Irã enriqueceu com sucesso urânio.
2012 - Um sismo de magnitude 8,2 graus atinge a costa ocidental da Indonésia, próximo à província de Aceh, a uma profundidade de 16,4 km. Um tsunami atinge a ilha de Nias na Indonésia.
2018 - Um Ilyushin Il-76, que era de propriedade e operado pela Força Aérea argelina, cai perto de Boufarik, na Argélia, matando 257 pessoas.
2023 - A Força aérea da junta militar de Myamar promove ataque e deixa mais de 160 mortos durante a guerra civil.
428 - Nestório se torna o Patriarca de Constantinopla. Três anos depois, ele seria deposto por suposta heresia.
837 - O cometa Halley faz sua maior aproximação da Terra a uma distância igual a 0,0342 AU (5,1 milhões de quilômetros).
879 - Luís III e Carlomano II se tornam reis dos francos ocidentais.
1500 - Ludovico Sforza é capturado pelas tropas suíças em Novara e entregue aos franceses.
1545 - O assentamento de Villa Imperial de Carlos V (atual cidade de Potosí) na Bolívia é fundado após a descoberta de enormes depósitos de prata na área.
1606 - A Virginia Company of London é estabelecida por carta real de Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra com o objetivo de estabelecer assentamentos coloniais na América do Norte.
1710 - O Estatuto da Rainha Ana, a primeira lei que regula os direitos autorais, entra em vigor na Grã-Bretanha.
1741 - Guerra de Sucessão Austríaca: Batalha de Mollwitz: Frederico II da Prússia invade a Silésia e apodera-se desse território.
1809 - Guerras Napoleônicas: a Quinta Coligação começa quando as forças do Império Austríaco invadem a Baviera.
1815 - O vulcão Tambora começa uma erupção de três meses de duração, terminando em 15 de julho. A erupção em última instância, mata 71 000 pessoas e afeta o clima da Terra nos dois anos seguintes.
1821
O patriarca Gregório V de Constantinopla é enforcado pelo governo otomano no portão principal do Patriarcado e seu corpo é jogado no Bósforo.
Guerra da Independência Grega: a ilha de Psara se junta à luta grega pela independência.
1826 - Os 10 500 habitantes da cidade grega de Mesolóngi começam a deixar a cidade após um ano de cerco pelas forças turcas. Poucos deles sobrevivem.
1858 - Depois que o Big Ben original, um sino de 14,5 toneladas que seria entregue ao Palácio de Westminster para uso, rachou durante um teste, é reformulado no sino atual de 13,76 toneladas pela Whitechapel Bell Foundry.
1864 - O arquiduque Maximiliano de Habsburgo é proclamado imperador do México durante a intervenção francesa no México.
1865 - Guerra Civil Americana: um dia após sua rendição às forças da União, o general confederado Robert E. Lee se dirige a suas tropas pela última vez.
1868 - Em Arogee, na Abissínia, forças britânicas e indianas derrotam um exército do imperador Teodoro II.
1904 - O místico britânico Aleister Crowley transcreve o terceiro e último capítulo do Livro da Lei.
1912 - O RMS Titanic deixa o porto de Southampton, Inglaterra, em sua primeira e única viagem.
1919 - O líder da Revolução Mexicana, Emiliano Zapata, é emboscado e morto por forças do governo em Morelos.
1925 - O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald é publicado pela primeira vez na cidade de Nova York, por Charles Scribner's Sons.
1941 - Segunda Guerra Mundial: as Potências do Eixo na Europa criam o Estado Independente da Croácia, originário da Iugoslávia ocupada, com os insurgentes fascistas ustaše de Ante Pavelić no poder.
1944 - Rudolf Vrba e Alfréd Wetzler escapam do campo de extermínio de Birkenau.
1953 - A Warner Bros. estreia House of Wax, o primeiro filme 3D de um grande estúdio norte-americano.
1968 - O TEV Wahine, uma balsa da Nova Zelândia afunda no porto de Wellington devido a uma forte tempestade. Das 734 pessoas a bordo, cinquenta e três morreram.
1970 - O fim dos Beatles é anunciando por Paul McCartney
1972 - Setenta e quatro nações assinam a Convenção sobre as Armas Biológicas, o primeiro tratado multilateral de desarmamento que proíbe a produção de armas biológicas.
1972 - Túmulos contendo tabuletas de escrita chinesas antigas, entre eles a Arte da Guerra de Sun Tzu e o tratado militar perdido de Sun Bin, são descobertos acidentalmente por trabalhadores da construção civil em Shandong.
1988 - A explosão do Campo de Ojhri mata ou fere mais de mil pessoas em Raualpindi e Islamabade, Paquistão.
1991 - Uma rara tempestade tropical desenvolve-se no Oceano Atlântico Sul, perto de Angola; a primeira a ser documentada por satélites.
1998 - Assinatura do Acordo de Belfast.
2010 - Um avião Tupolev Tu-154 da Força Aérea Polonesa cai perto de Smolensk, na Rússia, matando 96 pessoas, incluindo o presidente polonês, Lech Kaczyński e dezenas de outros altos funcionários.
2015 - É realizada a cerimônia de abertura da 7.ª Cúpula das Américas, na Cidade do Panamá, com a inédita presença do presidente de Cuba, Raúl Castro. Cuba esteve ausente das demais cimeiras devido o embargo que o país sofria por parte dos Estados Unidos.
2019
O projeto Event Horizon Telescope captura a primeira imagem do horizonte de eventos de um buraco negro (M87*).
Homo luzonensis é identificado como uma nova espécie no gênero Homo.
Golpe de Estado no Sudão derruba o governo de Omar al-Bashir.
O presidente Lula assinou uma Medida Provisória que tem o objetivo diminuir o valor das contas de luz nos próximos meses, mas especialistas veem riscos de um efeito contrário no futuro. O governo pretende reduzir a tarifa de energia elétrica em 3,5% ainda em 2024. Mas, para isso, quer antecipar R$ 26 bilhões que a Eletrobras deveria pagar à União nos próximos anos. O repasse foi acertado no processo de privatização da empresa.
O governo vai pegar esse dinheiro e quitar empréstimos que as distribuidoras fizeram na pandemia e em períodos de seca. Parte desses empréstimos hoje é paga pelos consumidores, vem inclusos nas tarifas de forma embutida.
Crédito Foto: GettyImages Exame
Aos fãs do rock nacional, lembro que se estivesse nesse plano, hoje dia 9 de abril, Alexandre Magno Abrão (nascido em São Paulo, 9 de abril de 1970), mais conhecido pelo seu nome artístico Chorão... Cantor, compositor, skatista, cineasta, roteirista, empresário e vocalista da banda santista Charlie Brown Jr., completaria 54 anos do seu nascimento.
Com o Charlie Brown, lançou dez discos, que venderam mais de cinco milhões de cópias. Teve uma infância e adolescência difícil, a sua mãe era doméstica, fazia pastéis, cozinhava fora para ele entregar. Chorão vivia na rua, ia mal na escola, parou de estudar na sétima série, e frequentemente tinha problemas com a polícia. Com 21 anos, foi convidado a integrar uma banda chamada What's Up, acabou não dando certo, então montou o Charlie Brown Jr. Em 2007, Chorão roteirizou o filme O Magnata. Em 2009, lançou suas marcas de roupas, a DO.CE. e La Plata. Faleceu no dia 6 de março de 2013, em São Paulo, aos 42 anos, vítima de um'C a overdose de cocaína.
Crédito Foto: lifestyle
475 - O imperador romano-oriental Basilisco expede uma carta circular (Enkyklikon) para os bispos de seu império, apoiando a posição cristológica monofisista.
537 - Cerco de Roma: o general romano-oriental (bizantino) Belisário recebe os reforços prometidos, 1.600 cavalheiros, a maioria de origem húngara ou eslava e arqueiros experientes. Inicia, apesar da escassez, ataques contra os acampamentos góticos e Vitige é forçado a um impasse.
1241 - Batalha de Legnica: forças mongóis derrotam os exércitos poloneses e alemães.
1555 - O Cardeal Marcelo Cervini é eleito Papa com o nome de Marcelo II. O seu pontificado iria durar apenas 21 dias.
1609 - Filipe III da Espanha emite o decreto da "Expulsão dos Mouriscos".
1682 - René Robert Cavelier de La Salle descobre a foz do rio Mississippi, reivindica o território para a França e o chama de Luisiana.
1782 - Guerra da Independência dos Estados Unidos: início da Batalha de Saintes.
1784 - O Tratado de Paris, ratificado pelo Congresso dos Estados Unidos em 14 de janeiro de 1784, é ratificado pelo rei Jorge III da Grã-Bretanha, encerrando a Guerra da Independência dos Estados Unidos. Cópias dos documentos ratificados são trocadas em 12 de maio de 1784.
1860 - Em sua máquina chamada fonoautógrafo, Leon Scott faz a mais antiga gravação conhecida de uma voz humana audível.
1865 - O general separatista Robert E. Lee rende-se ao legalista Ulysses S. Grant em Appomattox, pondo fim à Guerra Civil Americana.
1867 - Compra do Alasca: o Senado dos Estados Unidos ratifica o tratado com a Rússia para a compra do Alasca.
1891 - O Jornal do Brasil é fundado por Rodolfo Dantas.
1916 - Primeira Guerra Mundial: Batalha de Verdun: tropas alemãs lançam a terceira ofensiva na batalha.
1917 - Primeira Guerra Mundial: Batalha de Arras: a batalha começa com o Corpo Canadense realizando um ataque maciço à serra de Vimy.
1921 - Foram conduzidos para o Mosteiro da Batalha, Templo da Pátria, dois Soldados Desconhecidos, vindos da Flandres e da África Portuguesa, representando os gloriosos mortos enviados por Portugal para teatros de operações militares e simbolizando o sacrifício heroico do Povo Português.
1928 - O islamismo deixa de ser reconhecido como religião estatal na Turquia.
1940 - Segunda Guerra Mundial: Operação Weserübung: a Alemanha invade a Dinamarca e Noruega.
1941 - Fundação da Companhia Siderúrgica Nacional, pelo presidente do Brasil Getúlio Vargas, após os Acordos de Washington.
1942 - Segunda Guerra Mundial: Batalha de Bataan/Marcha da Morte de Bataan: as forças dos Estados Unidos se rendem na península de Bataan. A Marinha Imperial Japonesa lança um ataque aéreo sobre Trincomalee no Ceilão (Sri Lanka).
1947 - Adotada a Resolução 22 do Conselho de Segurança das Nações Unidas relativa ao Incidente no Canal de Corfu.
1952 - O governo de Hugo Ballivián é derrubado pela Revolução Nacional da Bolívia, iniciando um período de reforma agrária, sufrágio universal e nacionalização das minas de estanho.
1957 - O Canal de Suez no Egito é liberado e aberto ao transporte após a Crise de Suez.
1959 - Projeto Mercury: a NASA anuncia a seleção dos primeiros sete astronautas dos Estados Unidos, os quais os meios de comunicação rapidamente passaram a chamar de "Mercury Seven".
1967 - O primeiro Boeing 737 (uma série de 100) faz seu voo inaugural.
1969 - O avião supersônico britânico Concorde 002 termina com êxito seu voo de teste.
1980 - O regime iraquiano de Saddam Hussein mata o filósofo Muhammad Baqir al-Sadr e sua irmã após três dias de tortura.
1989 - Massacre de Tiblíssi: uma manifestação pacífica antissoviética e greve de fome em Tiblíssi, exigindo a restauração da independência da Geórgia, é dispersada pelo exército soviético, resultando em 20 mortes e centenas de feridos.
1991 - Dissolução da União Soviética: A Geórgia declara-se independente da União Soviética.
1992 - Um tribunal federal dos Estados Unidos julga o ex-ditador panamenho Manuel Noriega culpado por posse de drogas e extorsão. É condenado a 30 anos de prisão.
2000 - Um menino de seis anos foi morto por quatro leões durante um espetáculo em um circo, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, Brasil.
2002 - No Brasil, criada a Universidade Federal de Campina Grande a partir do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba.
2003 - Guerra do Iraque: Bagdá cai para as forças americanas.
2017 - Acontecem os atentados no Domingo de Ramos em igrejas coptas em Tanta e Alexandria.