07/04/2024
CHICO XAVIER EM BIOGRAFIA



Chico Xavier (1910-2002) foi um médium brasileiro, reconhecido como o maior psicógrafo de todos os tempos. Com 4 anos de idade já via e ouvia os espíritos e conversava com eles.

Seu primeiro livro com 256 poemas, atribuídos a poetas mortos, foi publicado em 1932. Psicografou mais de 400 livros e doava os direitos autorais para a Federação Espírita.


Infância e juventude
Chico Xavier nasceu em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, no dia 2 de abril de 1910. Filho do operário João Cândido Xavier e da lavadeira Maria João de Deus, ficou órfão de mãe quando tinha cinco anos de idade.

Seu pai se viu obrigado a entregar alguns dos seus nove filhos aos cuidados de pessoas amigas, e Chico Xavier ficou aos cuidados de sua madrinha, mulher nervosa que o maltratava cruelmente.

Várias vezes, Chico ouvia sua falecida mãe dizer que enviaria um anjo para reunir toda a família. A segunda esposa de seu pai reuniu todos os seus irmãos e ainda teve mais cinco filhos.

Chico Xavier passou a ter sonhos e, durante a noite se levantava agitado e conversava com os espíritos. De manhã, contava seus sonhos a sua família. O pai resolveu levá-lo ao vigário de Matozinhos que depois de ouvi-lo recomendou que o garoto não lesse mais jornais, revistas e livros. Disse-lhe que ninguém volta depois da morte.

Ao conversar com sua mãe, triste por não ser compreendido por ninguém, Chico escutou dela que precisava modificar seus pensamentos, que não deveria ser uma criança indisciplinada, para não ganhar antipatia dos outros. Deveria aprender a se calar e, quando se lembrasse de alguma lição ou experiência recebida em sonho, que a seguisse.

Disse-lhe que ele precisava aprender a obediência para que Deus um dia lhe concedesse a confiança dos outros. Durante 7 anos consecutivos, de 1920 a 1927, ele não teve mais qualquer contato com sua mãe.

Educado na fé católica, Chico Xavier obedecia às obrigações que lhe eram indicadas pela Igreja. Se confessava, comungava, comparecia pontualmente a missa e acompanhava as procissões. Levantava cedo para começar as tarefas escolares e, em seguida ia para o serviço da fábrica onde trabalhava de três da tarde até onze da noite.

Em 1925, Chico deixou a fábrica indo trabalhar na venda do Sr. José Felizardo. As perturbações noturnas voltaram e depois de dormir, caia em transe profundo.

A primeira e única professora de Chico que descobriu sua mediunidade psicográfica foi D. Rosália, que fazia passeios campestres com os alunos e no dia seguinte eles deveriam levar uma redação descrevendo o passeio. As de Chico tiravam sempre o primeiro lugar.

No dia 7 de maio de 1927, uma de suas irmãs ficou doente e, um casal de espíritas reuniu-se com sua família e realizaram a primeira sessão espírita, que teve lugar na casa de Chico Xavier, em Pedro Leopoldo.

Na mesa estavam dois livros "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e o "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec. Chico ouviu da mãe: "Meu filho, eis que estamos juntos novamente. Os livros à nossa frente são dois tesouros de luz. Estude-os, cumpra com seus deveres e em breve a bondade divina nos permitirá mostrar a você seus novos caminhos".

Em junho do mesmo ano, foi cogitada a fundação de um núcleo doutrinário. Em fins de 1927, o Centro Espírita Luiz Gonzaga, sediado na residência de João Cândido Xavier, que se fez presidente da instituição, já estava formado e bem frequentado.


Primeira sessão em público
Uma nova sede do Centro Espírita Luiz Gonzaga foi construída no local onde se erguia a antiga casa de Maria João de Deus, mãe de Chico Xavier. Em 8 de julho de 1927, Chico Xavier fez a primeira atuação do serviço mediúnico, em público.


Primeiro livro
Seu primeiro livro psicografado, "Parnaso de Além-Túmulo", que reúne 256 poemas, atribuídos à poetas mortos, foi publicado em julho de 1932. Em 1950, Chico Xavier já havia psicografado mais de 50 livros.


Mudança para Uberaba
Sob a orientação dos Benfeitores Espirituais, no dia 5 de janeiro de 1959, Chico Xavier mudou-se para Uberaba, iniciando nessa mesma data as atividades mediúnicas em reunião pública da "Comunhão Espírita Cristã".

Nessa época, teve início a famosa peregrinação. Aos sábados, saindo da "Comunhão Espírita Cristã", o médium visitava alguns lares carentes levando-lhes a alegria de sua presença amiga acompanhado por grande número de pessoas. A cidade de Uberaba transformou-se em um polo de atração de inúmeros visitantes das mais variadas regiões do Brasil e até mesmo do exterior.

Chico psicografou 451 livros, que reproduziam o que os espíritos lhe transmitiam. Seus livros foram traduzidos para vários países. Psicografou várias cartas de mortos para suas famílias.

Os direitos autorais de seus livros publicados eram cedidos gratuitamente às editoras espíritas e, desde os anos 70, Chico ajudava as pessoas necessitadas.

Chico Xavier faleceu em Uberaba, Minas Gerais, no dia 30 de junho de 2002, após sofrer uma parada cardíaca. Foi encontrado no quarto, por seu filho adotivo.

 

Frases de Chico Xavier


A felicidade não entra em portas trancadas.

Lembra-te: em matérias de atitudes, a vida não fornece cópias para revisão.

Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível!

Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.

Planejar a infelicidade dos outros é causar com as próprias mãos um abismo para si mesmo.

A caridade é um exercício espiritual... Quem pratica o bem, coloca em movimento as forças da alma.


Algumas obras psicografadas por Chico Xavier
Crônicas de Além-Túmulo (1937)
Emmanuel (1938)
Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho (1938)
A Caminho da Luz Emmanuel (1938)
Há Dois Mil Anos Emmanuel (1939)
Cinquenta Anos Depois Emmanuel (1940)
O Consolador Emmanuel (1941)
Paulo e Estevão Emmanuel (1942)
Nosso Lar (1944)
Missionários da Luz (1945)
Ação e Reação (1957)
A Caminho da Luz (1961)
Companheiro Emmanuel (1977)
Retratos da Vida (1985)
Queda e Ascensão da Casa dos Benefícios (1991)
Escada de Luz - Diversos Espíritos (1999)


Crédito: EBIOGRAFIA
Foto: ARQUIVO CB/D.A PRESS

 

 


   



07/04/2024
CONHEÇA A BIOGRAFIA DE JACKIE CHAN



Jackie Chan, é ator, cineasta, artista marcial e dublê chinês nascido em Hong Kong, conhecido por seu estilo de luta acrobático, timing cômico e acrobacias inovadoras, que ele normalmente realiza. Chan atua desde a década de 1960, atuando em mais de 150 filmes.

Filho de refugiados da Guerra Civil Chinesa, Jackie viveu sua infância na pobreza, mas foi apelidado de Pao-pao (Bola de canhão) por conta de sua energia. Em 1960, Chan foi para a Escola de Ópera Peking, onde aprendeu sobre as artes marciais e foi melhorando nessa área. Eventualmente, após 10 anos treinando, Chan entrou para o grupo Seven Little Fortunes, um grupo performático composto pelos melhores alunos da escola. Logo, o acrobata iria conseguir a faixa preta nas artes marciais.

Antes de ir para a Escola de Ópera Peking, seus pais se mudaram para a Austrália,, enquanto Chan ficava na China. Mas depois de se formar da insitituição e trabalhar um tempo na área de contsrução, o que lhe rendeu o apelido "Little Jack", por conta que o seu chefe se chamava Jack.

No final dos anos 1990, Chan mudou seu nome chinês para Fang Shilong, já que o sobrenome original de seu pai era Fang. Eles são os descendentes de Fang Xuanling, um chanceler da dinastia Tang.

Começou sua carreira ainda com papéis bem pequenos e praticamente irrelevantes, mas conseguia cada vez mais espaço na indústria e ainda participando de diversos filmes com Bruce Lee.

Depois de se sobressair com sua coregrafia de artes marciais em diversos filmes, Chan recebeu um telegrama de um produtor de filmes em Hong Kong pedidno para que o ator fizesse seu primeiro longa como ator principal. O filme tinha como propósito de estrear Jackie Chan como o "novo" Bruce Lee, o ator ainda teve que mudar o nome para Sing Lung (significando "Se Tornando um Dragão"), para enfatizar sua similaridade com o outro ator e fazer um jogo de palavras com o próprio nome de Lee (que significa "Pequeno Dragão").

O primeiro grande filme de Chan foi o filme de 1978 Snake in the Eagle's Shadow, que estabeleceu o gênero cômico de kung fu. No mesmo ano o ator também participou de outra produção, que apenas favoreceu ao estrelato dele.

Willie Chan tornou-se o gerente pessoal e amigo firme de Jackie, e assim permaneceu por mais de 30 anos. Ele foi fundamental no lançamento da carreira internacional de Chan, começando com suas primeiras atuações na indústria cinematográfica americana na década de 1980. Seu primeiro filme em Hollywood foi The Big Brawl em 1980.

Mas com algumas pequenas produções que não deram muito certo para Chan, ele deicidiu voltar para a China e abandonar sua carreira internacional. Durante esse tempo, até 1987, Chan seguiu com sua carreira no teatro e filmesdo gênero no país de origem.

Chan finalmente conseguiu estabelecer uma posição no mercado norte-americano em 1995 com o lançamento mundial de Rumble in the Bronx, alcançando um culto de seguidores nos Estados Unidos que era raro para estrelas de cinema de Hong Kong. O sucesso de Rumble in the Bronx levou a um lançamento em 1996 de Police Story 3: Super Cop nos Estados Unidos sob o título Supercop. O primeiro grande sucesso de bilheteria de Chan veio quando ele co-estrelou com Chris Tucker na comédia de ação policial de 1998 A Hora do Rush. Este filme fez dele uma estrela de Hollywood, após o que ele escreveu sua autobiografia em colaboração com Jeff Yang intitulada I Am Jackie Chan.

Depois de sair de uma produtora de filmes na China, Jackie focou apenas em filmes de Hollywood, até chegando a fazer um jogo para o primeiro console da Playstation, entitulado Jackie Chan Stuntmaster.

Ele continuou seu sucesso em Hollywood em 2000, quando se juntou a Owen Wilson na comédia de ação ocidental Shanghai Noon. Depois, voltou a se unir com Chris Tucker para A Hora do Rush 2 (2001), que foi um sucesso ainda maior do que o original.

Apesar do sucesso dos filmes A Hora do Rush e Shanghai Noon, Chan ficou frustrado com Hollywood sobre a o número limitado de papéis e falta de controle sobre o processo de filmagem. Chan iniciou sua própria produtora de filmes, JCE Movies Limited (Jackie Chan Emperor Movies Limited) em associação com o Emperor Multimedia Group (EMG).

As filmagens de O Reino Proibido, a primeira colaboração de Chan na tela com o ator chinês Jet Li, o filme contou com o uso pesado de efeitos e fios. Chan dublou Mestre Macaco em Kung Fu Panda, aparecendo com Jack Black, Dustin Hoffman e Angelina Jolie.

Em 2010, ele estrelou com Jaden Smith em Karate Kid, um remake do original de 1984. Este foi o primeiro filme americano dramático de Chan. Ele interpreta Sr. Han, um mestre de kung fu e homem de manutenção que ensina kung fu personagem de Jaden Smith para que ele possa se defender dos valentões da escola.

Seu 100º filme, 1911, foi lançado em 26 de setembro de 2011. Chan foi o co-diretor, produtor executivo e protagonista do filme.

No Festival de Cinema de Cannes de 2012, Chan anunciou que estava se aposentando dos filmes de ação alegando que estava ficando velho demais para o gênero. Mais tarde, ele esclareceu que não se aposentaria completamente dos filmes de ação, mas faria menos acrobacias e cuidaria mais de seu corpo.

Chan também teve aulas de canto na Peking Opera School em sua infância. Ele começou a produzir discos profissionalmente na década de 1980 e se tornou um cantor de sucesso em Hong Kong e na Ásia. Ele lançou 20 álbuns desde 1984 e cantou em cantonês, mandarim, japonês, taiwanês e inglês. Ele costuma cantar as músicas-tema de seus filmes, que tocam nos créditos finais.

Chan dublou o personagem de Shang no lançamento chinês do filme de animação Mulan (1998). Ele também cantou a música "Homem Ser", para a trilha sonora do filme.

 

 

 

Crédito: ADOROCINEMA
Foto: Terra

 


   



07/04/2024
7 DE ABRIL E SEUS FATOS HISTÓRICOS

451 - Átila, o Huno, saqueia a cidade de Metz e ataca outras cidades na Gália.

529 - A primeira versão do Corpus Juris Civilis (uma obra jurídica fundamental) é publicada pelo imperador bizantino Justiniano.

1141 - A imperatriz Matilde se torna a primeira governante feminina da Inglaterra, adotando o título de "Senhora dos Ingleses".

1348 - Fundação da Universidade Carolina em Praga.

1449 - Félix V abdica de sua reivindicação ao papado, terminando o reinado do último antipapa histórico.

1521 - Fernão de Magalhães chega a Cebu nas Filipinas.

1541 - Francisco Xavier parte de Lisboa em uma missão nas Índias Orientais portuguesas.

1724 - Estreia de Paixão segundo São João, BWV 245 de Johann Sebastian Bach na igreja de São Nicolau, Leipzig.

1767 - Fim da Guerra birmano-siamesa (1765-1767).

1789 - Selim III se torna sultão do Império Otomano e califa do Islã.

1795 - A convenção francesa estabelece o Sistema Métrico Decimal.

1805
O compositor alemão Ludwig van Beethoven estreia sua Terceira Sinfonia, no Theater an der Wien em Viena.
Expedição de Lewis e Clark: os exploradores estadunidenses levantam acampamento na tribo Mandan e retomam sua jornada para o oeste ao longo do rio Missouri. O objetivo final deles é chegar a costa oeste da América do Norte, banhada pelo Oceano Pacífico.

1812 - Guerras Napoleônicas: a cidade fortificada de Badajoz, na Espanha, é tomada pelas tropas aliadas após várias tentativas de retomar o local das tropas francesas.

1827 - Guerra da Cisplatina: é iniciada a Batalha de Monte Santiago, que durou dois dias e terminou com a divisão naval argentina destruída pela Marinha Imperial do Brasil no litoral argentino.

1831
O imperador Pedro I do Brasil abdica em favor de seu filho D. Pedro de Alcântara, futuro D. Pedro II. O ato marcou o fim do Primeiro reinado.
Decreto nomeia José Bonifácio tutor dos príncipes do Império do Brasil.
A Assembleia Geral nomeia uma Regência Trina Provisória, cujos membros são: Marquês de Caravelas, Francisco de Lima e o Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, dando início ao Período Regencial.

1906
O Monte Vesúvio entra em erupção e devasta Nápoles.
A Conferência de Algeciras dá a França e a Espanha o controle sobre o Marrocos.

1908 - Fundação da Associação Brasileira de Imprensa por Gustavo de Lacerda, no Rio de Janeiro.

1922 - Escândalo de Teapot Dome: o secretário do Interior dos Estados Unidos aluga as reservas petrolíferas de Teapot Dome, no Wyoming.

1926 - Violet Gibson tenta assassinar o primeiro-ministro italiano Benito Mussolini.

1933 - A Alemanha nazista emite a Lei para a Restauração do Serviço Civil Profissional, proibindo judeus e dissidentes políticos de cargos públicos.

1939 - Benito Mussolini declara a Albânia um protetorado italiano e força o rei Zog I ao exílio.

1943
Holocausto na Ucrânia: em Terebovlia, os alemães ordenam que 1 100 judeus se dispam e marchem pela cidade até a aldeia vizinha de Plebanivka, onde são fuzilados e enterrados em valas.
Ioannis Rallis torna-se primeiro-ministro colaboracionista na Grécia durante a ocupação do Eixo.

1945 - Segunda Guerra Mundial: o navio de guerra japonês Yamato, o maior navio de guerra já construído, é afundado por aviões americanos 200 milhas ao norte de Okinawa, quando se dirigia para uma missão suicida na Operação Ten-Go.

1946
A independência da Síria da França é oficialmente reconhecida.
A União Soviética anexa a Prússia Oriental como o oblast de Kaliningrado da República Socialista Federativa Soviética da Rússia.

1948 - A Organização Mundial da Saúde é criada pelas Nações Unidas.

1954 - O presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower, faz o seu discurso da "Teoria do dominó" durante uma coletiva de imprensa.

1955 - Winston Churchill renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido em meio a indícios de problemas de saúde.

1956 - A Espanha Franquista renuncia ao seu protetorado em Marrocos.

1957 - Inaugurado o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro, para receber os restos mortais dos soldados brasileiros mortos na Itália.

1964 - IBM anuncia o System/360.

1968 - O campeão mundial britânico de automobilismo Jim Clark morre em um acidente durante uma corrida de Fórmula 2 em Hockenheim.

1969 - Data de nascimento simbólica da Internet: é publicada a RFC 1.

1971 - O presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, anuncia sua decisão de acelerar o ritmo da vietnamização.

1972 - Guerra do Vietnã: as forças comunistas invadem a cidade sul-vietnamita de Loc Ninh.

1977 - O promotor federal alemão Siegfried Buback e seu motorista são baleados por dois membros da Fração do Exército Vermelho enquanto esperavam em um sinal vermelho.

1978 - O desenvolvimento da bomba de nêutrons é cancelado pelo presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter.

1980 - Durante a Crise dos reféns americanos no Irã, os Estados Unidos cortam as relações diplomáticas com o Irã.

1983 - Durante a STS-6, os astronautas Story Musgrave e Donald Peterson realizam a primeira atividade extraveicular.

1988 - O ministro da Defesa soviético Dmitry Yazov ordena a retirada soviética do Afeganistão.

1989 - O submarino soviético Komsomolets afunda no mar de Barents, na costa da Noruega, matando 42 marinheiros.

1992 - A República Sérvia anuncia a sua independência.

1994
Genocídio de Ruanda: o massacre de tútsis começa em Kigali, Ruanda.
Auburn Calloway tenta derrubar o voo FedEx 705 para permitir que sua família se beneficie de sua apólice de seguro de vida.

2001 - É lançada a sonda espacial Mars Odyssey.

2003 - Tropas dos Estados Unidos capturam Bagdá; o regime de Saddam Hussein cai dois dias depois.

2009
O ex-presidente peruano Alberto Fujimori é condenado a 25 anos de prisão por ordenar assassinatos e sequestros por parte das forças de segurança.
Protestos em Chişinău, capital da Moldávia, por motivo de contestação dos resultados das eleições parlamentares, que deram a vitória ao candidato Vladimir Voronin, do Partido dos Comunistas.

2011
As Forças de Defesa de Israel usam seu sistema de mísseis Cúpula de Ferro para interceptar com sucesso um BM-21 Grad lançado de Gaza, marcando a primeira interceptação de mísseis de curto alcance de todos os tempos.
Massacre em escola deixa doze crianças e o atirador mortos no Rio de Janeiro.

2017
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordena o ataque com mísseis Shayrat em 2017 contra a Síria em retaliação ao ataque químico de Khan Shaykhun.
Um homem dirige deliberadamente um caminhão sequestrado contra uma multidão em Estocolmo, Suécia, matando cinco pessoas e ferindo outras quinze.

2018 - O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva é preso por corrupção por determinação do juiz Sergio Moro, da "Operação Lava Jato". Lula ficou preso por 580 dias e solto por determinação do Supremo Tribunal Federal, tornou-se dessa forma o primeiro presidente da história do Brasil a ser preso por crime comum.

2020 - Pandemia de COVID-19: a China encerra seu bloqueio em Wuhan.

2021 - Pandemia de COVID-19: os Centros de Controle e Prevenção de Doenças anunciam que a variante Alfa do SARS-CoV-2 se tornou a cepa dominante de COVID-19 nos Estados Unidos.


   



06/04/2024
VEM AÍ A NOVA COLUNISTA MÃE RAIMUNDA



Você agora poderá consultar a renomada cartomante e astróloga Mãe Raimunda para orientação e clareza em sua vida. Com mais de duas décadas de experiência, Mãe Raimunda oferece insights profundos e conselhos precisos para ajudá-lo a navegar pelas águas da confiança e sabedoria.

Filha de ciganos, mas criada por pais adotivos na religião de povo originário, ela realiza consultas transformadoras. O nosso portal de notícias, selecionou a famosa "princesa da astrologia" para escrever semanalmente sobre suas previsões políticas, sociais, econômicas, horóscopos e muito mais. Venha conferir acessando: www.eugenio.news

 


   



06/04/2024
FOTO DA "ONDA HAVAIANA" A 30 KM DA COSTA DO RIO GRANDE DO NORTE IMPRESSIONA



Um grupo de surfistas voltou no início da semana ao pico da Urca do Minhoto, localizada a 30 quilômetros da costa do Rio Grande do Norte. O experiente big rider Aldemir Calunga foi um dos que vivenciaram a experiência em alto mar, na chamada "onda havaiana" do Brasil.

A foto compartilhada por Calunga chamou atenção nas redes sociais (veja abaixo). O registro foi uma parceria de Alexandre Alessy e Diego Noronha.

- Swell em casa! Urca do Minhoto, linda e esplêndida. Não 'tão grande' como um dia vai ficar - escreveu em uma rede social.

Para chegar à Urca do Minhoto, o grupo saiu da cidade de Guamaré, a 173 km de Natal, e viajou três horas de barco.

Calunga contou ao ge que a onda surfada na Urca do Minhoto lembra a de Teahupo'o, no Tahiti.

- Mesmo formato, porém elas quebram pra direções opostas. Na Urca, é pra direita. Teahupo'o é uma esquerda - lembra.

Na postagem do big rider, ele exalta o respeito ao mar e a adrenalina de mais uma missão na Urca do Minhoto.

- Ansiedade, respeito, medo e muito amor envolvido. A ação cura o medo! Altas ondas em toda costa do estado do Rio Grande do Norte, adrenalina pura e sem acidentes. A minha fecilidade é ver e sentir que nós surfistas tivemos momentos da mais pura qualidade... Isso é felicidade. Eu amo. Ambiente de aventura! Acordar na madrugada... Ou não dormir e ir buscar desafios em alto mar com um planejamento e muita segurança me faz sentir vivo e útil. Muita atenção é primordial, sempre um olhando pelo outro. A amizade, a lealdade e o respeito andam juntos. Amamos o mar. Até o próximo swell linda Urca 'Roncareira'! - publicou.

 

 


Deu no GE. Crédito Foto: Alexandre Alessy e Diego Noronha


   



06/04/2024
QUEM TROCOU, TROCOU E NÃO TROCA MAIS...



Encerrada ontem, dia 5 de abril, a janela partidária para candidatos a vereador nas Eleições de 2024. A Legislação reza um prazo de filiação mínima de 6 meses, a contar do dia da eleição que nesse ano, será em 6 de outubro.
 
Muitas surpresas, traições e promessas que não serão cumpridas marcaram essa janela em Natal e no interior do Rio Grande do Norte. Tamanha confusão, já começa a partir desse mês que curiosamente, é o mês da mentira.
 

Crédito Imagem: freepik


   



06/04/2024
QUAL FOI O PRIMEIRO RELÓGIO SUÍÇO DE PULSO A IR PARA O ESPAÇO?



O Cosmonaute da Breitling esteve em uma missão espacial em 1962. A Marca lança agora versão em comemoração aos 140 anos, junto com dois modelos Navitimer.

A Breitling construiu sua longa reputação com relógios que viraram ícone da aviação. Mas será aqui, em solo firme, que a manufatura suíça vai comemorar seus 140 anos, completados neste 2024, com três lançamentos inspirados em expedições aéreas e espaciais.

 

 

 

Fonte:Exame

 


   



06/04/2024
6 DE ABRIL E SEUS FATOS HISTÓRICOS

46 a.C. - Júlio César derrota Cecílio Metelo Cipião e Catão, o Jovem, na Batalha de Tapso.

402 - Estilicão derrota os visigodos sob o comando de Alarico na Batalha de Pollentia.

1199 - Ricardo I da Inglaterra morre de infecção após a remoção de uma flecha de seu ombro.

1320 - Os escoceses reafirmam a sua independência ao assinar a Declaração de Arbroath.

1384 - Batalha dos Atoleiros entre as forças portuguesas comandadas por Nuno Álvares Pereira e as tropas castelhanas.

1385 - João I de Portugal é aclamado rei nas Cortes de Coimbra, tornando-se no primeiro rei de Portugal da Dinastia de Avis.

1453 - Maomé II, o Conquistador, começa o cerco de Constantinopla (Istambul), que cai no dia 29 de maio.

1652 - O navegante holandês Jan van Riebeeck estabelece um posto de reabastecimento no Cabo da Boa Esperança; o posto se tornará por fim a Cidade do Cabo.

1782 - O rei Rama I do Sião (atual Tailândia) estabelece a dinastia Chakri.

1793 - Durante a Revolução Francesa, o Comitê de Salvação Pública torna-se o órgão executivo da república.

1800 - O Tratado de Constantinopla estabelece a República Septinsular, o primeiro estado grego autônomo desde a queda do Império Bizantino.

1812 - Guerra Peninsular: as forças anglo-portuguesas comandadas por Arthur Wellesley atacam a fortaleza de Badajoz.

1814 - Início nominal da Restauração Bourbon; data de aniversário em que Napoleão abdica e é exilado na ilha de Elba.

1860 - A Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais tarde chamada de Comunidade de Cristo, é organizada por Joseph Smith III e outros em Amboy, Estados Unidos.

1862 - Guerra Civil Americana: início da Batalha de Shiloh: no estado estadunidense do Tennessee, forças legalistas do governo federal dos EUA, chamadas de A União, sob o comando do general Ulysses S. Grant, encontram as tropas dos separatistas, chamadas de A Confederação e lideradas pelo general Albert Sidney Johnston.

1865 - Guerra Civil Americana: a Batalha de Sayler's Creek: o Exército da Virgínia do Norte, do general confederado Robert E. Lee, luta e perde a sua última grande batalha ao se retirar de Richmond, Virgínia durante a Campanha de Appomattox.

1869 - O celuloide é patenteado.

1892 - Manifesto contra o presidente do Brasil Floriano Peixoto por 13 generais, o qual é respondido com prisões.

1896 - Em Atenas, celebra-se a abertura dos primeiros Jogos Olímpicos modernos, 1 500 anos após a proibição dos jogos originais pelo imperador romano Teodósio I.

1909 - Os estadunidenses Robert Peary e Matthew Henson tornam-se as primeiras pessoas a chegar ao Polo Norte; a alegação de Peary foi contestada por causa de falhas em sua capacidade de navegação.

1917 - Primeira Guerra Mundial: os Estados Unidos declaram guerra à Alemanha.

1918 - Guerra Civil Finlandesa: a Batalha de Tampere termina.

1930 - No final da Marcha do Sal, Gandhi levanta um punhado de lama e sal e declara: "Com isso, estou sacudindo as fundações do Império Britânico".

1941 - Segunda Guerra Mundial: a Alemanha nazista lança a Operação 25 (a invasão da Iugoslávia) e Operação Marita (a invasão da Grécia).

1945 - Segunda Guerra Mundial: Sarajevo é libertada das forças alemãs e croatas pelos partisans iugoslavos.

1947 - O primeiro Tony Award, prêmio em reconhecimento ao sucesso no teatro dos Estados Unidos, é entregue numa cerimônia no Waldorf-Astoria Hotel em Nova Iorque.

1965 - Lançamento do Intelsat I, o primeiro satélite de comunicação comercial, para ser colocado em órbita geoestacionária.

1973 - Lançamento da nave espacial Pioneer 11.

1984 - Membros da Guarda Republicana de Camarões tentam em vão derrubar o governo liderado por Paul Biya.

1985 - O presidente sudanês Gaafar Nimeiry é deposto do poder em um golpe de estado liderado pelo marechal de campo Abdel Rahman Swar al-Dahab.

1992 - Início da Guerra da Bósnia.

1994 - O Genocídio em Ruanda começa quando o avião que transportava o presidente ruandês Juvénal Habyarimana e o presidente do Burundi, Cyprien Ntaryamira, é derrubado.

1998 - Teste de armas nucleares: o Paquistão testa mísseis de médio alcance capazes de atingir a Índia.

2002 - Toma posse em Portugal o XV Governo Constitucional, um governo de coligação pós-eleitoral entre o Partido Social Democrata e o Partido Popular chefiado pelo primeiro-ministro José Manuel Durão Barroso.

2005 - O líder curdo Jalal Talabani torna-se presidente do Iraque; O árabe xiita Ibrahim al-Jaafari é nomeado primeiro-ministro no dia seguinte.

2009 - Um sismo de magnitude 6,3 atinge a região de Áquila, Itália, matando 307 pessoas.

2012 - Azauade declara-se independente da República do Mali.

2017 - Militares dos Estados Unidos lançam 59 mísseis de cruzeiro Tomahawk contra uma base aérea na Síria. A Rússia descreve os ataques como uma "agressão", acrescentando que eles prejudicam significativamente os laços entre Estados Unidos e Rússia.

2020 - Ciclone Harold atinge as Ilhas Salomão, Vanuatu, Fiji e Tonga, matando pelo menos trinta pessoas.


   



06/04/2024
ESTRATÉGIA: CHINA AUMENTA SUAS RESERVAS EM OURO. DÓLAR DEVE CAIR...



Em 2023, país asiático comprou mais do metal precioso do que qualquer outro banco central. Entre os motivos está preocupação com futuras sanções envolvendo o dólar. Aumento da reserva ajudou a disparar o preço do ouro.O preço do ouro bateu um novo recorde histórico essa semana, chegando a 2.300 dólares (cerca de R$ 11,3 mil) a onça, à medida que questões geopolíticas, expectativas de cortes nas taxas de juro nos Estados Unidos e o acúmulo do metal pela China estimulam o interesse dos especuladores.

 

O ouro é visto por investidores como um porto seguro em tempos de turbulência e uma cobertura contra a desvalorização de moedas, em um momento em que o mundo vive conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia que influenciaram no recente aumento dos preços, juntamente com o pico da inflação pós-pandemia.
A medida do Banco Popular da China (PBC, na sigla em inglês) de comprar grandes quantidades de ouro se refletiu em outros bancos centrais - sobretudo de mercados emergentes. Mas por que, afinal, a China está acumulando tanto ouro?

 

 


Aumento da reserva de ouro da China

 

O PBC tem aumentado as suas reservas de ouro nos últimos 16 meses consecutivos, de acordo com o Conselho Mundial do Ouro -uma associação comercial internacional para a indústria do ouro com sede no Reino Unido. Em 2023, o PBC comprou mais ouro do que todos os outros bancos centrais do mundo.

O Conselho Mundial do Ouro calculou as compras do metal precioso pela China no ano passado em 225 toneladas métricas, pouco menos de um quarto das 1.037 toneladas compradas por todos os bancos centrais do planeta

Só em janeiro e fevereiro, o PBC aumentou as suas reservas de ouro em 22 toneladas, escreveu, na plataforma X, Krishan Gopaul, analista sênior de Europa, Oriente Médio e África do Conselho Mundial do Ouro.

Agora, o banco central da China detém cerca de 2.257 toneladas de ouro nos seus cofres.

Tal como o PBC, os consumidores chineses têm comprado moedas, barras e joias de ouro depois de seus investimentos imobiliários, a moeda yuan e o mercado de ações do país terem desvalorizado devido aos recentes problemas econômicos na segunda maior economia do mundo.

"Desde o início do ano, temos visto enormes compras no varejo chinês, quantidades recordes de compras na Bolsa de Ouro doméstica de Xangai", disse à Bloomberg TV no mês passado John Reade, estrategista-chefe de mercado do Conselho Mundial do Ouro.

 


Alternativa ao dólar

 

A China depende fortemente do dólar americano para o comércio com o resto do mundo. Sendo a moeda de reserva mundial, a maioria das matérias-primas são cotadas em dólares e mais de metade do comércio mundial é realizado utilizando a moeda americana.

Ao mesmo tempo que cresceu para desafiar o domínio econômico dos EUA ao longo dos últimos 30 anos, a China acumulou enormes reservas cambiais, principalmente em dólares. Mas Pequim teme ter-se tornado demasiado dependente do dólar e está empenhada em diversificar as reservas do PBC.

A China vem reduzindo gradualmente suas participações em dólar, que dominuíram em um terço desde 2011, para cerca de 800 bilhões de dólares, segundo dados dos EUA. A queda se acelerou desde a pandemia de covid-19.

O objetivo da diversificação alinha-se com os de outros países do Brics - grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e que deve dominar a economia global até 2050.

O Brics até discutiu a ideia de uma moeda comum no futuro, o que poderia potencialmente desafiar o dólar como moeda de reserva mundial.

 


Por que a China quer diversificar

 

As nações do Brics, incluindo a China, estão preocupadas com a forma como Washington utiliza o dólar como arma para preservar a sua posição econômica e geopolítica global.

O atual status do dólar permite aos EUA pedir dinheiro emprestado a um custo muito mais baixo. Washington também pode utilizar a moeda como instrumento diplomático, por exemplo, ao impor sanções à Rússia, ao Irã e à Coreia do Norte.

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022, os EUA e a União Europeia impuseram várias rodadas de sanções a Moscou, incluindo o congelamento das reservas cambiais do banco central russo.

Sob pressão dos EUA, a maioria dos bancos russos também foi expulsa do sistema de pagamentos SWIFT, que facilita as transferências internacionais de dinheiro.

"Penso que [as sanções] fizeram com que muitos bancos centrais pensassem cuidadosamente sobre o que detêm nas suas reservas", disse Reade à Bloomberg no mês passado.

Os líderes chineses estão preocupados que o país possa enfrentar restrições semelhantes dos EUA se decidir lançar alguma ofensiva militar ou se a guerra comercial com Washington piorar.

O presidente chinês, Xi Jinping, disse que seu país poderia reconquistar Taiwan, uma ilha democraticamente administrada que Pequim considera seu próprio território, pela força, se necessário. Se uma tentativa de anexação de Taiwan vir a cabo, Pequim poderia sofrer fortes sanções americanas, por exemplo.

O analista do Conselho Mundial do Ouro espera que as compras dos bancos centrais continuem durante vários anos, um sinal de que a diversificação está longe de terminar.

Mesmo depois vários meses de compras, as reservas de ouro da China representam cerca de 4% do total do PBC - valor bem abaixo do limite de reserva dos bancos centrais dos países desenvolvidos.

Muitos analistas acreditam que o preço do ouro tenha sido sobreinflacionado pelos especuladores e que a procura contínua por parte de bancos centrais como o da China pode não estimular os preços a subirem muito.

Mesmo assim, ao contrário do papel-moeda, o ouro tem valor intrínseco, pois é uma mercadoria rara e difícil de extrair. Também tem múltiplos usos econômicos, em eletrônica, odontologia, ferramentas médicas e nos setores de defesa, aeroespacial e automotivo.

 

 

 


FONTE: Planeta
Crédito Foto: iStock/forbes

 


   



05/04/2024
CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO NOVO PRESIDENTE DA AMARN



Tomará posse no próximo dia 12 de abril, a nova diretoria da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte para o triênio 2024-2027. Confira abaixo, uma breve biografia do novo Presidente.

Artur Cortez Bonifácio, Juiz de Direito da Segunda Vara da Fazenda Pública foi eleito Presidente da AMARN. Começou sua carreira em Pendências, passando por Canguaretama, Acari e Currais Novos, tendo ocupado outras unidades judiciárias em Natal e no interior. Atuou em várias áreas administrativas do Poder Judiciário e, atualmente, é Coordenador da Secretaria Unificada da Fazenda Pública de Natal. Tem atuação acadêmica na Escola da Magistratura, onde também leciona.

Com vasta titulação acadêmica é Professor Titular em Direito Constitucional da UFRN, nos cursos de graduação e Mestrado. Tem Doutorado em Direito Constitucional pela PUC/SP e Pós-doutorado na Faculdade de Direito na Universidade de Lisboa (FDUL), na área de Ciências Jurídicas e Sociais. Mestrado Direito do Estado na PUC-SP e Especialização em Compliance pela FDUL e MBA em Gestão Judiciária pela FGV/RJ. É Membro da Academia de Letras Jurídica do RN e Assessor da Escola Nacional da Magistratura. Tem vários trabalhos acadêmicos publicados. Na vida associativa é Membro da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), da Anamages, Associação Nacional dos Magistrados Estaduais, da AJD (Associação dos Juízes para Democracia) e da AJPDC (Associação dos Juristas Potiguares para Democracia e Cidadania).

Artur Bonifácio tem um perfil humanista, democrático e é fiel seguidor dos professores constitucionalistas Paulo Bonavides (in memoriam) e Jorge Miranda. Na vida pessoal é casado e pai de 03 filhos. Carismático, atencioso, boa praça nas relações sociais, mas, detentor de uma seriedade particular: critério, honestidade, conhecimento e coragem nos seus posicionamentos profissionais marcaram a história do jurista.

 


   



1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20