05/04/2024
5 DE ABRIL E SEUS FATOS HISTÓRICOS

823 - Lotário I é coroado Rei da Itália pelo Papa Pascoal I.

1081 - Aleixo I Comneno é coroado imperador romano-oriental (bizantino) em Constantinopla.

1242 - Durante a Batalha sobre o gelo do lago Peipus, as forças da República da Novogárdia (localizada na atual Rússia), lideradas por Alexandre Nevsky, repelem uma tentativa de invasão dos Cavaleiros Teutônicos.

1536 - Entrada Real de Carlos V em Roma: o último triunfo romano.

1614 - Na Virgínia, a nativa americana Pocahontas casa com o colono inglês John Rolfe.

1632 - Guerra dos Trinta Anos: tropas suecas, comandadas por Gustavo II Adolfo, atravessam o rio Lech e confrontam as tropas na Baviera, que ficou conhecida como Batalha de Rain.

1722 - O explorador neerlandês Jakob Roggeveen descobre a Ilha de Páscoa, famosa por seus moais.

1764 - Parlamento britânico aprova a Lei do Açúcar, substituindo a Lei do Melaço, criando novos impostos sobre o açúcar de suas províncias ultramarinas na América do Norte.

1768 - É criada a Real Mesa Censória, em Lisboa, que passa a desempenhar funções que cabiam à autoridade eclesiástica.

1795 - Assinado o Tratado de Paz de Basileia entre a França e a Prússia.

1818 - Na Batalha de Maipú, o movimento de independência do Chile, liderado por Bernardo O'Higgins e José de San Martín, tem uma vitória decisiva sobre a Espanha, deixando 2 mil espanhóis e 1 mil patriotas chilenos mortos.

1862 - Guerra Civil Americana: começa a Batalha de Yorktown.

1879 - Chile declara guerra à Bolívia e Peru, iniciando a Guerra do Pacífico.

1886 - Assinado o Acordo de Tophane entre o Principado da Bulgária e o Império Otomano.

1900 - Arqueólogos em Cnossos, Creta, descobrem um grande esconderijo de placas de argila com escrita hieroglífica em um roteiro que eles chamam de Linear B.

1902 - Uma arquibancada desaba em Ibrox Park (agora Ibrox Stadium) em Glasgow, Escócia, causando a morte de 25 pessoas e ferimentos em mais de 500 torcedores durante uma partida internacional de futebol entre as seleções da Escócia e da Inglaterra.

1910 - Inaugurada a Ferrovia Transandina que liga Chile e Argentina.

1942 - Segunda Guerra Mundial: Adolf Hitler emite a Diretiva Führer nº 41 resumindo o Caso Azul, incluindo o ataque planejado do 6.º Exército alemão a Stalingrado.

 

1945
Segunda Guerra Mundial: a União Soviética rompe o Pacto de Neutralidade Nipo-Soviético com o Japão, ao mesmo tempo em que se prepara para invadir a ilha juntamente com os aliados, conforme decisão na Conferência de Ialta.
Guerra Fria: o líder iugoslavo Josip Broz Tito assina um acordo com a União Soviética para permitir a "entrada temporária de tropas soviéticas no território iugoslavo".

 

1946 - As tropas soviéticas deixam a ilha de Bornholm, na Dinamarca, depois de uma ocupação de onze meses.

1951 - Guerra Fria: os espiões estadunidenses Julius e Ethel Rosenberg são condenados à morte por espionagem contra os Estados Unidos, pois estavam dando informações a União Soviética. São hoje considerados traidores por alguns de seus compatriotas.

1956 - Um jovem cubano de 19 anos de idade chamado Fidel Castro declara-se em guerra contra o presidente cubano Fulgencio Batista.

1968 - No Brasil, a Frente Ampla é definitivamente proscrita pelo Ministério da Justiça.

1971 - No Sri Lanka, Janatha Vimukthi Peramuna lança uma revolta contra o governo da primeira-ministra Sirimavo Bandaranaike.

1974 - É formado um governo de coligação no Laos, entre direitistas e esquerdistas, pondo fim a uma guerra de mais de dez anos.

1976 - O Incidente em Tian'anmen, um protesto contra a repressão do regime chinês próximo ao final da Revolução Cultural, acontece na Praça da Paz Celestial em Pequim.

1986 - Três pessoas morrem no atentado à discoteca La Belle, em Berlim Ocidental, Alemanha.

1991 - Um ASA EMB 120 cai em Brunswick, Geórgia, matando todas as 23 pessoas a bordo, incluindo o senador John Tower e o astronauta Sonny Carter.

1992 - Alberto Fujimori, presidente do Peru, dissolve o Congresso peruano pela força militar.

1998 - No Japão, a ponte Akashi-Kaikyo é aberta ao tráfego, tornando-se a ponte suspensa mais longa do mundo.

1999 - Dois líbios suspeitos de derrubarem o avião do voo 103 da Pan Am, em 1988, são entregues para posterior julgamento nos Países Baixos.

2007 - Inauguração do Teatro Popular de Niterói, idealizado por Oscar Niemeyer.

2009 - Coreia do Norte lança seu controverso foguete Kwangmyŏngsŏng-2. O satélite passou sobre Japão, o que provocou uma reação imediata do Conselho de Segurança das Nações Unidas, bem como dos países participantes das negociações do Diálogo a Seis.

2010 - Forte temporal no Rio de Janeiro provoca cerca de 210 mortes.

2013 - Coreia do Norte recomenda a evacuação das missões diplomáticas em Pionguiangue, devido à crise na Península, conforme a Convenção de Viena.

2017 - Cecília, uma chimpanzé argentina, é o primeiro ser vivo não-humano a receber um habeas corpus.


   



05/04/2024
LUXO: CONHEÇA A HISTÓRIA DO RELÓGIO SUÍÇO AUDEMARS PIGUET



Audemars Piguet é um fabricante suíço de relógios de luxo mecânicos e de pulso, com sede em Le Brassus, Suíça. A empresa foi fundada por Jules Louis Audemars e Edward Auguste Piguet no Vale de Joux em 1875, adquirindo o nome de Audemars Piguet & Cie em 1881. É uma empresa familiar desde a sua fundação.

A empresa é mais conhecida por lançar o relógio de pulso Royal Oak em 1972, o que ajudou a marca a ganhar destaque na indústria relojoeira.

O Vale de Joux, na Suíça, é historicamente conhecido como um importante centro para a relojoaria. Desde o século XIX, tem sido um lugar onde os relojoeiros se reuniram para trocar ideias, mostrar seus projetos e colaborar uns com os outros. A Audemars Piguet, uma prestigiada marca de relógios suíços, comprou o antigo Hôtel de France em Le Brassus e o renomeou como Hôtel des Horlogers, mantendo assim a tradição de criar um espaço de encontro para os agentes do mercado de relógios, independentemente da marca.

O desenvolvimento do relógio é uma história longa e complexa que envolve contribuições de várias culturas ao longo de milênios. Não há um único inventor do relógio, mas sim uma evolução gradual ao longo do tempo.

Os primeiros dispositivos para medir o tempo foram provavelmente instrumentos de medição solar, como obeliscos e gnomon (uma haste vertical que projeta uma sombra), usados pelos antigos egípcios e babilônios, entre outros. Esses dispositivos usavam a posição do sol no céu para determinar as horas do dia.

 

 

 

Fonte: Industriaflix
Foto: Revista Forbes

 

 


   



04/04/2024
QUEM FOI CAZUZA? CONFIRA A BIOGRAFIA DO ASTRO BRASILEIRO



Cazuza (1958-1990) foi um cantor e compositor brasileiro, um dos maiores ídolos da geração do pop-rock dos anos 80. "Exagerado", "Codinome Beija-flor", "Brasil" e "Faz Parte do Meu Show", são alguns dos seus grandes sucessos.

Agenor de Miranda Araújo Neto, conhecido como Cazuza, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 04 de abril de 1958. Filho de João Araújo, produtor musical e da cantora Lucinha Araújo cresceu no meio artístico convivendo com grades cantores da Música Popular Brasileira.

Cazuza foi aluno do tradicional colégio, o Santo Inácio de Loyola e do Colégio Anglo-Americano. Ainda jovem começou a escrever poemas. Em 1976, foi aprovado no vestibular de Comunicação, mas desistiu do curso três semanas depois. Começou a frequentar o Baixo Leblon, levando uma vida de boêmio.

João Araújo, fundador e presidente da Som Livre, levou o filho para trabalhar na gravadora. Inicialmente, Cazuza fazia triagem de fitas de novos cantores, depois, passou a escrever release para divulgar os artistas.

No final do ano de 1979 Cazuza foi para os Estados Unidos, onde fez curso de fotografia na Universidade de Berkeley, em São Francisco. Lá, despertou o interesse pela literatura da Geração Beat, os chamados poetas malditos, que mais tarde teve grande influência em sua carreira.

Em 1980 Cazuza retornou ao Rio de Janeiro. No mesmo ano ingressou no grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone, no Circo Voador. Foi nessa época que cantou em público pela primeira vez, na peça "Paraquedas do Coração".


Barão Vermelho
Em 1981, Cazuza foi indicado pelo cantor Léo Jaime para vocalista de uma banda que estava se formando na casa do tecladista Maurício Barros, no bairro do Rio Cumprido.

Logo depois, estava formada a banda "Barão Vermelho" formada por Maurício Barros (teclado), Roberto Frejat (guitarra), Guto Goffi (bateria) e Cazuza (vocal).

Cazuza mostrou à banda as letras que havia escrito e logo passou a compor junto com Frejat. A banda que antes só tocava covers passou a ter seu próprio repertório.

Após ouvir a fita demo da banda, o produtor Ezequiel Neves a encaminhou para Guto Graça Mello, o diretor artístico da Som Livre, que convenceu João Araújo a apostar na banda.

Em pouco tempo foi lançado o primeiro álbum da banda intitulado "Barão Vermelho" (1982), com as músicas Bilhetinho Azul, Ponto Fraco, Down em Mim e Todo Amor Que Houver Nessa Vida, que foi elogiado pela crítica.

Depois de alguns shows no Rio de Janeiro e em São Paulo, a banda voltou aos estúdios e lançou "Barão Vermelho 2" (1983), onde se destacou a música "Pro Dia Nascer Feliz" de autoria de Cazuza e Frejat.

Em 1984 a banda foi convidada para compor e gravar o tema do filme Bete Balanço, que foi sucesso de bilheteria. No mesmo ano, a banda lançou "Maior Abandonado" e a música "Bete Balanço" impulsionou as vendas do disco que conquistou "Disco de Ouro".

Em 1985 o Barão Vermelho se apresentou na primeira edição do Rock in Rio. A apresentação da banda no quinto dia do evento coincidiu com o fim da ditadura militar e Cazuza anunciou o fato e cantou "Pro Dia Nascer Feliz".

O álbum "Maior Abandonado" foi o último sucesso da banda com a participação de Cazuza.


Carreira solo
Em 1985 Cazuza iniciou sua carreira solo e nesse mesmo ano gravou seu primeiro álbum "Exagerado", que fez grande sucesso com as músicas "Exagerado", "Mal Nenhum", "Codinome Beija-Flor", entre outras.

Exagerado, a faixa-título composta por Cazuza e Leoni, se tornou um dos grandes sucessos do cantor. No mesmo ano, Cazuza descobriu ser portador do vírus HIV.

Em 1987, Cazuza lançou seu segundo álbum "Só Se For a Dois", que fez sucesso com as músicas românticas "O Nosso Amor a Gente Inventa", "Solidão Que Nada" e "Ritual".

Em outubro de 1987, com os sintomas se agravando, Cazuza foi internado para tratamento de uma pneumonia. Em seguida, foi levado para os Estados Unidos tentar um novo tratamento para a AIDS.

Depois de dois meses, Cazuza retornou ao Brasil e iniciou a gravação de seu terceiro disco "Ideologia", que foi lançado em 1988, que levou para as paradas de sucesso as músicas, "Brasil" e "Você Faz Parte do Meu Show".

A música Brasil, composta por Cazuza, George Israel e Nilo Romero, cantada por Gal Costa foi tema da abertura da novela Vale Tudo. Ideologia ganhou o Prêmio Sharp de Melhor Álbum e Brasil ganhou o Prêmio de Melhor Composição Pop-Rock do Ano.

Cazuza, já bastante debilitado pela doença, compareceu à premiação em uma cadeira de rodas.

Em 1989, foi lançado o disco, "O Tempo Não Para", gravado durante um show no Canecão. A faixa título tornou-se um de seus maiores sucessos superando a marca de 500 mil cópias vendidas.

Ainda em 1989, Cazuza lançou seu último disco em vida, "Burguesia", gravado com o cantor sentado em uma cadeira de rodas e com uma voz bastante enfraquecida.

No álbum duplo, um foi formado com canções de rock brasileiro e o segundo com canções românticas. O cantor recebeu o Prêmio Sharp, póstumo, de melhor canção do ano com "Cobaias de Deus".


Morte
Cazuza que desde 1989 havia declarado publicamente que era portador do vírus da AIDS, se submetia a tratamento alternativos em São Paulo e recorreu, mais uma vez, a tratamento nos Estados Unidos retornando em março de 1990.

Cazuza faleceu no Rio de Janeiro, no dia 07 de julho de 1990 sendo enterrado no cemitério de São João Batista. Em sua lápide foi escrito o nome de seu último sucesso "O Tempo Não Para".

 

 

Crédito: Fonte: Foto: EBIOGRAFIA 

 

 


   



04/04/2024
SÍMBOLO PACIFISTA



A origem do símbolo pacifista foi ocorrida há mais de 50 anos. Foi desenhado para servir de logo para o Comitê de Ação Direta Contra a Guerra Nuclear e para a campanha de Desarmamento Nuclear. Duas organizações inglesas promoveram uma manifestação em Londres encabeçada justamente pelo ícone que, posteriormente, seria conhecido mundialmente.

O símbolo foi desenhado por Gerald Holtom (integrante da inteligência durante a Segunda Guerra Mundial) a partir da linguagem de bandeiras, por tratar-se de um código universal adotado em toda comunicação marítima, o que, portanto, assinava sua legalidade.

Esse logotipo da Campanha para o desarmamento nuclear foi muito lembrado pelos hippies, no inicio do Movimento, onde são identificados pela paz. Famoso até os dias atuais.


   



04/04/2024
FERIADO NACIONAL: VEJA O CALENDÁRIO DE 2024 COM AS PRÓXIMAS DATAS



21 de abril (domingo): Tiradentes
1º de maio (quarta-feira): Dia do Trabalho
30 de maio (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo)
7 de setembro (sábado): Independência do Brasil
12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (sábado): Finados
15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República
25 de dezembro (quarta-feira): Natal

 

Crédito: Foto: Freepik


   



04/04/2024
4 DE ABRIL E SEUS FATOS HISTÓRICOS

503 a.C. - Segundo o triunfo romano, o cônsul Agripa Menênio Lanato celebrou um ovação para uma vitória militar sobre os sabinos.

190 - O general Dong Zhuo manda suas tropas evacuarem a então capital da China Luoyang e queimá-la até o chão.

611 - O rei maia Uneh Chan de Calakmul saqueia a cidade-estado rival de Palenque, no sul do México.

801 - O rei Luís, o Piedoso, captura Barcelona dos mouros após um cerco de vários meses.

1268 - Um tratado de paz bizantino-veneziano de cinco anos é concluído entre os enviados venezianos e o imperador Miguel VIII Paleólogo.

1423 - Morte do doge veneziano Tommaso Mocenigo, sob cujo governo foram conquistadas vitórias contra o Reino da Hungria e contra o Império Otomano na Batalha de Gallipoli (1416).

1581 - Francis Drake é condecorado pela rainha Isabel I da Inglaterra por completar uma circum-navegação do mundo.

1609 - Mouriscos são expulsos do Reino de Valência.

1660 - Declaração de Breda do rei Carlos II da Escócia, Inglaterra e Irlanda promete, entre outras coisas, um perdão geral a todos os monarquistas e oponentes da monarquia por crimes cometidos durante a Guerra Civil Inglesa e o Interregno.

1796 - Georges Cuvier profere sua primeira palestra paleontológica na École Centrale du Pantheon do Museu Nacional de História Natural sobre a vida e restos fósseis de elefantes e espécies afins, fundando a ciência da paleontologia.

1814 - Napoleão abdica pela primeira vez e nomeia seu filho Napoleão II como Imperador dos Franceses.

1818 - O Congresso dos Estados Unidos, afirmando o Segundo Congresso Continental, adota a bandeira dos Estados Unidos com 13 listras vermelhas e brancas e uma estrela para cada estado (20 na época).

1839 - Fundação da Escola de Farmácia de Ouro Preto, hoje vinculada à Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil.

1865 - Guerra Civil dos Estados Unidos: um dia depois de forças da União capturarem Richmond, Virgínia, o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln visita a capital confederada.

1866 - O imperador Alexandre II da Rússia escapa por pouco de uma tentativa de assassinato de Dmitry Karakozov na cidade de São Petersburgo.

1873 - Fundado o Kennel Club, o mais antigo e oficial registro de cães de raça pura do mundo.

1905 - Na Índia, um terremoto atinge o vale de Kangra, 7,8 na escala de magnitude das ondas de superfície, matando 20 000 pessoas e destruindo a maioria dos edifícios em Kangra, McLeod Ganj e Dharamshala.

1913 - Primeira Guerra dos Bálcãs: o aviador grego Emmanouil Argyropoulos se torna o primeiro piloto a morrer na Força Aérea Helênica quando seu avião cai.

1923 - Warner Bros. Pictures abre suas portas e agora está aberta aos negócios com os quatro fundadores da empresa: Jack Warner, Harry Warner, Albert Warner e Sam Warner.

1925 - A Schutzstaffel (SS) é fundada na Alemanha.

1931 - Tem início na ilha da Madeira a Revolta da Madeira, um levantamento militar contra o governo da Ditadura Nacional.

1933 - O dirigível da Marinha dos Estados Unidos USS Akron naufraga na costa de Nova Jérsia devido ao mau tempo.

1944 - Segunda Guerra Mundial: primeiro bombardeio de refinarias de petróleo em Bucareste pelas forças anglo-americanas mata 3 000 civis.

 

1945
Segunda Guerra Mundial: tropas soviéticas libertam a Hungria de ocupação alemã e ocupam o país.
Segunda Guerra Mundial: as tropas do Exército dos Estados Unidos capturam Kassel.

 

1946 - O juiz e arqueólogo grego Panagiotis Poulitsas é nomeado primeiro-ministro da Grécia em meio à Guerra Civil Grega.

1949 - Doze nações assinam o Tratado do Atlântico Norte dando origem à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

1958 - O símbolo da paz CND é mostrado ao público pela primeira vez em Londres.

1960 - A França compromete-se a conceder a independência da Federação do Mali, uma união do Senegal com o Sudão Francês.

1964 - Os Beatles ocupam as cinco primeiras posições na parada pop da Billboard Hot 100.

1965 - Apresentado o primeiro modelo do novo avião de caça Saab Viggen.

1967 - Martin Luther King Jr. profere seu discurso "Beyond Vietnam: A Time to Break Silence" na Igreja de Riverside, em Nova Iorque.

 

1968
Martin Luther King Jr. é assassinado por James Earl Ray, em um motel, em Memphis, Estados Unidos.
Programa Apollo: a NASA lança a Apollo 6.

 

1973 - O World Trade Center, em Nova Iorque, é oficialmente inaugurado.

1975 - Fundação da Microsoft em Albuquerque, Estados Unidos, uma parceria entre Bill Gates e Paul Allen.

1979 - O primeiro-ministro Zulfikar Ali Bhutto do Paquistão é executado.

1983 - O ônibus espacial Challenger faz sua viagem inaugural ao espaço.

1990 - A atual bandeira de Hong Kong é adotada para Hong Kong pós-colonial durante a Terceira Sessão da Sétima Assembleia Popular Nacional.

1991 - Toma posse em Cabo Verde o governo chefiado pelo primeiro-ministro Carlos Veiga.

1994 - Marc Andreessen e Jim Clark fundam a Netscape Communications Corporation sob o nome Mosaic Communications Corporation.

1996 - O cometa Hyakutake é fotografado pela sonda NEAR Shoemaker.

2002 - O governo angolano e os rebeldes da UNITA assinam um tratado de paz que termina com a Guerra Civil Angolana.

2004 - O exército Mahdi de Moqtada al-Sadr inicia uma revolta em várias cidades e regiões do sul do Iraque depois do encerramento do jornal al-Hawza pelas forças da coligação.

2009 - França anuncia seu retorno à plena participação de suas forças militares na OTAN.

 

2010
A missão Soyuz TMA-18 da Nasa chega à Estação Espacial Internacional.
Um sismo de 7,2 graus na escala de Richter provoca destruição no México e nos Estados Unidos.

 

2011 - França anuncia a descoberta de mais corpos e partes intactas de fuselagem de avião no meio do Oceano Atlântico, dois anos depois da tragédia do voo Air France 447.

2019 - Exército Nacional Líbio lança ofensiva para capturar Trípoli, defendida pelas milícias do Governo de Unidade Nacional da Líbia.

2020 - China decreta luto nacional de um dia pelos mártires que morreram na luta contra o surto da doença do novo coronavírus.

2021 - Pelo menos 167 pessoas morrem na Indonésia e 42 pessoas em Timor-Leste morrem depois do Ciclone Seroja ter atingido a ilha de Timor.

2023 - A Finlândia se torna membro oficial da Organização do Tratado do Atlântico Norte, assim dobrando a fronteira da Rússia com a aliança militar do Tratado do Atlântico Norte de 1949.


   



01/04/2024
FERIADOS E DATAS COMEMORATIVAS DE ABRIL DE 2024



1º/4 - Dia da Mentira
2/4 -Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil
2/4 - Dia Mundial da Conscientização do Autismo
7/4 - Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola
7/4 - Dia Mundial da Saúde
9/4 - Dia Nacional da Biblioteca
13/4 - Dia do Hino Nacional Brasileiro
18/4 - Dia Nacional do Amigo
19/4 - Dia dos Povos Indígenas
21/4 - Tiradentes (feriado)
23/4 - Descobrimento do Brasil
22/4 - Dia do Planeta Terra
23/4 - Dia Mundial do Livro
28/4 - Dia Mundial da Educação


   



01/04/2024
É FÃ DE IPHONE? CONHEÇA O APPLE 1



Em tecnologia, o Apple I ou Apple-1, foi um computador pessoal primitivo formado por uma placa única de circuito integrado, inventado e fabricado manualmente pelo engenheiro norte-americano Steve Wozniak para uso pessoal ou doméstico, em sociedade com o empresário norte-americano Steve Jobs que teve a então ideia de vender-lo comercialmente em 1976, lançado pela empresa Apple, como seu primeiro produto.
 
 
 
Crédito: Imagem: wikipédia 


   



01/04/2024
POR QUE O DIA DA MENTIRA É COMEMORADO EM 1º DE ABRIL? VEJA A ORIGEM DA DATA



Já diz o ditado: "mentira tem perna curta". Mas uma mentirinha aqui ou ali não faz tão mal assim, ainda mais em 1º de abril, quando comemora-se o Dia da Mentira. Na data é comum pregar peças com amigos e familiares e o costume tem ido tão longe nos últimos anos que até as marcas aderiram à brincadeira. Só que às vezes bate aquela pergunta: de onde surgiu esse evento?

Apesar de parecer recente, a verdade é que o Dia da Mentira é tão velho que remonta à época da Idade Média. E mesmo que tenha uma carinha de brincadeira brasileira, na verdade, a data começou a ser propagada na França, no século 16, com um simbolismo histórico.


Qual é a origem do Dia da Mentira?
Na idade média, o calendário era um pouco diferente do que estamos habituados hoje, chamado de calendário gregoriano. Naquela época, na França, o ano "virava" no dia 1º de abril - ou seja, a semana que antecedia a data era a de comemoração do Ano Novo -, seguindo o calendário juliano. Quando o então rei Carlos 9º decidiu adotar o formato moderno, em 1564, demorou para que a população de fato acreditasse nele.

No entanto, como o novo calendário já estava decretado, quem foi resistente à troca da data recebeu o apelido de "bobo de abril". Essas pessoas eram alvo de diversas piadas e brincadeiras, desde convites para festas de ano novo imaginárias até presentes e cartões de comemoração. Dali para frente o 1º de abril ficou conhecido como o Dia da Mentira e se espalhou por todo o mundo.


O Dia da Mentira no Brasil
São muitos os países que "comemoram" o Dia da Mentira, até mesmo com relatos de "fake news" em jornais e folhetins. No Brasil, o primeiro registro de uma mentira no dia 1º de abril apareceu em um jornal mineiro, em 1828, com a notícia de que o então rei Dom Pedro I havia morrido.

Em Londres, a BBC também já pregou algumas peças em seus leitores. Em 1980, o canal anunciou que o Big Ben, relógio famoso da capital da Inglaterra, seria substituído por um outro digital e chamado de "Digital Dave". Claro, a notícia era falsa e fazia parte da brincadeira.

Nos Estados Unidos, em 1992, a National Public Radio (NPR), também uma emissora pública de comunicação, veiculou entrevista do comediante Rich Little em que ele se passava pelo ex-presidente Richard Nixon. No quadro, chamado "Conversa da Nação", o personagem afirmava categoricamente que se candidataria novamente à Presidência naquele ano. O problema é que Nixon, figura política controversa, havia renunciado durante processo de impeachment em 1974 pelo envolvimento no escândalo de Watergate, o que gerou revolta nos ouvintes.

A emissora ficou com todas as linhas telefônicas congestionadas até que, em determinado momento, foi anunciada a pegadinha do Dia da Mentira.

 

 

 


Fonte: Revista Exame
Crédito: Imagem: histolandia.com

 


   



01/04/2024
1 DE ABRIL E SEUS FATOS HISTÓRICOS

286 - O imperador Diocleciano promove o seu general Maximiano a coimperador com o posto de Augusto e lhe dá o controle sobre as regiões ocidentais do Império Romano.

325 - O príncipe Cheng de Jin, de quatro anos de idade, sucede ao seu pai Ming de Jin como imperador da dinastia Jin Oriental da China.

457 - Majoriano é aclamado imperador pelo exército romano após derrotar 900 alamanos perto do lago Maior (Itália).

527 - O imperador romano-oriental (bizantino) Justino I nomeia seu sobrinho Justiniano como cogovernante e sucessor ao trono.

1081 - Aleixo Comeno derruba o imperador romano-oriental (bizantino) Nicéforo III Botaniates, e, depois que suas tropas passam três dias saqueando extensivamente Constantinopla, é formalmente coroado em 4 de abril.

1572 - Na Guerra dos Oitenta Anos, os Watergeuzen capturam Brielle dos espanhóis, ganhando o primeiro ponto de apoio em terra para o que se tornaria a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos.

1625 - A frota luso-espanhola de 52 navios começa a reconquista da Bahia dos holandeses durante a Guerra Luso-Holandesa.

1808 - No Rio de Janeiro, o príncipe regente D. João Maria de Bragança (futuro rei D. João VI de Portugal) expede decreto que "revoga o Alvará de 5 de janeiro de 1785", o qual extinguira todas as fábricas e manufaturas de ouro, prata, seda, algodão, linho e lã existentes no Estado do Brasil. Depois do comércio, a liberdade também para a indústria.

1854 - O romance Hard Times de Charles Dickens começa a ser publicado em sua revista semanal Household Words.

1867 - As possessões da Companhia Britânica das Índias Orientais no Sudeste Asiático, os Estabelecimentos dos Estreitos na península da Malásia, são convertidas em uma Colônia da Coroa Britânica após o fim da empresa. Isso inclui Penão, Malaca e Singapura, entre outras.

1873 - O vapor White Star RMS Atlantic afunda no litoral da Nova Escócia, matando 547 pessoas, no pior desastre marítimo do século XIX.

1900 - Príncipe George torna-se monarca absoluto do Estado de Creta.

1924 - Adolf Hitler é condenado a cinco anos de prisão por sua participação no "Putsch da Cervejaria", porém, ele fica apenas nove meses preso.

1933 - Os recentemente eleitos nazistas, sob a liderança de Julius Streicher, organizam um boicote de um dia a todas as empresas de propriedade de judeus na Alemanha, dando início a uma série de atos antissemitas.

1935 - A instituição bancária central da Índia, o Banco da Reserva da Índia, é formada.

 

1937
Áden torna-se uma colônia da coroa britânica.
Guerra Civil Espanhola: Xaém, Espanha é bombardeada por forças nazistas alemãs, apoiando nacionalistas franquistas.

 

1939 - Guerra Civil Espanhola: o Generalíssimo Francisco Franco, do Estado Espanhol, anuncia o fim da Guerra Civil Espanhola, quando as últimas das forças republicanas se rendem.

1941 - Um golpe militar no Iraque derruba o regime de 'Abd al-Ilah e instala Rashid Ali al-Gaylani como primeiro-ministro.

1944 - Segunda Guerra Mundial: erros de navegação levam a um bombardeio norte-americano acidental da cidade suíça de Schaffhausen.

1945 - Segunda Guerra Mundial: Operação Iceberg: tropas dos Estados Unidos desembarcam em Okinawa, Japão, na última grande campanha da guerra.

1946 - Sismo das Ilhas Aleutas: um sismo de magnitude de 8,6 próximo das ilhas Aleutas cria um tsunami que atinge o arquipélago do Havaí, matando 150 pessoas, a maioria em Hilo.

 

1948
Guerra Fria: Bloqueio de Berlim: as forças militares, sob a direção do governo controlado pelos soviéticos na Alemanha Oriental, interrompem o acesso por terra a Berlim Ocidental.
As Ilhas Feroe ganham autonomia da Dinamarca.

 

 

1949
Guerra Civil Chinesa: o Partido Comunista da China mantém negociações de paz bem-sucedidas com o Partido Nacionalista em Pequim, após três anos de luta.
O Governo do Canadá revoga a internação nipo-canadense após sete anos, depois de ter realocado e encarcerado à força mais de 22 000 pessoas - compreendendo mais de 90% da população total de nipo-canadenses.

 

1955 - A rebelião EOKA contra o Império Britânico começa em Chipre, com o objetivo de obter a unificação pretendida ("enosis") com a Grécia.

 

1960
O governo da África do Sul proíbe o Congresso Nacional Africano (ANC) e o Congresso Pan-Africano.
O satélite TIROS-1 transmite a primeira imagem de televisão da Terra obtida a partir do espaço.

 

 

1964
François Duvalier se autoproclama presidente vitalício do Haiti.
Início da ditadura militar brasileira.
Deposição de Miguel Arraes, além de deposto, foi preso pelo Exército Brasileiro e sujeito a impeachment pela Assembleia Legislativa.

 

1969 - O Hawker-Siddeley Harrier entra em operação com a Força Aérea Real, o primeiro caça operacional com capacidade de decolagem e pouso vertical/curto.

1971 - Guerra de Libertação de Bangladesh: o Exército do Paquistão massacra mais de 1 000 pessoas em Keraniganj Upazila, Bangladesh.

1974 - Entra em vigor a Lei do Governo Local de 1972 na Inglaterra e no País de Gales, permitindo autonomia a estes países constituintes do Reino Unido.

1976 - Fundada a Apple Inc. por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne.

1977 - O Governo democrático espanhol dissolve a Falange Espanhola, partido único do regime ditatorial de Francisco Franco.

1979 - O Irã se torna uma república islâmica por 99% dos votos, derrubando oficialmente o Mohammad Reza Pahlavi, o último Xá (Imperador da Pérsia ou Irã).

1989 - O novo imposto governamental local da primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher, o Community Charge (comumente conhecido como "poll tax"), é introduzido na Escócia.

 

1997
Portugal assume a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O cometa Hale-Bopp é visto passando no periélio.

 

1999 - Nunavut é criado como um território canadense extraído da parte oriental dos Territórios do Noroeste.

 

2001
O ex-presidente da República Federal da Iugoslávia Slobodan Milošević se rende às forças especiais da polícia, para ser julgado por acusações de crimes de guerra.
O casamento entre pessoas do mesmo sexo se torna legal nos Países Baixos, o primeiro país contemporâneo a permitir isso.

 

2004 - Google anuncia o Gmail para o público.

2009 - Croácia e Albânia aderem à OTAN.

2016 - Confrontos em Nagorno-Karabakh: a Guerra dos Quatro Dias ou Guerra de Abril, começa na linha de contato de Nagorno-Karabakh.

2017 - Deslizamento de terra em Mocoa, Colômbia, causa a morte de mais de 250 pessoas.


   



1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20