01/04/2024
A BIOGRAFIA DE JOHANN SEBASTIAN BACH



Johann Sebastian Bach (1685-1750) foi um músico, compositor e organista alemão. Considerado um dos mais importantes artistas da história da música, faz parte da tríade dos maiores músicos eruditos ao lado de Beethoven e Mozart.

Johann Sebastian Bach nasceu em Eisenach, Alemanha, no dia 21 de março de 1685. Filho de um professor de violino e viola, desde pequeno recebia lições dos respectivos instrumentos com o pai, além de aulas de teoria musical.

Luterano de formação, Johann Sebastian ficou órfão de mãe aos nove anos e de pai aos dez. Sem outra alternativa, foi morar com o irmão mais velho, Johann Christoph, organista da Igreja de São Miguel, em Ohrdruf. Com o auxílio do irmão, aprendeu a tocar cravo e órgão.

 


A breve carreira como cantor
Em Ohrdruf, Bach conheceu vários compositores da moda. Estudou no Liceu, onde a sua bela voz de soprano foi aproveitada para destacá-lo como solista nas apresentações do coral.

 

Com 15 anos deixou Ohrdruf e seguiu para Lüneburg, onde passou a ganhar seu sustento como cantor do Mettenchor e do Chorus Symphoniacs.

Quando a mudança de voz interrompeu a sua carreira de cantor, Bach continuou a manter-se com os instrumentos de corda.

 


Bach, músico e compositor
Com 18 anos, Johann Sebastian Bach mudou-se para Weimar, onde aceitou um emprego como violonista na corte de Johann Ernst, duque de Weimar. Nessa época, Bach já tinha produzido o prelúdio para órgão "Cristo Jaz nos Braços da Morte".

 

Em 1703 foi nomeado para o cargo de organista da nova Igreja de São Bonifácio, em Arnstadt, onde acabara de ser montado um magnífico órgão.

Naquela época, Bach tocava órgão três vezes por semana e lecionava música aos jovens do coro da igreja. Durante esse período produziu "Tocata e Fuga em Dó Maior", para cravo, "Fantasia e Fuga em Sol Menor", para órgão, e o "Prelúdio e Fuga em Lá Menor", para órgão.

Em 1707 foi contratado para ser organista da Igreja de São Brás, em Mühlhausen, com sólida tradição de importantes músicos.

Nessa ocasião, compôs "Das Profundezas Clamamos". Compôs também "Deus é Meu Rei", cantata de n.º 7, inspirada no versículo do Antigo Testamento. Por ordem do Conselho, teve a sua primeira cantata impressa. Entretanto, começaram a circular os primeiros rumores sobre o "forasteiro", fato de não ser natural da cidade. Insatisfeito, Bach acabou pedindo demissão.

Bach foi então convidado para ser organista e diretor da orquestra da corte do Príncipe Wilhelm Ernst, de Weimar. Em julho de 1708, partiu para a cidade levando a esposa, que esperava o primeiro filho.

Naquela época, compôs "Passacaglia e Fuga em Dó Menor", "Coração e Boca, Ação e Vida", que inclui o famoso coral "Jesus e Alegria dos Desejos Humanos", uma de suas composições mais populares.

Em 1717, descontente com o Príncipe Wilhelm Ernst porque não fora nomeado mestre de capela, pediu demissão e partiu com a esposa e os quatro filhos para Coethen, quando foi contratado pelo príncipe Leopold como mestre de concertos.

Sentiu-se deslocado na calvinista Coethen, onde a austeridade do culto religioso dispensava o elemento musical. Adaptou-se à música instrumental profana e compôs "Concertos de Brandenburgo", concertos para violino e várias sonatas.

Em 1722 concorreu para diretor da Escola de São Tomás em Leipzig com as obras "Jesus Nomeia os Doze" e "A Paixão Segundo São João", e conquistou a vaga.

Apesar de lecionar para jovens e ter diversos atritos com o Conselho de Leipzig, não parava de compor.

Em 1728, na Sexta Feira Santa, o público reagiu com hostilidade quando apresentou pela primeira vez a "Paixão Segundo São Mateus"..

 


As polêmicas
A personalidade difícil de Bach levou-o a sucessivos atritos com as autoridades eclesiásticas, com os músicos da igreja e mesmo com os fiéis, por variações e dissonâncias que introduzia em suas músicas.

 

Eram mudanças no andamento e na duração dos prelúdios de cantatas, ora lentos e demorados, ora rapidíssimos e curtos, que desconcentravam os cantores e a congregação. Além disso, criticavam a sua aspereza no trato com os integrantes do coro.

Em um episódio ocorrido em 1705, Bach pediu licença para ir a Lübeck para participar dos concertos públicos nas festas da Igreja de Santa Maria, deixando no seu lugar o primo Ernst Bach. A ausência que deveria durar quatro semanas se estendeu por quatro meses. De volta a Arnstadt, o compositor só foi perdoado em virtude do seu talento.

Pouco tempo depois, Bach contrariou o Conselho Comunal levando ao palco do coro (destinados apenas aos homens) a cantora Maria Barbara Bach, sua prima e futura esposa.

Em 1717, contrariado por não ser nomeado mestre de capela, Bach pediu demissão ao Príncipe Wilhelm Ernst, de Weimar, que recusou o pedido e o levou para a prisão alegando "demasiada insistência". Depois de um mês, o artista foi libertado.

 


Vida Pessoal
No dia 17 de outubro de 1707, Bach casou-se com a sua prima Maria Barbara. O casamento durou 13 anos, até o falecimento da esposa.

 

Juntos, Bach e Maria Barbara tiveram sete filhos. Três morreram quando ainda eram bebês. Dos quatro que resistiram, dois se tornaram músicos profissionais como o pai (Wilhelm Friedemann Bach e Carl Philipp Emanuel Bach).

Em 1720, Maria Barbara faleceu e, no ano seguinte, Bach casou-se com a soprano Anna Magdalena Wilcken, então com vinte anos. A moça era dezesseis anos mais jovem que o músico. O segundo casamento de Bach ocorreu no dia 3 de dezembro de 1721, em Köthen.

Bach e Anna permaneceram juntos por 28 anos e tiveram, 13 filhos, dos quais sete morreram ainda jovens. Desse casamento, dois filhos se tornaram músicos profissionais (Johann Christoph Friedrich Bach e Johann Christian Bach).

 


Últimos anos de vida
A partir de 1740, Bach se afastou aos poucos da Escola. Em 1747, com 62 anos, se sentia pesado e andava lentamente.

 

Em uma viagem a Potsdam, foi conduzido pelo rei Frederico II ao salão onde se realizava um concerto e foi respeitosamente acolhido pelos nobres. Foi levado para ver um instrumento inventado pelo italiano Bartolomeo Cristofori.

Bach sentou-se diante do piano e dedilhou o teclado. Em seguida, tomou lugar diante de um velho cravo e improvisou sobre os temas sugeridos pelo rei, que pretendia constranger o músico. Ao terminar, sentiu pela primeira vez o calor dos aplausos. Jamais soubera o significado do triunfo.

De volta a Leipzig, desenvolveu a obra "Oferenda Musical" e a enviou para Frederico II. No fim da vida, a revisão dos dezoito "Prelúdios de Coral para Órgão" lhe pesou como um grande sacrifício.

A sua última obra "A Arte da Fuga", foi produzida quando a sua visão já estava debilitada. Aos 65 anos, Bach estava cego.

Johann Sebastian Bach faleceu em Leipzig, Alemanha, no dia 28 de julho de 1750.

 


O reconhecimento póstumo de Bach
A obra de Bach permaneceu na obscuridade até que, em 1829, o compositor Felix Mendelssohn apresentou em Berlim a "Paixão Segundo São Matheus", cuja partitura descobrira por acaso.

 

Na segunda metade do século XIX foi criado o Bach Gesellschaft, um instituto responsável por coletar toda a sua produção. Graças à esse trabalho, o mestre começou a ser consagrado.

 

 

FONTE: CRÉDITO: EBIOGRAFIA 

 


   



01/04/2024
QUEM FOI FRANZ JOSEPH HAYDN?



Franz Joseph Haydn (Rohrau, 31 de março de 1732 - Viena, 31 de maio de 1809) foi um dos mais importantes compositores do período clássico. Personifica o chamado "classicismo vienense" ao lado de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven. A posteridade apelidou este grupo como "Trindade Clássica Vienense". Para além disso é considerado como um dos autores mais importantes e influentes da história da música erudita ocidental com uma carreira que cobriu desde o fim do Barroco aos inícios do Romantismo. Ele é considerado a ponte e o motor que permitiram que esta evolução sucedesse.

 

Era irmão do igualmente ilustre compositor Michael Haydn, colega de Mozart em Salzburgo, e do tenor Johann Evangelist Haydn, que mais tarde Joseph fará vir para Eszterhaza em 1763. Tendo vivido a maior parte da sua vida na Áustria, Haydn passou a maior parte de sua carreira como músico de corte para a rica família dos Eszterházy. Isolado de outros compositores, foi, segundo ele próprio, "forçado a ser original". O seu génio foi amplamente reconhecido durante a sua vida.

 

 

FONTE: wikipédia


   



31/03/2024
QUEM FOI SERGEI DIAGHILEV?



Sergei Diaghilev (Perm, na Rússia, em 31 de março de 1872 - Veneza, 19 de agosto de 1929), foi empresário artístico, fundador do Ballet Russo, da companhia de dança onde surgiram muitos dançarinos e coreógrafos famosos, e responsável pela encenação do Pássaro de Fogo, do compositor e maestro Igor Stravinsky (1882-1971). De origem nobre, teve uma educação privilegiada.

Jovem de grande capacidade e muito dinamismo foi designado pelo príncipe Volkonski, então diretor dos teatros imperiais russos, no início do século 20, delegado nas missões extraordinárias dos teatros imperiais e assim incorporou-se ao balé por pura coincidência.

Sergei foi considerado como um dos maiores produtores de balé do mundo. Ambicioso e inteligente, absorvia com facilidade todas as novas correntes da arte.

Dotado de uma personalidade muito forte e de notável cultura artística, bastante eclético e conservador no que tangia a conservar as tradições clássicas.

Diaghilev com a ajuda de alguns mecenas, conseguiu moldar à sua maneira grandes talentos e revelou ao mundo no campo da dança, da música, da cenografia, da pintura, da poesia.

Grandes nomes como o de Vaslav Nijinski, Anna Pavlova, Tamara Karsavina, Olga Spesivtzeva, Natalia Dubrovska, Adolf Bolm, Aleksandra Danilova, Serge Lifar, Léonide Massine, Stravinski, Glazunov Tcherepnine, Rimski Korsakov, Benois, Bakst, Korovin, Serov, Gontcharova, George Balanchine, Debussy, Ravel, Satie, Prokofieff, Stravinsky, Matisse, Picasso, Cocteau e muitos outros.

Sergei Diaghilev está sepultado na ala russa do cemitério de São Miguel, em Veneza, ao lado do túmulo de Stravinsky.

 

 

 

Fonte: Veja, 14 de abril de 1971, Edição n° 136, Pág; 61


   



31/03/2024
QUEM FOI RENÉ DESCARTES?



René Descartes (1596 - 1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Autor da frase: "Penso, logo existo". É considerado o criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna.

Sua preocupação era com a ordem e a clareza. Propôs fazer uma filosofia que nunca acreditasse no falso, que fosse fundamentada única e exclusivamente na verdade.

René du Perron Descartes nasceu em La Hayne, antiga província de Touraine, hoje Descartes, na França, no dia 31 de março de 1596. Seu pai, Joachim Descartes, era advogado e juiz, proprietário de terras, com o título de escudeiro, primeiro grau de nobreza. Era também conselheiro no Parlamento de Rennes na vizinha cidade de Bretanha.


Infância e Adolescência
René Descartes estudou no Colégio Jesuíta Royal Henry - Le Grand, que era estabelecido no castelo De La Flèche. Doado aos jesuítas pelo rei Henrique IV, era o colégio mais prestigiado da França, tinha com objetivo treinar as melhores mentes.

Em 1615, formou-se em Direito pela Universidade de Poitiers, mas não exerceu a profissão. Decepcionado com o ensino, afirmava que só a matemática demonstrava aquilo que afirmava.

Em 1617, René Descarte ingressou no exército do príncipe Maurício de Nassau, na Holanda. Estabeleceu contato com as descobertas recentes da Matemática estudando com o cientista holandês Isaac Beeckman. Aos 22 anos, começou a formular sua "geometria analítica" e seu "método de raciocinar corretamente".

Descartes rompeu com a filosofia de Aristóteles, adotada nas academias. Em 1619, propôs uma ciência unitária e universal, lançando as bases do método científico moderno.

Descartes tomou parte da Guerra dos Trinta Anos, combatendo sob as ordens de Tilly na Batalha do Monte Branco, em 1621. Regressou depois à França, quando empreendeu viagens pela Itália, Holanda e Espanha. De 1629 a 1649 permaneceu nos Países-Baixos.

René Descartes realizou diversos trabalhos na área da filosofia, ciências e matemática. Relacionou a álgebra com a geometria, fato que fez surgir a geometria analítica e o sistema de coordenadas, conhecido hoje como "Plano Cartesiano".

Aperfeiçoou a álgebra, sugerindo notações mais simples, fez diversas descobertas no terreno da física e criou a teoria das refrações da luz através das lentes.


Pensamento Cartesiano
René Descartes fundou o sistema filosófico denominado "Racionalismo" ou "Pensamento Cartesiano" (o termo vem de Cartesius, nome alatinado de Descartes). Segundo ele, se o homem pretende investigar a verdade, deve examinar seu próprio intelecto, o conhecimento é o mesmo para todos os objetos e o universo espiritual, contém o universo cognitivo da coisa em si.

Descartes parte do ponto de vista, de que na vida se deve duvidar, por princípio, de todas as opiniões recebidas. O fundamento de que parte não é outro senão a autoconsciência.


O Discurso Sobre o Método
A principal obra de Descartes, "O Discurso Sobre o Método", é um tratado matemático e filosófico, publicado na França em 1637 e traduzida para o latim em 1656, na qual apresenta o seu método de raciocínio, "Penso, logo existo", base de toda a sua filosofia e do futuro "racionalismo científico". Nessa obra expõe quatro regras para se chegar ao conhecimento:

Nada é verdadeiro até que venha a ser reconhecido como tal.
Os problemas precisam ser analisados e resolvidos sistematicamente.
As considerações devem partir do mais simples para o mais complexo.
O processo deve ser revisto do começo ao fim para que nada importante seja omitido.
René Descartes foi considerado o pai do racionalismo e ao mesmo tempo, o fundador da moderna metodologia da ciência em sentido crítico. Em 1649, foi convidado para trabalhar como instrutor da rainha Cristina na Suécia, já com uma saúde frágil.

René Descartes faleceu em Estocolmo, na Suécia, no dia 11 de fevereiro de 1650.


Frases de René Descartes:
"Penso, logo existo."

"Não é suficiente ter uma boa mente: o principal é usá-la bem."

"Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis."

"Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abri."

"Para examinar a verdade, é necessário, uma vez na vida, colocar todas as coisas em dúvida o máximo possível."


Obras de René Descartes
Regras Para Orientação do Espírito, 1628
O Discurso Sobre o Método, 1637
Geometria, 1637
Meditações Sobre a Filosofia Primeira, 1641
Princípios da Filosofia, 1644
As paixões da Alma, 1649

 

 


CRÉDITO: FONTE: EBIOGRAFIA

 

 


   



31/03/2024
CURIOSIDADE: TORRE EIFFEL



A Torre Eiffel é um monumento, construído basicamente com ferro e aço, localizado na cidade de Paris, na França. Ela foi construída inicialmente para o evento Exposição Universal, realizado em 1889. Após o referido evento, mesmo com a previsão de desmonte da torre, ela foi mantida, tornando-se um dos principais pontos turísticos de todo o mundo.

A sua construção foi motivada pelas comemorações do centenário da Revolução Francesa. Ela possui 330 metros de altura, divididos em três grandes compartimentos, e tem grande importância histórica, econômica e turística para a França.

 


Resumo sobre a Torre Eiffel
A Torre Eiffel foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel (1832-1927), e sua inauguração oficial ocorreu em 31 de março de 1889.

 

Ela está localizada na região do Campo de Marte, na cidade de Paris, a capital da França, um dos principais países da Europa.

Sua construção significou um importante marco histórico e econômico para a França no centenário da Revolução Francesa.

Ela recebe cerca de 7 milhões de turistas por ano, logo, é apontada como o ponto turístico pago mais visitado de todo o globo.

Ela é um patrimônio mundial da lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Ela é quase nove vezes maior do que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

 


História da Torre Eiffel
A Torre Eiffel é um monumento histórico construído na França para a chamada Exposição Universal, evento datado de 1889, no qual foi concretizada uma grande exposição para celebrar o centenário da Revolução Francesa. O desenho da torre foi escolhido por meio de um concurso que reuniu diversos especialistas em engenharia e arquitetura da época.

 

A referida construção foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel (1832-1927), e sua inauguração oficial ocorreu em 31 de março de 1889. A princípio, a ideia era de que a Torre Eiffel fosse desmontada após a Exposição Universal, mas ela se tornou um dos principais símbolos da capital francesa.

 


Significado da Torre Eiffel
A construção da Torre Eiffel significou um importante marco histórico e econômico para a França, considerando que um dos objetivos dessa estrutura era comemorar o centenário da Revolução Francesa, além de consagrar o desenvolvimento industrial da França moderna. Portanto, ela possui um significado de modernidade para os franceses, mesmo com as críticas realizadas ao longo da sua construção e baseadas na preocupação com a descaracterização do centro histórico parisiense.

 

 

 Características da Torre Eiffel

A Torre Eiffel é um monumento localizado na região do Campo de Marte, na cidade de Paris, a capital da França. Ela possui 330 metros de altura, divididos em três grandes compartimentos. A base da torre é quadrada, com cerca de 125 metros em cada um dos seus lados. A sua estrutura, construída basicamente por ferro, pesa cerca de 10 toneladas.

 

Atualmente, a torre - um dos pontos turísticos mais visitados do mundo - conta com estruturas modernizadas, como acesso por elevadores e iluminação diversificada. Conforme estimativas, a Torre Eiffel recebe cerca de 7 milhões de turistas por ano, sendo comumente apontada como o monumento pago mais visitado de todo o globo.

 


Qual a importância da Torre Eiffel?
A Torre Eiffel possui vasta importância histórica, econômica e turística para a França. Primeiramente, o referido monumento marca o centenário da Revolução Francesa, importante movimento histórico que remete aos ideais de democracia presentes na maior parte dos países ocidentais.

 

Ainda, a Torre Eiffel oferta um ótimo retorno econômico para os franceses, especialmente por meio da atividade turística, já que é um dos monumentos mais visitados de todo o mundo. O turismo voltado para ela gera uma grande cadeia de empregos e serviços, contribuindo para o funcionamento da atividade econômica francesa, especialmente no setor de cultura e lazer.

Ademais, a Torre Eiffel tornou-se um forte símbolo cultural da França, uma das principais potências ocidentais globais, com vasta área de influência sobre diversos países do globo.

 


Curiosidades sobre a Torre Eiffel
A Torre Eiffel possui 1710 degraus, que, antes da instalação dos modernos elevadores, eram utilizados para levar os turistas até o topo do monumento.

 

Em Paris, a Torre Eiffel é comumente chamada de Dama de Ferro, devido à grande quantidade dessa matéria-prima na sua estrutura.

A Torre Eiffel é um patrimônio mundial da lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O nome atual da Torre Eiffel é uma homenagem ao engenheiro francês Gustave Eiffel (1832-1927), que participou efetivamente da sua projeção e construção.

A estrutura da Torre Eiffel foi importante para a época da sua construção em razão da realização de pesquisas meteorológicas e da instalação de transmissores de rádio.

Ela é quase nove vezes maior do que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, que possui 38 metros de altura, contando com o pedestal.

 

 

Crédito de imagem: Feel good studio/Shutterstock
FONTE: mundoeducacao.uol.com.br

 

 


   



31/03/2024
31 DE MARÇO E SEUS FATOS HISTÓRICOS

307 - Depois de se divorciar de sua esposa Minervina, Constantino casa com Fausta, a filha do ex-imperador romano Maximiano.

627 - Início da Batalha da Trincheira, o cerco a Medina por parte dos inimigos de Maomé.

1146 - Bernardo de Claraval prega seu famoso sermão em um campo de Vézelay, ressaltando a necessidade de empreender uma Segunda Cruzada. Luís VII de França está presente e se junta aos cruzados.

1371 - Celebrado o Tratado de Alcoutim entre os reis D. Fernando e D. Henrique II de Castela, onde o soberano de Portugal compromete-se a manter boas relações com o rei de França.

1492 - Os Reis Católicos, Fernando e Isabel, assinam o decreto de Alhambra ordenando a expulsão de todos os judeus e muçulmanos da Espanha a menos que eles se convertessem ao Catolicismo.

1657 - O Parlamento Longo apresenta a Humilde Petição e Conselho oferecendo a Oliver Cromwell o trono britânico, que ele eventualmente recusa.

1761 - O sismo em Lisboa atinge a Península Ibérica com uma magnitude estimada de 8,5, seis anos depois que outro sismo destruiu a cidade.

1774 - Guerra da Independência dos Estados Unidos: o Reino da Grã-Bretanha ordena que o porto de Boston, Massachusetts seja fechado.

1814 - A Sexta Coalizão ocupa Paris após a capitulação do Grande Armée de Napoleão.

1821 - A Inquisição em Portugal é extinta.

1822 - A população da ilha grega de Quio é massacrada pelos turcos após uma tentativa de rebelião.

1839 - Batalha de Pago Largo: travada entre as tropas das províncias argentinas de Entre Ríos e Corrientes.

1849 - Início do Moderno Espiritualismo.

1854 - O comandante Matthew Perry assina o Tratado de Kanagawa com o governo japonês, abrindo os portos de Shimoda e Hakodate ao comércio com os Estados Unidos.

1866 - A Armada espanhola bombardeia o porto de Valparaíso, Chile.

1885 - O Reino Unido cria o Protetorado da Bechuanalândia.

1889 - A Torre Eiffel é inaugurada por seu construtor, Gustave Eiffel.

1892 - Treze autoridades militares brasileiras assinam o Manifesto dos 13 generais contestando a legitimidade do governo e condenando as atitudes de Floriano Peixoto contra rebeliões nos estados e solicitando a convocação de nova eleição para a presidência da república.

1899 - Malolos, capital da Primeira República Filipina, é capturada pelas forças estadunidenses.

1900 - Batalha de Sanna's Post: travada entre as forças do Império Britânico e os bôeres das repúblicas independentes do Estado Livre de Orange e da República Sul-Africana.

1905 - A visita do Cáiser Guilherme II da Alemanha a Tânger, no Marrocos, desencadeia a Primeira Crise do Marrocos.

1909 - A Sérvia aceita o controle austríaco sobre a Bósnia e Herzegovina.

1917 - Os Estados Unidos tomam posse das Índias Ocidentais Dinamarquesas depois de pagarem US$ 25 milhões à Dinamarca e renomear o território como Ilhas Virgens Americanas, por considerá-lo estratégico para a proteção do Canal do Panamá.

1918 - Massacre de azerbaijanos étnicos é cometido por grupos armados aliados da Federação Revolucionária Armênia e bolcheviques. Quase 12 000 muçulmanos do Azerbaijão são mortos.

1930 - Nos Estados Unidos é instituído o Código de Produção Cinematográfica, que impõe diretrizes rígidas sobre o tratamento de sexo, crime, religião e violência nas obras cinematográficas daquele país, pelos próximos trinta e oito anos.

1931 - Um terremoto na Nicarágua destrói Manágua; tinha uma magnitude de momento de 6,1. Entre 1 000 e 2 450 pessoas foram mortas. Pelo menos 45 000 ficaram desabrigados.

1936 - O dirigível LZ 129 Hindenburg, fabricado pela Alemanha Nazista, faz seu primeiro voo comercial em uma viagem de quatro dias de Friedrichshafen para o Rio de Janeiro.

1939 - Eventos anteriores à Segunda Guerra Mundial na Europa: o primeiro-ministro do Reino Unido Neville Chamberlain promete apoio militar britânico à Polônia no caso de uma invasão da Alemanha.

1942 - Na Segunda Guerra Mundial, as forças japonesas invadem a possessão britânica da Ilha Christmas.

1945 - Segunda Guerra Mundial: um piloto alemão desertor entrega aos americanos um Messerschmitt Me 262A-1, o primeiro caça operacional a jato do mundo, o primeiro a cair nas mãos dos Aliados.

1949 - Domínio de Terra Nova, até então um país independente (sendo uma monarquia em união pessoal com o Reino Unido), se une à Confederação do Canadá e se torna a 10.ª Província do Canadá.

1951 - A Remington Rand entrega o primeiro computador UNIVAC I para o United States Census Bureau.

1959 - O 14.º Dalai Lama, Tenzin Gyatso, cruza a fronteira da China com a Índia e consegue asilo político.

1964 - O general brasileiro Olímpio Mourão Filho ordena que suas tropas se dirijam ao Rio de Janeiro, dando início a um golpe de Estado.

1965 - O Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil com 2 993,78 m de altitude, é escalado pela primeira vez.

1966 - A União Soviética lança a Luna 10, que mais tarde se tornaria a primeira sonda espacial a entrar em órbita ao redor da Lua.

1970 - O primeiro satélite artificial lançado ao espaço pelos Estados Unidos, o Explorer I, reingressa na atmosfera da Terra (depois de doze anos em órbita).

1985 - O primeiro WrestleMania, o maior evento de luta livre da WWE (então a WWF), acontece no Madison Square Garden, em Nova Iorque.

1991 - Dissolução da União Soviética - Referendo sobre a independência da Geórgia: quase 99 por cento dos eleitores apoiam a independência do país da União Soviética.

1992 - O USS Missouri, o último encouraçado construído pelos Estados Unidos, é descomissionado pela última vez.

1993 - A Lei Básica da Região Administrativa Especial de Macau é adotada pelo Oitavo Congresso Nacional do Povo da China com efeitos a 20 de dezembro de 1999.

1994 - O jornal científico Nature reporta o achado na Etiópia do primeiro crânio completo de um Australopithecus afarensis (veja Evolução humana).

 

1995
A cantora estadunidense Selena é assassinada pela presidente de seu fã-clube, Yolanda Saldívar, em um Days Inn, em Corpus Christi, Estados Unidos, após acusações de Saldivar desviar dinheiro do fã-clube da cantora.
O voo TAROM 371, um Airbus A310-300, cai perto de Balotești, Romênia, matando todas as 60 pessoas a bordo.

 

1998 - Netscape libera o código-fonte do Mozilla sob uma licença de código aberto.

2016 - Começa na França o movimento social conhecido como Nuit debout, espalhando-se dias depois para a Bélgica, Alemanha e Espanha.

2018 - Início da Revolução armênia de 2018.


   



29/03/2024
SANTA FATIMA BEZERRA É O NOME MAIS LEMBRADO NESSE FERIADO SANTO NO RN



Nesse feriado da Semana Santa, o potiguar que pegou a estrada ao interior nunca lembrou tanto da governadora Fatima Bezerra. Buracos, pistas estaduais sem acostamentos, matos a serem cortados a beira das RNs, falta de sinalização etc. Só se salvou quem "se pegou" com o seu santo favorito.
 
Fatima que é nome santo, nunca foi tão citada na boca do povo. As chuvas que caem dos Céus nas Terras dos Mártires ajudaram a santa governadora nessa lembrança tão emblemática.
 
 

 

FOTO: Inter TV Cabugi/Reprodução


   



29/03/2024
HISTÓRIA: O CERCO A PARIS DE 845



O Cerco de Paris, seguido do Saque de Paris de 845, foram o ápice da invasão viking ao reino da Frância Ocidental. As forças vikings foram lideradas pelo chefe nórdico Reginhero ou Ragnar, que tradicionalmente é identificado como o personagem Ragnar Lodbrok das sagas lendárias. A frota de Ragnar, composta por 120 navios vikings carregando milhares de homens, adentrou no rio Sena em março e continuou subindo-o.

 

Carlos, o Calvo, Rei da Frância Ocidental, em resposta, reuniu um pequeno exército, mas, quando os vikings derrotaram uma divisão composta por metade desse exército, as forças restantes bateram em retirada. Os vikings chegaram a Paris no fim do mês, durante a Páscoa. Depois de saquearem e ocuparem a cidade, finalmente retrocederam ao receberem pagamento de 7.000 libras francesas, equivalentes a 2.570 quilogramas (ou 5.670 libras) de prata e ouro.

 

 

 

Crédito: Imagem: Wikipédia: O cerco viking a Paris em retrato do século XIX.
Nota: As muralhas representadas na imagem não existiam em 845.


   



29/03/2024
PRÉDIO PEGA FOGO EM RECIFE



O edifício Botanik que tem 28 andares e ainda está em construção, no bairro da Torre, na cidade do Recife-PE, pegou fogo na noite de ontem. As imagens são assustadoras e o prejuizo maior foi em apenas 7 andares aos quais as chamas atingiram.

Os vídeos viralizaram na internet e em grupos de whatsapp. Confira!

 

 

 Crédito: vídeo: Autor desconhecido


   



29/03/2024
7 CURIOSIDADES SOBRE A SEXTA-FEIRA SANTA



A Sexta-Feira Santa se refere a um marco central no calendário cristão, um dia reverenciado por sua profunda significância espiritual e simbolismo religioso. Marcado pela crucificação de Jesus Cristo, se trata de um período de contemplação, penitência e reflexão para milhões de fiéis ao redor do mundo.

Além das práticas religiosas, a Sexta-Feira Santa é permeada por uma série de tradições culturais e rituais que variam de acordo com as diferentes comunidades cristãs. Conheça, a seguir, 7 curiosidades sobre essa data!

 

1. Feriado que varia de data
A Sexta-Feira Santa é um dos três únicos feriados móveis do Brasil, juntamente ao Carnaval e ao Corpus Christi. Sua data variável se dá pelo resultado de um sistema intricado desenvolvido para calcular a Páscoa a partir das observações celestes, permitindo que a celebração seja acomodada em diferentes calendários.

 

 

2. Jejum e abstinência
Historicamente, a data implica um dia de jejum para os cristãos. A abstinência de carne e frango, especialmente carne vermelha, é comum em muitas tradições cristãs como uma forma de penitência e respeito pela morte de Jesus.

 

 

3. Permissão do peixe
Na Sexta-Feira Santa, é comum que os católicos optem por comer peixe. Essa escolha remonta aos primeiros dias do cristianismo, quando o peixe era um símbolo secreto entre os cristãos para identificar sua fé em tempos de perseguição.

 

 

4. Simbologia dos ovos de Páscoa
Os ovos de Páscoa simbolizam a ressurreição de Jesus Cristo. A casca representa o túmulo vazio, enquanto o ovo em si representa a vida que renasce. Esses símbolos nos lembram da vitória de Cristo sobre a morte e da promessa de vida eterna para os fiéis.

 

 

5. Procissões e celebrações
Em várias partes do mundo, especialmente em países de maioria católica, são realizadas procissões religiosas. Essas marchas solenes muitas vezes recriam os eventos da Paixão de Cristo, com pessoas desempenhando papéis de Jesus, seus discípulos, soldados romanos e outros personagens bíblicos.

 

 

6. Silêncio e reflexão
Em algumas tradições cristãs, a data é um dia de silêncio e reflexão profunda, durante o qual os fiéis são encorajados a se recolherem e meditarem sobre o significado da morte de Jesus e seu sacrifício redentor. Trata-se de um momento para contemplar a mensagem de amor e perdão, central para a fé cristã.

 

 

7. Ausência de missas
Ao contrário de outros dias sagrados, como o domingo de Páscoa, a Sexta-Feira Santa é frequentemente um dia sem celebrações eucarísticas. Em vez disso, os serviços religiosos podem se concentrar em rituais específicos, como a Via Sacra, em que os fiéis relembram o caminho de Jesus até o Calvário.
 
 

 

 

 


FONTE: nsctotal.com.br
FOTO: IMAGEM: portaldasmissoes.com.br

 


   



1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20