João de Barro nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de março de 1907. Para os documentos oficiais ele é Carlos Alberto Ferreira Braga, para a música popular é João de Barro, ou Braguinha. Filho do gerente de fábrica de tecidos, Carlos Alberto Ferreira Braga entrou para o curso de Arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes, abandonando logo depois, para se dedicar às marchinhas de carnaval.
Aprendeu a tocar violão no colégio, com o amigo e futuro compositor Henrique Brito, instrumentista de enorme talento. Adotou o pseudônimo "João de Barro", pois na época não ficava bem um "rapaz de família" fazer música popular.
Durante sua carreira, teve em Alberto Ribeiro o parceiro mais constante. Sempre irreverente, Braguinha utilizou certa vez o pseudônimo "Funarius Rufus", nome científico do pássaro João de Barro, para uma marcha que ele tinha vergonha de assinar. Na ocasião, muitos se perguntaram sobre a existência deste tal "Funarius Rufus", o compositor de uma só música.
O primeiro grande sucesso de João de Barro se deu no carnaval de 1934, com "Linda Lourinha", espécie de resposta ao "Linda Morena", de Lamartine Babo. A partir de então, não houve um só carnaval que Braguinha deixasse de brindar o povo brasileiro com suas marchinhas e seu bom humor. Em 1937, Braguinha compôs a letra da música "Carinhoso", feita por Pixinguinha, vinte anos antes.
João de Barro é o nome mais expressivo dos compositores de marchinhas de carnaval. Seu repertório é vastíssimo, entre suas composições estão: "Linda Lourinha", "Uma andorinha não faz verão", "Cadê Mimi?", "Pirata da perna de pau", "Pastorinha", "Balancê", que foi regravada quarenta e dois anos depois, por Gal Costa.
João de Barro ou Braguinha, morreu no Rio de Janeiro, no dia 24 de dezembro de 2006.
845 - Paris é saqueada por invasores viquíngues, provavelmente sob o comando de Ragnar Lodbrok, que recebeu um enorme resgate para deixar a cidade.
1430 - O Sultanato Otomano, sob o governo de Murade II, captura a cidade romana (bizantina) de Tessalônica da República de Veneza.
1461 - Guerra das Rosas: Batalha de Towton - Eduardo de Iorque derrota a Rainha Margarida e se torna rei Eduardo IV da Inglaterra.
1500 - César Bórgia recebe o título de Capitão-geral da Igreja e Gonfaloneiro da Igreja de seu pai o Papa Alexandre VI após voltar de suas conquistas na Romanha. César era um dos quatro filhos de Vannozza dei Cattanei, uma das amantes de seu pai (em violação aos votos de celibato que este mesmo papa tomou).
1638 - Colonos suecos fundam o primeiro assentamento europeu no que hoje é o estado estadunidense de Delaware, chamando-o de Nova Suécia.
1693 - O capitão-povoador paulista, Mateus Leme, funda a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que veio a ser o município brasileiro de Curitiba.
1792 - O rei Gustavo III da Suécia morre após ter sido baleado nas costas, 13 dias antes, em um baile de máscaras em Estocolmo. É sucedido por Gustavo IV Adolfo.
1807 - O asteroide Vesta é descoberto por Heinrich Olbers. O nome do asteroide homenagea a deusa romana Vesta (Héstia para os gregos).
1809 - O rei Gustavo IV Adolfo da Suécia abdica devido a um golpe de Estado. Na Dieta de Porvoo, os quatro estamentos da Finlândia (clero, nobreza, burguesia e camponeses) prometem fidelidade ao imperador Alexandre I da Rússia, dando origem à secessão do Grão-ducado da Finlândia da Suécia.
1847 - Guerra Mexicano-Americana: as forças dos Estados Unidos, lideradas pelo general Winfield Scott, tomam Veracruz após um cerco.
1849 - O Reino Unido anexa o Panjabe.
1857 - O sipai Mangal Pandey, do 34.º Regimento, convoca os homens da Infantaria Nativa de Bengala a se rebelar contra o domínio da Índia prla Companhia Britânica das Índias Orientais e inspira a Rebelião Indiana de 1857, também conhecida como a Revolta dos Sipais.
1858 - Inaugurada a Estrada de Ferro Central do Brasil, antes da Proclamação da República, em 1889, a ferrovia denominava-se Estrada de Ferro D. Pedro II.
1867 - A Rainha Vitória dá o Consentimento Real aos Atos da América do Norte Britânica, que criam o Domínio do Canadá em 1 de julho. O Canadá é então estabelecido como um monarquia independente em união pessoal com o Reino Unido.
1871 - O Royal Albert Hall, em Londres, é inaugurado pela rainha Vitória do Reino Unido.
1879 - Guerra Anglo-Zulu: Batalha de Kambula: conquistadores britânicos derrotam 20 000 zulus no que é hoje a África do Sul.
1907 - O general francês Hubert Lyautey ocupa a cidade de Oujda, no nordeste de Marrocos.
1911 - A pistola M1911 .45 ACP torna-se a arma secundária oficial do Exército dos Estados Unidos.
1934 - Um ano após a chegada ao poder de Adolf Hitler na Alemanha, Albert Einstein, físico alemão de origens judaicas, perde a cidadania alemã.
1936 - Na Alemanha, Adolf Hitler recebe 99% dos votos favoráveis em um referendo para ratificar a reocupação ilegal da Renânia pela Alemanha, recebendo 44,5 milhões de votos dos 45,5 milhões de votos registrados.
1941 - Segunda Guerra Mundial: as forças da Marinha Real Britânica e da Marinha Real Australiana derrotam as da Marinha Real Italiana na costa do Peloponeso da Grécia na Batalha do Cabo Matapão.
1945 - Segunda Guerra Mundial: último dia de ataques das bombas voadoras V-1 na Inglaterra.
1947 - Revolta malgaxe contra o domínio colonial francês em Madagascar.
1951 - Guerra Fria: os espiões estadunidenses, mas que estavam a serviço da União Soviética, Julius e Ethel Rosenberg são condenados por espionagem contra sua própria nação: os Estados Unidos.
1962 - Arturo Frondizi, presidente da Argentina, é retirado do governo por um golpe militar das Forças Armadas argentinas, pondo fim a uma crise constitucional de 11½ dias.
1968 - Houve um protesto de 50 mil pessoas no centro do Rio de Janeiro, contra a ditadura no Brasil.
1972 - Ocorre a Chacina de Quintino, ação policial de agentes da ditadura militar no Brasil, e que culminou na morte de militantes da resistência armada contra a repressão política no Rio de Janeiro.
1973 - Guerra do Vietnã: os últimos soldados dos Estados Unidos deixam o Vietnã do Sul.
1982 - O Canada Act é assinado pela rainha Elizabeth II do Reino Unido.
1990 - O parlamento da Tchecoslováquia é incapaz de chegar a um acordo sobre como chamar o país após a queda do comunismo, desencadeando a chamada Guerra do Hífen.
1998 - Inauguração da Ponte Vasco da Gama, sobre o rio Tejo.
2006 - Programa Espacial Brasileiro: o primeiro astronauta do Brasil Marcos Pontes, parte do Centro de Lançamento de Baikonur, na nave Soyuz TMA-8, para a Estação Espacial Internacional.
2010 - Duas mulheres-bomba atacam o sistema metropolitano de Moscou na hora de maior movimento da manhã, matando 40 pessoas.
2017 - A primeira-ministra Theresa May invoca o artigo 50.º do Tratado da União Europeia, dando início formal à retirada do Reino Unido da União Europeia.
2019 - Rompimento de barragem em Machadinho d'Oeste, no estado de Rondônia, Brasil, deixa cerca de cem famílias isoladas.
Ansiedade no mercado da construção civil e popular voltado ao Programa Minha Casa Minha vida. Nos próximos dias, o presidente Lula fará o lançamento em evento com sua presença. Lula que tem a maior fatia do eleitorado, dos beneficiados em programas sociais, faz questão de anunciar o maior programa de habitação social para as classes menos favorecidas desse país.
A novidade é que o Conselho das Cidades resolveu, em evento realizado nessa semana, junto à Caixa Econômica e governo Federal que será dobrado o número de unidades habitacionais a serem construídas. Do que estava previsto.
193 - O imperador romano Pertinax é assassinado por guardas pretorianos, que depois vendem o trono em um leilão para Dídio Juliano.
364 - O imperador romano Valentiniano I designa, como coimperador, o seu irmão Valente.
845 - Paris é saqueada pelos viquingues, provavelmente sob o comando de Ragnar Lodbrok.
1431 - É feita a leitura dos 70 artigos da acusação de Joana d'Arc em Ruão. Estes setenta artigos sustentavam a acusação formal para a Donzela buscando sua condenação.
1566 - A pedra fundamental de Valletta, a capital de Malta, é colocada por Jean Parisot de Valette, Grão-Mestre da Soberana Ordem Militar de Malta.
1795 - Partilhas da Polônia: o Ducado da Curlândia e Semigália, um feudo ao norte da República das Duas Nações, deixa de existir e passa a fazer parte do Império Russo.
1801 - Assinado o Tratado de Florença, pondo fim à guerra entre a República Francesa e o Reino de Nápoles.
1802 - O astrônomo Heinrich Olbers descobre 2 Palas, o segundo asteroide descoberto pelo homem. O nome homenageia a deusa grega Atena, pois Pallas é um de seus epítetos.
1809 - Guerra Peninsular: a França derrota a Espanha na Batalha de Medellín.
1814 - Guerra de 1812: Na Batalha de Valparaíso, duas embarcações da marinha norte-americana são capturadas por duas embarcações da Marinha Real.
1842 - Primeiro concerto da Orquestra Filarmônica de Viena, regida por Otto Nicolai.
1854 - Guerra da Crimeia: França e Inglaterra declaram guerra à Rússia.
1871 - A Comuna de Paris é formalmente estabelecida em Paris.
1910 - Henri Fabre se torna a primeira pessoa a pilotar um hidroavião.
1928 - É fundado o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) uma associação privada que apoia e representa os interesses das Indústrias paulistas junto à sociedade e o governo. Tem com seu primeiro presidente Francisco Matarazzo.
1930 - As cidades turcas de Constantinopla e Angora mudam seus nomes para Istambul e Ancara, respectivamente.
1939 - Guerra Civil Espanhola: o Generalíssimo Francisco Franco conquista Madrid depois de um cerco de três anos.
1942 - Segunda Guerra Mundial: comandos britânicos atacam Saint Nazaire na França ocupada pelos nazistas.
1944 - Brasil: criação do Departamento de Polícia Federal.
1946 - Guerra Fria: o Departamento de Estado dos Estados Unidos publica o Relatório Acheson Lilienthal, delineando um plano para o controle internacional da energia nuclear.
1959 - O Conselho de Estado da República Popular da China dissolve o governo do Tibete.
1965 - Um terremoto de magnitude 7,4 Mw no Chile desencadeia uma série de falhas na barragem de rejeitos, soterrando a cidade de El Cobre e matando pelo menos 500 pessoas.
1968 - O estudante brasileiro do ensino médio Edson Luís de Lima Souto é morto por policiais militares em um protesto estudantil.
1970 - Um terremoto atinge o oeste da Turquia, com uma magnitude estimada de 7,2 na escala Ms, por volta das 23h05, horário local, matando 1 086 pessoas e ferindo pelo menos 1.200.
1979 - Na Pensilvânia, uma bomba do sistema de arrefecimento do reator falha na usina de Three Mile Island e a evaporação de um pouco da água contaminada causa um derretimento nuclear.
1988 - Ocorre o assassinato de indígenas da etnia Tikuna na localidade de Boca do Capacete, Brasil, em face de reiterados conflitos pelo uso e posse da terra.
1994 - Na África do Sul, zulus e partidários do Congresso Nacional Africano entram em conflito no centro de Joanesburgo, resultando em dezoito mortes.
2005 - Um terremoto sacode o norte de Sumatra com magnitude de 8,6 e mata mais de 1.000 pessoas.
2006 - Pelo menos um milhão de sindicalistas, estudantes e desempregados saem às ruas na França em protesto contra a proposta de lei do Primeiro Contrato de Trabalho do governo.
2007 - Inaugurada em Brinches (concelho de Serpa), Portugal a maior central fotovoltaica do mundo.
2016 - Lançamento do Oculus Rift, inovando no conceito de realidade virtual.37 - O imperador romano Calígula aceita os títulos do principado, concedidos a ele pelo senado.
193 - O imperador romano Pertinax é assassinado por guardas pretorianos, que depois vendem o trono em um leilão para Dídio Juliano.
364 - O imperador romano Valentiniano I designa, como coimperador, o seu irmão Valente.
845 - Paris é saqueada pelos viquingues, provavelmente sob o comando de Ragnar Lodbrok.
1431 - É feita a leitura dos 70 artigos da acusação de Joana d'Arc em Ruão. Estes setenta artigos sustentavam a acusação formal para a Donzela buscando sua condenação.
1566 - A pedra fundamental de Valletta, a capital de Malta, é colocada por Jean Parisot de Valette, Grão-Mestre da Soberana Ordem Militar de Malta.
1795 - Partilhas da Polônia: o Ducado da Curlândia e Semigália, um feudo ao norte da República das Duas Nações, deixa de existir e passa a fazer parte do Império Russo.
1801 - Assinado o Tratado de Florença, pondo fim à guerra entre a República Francesa e o Reino de Nápoles.
1802 - O astrônomo Heinrich Olbers descobre 2 Palas, o segundo asteroide descoberto pelo homem. O nome homenageia a deusa grega Atena, pois Pallas é um de seus epítetos.
1809 - Guerra Peninsular: a França derrota a Espanha na Batalha de Medellín.
1814 - Guerra de 1812: Na Batalha de Valparaíso, duas embarcações da marinha norte-americana são capturadas por duas embarcações da Marinha Real.
1842 - Primeiro concerto da Orquestra Filarmônica de Viena, regida por Otto Nicolai.
1854 - Guerra da Crimeia: França e Inglaterra declaram guerra à Rússia.
1871 - A Comuna de Paris é formalmente estabelecida em Paris.
1910 - Henri Fabre se torna a primeira pessoa a pilotar um hidroavião.
1928 - É fundado o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) uma associação privada que apoia e representa os interesses das Indústrias paulistas junto à sociedade e o governo. Tem com seu primeiro presidente Francisco Matarazzo.
1930 - As cidades turcas de Constantinopla e Angora mudam seus nomes para Istambul e Ancara, respectivamente.
1939 - Guerra Civil Espanhola: o Generalíssimo Francisco Franco conquista Madrid depois de um cerco de três anos.
1942 - Segunda Guerra Mundial: comandos britânicos atacam Saint Nazaire na França ocupada pelos nazistas.
1944 - Brasil: criação do Departamento de Polícia Federal.
1946 - Guerra Fria: o Departamento de Estado dos Estados Unidos publica o Relatório Acheson Lilienthal, delineando um plano para o controle internacional da energia nuclear.
1959 - O Conselho de Estado da República Popular da China dissolve o governo do Tibete.
1965 - Um terremoto de magnitude 7,4 Mw no Chile desencadeia uma série de falhas na barragem de rejeitos, soterrando a cidade de El Cobre e matando pelo menos 500 pessoas.
1968 - O estudante brasileiro do ensino médio Edson Luís de Lima Souto é morto por policiais militares em um protesto estudantil.
1970 - Um terremoto atinge o oeste da Turquia, com uma magnitude estimada de 7,2 na escala Ms, por volta das 23h05, horário local, matando 1 086 pessoas e ferindo pelo menos 1.200.
1979 - Na Pensilvânia, uma bomba do sistema de arrefecimento do reator falha na usina de Three Mile Island e a evaporação de um pouco da água contaminada causa um derretimento nuclear.
1988 - Ocorre o assassinato de indígenas da etnia Tikuna na localidade de Boca do Capacete, Brasil, em face de reiterados conflitos pelo uso e posse da terra.
1994 - Na África do Sul, zulus e partidários do Congresso Nacional Africano entram em conflito no centro de Joanesburgo, resultando em dezoito mortes.
2005 - Um terremoto sacode o norte de Sumatra com magnitude de 8,6 e mata mais de 1 000 pessoas.
2006 - Pelo menos um milhão de sindicalistas, estudantes e desempregados saem às ruas na França em protesto contra a proposta de lei do Primeiro Contrato de Trabalho do governo.
2007 - Inaugurada em Brinches (concelho de Serpa), Portugal a maior central fotovoltaica do mundo.
2016 - Lançamento do Oculus Rift, inovando no conceito de realidade virtual.
*Ray-Ban é uma marca de óculos de sol e óculos de grau, fundada em 1937 pela companhia norte-americana Bausch & Lomb. O nome dos óculos Ray-Ban vem de banir o sol (Banir o Raio), uma vez que bania o sol quando usados por pilotos americanos. A marca tornou-se famosa por seus modelos de óculos de sol Wayfarer e Aviator.
**Em 1999, a marca foi vendida para o grupo italiano Luxottica, para expandir a fabricação dos óculos. Hoje em dia, a maioria das fábricas de óculos, incluindo os óculos rayban, estão localizados na Itália.
Foto: Militares na Segunda Guerra Mundial em Natal; Crédito: Autor desconhecido.
- Se a União Europeia é composta por 27 países, por que em sua bandeira existem apenas 12 estrelas? Resposta: As doze estrelas da bandeira da UE são uma referência à bandeira do Conselho da Europa, em 1953. O número de estrelas também foi mantido pela simbologia do número 12, relacionado à perfeição e à completude.
- Os países membros mais ricos da União Europeia fazem parte do G20. Os países da União Europeia também são representados nas reuniões anuais do G-8 (Grupo dos Oito).
- Dia 9 de maio é comemorado o Dia da União Europeia. No dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, Ministro Francês dos Negócios Estrangeiros, fez a conhecida "Declaração de Schuman", onde defendeu a proposta de uma Europa organizada.
- A Croácia foi o último país a entrar na União Europeia. A entrada do país no bloco ocorreu em 30 de junho de 2013.
- Existem 24 idiomas oficiais na União Europeia.
- Para entrar na União Europeia existem várias exigências. Além de estar com as contas públicas em ordem e equilibradas, os países que desejam fazer parte da UE deverm ser politicamente democráticos e com um Estado de direito em vigor.
- O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da União Europeia é de 0,874 (Pnud 2017). O índice é classificado como muito alto.
- Desde 2014, as leis da União Europeia só podem ser aprovadas se tiverem o voto favorável de 55% dos Estados, desde que represente também 65% da população da União Europeia.
- Em agosto de 2019, Mercosul e União Europeia firmaram um importante acordo comercial para dinamizar o comércio entre os dois blocos econômicos.
- Um dos principais problemas enfrentados pela União Europeia, atualmente, é a crise migratória de refugiados.
- Suécia e Dinamarca, embora façam parte da UE, não utilizam o Euro como moeda oficial. Essas nações possuem suas próprias moedas.
Os idiomas oficiais do Mercosul são o espanhol e o português. A versão oficial dos documentos de trabalho será a do idioma do país sede de cada reunião. Desde 2006, através da Decisão CMC N° 35/06, foi incorporado o Guarani como um dos idiomas do bloco.
O MERCOSUL é um processo aberto e dinâmico. Desde sua criação teve como objetivo principal propiciar um espaço comum que gerasse oportunidades comerciais e de investimentos mediante a integração competitiva das economias nacionais ao mercado internacional.
Como resultado, concluiu múltiplos acordos com países ou grupos de países, outorgando-lhes, em alguns casos, status de Estados Associados -é a situação dos países sul-americanos-. Eles participam de atividades e reuniões do bloco e contam com preferências comerciais com os Estados Partes. O MERCOSUL também tem assinado acordos de tipo comercial, político ou de cooperação com um diverso número de nações e organismos nos cinco continentes.
Desde seus inícios o MERCOSUL promove como alicerces da integração os princípios de Democracia e de Desenvolvimento Econômico, impulsionando uma integração com rosto humano. Em linha com esses princípios, acrescentaram-se diferentes acordos em matéria migratória, trabalhista, cultural, social, entre tantos outros a salientar, os quais resultam de suma importância para seus habitantes.
Esses acordos significaram a incorporação das dimensões Cidadã, Social e de Integração Produtiva, entre outras, para as quais, por um lado, foi necessário adaptar e ampliar a institucionalidade do bloco em toda a região, atendendo a demandas e aprofundando a participação efetiva da cidadania por diferentes vias; e por outro, teve de dotar-se de mecanismos de financiamento solidários próprios, tais como o Fundo para a Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM), entre outros fundos.
1309 - Papa Clemente V excomunga Veneza e toda a sua população.
1329 - Papa João XXII emite sua In Agro Dominico condenando alguns escritos do Mestre Eckhart como heréticos.
1513 - O explorador espanhol Juan Ponce de León chega ao extremo norte das Bahamas em sua primeira viagem para a Flórida. Ponte de León é famoso por um mito popular: o de que buscava a Fonte da Juventude.
1625 - Carlos I ascende ao trono da Inglaterra, Escócia e Irlanda e reivindica também o título de Rei da França.
1638 - O primeiro de quatro terremotos destrutivos na Calábria, Reino da Sicília, atinge o sul da Península Itálica. Medindo magnitude 6,8 e atribuído a uma intensidade Mercalli de XI, mata de 10 000 a 30 000 pessoas.
1782 - Charles Watson-Wentworth, 2.º Marquês de Rockingham assume pela segunda vez o cargo de primeiro-ministro da Grã-Bretanha e logo então inicia as negociações com as províncias separatistas do Império Britânico que haviam fundado um estado ainda não reconhecido pelos britânicos que se chamaram de Estados Unidos da América, objetivando assim encerrar a Guerra de Independência que já durava 7 anos.
1800 - O Ato de União com o Reino da Grã-Bretanha é aprovado pelo Parlamento Irlandês. Surge então o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.
1809 - Guerra Peninsular: uma força combinada franco-polonesa derrota os espanhóis na Batalha de Ciudad Real.
1814 - Guerra de 1812: na região central do Alabama, as forças dos Estados Unidos sob o comando do general Andrew Jackson derrotam o povo creek.
1836 - Revolução do Texas: Massacre de Goliad: sob as ordens do general Antonio López de Santa Anna, o exército mexicano executa 342 prisioneiros de guerra texanos em Goliad, República do Texas (estado não reconhecido pelo México, que buscava evitar a sua secessão).
1845 - Guerra Grande: No Uruguai as forças blancas de Manuel Oribe derrotam o exército dos colorados de Fructuoso Rivera na batalha de India Muerta.
1854 - Guerra da Crimeia: O Reino Unido declara guerra à Rússia.
1881 - Distúrbios ocorrem em Basingstoke, em protesto contra a promoção vociferante diária da abstemia pelo Exército de Salvação.
1886 - O guerreiro apache, Gerônimo, rende-se ao Exército dos Estados Unidos, terminando a fase principal das Guerras Apache.
1899 - Emilio Aguinaldo lidera as forças filipinas pela única vez durante a Guerra Filipino-Americana na Batalha do Rio Marilao.
1901 - Emilio Aguinaldo, líder da Primeira República Filipina, é capturado pelos estadunidenses.
1918 - O Conselho Nacional da Bessarábia proclama a união com o Reino da Romênia.
1933 - Torna-se efetiva a saída do Japão da Sociedade das Nações.
1938 - Segunda Guerra Sino-Japonesa: começa a Batalha de Taierzhuang, resultando várias semanas depois na primeira grande vitória chinesa da guerra sobre o Japão.
1941 - Segunda Guerra Mundial: num golpe de Estado, oficiais da Força Aérea Iugoslava derrubam o governo pró-eixo.
1942 - O Holocausto: a Alemanha nazista e a França de Vichy iniciam a deportação de 65 000 judeus do campo de internamento de Drancy para os campos de extermínio alemães.
1943 - Segunda Guerra Mundial: Batalha das Ilhas Komandorski: nas Ilhas Aleutas a batalha começa quando as forças da Marinha dos Estados Unidos interceptam os japoneses tentando reforçar uma guarnição em Kiska.
1945 - A Argentina concede o seu apoio formal à Ata de Chapultepec.
1958 - Nikita Khrushchev torna-se presidente do Conselho de Ministros da União Soviética.
1964 - O Sismo da Sexta-feira Santa, o mais poderoso já registrado na história dos Estados Unidos, com uma magnitude de 9,2 atinge o Centro-Sul do Alasca, matando 125 pessoas e causando enormes prejuízos para a cidade de Anchorage.
1965 - Inaugurada a Ponte Internacional da Amizade ligando a cidade de Foz do Iguaçu, Brasil e Ciudad del Este, Paraguai, passando sobre o rio Paraná.
1966 - A Taça Jules Rimet, que havia sido roubada em Londres, é encontrada enrolada em jornais por um senhor de nome David Corbette que passeava com seu cão numa praça do Sul da capital inglesa.
1973 - Marlon Brando recusa o Oscar de melhor ator no filme The Godfather por discordar do tratamento dado pelo cinema, televisão e pelo seu país aos índios Sioux.
1977 - Desastre aéreo de Tenerife: dois Boeing 747 colidem durante um nevoeiro na pista de Tenerife, nas Ilhas Canárias, Espanha, matando 583 pessoas.
1989 - É perdido o contato com a sonda espacial Phobos II, quando esta se aproximava da lua de Marte, Fobos, devido à falha atribuída a um mau funcionamento do computador de bordo.
1993 - Jiang Zemin é nomeado Presidente da República Popular da China.
1998 - Nos Estados Unidos o Food and Drug Administration (agência federal do Departamento de Saúde estadunidense) aprova o Viagra para o uso como um tratamento para a impotência masculina, a primeira pílula a ser aprovada com esta finalidade naquele país.
2013 - Encerrada em Durban, África do Sul, a quinta cúpula do BRICS.
2020 - Macedônia do Norte torna-se o 30.º membro da OTAN.
2022 - Durante a 94.ª edição do Oscar, o ator Will Smith dá um tapa no rosto do comediante Chris Rock depois que este fez uma piada sobre sua esposa, provocando indignação.
Em 1973, junto com sua família, Renato foi morar em Brasília. Com 15 anos foi diagnosticado com uma doença óssea. Depois de uma cirurgia para implante de pinos na bacia, Renato permaneceu seis meses acamado. Durante esse período estava sempre ouvindo música.
Ainda em recuperação, Renato passou no vestibular de jornalismo no Centro de Ensino Universitário de Brasília. Com um inglês fluente, Renato começou a lecionar na Cultura Inglesa. Com 18 anos revelou para sua mãe ser bissexual.
A banda Legião Urbana participou da efervescência do rock brasileiro dos anos 80. Nessa época, as músicas da Legião Urbana eram as mais tocadas e estavam entre as cinco primeiras das paradas. Os álbuns mais importantes desse período foram: Legião Urbana 2 (1986) e Quatro Estações (1989).
Nessa época, a banda era formada por: Dado Villa- Lobos (guitarra), Marcelo Bomfá (bateria), Renato Russo (violão acústico) e Renato Rocha (baixo elétrico).
Entre seus sucessos destacam-se as músicas: Será (1985), Eduardo e Mônica (1986), Que País é Esse (1987), Pais e Filhos (1989). Com a Legião Urbana, Renato lançou sete álbuns até 1996.
Em seguida, lançou o CD Equilíbrio Distante (1995), interpretando canções italianas. Depois de sua morte, foi lançado O Último Solo (1997).
Renato Russo faleceu no Rio de Janeiro, no dia 11 de outubro de 1996, em consequência de complicações decorrentes da AIDS.
Malas luxuosas e acessórios de cavalaria acompanham os aristocratas europeus em grandes viagens por toda a Europa. O costume, chamado de Gran Tour, era comum na virada do século XIX para o século XX. Em 1899, um maleiro italiano humilde, com apenas 18 anos, aguardava a chegada de hóspedes como esses no Hotel Savoy, em Londres. Ele observava as malas com brasões de famílias distintas da alta sociedade, as luvas, os chapéus e os calçados. Será que foi nesse momento que a paixão de Guccio Gucci pelo couro surgiu? Bom, provavelmente não saberemos, mas podemos imaginar que foi a partir desses olhares atentos que nasceram as primeiras inspirações do que um dia seria a grife Gucci.
Guccio Gucci nasceu em Florença no ano de 1881. A família era de origem toscana, e o patriarca era um artesão, Gabriello Gucci. Mesmo não tendo posses, desde cedo Guccio teve interesse pelo luxo. Costumava andar bem-vestido e sempre muito elegante, sem peças fora do lugar. Após uma briga com o pai, ele se mudou para Paris e, posteriormente, para Londres. Na Inglaterra, Guccio observou o estilo e o lifestyle dos ingleses e percebeu que os britânicos valorizavam a corrida de cavalos, uma referência especial que acompanha a marca até hoje.
No início do século XX, o futuro fundador da Gucci retornou para a Itália. No país, casou-se com Ainda Calveillie. O casal teve seis filhos, e grande parte deles entrou no negócio fashion do pai. Mas o início do que conhecemos atualmente como uma das grifes mais prestigiadas do mundo da moda aconteceu apenas na Florença de 1921. Com todas as suas economias, cerca de 30 mil liras na época, Guccio fundou a primeira loja que deu origem à Gucci, no coração do centro histórico da cidade italiana. A marca focava principalmente em acessórios de viagem, como malas, artigos de couro e, pouco tempo depois, equipamentos equestres.
Design exclusivo e alta qualidade eram algumas características que acompanhavam as criações da loja. Assim, em cerca de um ano, o empreendimento impressionou a sociedade, e o italiano conseguiu contratar alguns dos melhores artesões para trabalhar no seu ateliê. O negócio cresceu e não demorou para que Guccio conquistasse as classes mais altas de Florença. Aristocratas italianos, com o hobby das corridas de cavalos, eram clientes do empresário. Na década de 1930, ele ganhou clientes internacionais renomados que viajavam até a Itália para colocarem as mãos nos acessórios criados pela Gucci. Com a demanda crescente, a fábrica teve mudança garantida para um local bem maior, na cidade de Lugarno.
A chegada a Roma marcou a boa fase nos negócios com uma grande loja, no endereço Via Condotti. Foi também durante esse período que os filhos de Guccio entraram no negócio da família. Inclusive, o icônico monograma de duplo G foi criado pelo filho mais velho, Aldo, em homenagem ao pai. Por volta da mesma época, surgiu a conhecida faixa de duas tiras verdes, interrompida por uma vermelha no centro, em referência às selas utilizadas para montar cavalo.
No entanto, durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, as sanções feitas pela Liga das Nações à Itália tornaram o couro um material escasso no país. Foi nesse ponto que a Gucci teve uma virada: a marca abriu as portas para o vestuário. Assim, tecidos de seda e malharia, por exemplo, passaram a integrar o catálogo.
Os sapatos e bolsas começaram a entrar na linha de produção da grife e, em 1947, surgiu a primeira grande criação da Gucci nessa área: a clássica Bamboo Bag. O modelo teve inspiração equestre, mas adicionou um detalhe um tanto quanto diferente em sua composição: a alça feita de bambu japonês. A bolsa apareceu nos braços de Ingrid Bergman, em 1954, no filme Viaggo in Italia, e tornou a Gucci um verdadeiro símbolo de status para a aristocracia europeia e para as celebridades do mundo inteiro.
Por volta da década de 1950, grandes mudanças aconteceram na grife, a começar pela primeira loja da Gucci em Milão, fundada em 1951 por um dos filhos de Guccio. O acontecimento previa a futura expansão internacional da marca, encabeçada pelos herdeiros do empresário. Entretanto, o mundo perdeu o fundador da Gucci em 2 de janeiro de 1953. Nos seus últimos anos, ele viveu em West Sussex, na Inglaterra. Depois de sua morte, o logo GG virou a marca registrada da grife em sua homenagem. O italiano humilde conquistou seu país e, sem saber, o mundo inteiro, através de suas criações com couro. Como legado, foi responsável pela criação uma das grifes italianas mais tradicionais dos tempos modernos, que completa 103 anos de vida em 2024.