08/03/2024
CARTAS, JOGO E BLEFE



Não estamos falando de jogos de baralho. Mas das simulações dos pré candidatos a prefeitura do Natal. Todos têm suas armas e truques para captar apoios e simpatizantes aos seus projetos. Estamos na fase do blefe!

 


Quando chegar a hora do pagar pra ver, alguns serão taxados de "besta".
O prefeito Álvaro Dias passa a ser a carta da sorte que todo jogador quer. Inclusive, alguns já simularam que estão de posse. 
 
 
 
Foto: (Reprodução) 

 


   



08/03/2024
PENSE NUM SUSTO! AVIÃO PERDE PNEU DURANTE DECOLAGEM NOS EUA



Durante a decolagem de uma aeronave da United Airlines no aeroporto de São Francisco, Califórnia (EUA), nesta quinta-feira, dia 7, um pneu do avião se soltou.

O pneu caiu em um estacionamento destinado aos funcionários do aeroporto, danificando alguns veículos, conforme relatado pela rede de televisão ABC 7 News. Felizmente, não houve feridos.

O voo, que tinha como destino o Japão, foi desviado para Los Angeles após o incidente, onde pousou sem problemas antes de prosseguir com a viagem. Um representante da United Airlines declarou: "Aproximadamente às 11h35, o voo 35 da United, partindo para Osaka, perdeu uma parte do pneu do trem de pouso durante a decolagem".

Imagens de câmeras registraram o momento da queda do pneu. Embora a pista do aeroporto tenha sido temporariamente fechada, ela logo foi reaberta, sem impacto significativo nas operações aeroportuárias.

Antes do pouso seguro da aeronave, a United Airlines emitiu um comunicado garantindo aos passageiros: "Assim que o voo pousar em Los Angeles, providenciaremos uma nova aeronave para continuar esta viagem para nossos clientes". No total, 249 pessoas estavam a bordo do avião, incluindo 235 passageiros.

 

 

 

FONTE: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/aviao-perde-pneu-durante-decolagem-em-aeroporto-da-california.phtml


   



08/03/2024
EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, A NOSSA BIOGRAFIA DE HOJE É SOBRE MARIA BONITA



Maria Bonita (1911-1938) foi a companheira do chefe do cangaço Virgulino Ferreira da Silva - o Lampião. Foi a primeira figura feminina a ingressar no principal bando de cangaceiros do Nordeste, em meados de 1930.


Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria Bonita, nasceu numa pequena fazenda no povoado de Malhada da Caiçara, município da Gloria, atual cidade de Paulo Afonso, na Bahia, no dia 8 de março de 1911. Filha dos pequenos lavradores José Gomes de Oliveira e Maria Joaquina Conceição Oliveira.


Com 15 anos foi obrigada a se casar com o sapateiro José Miguel da Silva, mas as brigas eram constantes e o casamento não deu certo. Depois de cada briga, Maria Bonita buscava abrigo na casa dos pais. Em 1928 resolveu se separar do marido - numa época em que a separação era algo inaceitável.


Em 1929, morando na casa dos pais, conheceu Lampião, que em suas andanças passava com seu bando pelas fazendas da região. A atração foi recíproca. Baixinha, com olhos e cabelos castanhos, era uma mulher bonita e determinada, o que chamou a atenção do cangaceiro.

 

Maria Bonita e Lampião
Em meados de 1930, Maria bonita passou a fazer parte do bando de Lampião - foi a primeira mulher a ingressar no cangaço. A partir daí, mais de 30 mulheres participaram da vida do bando. A Bahia foi o Estado que forneceu o maior número de moças ao banditismo do Sertão nordestino, seguida por Sergipe, Alagoas e Pernambuco.


As mulheres que aderiam ao cangaço tinham que se adaptar à nova vida, sem chance para arrependimento. Levavam uma vida de nômade, muitas vezes mal alimentadas, tendo que caminhar quilômetros sob o sol e a chuva, além de enfrentar os combates violentos contra as forças policiais.

 

Nos jornais da época, as mulheres eram chamadas de bandoleiras, megeras e amantes. Muitas eram estereotipadas como masculinizadas, mas as fotos de Maria Bonita mostram seu cuidado com o traje, o cabelo e a postura.


Os papéis sociais no cangaço eram bem definidos: ao homem cabia zelar pela segurança e sustento dos bandos. À mulher, ser esposa e companheira. Durante a gestação elas ficavam escondidas. Depois do nascimento do bebê, eram obrigadas a entregar a criança a amigos e retornar ao cangaço. Maria Bonita teve três filhos durante esse período.

 

Morte
As ações de Maria Bonita, Lampião e seu bando duraram até 1938, foram oito anos convivendo juntos e praticando o banditismo social, até que o comerciante Pedro Cândido revelou à polícia, depois de ser torturado, o esconderijo de Lampião.


Agindo de surpresa, uma tropa da polícia desbaratou o bando encontrado na Grota de Angicos, em Poço Redondo, Sergipe. Onze deles não conseguiram escapar, entre eles, Lampião e Maria Bonita, que foram mortos e decapitados. As cabeças das vítimas foram mumificadas e ficaram expostas no Museu Nina Rodrigues, na Bahia, até serem enterradas em 1968.


Maria Bonita morreu na Grota de Angicos, em Poço Redondo, Sergipe, no dia 28 de julho de 1938. Em 1982 a TV Globo produziu a série "Lampião e Maria Bonita", quando foram protagonizados por Nelson Xavier e Tânia Alves.

 


Crédito: EBIOGRAFIA
Foto: Benjamin Abraão


   



08/03/2024
8 DE MARÇO E SEUS EVENTOS HISTÓRICOS

1010 - Ferdusi conclui seu poema épico Épica dos Reis.

1126 - Afonso VII é proclamado rei de Castela e Leão, depois da morte de sua mãe Urraca.

1618 - Johannes Kepler formula a terceira lei do movimento planetário.

1649 - A Companhia Geral do Comércio do Brasil, uma empresa privada, de carácter monopolista, é criada sob o reinado de João IV de Portugal, no contexto da segunda das Invasões holandesas no Brasil.

1658 - Tratado de Roskilde: depois de uma derrota devastadora nas Guerras do Norte (1655-1661), Frederico III, rei da Dinamarca-Noruega é forçado a ceder quase metade do seu território à Suécia para salvaguardar o restante.

1669 - O vulcão Etna, que ainda hoje está ativo na Itália, causa a morte de mais de vinte mil pessoas. A erupção destruiu a cidade de Catânia.

1694 - É fundada a Casa da Moeda do Brasil pelos administradores coloniais portugueses em Salvador para a fabricação de moedas de ouro proveniente das minerações que então eram realizadas no Estado do Brasil.

1702 - Ana Stuart, irmã de Maria II, torna-se Rainha da Inglaterra, Escócia e Irlanda.

1722 - O Império Safávida do Irã é derrotado por um exército do Afeganistão na Batalha de Gulnabade, fazendo com que o Irã caísse em anarquia.

1736 - Nader Xá, fundador do Império Afexárida, é coroado Xá do Irã.

1808 - A família real portuguesa e a sua corte desembarcam no Rio de Janeiro, vindas de Salvador.

1817 - É fundada a Bolsa de Valores de Nova Iorque.

1824 - Chega ao fim o Cerco de Montevidéu, localidade que era o último foco de resistência portuguesa à independência do Brasil em território brasileiro, marcando, de forma técnica, o fim da Guerra da Independência do Brasil.

1844 - O rei Óscar I sobe ao trono da Suécia e Noruega.

1862 - Guerra de Secessão: início da Batalha Naval de Hampton Roads.

1884 - Movimento Feminista: Luta pelo direito ao voto para as mulheres: a estadunidense Susan B. Anthony, perante os membros do Comitê de Justiça da Câmara dos Representantes de seu país, solicita que seja feita uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que garanta às mulheres o direito ao voto.

1910 - A aviadora francesa Raymonde de Laroche torna-se a primeira mulher a receber uma licença de piloto.

1917 - Protestos do Dia Internacional da Mulher em São Petersburgo marcam o início da Revolução de Fevereiro (assim chamada porque era fevereiro no calendário juliano).

1918
Ocorre o primeiro caso de gripe espanhola, o começo de uma devastadora pandemia.
Guerra civil finlandesa: início da Batalha de Tampere entre as forças vermelha e branca.

1920
Fundação do Reino Árabe da Síria, o primeiro Estado árabe moderno a entrar em existência.
É nomeado em Portugal o 24.º governo republicano, chefiado pelo presidente do Ministério António Maria Baptista.

1921 - O presidente do governo espanhol, Eduardo Dato, é assassinado quando saía do edifício do parlamento em Madrid.

1930 - A Irmã Amália de Jesus Flagelado recebe a aparição de Nossa Senhora das Lágrimas em Campinas, no Brasil.

1936 - Circuito de Rua de Daytona Beach realiza sua primeira corrida de Stock Car no circuito em forma oval.

1937 - Guerra Civil Espanhola: início da Batalha de Guadalajara.

1942
Segunda Guerra Mundial: os neerlandeses rendem-se às forças japonesas na ilha de Java.
Segunda Guerra Mundial: Rangum na Birmânia é conquistada pelos japoneses.

1943 - Segunda Guerra Mundial: as tropas japonesas contra-atacam as forças dos Estados Unidos na "Colina 700" em Bougainville, Papua-Nova Guiné, numa batalha que duraria cinco dias.

1947 - Treze mil soldados do Exército da República da China desembarcam em Taiwan devido os Incidentes de 28 de fevereiro e dão início à repressão que mataria milhares de pessoas, incluindo muitos das elites. Isso dá origem ao movimento pela independência de Taiwan.

1950 - A União Soviética anuncia a existência de sua bomba atômica.

1957 - O Egito reabre o Canal de Suez após a Crise de Suez.

1963 - O Partido Baath chega ao poder na Síria através de um golpe de Estado comandado por alguns oficiais do Exército sírio que se autodenominam Conselho Nacional do Comando Revolucionário.

1965 - Guerra do Vietnã: 3 500 fuzileiros navais estado-unidenses chegam ao Vietnã do Sul, sendo as primeiras tropas de combate norte-americanas no Vietnã.

1966 - Guerra do Vietnã: A Austrália anuncia que irá aumentar substancialmente o número de suas tropas no Vietnã.

1971 - Guerra Colonial Portuguesa: A Acção Revolucionária Armada, vinculada ao Partido Comunista Português, ataca a Base Aérea de Tancos.

1974 - Inaugurado o Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle, França.

1979
A Philips demonstra o disco compacto (em inglês compact disc, sigla: CD) publicamente pela primeira vez.
Imagens tiradas pela Voyager I provaram a existência de vulcões em Io, uma lua de Júpiter.

1983 - O presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, quando discursava na Associação Nacional de Evangélicos de seu país, chama a União Soviética de "império do mal".

2000 - Os Correios do Brasil lançam um selo em homenagem às mulheres pioneiras da aviação no país: Anésia Pinheiro Machado, Teresa De Marzo e Ada Rogato.

2010 - Sismo de Elazığ de 2010, no centro-leste da Turquia, provoca pelo menos 57 mortos.

2014 - Voo Malaysia Airlines 370 desaparece na rota de Kuala Lumpur para Pequim. Acredita-se que a aeronave caiu no Oceano Índico, na costa da Austrália, com a perda de todas as 239 pessoas a bordo.

2017 - Janela Azul, um arco natural na ilha maltesa de Gozo, desmorona em meio a tempestades.


   



07/03/2024
7 DE MARÇO



161 - O imperador romano Antonino Pio morre e é sucedido por seus filhos adotivos Marco Aurélio e Lúcio Vero, um arranjo político sem precedentes no Império Romano.

238 - Súditos romanos da África Proconsular se revoltam contra Maximino Trácio e elegem Gordiano I como imperador.

321 - O imperador romano Constantino decreta que o dia do Deus Sol Invicto (domingo) é o dia de descanso no Império.

1138 - Conrado III da Germânia foi eleito rei da Alemanha em Coblenz na presença do legado papal Theodwin.

1277 - A Universidade de Paris emite a última de uma série de condenações de várias teses filosóficas e teológicas.

1553 - Luís de Camões recebe carta de perdão (estava preso após luta de espadas com certo Gonçalo Borges, em 16 de junho de 1552).

1557 - Chega à Baía de Guanabara um grupo de huguenotes, ironicamente sob a liderança do católico Nicolas Durand de Villegagnon.

1573 - Um tratado de paz é assinado entre o Império Otomano e a República de Veneza, encerrando a Guerra Otomano-Veneziana e deixando Chipre nas mãos dos otomanos.

1761 - Criação por carta régia do Real Colégio dos Nobres, em Portugal, o qual começaria a funcionar em 1766.

1774 - Os britânicos fecham o porto de Boston para o comércio.

1799 - Napoleão Bonaparte captura Jafa na Palestina.

 

1808
Chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro.
Príncipe João Maria de Bragança, atuando como regente pois sua mãe Rainha Maria I de Portugal havia sido declarada mentalmente incapaz, autoriza a instalação de estabelecimentos industriais em qualquer lugar do Brasil.

 

1810 - Rodrigo de Sousa Coutinho consegue conduzir Príncipe João Maria de Bragança a divulgar uma carta Régia, que defende uma crítica do sistema mercantilista, desarmamento alfandegário, prioridade conferida à agricultura numa primeira fase de acumulação de capitais, desenvolvimento sucessivo do comércio e da indústria.

1815 - Napoleão Bonaparte encontra as tropas do 5.º Regimento enviado por Luís XVIII de França em Grenoble e as convence a se unirem a ele na sua marcha para Paris.

1861 - Ato assinado em Turim declara que o cume do Monte Branco, a mais alta montanha da Europa Ocidental, é a divisa entre a França e a Itália.

1876 - Alexander Graham Bell patenteia uma invenção, que ele chama de "telefone".

1900 - O transatlântico alemão SS Kaiser Wilhelm der Grosse torna-se o primeiro navio a enviar sinais telegráficos sem fioà costa.

1912 - Roald Amundsen anuncia que sua expedição alcançou o Polo Sul em 14 de dezembro de 1911.

1914 - Príncipe Guilherme de Wied chega na Albânia e dá início a seu governo como rei.

1918 - Primeira Guerra Mundial: a Finlândia faz uma aliança com a Alemanha.

1928 - Publicada a primeira edição do jornal brasileiro Estado de Minas.

1936 - Prelúdio da Segunda Guerra Mundial: violando os tratados de Locarno e de Versalhes, a Alemanha reocupa a Renânia.

1940 - Guerra de Inverno: duas divisões soviéticas chegam à margem setentrional da baía de Vyborg e rompem a linha de defesa finlandesa.

1941 - Günther Prien e a tripulação do submarino alemão U-47, um dos submarinos de maior sucesso da Segunda Guerra Mundial, desaparecem sem deixar vestígios.

1945 - Segunda Guerra Mundial: tropas americanas capturam a Ponte de Remagen sobre o rio Reno em Remagen.

1950 - Guerra Fria: a União Soviética emite um comunicado negando que Klaus Fuchs serviu como espião soviético.

1953 - O estado-unidense James Watson e o britânico Francis Crick decifram a estrutura de dupla hélice para o DNA.

1957 - Primeira transmissão em directo e início das emissões regulares da Rádio e Televisão de Portugal (RTP).

1965 - Domingo Sangrento: um grupo de 600 manifestantes dos direitos civis é brutalmente atacado por policiais estaduais e locais em Selma, Alabama, Estados Unidos.

1980 - Início das emissões regulares a cores da RTP.

 

1989
O Irã e o Reino Unido rompem relações diplomáticas após o caso Salman Rushdie e seu controverso livro, The Satanic Verses.
O Conselho de Estado da China decreta lei marcial em Lhasa, Tibete.

 

1994 - Nelson Mandela, líder do Congresso Nacional Africano, rejeita a proposta de dividir a África do Sul.

1996 - Palestina: constitui-se o primeiro parlamento eleito democraticamente.

2007 - Voo Garuda Indonesia 200 cai no Aeroporto Internacional Adisutjipto, na Região Especial de Joguejacarta, Indonésia, matando 21 pessoas.

2009 - Lançamento do observatório espacial Kepler, projetado para descobrir planetas semelhantes à Terra orbitando em outras estrelas.

 

 


   



07/03/2024
QUEM FOI GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ?



Gabriel García Márquez (1927-2014) foi um escritor colombiano. Autor do livro "Cem Anos de Solidão" publicado em 1967. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, em 1982, pelo conjunto da obra.


Gabriel García Márquez nasceu em Aracataca, Colômbia, no dia 6 de março de 1927. Era filho de Gabriel Elísio García e de Luisa Santiaga Márquez, que tiveram onze filhos. Gabriel passou seus primeiros anos na casa dos avós maternos em Aracataca, enquanto a família mudou-se para Barranquilla. Estudou no Liceu Nacional de Zipaquirá em Barranquilla.


Com 17 anos, decidiu se tornar escritor, segundo ele, após ler A Metamorfose de Franz Kafka descobriu que o alemão contava as coisas da mesma maneira que sua avó.


Em 1947 mudou-se para Bogotá para estudar Direito e Ciência Política na Universidade Nacional da Colômbia, porém não concluiu o curso.

 

Jornalista e escritor
Ainda em 1947 publicou seu primeiro conto "A Terceira Resignação", no jornal El Espectador. Em 1948 foi para Cartagena onde começou o trabalho de jornalista no El Universal. Em 1949 foi para Barranquilla como repórter do El Heraldo. Nesse mesmo ano, participou de um grupo de estudos de literatura.


Em 1954 começou a trabalhar no El Espectador como repórter e crítico. Em 1955 pulicou seu primeiro romance "A Revoada" (O Enterro do Diabo).


Em 1958 foi para a Europa como correspondente do El Espectador. Ao retornar para Barranquilla casou-se com Mercedes Barcha, com quem teve dois filhos.


Em 1962, García Márquez foi para Nova Iorque como correspondente. Por sua filiação ao Partido Comunista e suas críticas aos exilados cubanos, como também sua amizade com Fidel Castro, o levaram a ser perseguido pela CIA e não conseguiu seu visto de permanência no país.


Ainda em 1962, Gabriel García Márquez ganhou o Prêmio Esso de Romance, na Colômbia, com o romance "O Veneno da Madrugada" (1962).


Cem Anos de Solidão
Acusado de colaborar com a guerrilha colombiana, García Márquez exilou-se no México e nessa época escreveu aquele que seria seu romance mais popular e sua obra-prima, "Cem Anos de Solidão" (1967).


O livro é um épico sobre uma família fictícia, Buendia, na imaginária cidade de Macondo. Nele, o escritor mescla lembranças pessoais com acontecimentos extraordinários.


O romance latino-americano mais importante do século XX, um marco da literatura mundial, retrata um universo mágico habitado por desejos, sonhos e paixões, descritos com insuperável talento poético.


O romance foi escrito em uma época de muito sofrimento, quando sua família acumulava dívidas. Para enviar o original datilografado à Argentina, o escritor precisou penhorar até seu aquecedor elétrico.


A recompensa só chegou em 1972, quando recebeu o Prêmio Latino-Americano de Romance Rômulo Gallegos.


Em 1971 voltou aos Estados Unidos para receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Colúmbia. Em 1981 recebeu a Medalha da Legislação Francesa. Em 1982 ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, pelo conjunto da obra.

 

Cinema
Gabriel García Márquez era tão apaixonado por cinema que pensou em ser cineasta. Além da vasta produção literária de romances, contos, trabalhos jornalísticos, foi também roteirista de diversos filmes.


Viajou para Roma para estudar como os filmes eram feitos. Esteve à frente de duas instituições dedicadas ao cinema: a Fundação do Novo Cinema Latino-Americano, da qual era presidente, e da Escola Internacional de Cinema e TV de San António de Los Baños, ambas em Cuba.


Fiel ao comunismo e aliado dos cubanos, criou em Cuba um curso de cinema pelo qual passaram alguns realizadores brasileiros.


Gabriel García Márquez faleceu na Cidade do México, México, no dia 17 de abril de 2014.

 Frases de Gabriel García Márquez

"A vida é uma sucessão contínua de oportunidades."


"Dou valor às coisas, não por aquilo que valem, mas por aquilo que significam."


"A vida não é a que a gente viveu e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la."


"A vida não é mais do que uma contínua sucessão de oportunidades para sobreviver."


"Um único minuto de reconciliação vale mais do que toda uma vida de amizade."

 

Obras de Gabriel García Márquez

 

  • A Terceira Resignação (1947)
  • A Outra Costela da Morte (1948)
  • Amargura para Três Sonâmbulos (1949)
  • Diálogo do Espelho (1949)
  • A Mulher que Chegava às Seis (1950)
  • Nabo, o Negro que Fez Esperar os Anjos (1951)
  • Alguém Desarruma estas Rosas (1952)
  • Um Dia Depois do Sábado (1955)
  • A Revoada (O Enterro do Diabo) (1955)
  • Relato de Um Náufrago (1955)
  • Ninguém Escreve ao Coronel (1958)
  • Os Funerais da Mamãe Grande (1962
  • A Má Hora: o Veneno da Madrugada (1962)
  • Cem Anos de Solidão (1967)
  • Como Contar um Conto (1947-1972)
  • Todos os Contos (1975)
  • O Outono do Patriarca (1975)
  • Crônicas de Uma Morte Anunciada (1982)
  • O Amor nos Tempos do Cólera (1985)
  • Doze Contos Peregrinos (1992)
  • Do Amor e Outros Demônios (1994)
  • O Rastro do teu Sangue na Neve (1981)
  • O Verão Feliz da Senhora Forbes (1982)
  • A Aventura de Miguel Littin, Clandestino no Chile (1986)
  • O General em Seu Labirinto (1989)
  • Notícia de um Sequestro (1997)
  • Viver Para Contar (autobiografia. 2002)
  • Memórias de Minhas Putas Tristes (2004)
  • Eu não Venho Fazer um Discurso (2010)

 

 

Crédito: Fonte: EBIOGRAFIA; FOTO: OCLARIN

 


   



07/03/2024
CONHEÇA A BIOGRAFIA DE MICHELANGELO



Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, uma das pessoas mais conhecidas da história, foi um pintor, escultor e arquiteto italiano, considerado um dos maiores representantes do Renascimento Italiano. "Pietá", "O Juízo Final", "Moisés", "Davi" e "A Abóbada da Capela Sistina" são algumas das obras que eternizaram o artista.

Michelangelo nasceu em Caprese, localidade próxima a cidade toscana de Arezzo, Itália, no dia 6 de março de 1475. Seus pais, Lodovico Buonarroti e Francesca eram descendentes de família de ascendência aristocrática.

Na escola, Michelangelo se interessava apenas em desenhar contrariando seus pais que não queriam um filho artista. Ainda criança, sua família mudou-se para Florença, onde com 13 anos conseguiu ingressar na oficina de Domenico Ghirlandaio, com quem aprendeu as técnicas de afresco e painel.

Em 1489, após o aprendizado, o Michelangelo foi encaminhado para a escola de escultura mantida por Lourenço de Medici nos jardins de seu enorme palácio. (A família dos Medici governou Florença durante três séculos, tornando-a o grande centro cultural da Itália).

Hospedado no palácio de Lourenço de Medici e convivendo com a elite nobre e intelectual de sua época, estudou durante três anos com Bertoldo di Giovanni e empolgou-se com as ideias do Renascimento italiano. Em 1492, conclui sua primeira escultura Madona da Escada.

No mesmo ano concluiu a "Batalha dos Centauros" e "Hércules", para Pierro de Medici, e o "Crucifixo", para o Convento do Espírito Santo. Após a morte de Lourenço, Michelangelo foi para Bolonha e começou a trabalhar por conta própria. A fama de seu talento já se espalhara.

As encomendas sucediam-se. As famílias ricas costumavam contratar os maiores artistas para executar seus túmulos, decorar seus palácios e fazer seus retratos.
Sob a influência de Jacopo dela Quercia, em 1494, esculpiu três estátuas para o túmulo de São Domingos, um "Angelo Reggicero" e as estátuas de "São Procolo" e "São Petrônio". No ano seguinte retornou para Florença onde esculpiu, em mármore, a estátua do padroeiro da cidade, "San Giovannino".

Em 1496, Michelangelo mudou-se para Roma e antes de voltar-se para a técnica de inspiração religiosa que dominaria sua arte a partir de 1498, esculpiu Baco para o cardeal Raffaele Riario.

Em 1497, o cardeal francês Jean Bilheres, embaixador do rei da França na corte papal, contratou Michelangelo par esculpir uma escultura de mármore para sua capela na nova Basílica de São Pedro. O artista foi enviado para Carrara para escolher o melhor mármore, em bloco único, para a obra Pietà, que foi finalizada em 1499.

O artista ficou tão orgulhoso da obra que decidiu colocar sua assinatura na faixa que passa sobre o busto de Maria. A obra está exposta na Basílica de São Pedro no Vaticano.

Em 1501, Michelangelo retornou para Florença e recebeu o pedido para confeccionar 4 estátuas para o altar da capela Piccolomini, da Catedral de Siena: "São Pedro", "São Pio", "São Paulo" e "São Gregório". Nesse mesmo ano recebeu a encomenda para esculpir o colossal Davi, uma estátua de 4,34 m de altura, que ficou pronta depois de dois anos e meio.

Em 1504, quando "Davi" estava prestes a ser terminado, uma comissão de artistas (Sandro Botticelli, Pietro Perugino, Andrea dela Robbia e Leonardo da Vinci) estabeleceu que a estátua, em vez de ser colocada na Catedral de Siena, deveria ficar na Piazza dela Signoria, ao lado da entrada do Palácio Velho. A obra está hoje na Academia de Belas Artes de Florença.

Em 1505, foi chamado a Roma pelo papa Júlio II, que o encarregou de esculpir um grande Mausoléu de Júlio II, com mais de quarenta figuras em tamanho natural. Por falta de pagamento, o escultor desentendeu-se com o papa, fugiu de Roma e não concluiu o projeto.

Depois de oito anos, o contrato foi renegociado e o projeto reduzido. Na obra, se destaca a estátua de Moisés, de mármore, com 2,35 m de altura, ocupando o espaço central da parte inferior do monumento, ladeado por Lia e Raquel.

Em 1508, o Papa Júlio II encarregou o artista de decorar a Abóbada da Capela Sistina, na Catedral de São Pedro, no Vaticano. O artista protestou: "Não sou pintor e sim escultor". Mesmo assim, durante quatro anos realizou o exaustivo trabalho de afrescos no teto da capela que foi entregue ao público no Dia de Todos os Santos em 1512.

Na obra aparecem 300 personagens em cenas do Antigo Testamento e da mitologia. Entre os afrescos estão: os profetas: Isaías, Ezequiel, Jonas, Jeremias e Daniel, OPecado Original a Expulsão do Paraíso e a Criação de Adão.

Em 1512, a família Medici haviam retomado o poder em Florença, e os papas Leão X e Clemente VII, membros da família, encarregaram Michelangelo de realizar vários projetos em Florença, onde o artista residiu entre 1514 e 1534.

Em 1520 iniciou o projeto da capela mortuária na Igreja de São Lourenço, para abrigar os sepulcros da família Medici. Em 1524 foi encarregado de projetar a Biblioteca Laurenziana.

Em 1534, Michelangelo foi nomeado "arquiteto, escultor e pintor oficial do Vaticano" pelo Papa Paulo III, e fixou residência em Roma. Entre 1534 e 1541, durante o pontificado de Paulo III, Michelangelo pintou o grande afresco, o Juízo Final, na parede do altar da Capela Sistina, na Catedral de São Pedro.

A obra é composta de três planos diferentes: na parede superior aparece cristo em um gesto reprovador rodeado pelos "escolhidos", e a violenta luta dos anjos contra os "condenados". No plano inferior, os que não se salvaram aparecem caindo nos domínios infernais.

A ideia que define esse conjunto é a vingança: Cristo aparece como um juiz inflexível e a Virgem assustada, não contempla a cena. No afresco, Michelangelo só pintou nus, o que causou grande tumulto, e o Papa Paulo III pretendia destruir a obra, mas contentou-se em mandar o pintor Daniel de Volterra velar os nus mais ousados.

A Partir de 1547, quando tinha 73 anos, Michelangelo foi convidado para projetar a grande Cúpula da Basílica de São Pedro. Durante dezesseis anos o artista dirigiu os trabalhos de construção da cúpula com 42 metros de diâmetro e uma altura de 132,5 metros do chão.

O artista também se dedicou à poesia e escreveu o livro "Rimas". Próximo da sua morte desabafou em um poema "Na verdade, nunca houve um só dia que tenha sido totalmente meu".

Michelangelo faleceu em Roma, Itália, no dia 18 de fevereiro de 1564, com 88 anos de idade. Seu corpo foi enterrado na Basílica de Santa Cruz, em Florença.

 


Crédito/Fonte/Foto: EBIOGRAFIA

 

 

 


   



07/03/2024
TABELA PERIÓDICA: VOCÊ LEMBRA DOS ESTUDOS NELA?



Neste ano, comemora-se os 155 anos da Tabela Periódica. Ela é uma ferramenta que tem por objetivo organizar e agrupar todos os elementos químicos já descobertos pelo ser humano. Foi desenvolvida em 1869 pelo químico russo Dmitri Mendeleev, o qual organizou elementos de propriedades semelhantes em grupos e os colocou em ordem crescente de massa.

Em 1913, a Tabela Periódica foi aprimorada pelo físico inglês Henry Moseley, depois de seu método de determinação dos números atômicos. Dali em diante, os elementos foram colocados em ordem crescente de números atômicos, tomando a forma que hoje conhecemos.

Em comemoração aos seus 155 ano, a coluna cita um breve resumo sobre a Tabela mais importante da ciência. Confira:

 

  • A Tabela Periódica organiza todos os elementos já descobertos pelos seres humanos.
  • Os elementos químicos são colocados em ordem crescente de número atômico.
  • Nas suas colunas, chamadas de grupos, estão os elementos com propriedades físico-químicas semelhantes.
  • Nas suas linhas, chamadas de períodos, está indicada a camada eletrônica mais energética do elemento.
  • A Tabela tem várias subdivisões, diferenciando os elementos em metal ou ametal, representativos ou de transição, além de subdividi-los de acordo com sua distribuição eletrônica.
  • A Tabela Periódica após ser desenvolvida por Dmitri Mendeleev, em 1869, foi sendo aprimorada ao longo dos anos até sua forma atual.

 


   



05/03/2024
LEMBRAM DO FABULOSO? O EX CRAQUE DO FUTEBOL PAGARÁ CONTA COM PERDA DE CARRO CINEMATOGRÁFICO



Os potiguares passarão a ver nas terras Cascudianas, brevemente, um Chevrolet Suburban, carro dos filmes americanos, avaliado em mais de 1.5 milhões de reais. O fato inusitado se deve a uma penhora realizada contra o ex-jogador Luís Fabiano, craque incontestável no futebol, mas controverso em seus negócios empresariais após aposentadoria dos gramados.

Segundo uma fonte ouvida pelo blog, o ex atleta é descrito como uma pessoa polêmica em seus empreendimentos. Agora, acaba de perder uma disputa empresarial, através do processo de execução de número 0847476-45.2016.8.20.5001, da 21ª Vara Cível da Capital do RN. Se negou a pagar os honorários advocatícios e teve seu “carrão” penhorado.

É relativamente comum ver atletas com sucesso no campo de jogo enfrentando desafios em seus negócios após a aposentadoria. A transição para o mundo empresarial pode ser complexa e requerer habilidades e conhecimentos diferentes dos necessários no esporte. É importante que tenham acesso a orientação e suporte profissional adequados ao fazer essa transição.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Foto: Ricardo Matsukawa / Terra


   



05/03/2024
QUEM É BERNARD ARNAULT?



Bernard Jean Étienne Arnault é um empresário francês, atual presidente e diretor executivo da LVMH, a maior empresa de artigos de luxo do mundo, e sendo atualmente a pessoa mais rica do mundo segundo a Forbes.

 

Juventude, estudos e formações acadêmicas
Arnault nasceu no seio de uma família de pequenos industriais. Na infância foi criado pela avó, que era a principal acionista das empresas da família.

 

Dividiu os estudos secundários entre a sua terra natal (Roubaix) e Lille, e ingressou posteriormente na Escola Politécnica.

 


Início na carreira e o crescimento
Ao encerrar os estudos, ingressou na função pública em Paris e optou pela carreira como engenheiro iniciando-a na empresa Ferret-Savinel. Teve uma ascensão notória na empresa, que começou com a promoção a diretor de construção aos 25 anos. Três anos depois tornou-se diretor-geral da empresa e em 1978, aos 29 anos, chegou à presidência dela.

 

 


Fora do país
Em 1981, assustado com a chegada dos comunistas, ao poder na França resolveu ir viver nos Estados Unidos, onde não teve muita sorte nos negócios.

 

 


Como um empresário
Começou a tratar do regresso a França e a reentrada no mundo dos negócios foi feita através da Boussac Saint-Frères, empresa do norte do país que operava na área dos têxteis e que detinha também a posse da conhecida Dior. Assim, em 1984 fez a sua primeira grande aquisição de empresas.

 

Naquele ano, assumiu a presidência da direção-geral das empresas Financière Agache S.A. e Dior. Tratou de reorganizar o grupo Financière Agache apostando numa estratégia de desenvolvimento assentado nas marcas de prestígio. Nesse sentido, a Christian Dior foi a marca escolhida para dar visão a esta estratégia. Lançou, então, uma marca própria de alta-costura com a ajuda do estilista Christian Lacroix.

 


Diversificação do ramo de atividades
Nos anos seguintes, adquiriu também os champanhes Moët e Krug e a casa Hennessy, de conhaques.

 

Em julho de 2008 a revista Forbes colocou-o como o maior acionista do Carrefour.

 


Na liderança empresarial
Em 1989 tornou-se o principal acionista do grupo LVMH (Louis Vuitton Moët Hennessy). Como seu presidente, criou o primeiro grupo mundial do setor do luxo.

 

Posteriormente, o empresário tornou-se também o presidente do conselho de administração do Grupo Arnault S.A. e da Companhia Financeira do Norte e através das suas holdings familiares fez diversos investimentos internacionais.

 

 

 

Crédito: Foto: Wikipédia

 


   



1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20