Entenda como a atual crise americana afeta o Brasil
Se a "segunda-feira negra", que abriu esta semana após a quebra do banco Lehman Brothers, pareceu um momento difícil para os investidores, ela ainda não é nada perto do que aconteceu nos Estados Unidos 79 anos antes. Em 24 de outubro de 1929, a "quinta-feira negra", a queda no valor da bolsa foi de um terço, e deu início a um longo período de dificuldades normalmente apontado como o princípio da Grande Depressão que assolou o país por toda a década seguinte.
"A queda da bolsa em 1929 foi apenas um sintoma do quanto a economia norte-americana estava com problemas. Por mais que o governo dissesse que as bases da economia estavam sólidas, a crise começou a mostrar o que estava por vir por toda a década seguinte, foi um sinal dos problemas econômicos que eram marcantes", explicou ao G1, o historiador Robert McElvaine, professor da Universidade Millsaps e autor do livro "A grande depressão".
Assim como em 2008, antes mesmo da data apontada como chave para a crise de 29, a economia já apresentava instabilidade. Enquanto atualmente o foco é nas hipotecas e no mercado imobiliário, na época o problema estava vinculado a uma forte especulação em um mercado sem nenhuma regulamentação, e um mercado consumidor reduzido por conta da recuperação européia após a Primeira Guerra Mundial.
"A sociedade norte-americana vivia um clima de euforia e de consumismo desenfreado, sem que o governo interviesse na economia mesmo com a redução do mercado global. Isso permitiu a especulação e, a partir dela, a crise financeira, uma crise econômica, de produção e de força de trabalho", disse o professor de extensão universitária COGEAE/PUC-SP Wagner Pinheiro Pereira, autor de "24 de outubro de 1929 - A queda da bolsa de Nova York".
Por mais que seja vista como o início dos enormes problemas que assolaram o país nos anos seguintes, os principais historiadores do período não apontam a quebra da bolsa como a principal causa da Depressão. Segundo eles, a política monetária do governo, que evitava intervir, foi a principal responsável. "Se o governo e o Banco Central americano tivessem liberado verbas de socorro em 1929, a Depressão poderia ter sido evitada", disse ao G1 Harold Bierman, professor de economia da Universidade Cornell.
"As bolsas caíram cerca de 40% em outubro de 1929, mas muitas ações recuperaram seu valor até o final daquele mesmo ano. Não era claro que a economia estava desabando naquela época, e muitas pessoas estavam otimistas", completou. Segundo ele, a quebra da bolsa não causou nenhum efeito direto na sociedade americana, por mais que o desespero dos investidores, que chegavam a se matar, seja uma das imagens mais marcantes deste momento da história.
"A Depressão, 24 meses depois, é que teve um enorme impacto na vida das pessoas, quebrando o sistema bancário e fazendo o desemprego disparar", disse Bierman.
O professor McElvaine concorda com a interpretação, e aponta efeitos mais duradouros na cultura norte-americana. "A Depressão do anos 30 teve efeitos devastadores para um terço da população norte-americana, que ficou desempregada. Ela teve efeitos sociais e psicológicos, pois as dificuldades fizeram as pessoas refletirem sobre seus méritos pessoais e o que os fazia merecer as dificuldades. Era uma sociedade muito individualista, mas que acabou se tornando mais solidária na dificuldade."
"Simplificando: a crise levou os acionistas a colocarem suas ações à venda; devido ao excesso de ações no mercado e à falta de compradores, o preço caiu vertiginosamente. Pessoas ficaram arruinadas. Sem recursos, empresas passaram a conceder férias ou demitir empregados e a economia entrou em depressão - milhares de trabalhadores perderam seus empregos, bancos e fábricas faliram. - efeitos se alastraram mundialmente", disse Pereira.
Por pior que a situação da economia tivesse se tornado nos meses após a crise de 1929, foi somente em 1933, após a eleição do democrata Franklin Delano Roosevelt, que o governo passou a atuar de forma intensa para tentar contornar a Depressão. Foi nesta época que surgiu o "New Deal", um pacote de reformas para tentar recuperar a economia do país.
"Grandes obras públicas geravam emprego e salário; os salários aumentavam o nível de compra e venda de bens e produtos no mercado; para evitar a inflação, que poderia surgir com o aumento do volume de dinheiro no mercado, o governo passou a controlar os preços; os empréstimos foram concedidos para que os fazendeiros, agricultores pudessem pagar suas dívidas e retomar o crescimento", explicou Pereira.
A recuperação total da economia norte-americana, entretanto, só aconteceria no final da década de 30, quando teve início a Segunda Guerra Mundial, responsável por reativar todo o processo industrial do país.
A queda de mais de 7% da Bolsa de Valores de São Paulo, uma das mais afetadas durante a "segunda-feira negra" deste ano, fez analistas dizerem preocupados com o efeito mundial que uma crise norte-americana desencadearia atualmente. A ligação entre todas as economias causada pela globalização alimenta a tensão de um problema maior de que em 1929.
Em 1929, entretanto, "as economias internacionais já eram ligadas, e ações de um país podiam ter influência em todo o mundo", disse o economista Harold Bierman. "Hoje fala-se em globalização, mas isso já existia na época da quebra da bolsa. A economia global de hoje é mais independente do mercado financeiro, entretanto, e pode passar pela crise sem entrar em uma nova Depressão", completou.
O Brasil, como um país agrário que dependia dos mercados externos, foi duramente atingido pelo "crash" e a depressão norte-americana há quase oito décadas. "Podemos dizer que foi esta crise internacional que levou à queda nos preços do café, alterando o cenário político do país e trazendo Getúlio Vargas à cena nacional", disse Pereira.
"A Revolução de 1930 derruba essa elite, mas Vargas, como Roosevelt, percebeu que o café se tratava de um problema fundamental, já que era a base da economia nacional e fonte de emprego para milhões de brasileiros, assumindo então uma nova política de defesa da cafeicultura, na tentativa de equilibrar os preços e evitar a superprodução. Para isso, proibiu novas plantações durante 3 anos e passou a comprar e destruir todo o café estocado. Cerca de 80 milhões de sacas de 60 quilogramas. Somente no final da década de 1930 o café começou a recuperar os bons preços nos mercados internacionais", completou.
O TCU fez o relatório a pedido do Congresso Nacional. O documento aponta que, durante os quatro anos do governo Jair Bolsonaro, 4.104 pessoas condenadas pela Justiça conseguiram, renovaram ou mantiveram registro de CACs - caçadores, atiradores e colecionadores. Esse registro permite a compra e posse de armas como pistolas e rifles, além de centenas de munições.
Segundo o relatório, há uma série de fragilidades no controle de armas de fogo e de munições a cargo do Exército. A maioria, segundo os técnicos, vem de antes de 2019, mas se agravaram muito devido às flexibilizações das normas no governo Jair Bolsonaro.
G1
1496 - Henrique VII da Inglaterra emite carta-patente a Giovanni Caboto e a seus filhos, autorizando-os a descobrirem terras desconhecidas.
1616 - Livro de Nicolau Copérnico Das revoluções das esferas celestes é adicionado ao Índice de Livros Proibidos 73 anos depois de ter sido publicado pela primeira vez.
1770 - Massacre de Boston: cinco colonos anglo-americanos são mortos por tropas da metrópole britânica em um incidente que daria início à Guerra da Independência dos Estados Unidos cinco anos mais tarde.
1811 - Guerra Peninsular: uma força francesa sob o comando do Marechal Victor é enviada para tentar impedir que um exército anglo-hispano-português levante o Cerco de Cádis na Batalha de Barrosa.
1824 - Primeira Guerra Anglo-Birmanesa: os britânicos declaram oficialmente a guerra à Birmânia.
1825 - Roberto Cofresí, um dos últimos piratas bem-sucedidos do Caribe, é derrotado em combate e capturado pelas autoridades.
1830 - Circula o primeiro exemplar do Jornal Matutina Meiapontense, em Meia Ponte (Atual Pirenópolis, Goiás). Este é o Primeiro Jornal do Centro-Norte brasileiro.
1836 - Samuel Colt produz o primeiro modelo de revólver (calibre 34).
1850 - Inaugurada a Ponte Britannia, atravessando o Estreito de Menai, entre a ilha de Anglesey e a terra firme no País de Gales.
1860 - Parma, Toscana, Módena e Romanha aceitam em referendo se unir ao Reino da Sardenha.
1868 - Mefistofele, ópera de Arrigo Boito, estreia no La Scala.
1912 - Forças italianas usam pela primeira vez dirigíveis para fins militares, utilizando-os para missões de reconhecimento aéreo por detrás das linhas turcas.
1916 - O Príncipe de Asturias, um navio transatlântico que se dirigia ao porto de Santos, fazendo sua sexta viagem à América do Sul, naufraga, sendo o maior desastre naval em águas brasileiras, com mais de 1 000 mortes.
1940 - Seis membros do alto escalão do politburo soviético, incluindo Josef Stalin, assinam uma ordem para a execução de 25 700 poloneses da intelligentsia, incluindo 14 700 prisioneiros de guerra poloneses, no que será conhecido como o Massacre de Katyn.
1943 - Primeiro voo do caça a jato britânico Gloster Meteor e o único dos Aliados a entrar em ação antes do fim da Segunda Guerra Mundial.
1946 - Winston Churchill utiliza pela primeira vez a palavra "Cortina de Ferro" no seu discurso na Universidade Westminster em Fulton, Missouri nos Estados Unidos.
1953 - Joseph Stalin, Presidente do Conselho de Ministros da União Soviética, vem a falecer em Moscou após sofrer uma hemorragia cerebral quatro dias antes.
1965 - Intifada de Março: um levante de esquerda ocorre no Bahrein contra a presença colonial britânica.
1966 - Voo BOAC 911, uma aeronave Boeing 707, sofre uma falha estrutural causada por uma violenta turbulência e colide com o Monte Fuji, no Japão, matando todas as 124 pessoas a bordo.
1970 - Entra em vigor o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, após ser ratificado por 43 países.
1974 - Guerra do Yom Kippur: forças israelenses se retiram da margem ocidental do Canal de Suez.
1978 - Landsat 3 é lançado da Base da Força Aérea de Vandenberg na Califórnia.
1979 - Sondas soviéticas Venera 11, Venera 12 e o satélite solar germano-americano Hélios 2 são atingidos por raios gama.
1981 - ZX81, um pioneiro computador doméstico britânico, é lançado pela Sinclair Research e venderá mais de 1,5 milhão de unidades em todo o mundo.
1982 - Sonda soviética Venera 14 pousa em Vênus.
1990 - Começa a publicar-se o jornal Público em Portugal.
2015 - Nimrud, Dur Xarruquim e Hatra, sítios arqueológicos milenares e patrimônio cultural no Iraque, são destruídos por forças do Estado Islâmico.
2018 - Descoberto o local do naufrágio do USS Lexington no Mar de Coral, Oceano Pacífico.
2021 - Papa Francisco inicia uma visita de três dias ao Iraque em meio à pandemia de COVID-19.
A França se tornou o primeiro país do mundo a incluir na Constituição o direito ao aborto. Em sessão conjunta, a maioria do Congresso votou a favor da emenda proposta pelo governo de Emmanuel Macron.
Desde 1975, a lei permite o aborto na França até a 14ª semana de gestação. Na prática, a reforma constitucional dificulta mudanças na lei e cortes de recursos para o procedimento no sistema público de saúde.
A emenda foi uma reação dos políticos franceses à decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de suspender o direito ao aborto.
Fonte: https://mla.bs/b53dc16a
Crédito: Foto: G1
Tancredo Neves foi protagonista de um dos episódios mais insólitos da nossa história. Eleito presidente do Brasil, em 1985, passou mal um dia antes de sua posse, precisando ser internado e operado. Faleceu vítima das complicações de seu problema de saúde, e a presidência foi assumida pelo vice, José Sarney.
Estudou em dois colégios locais e quando terminou seu ensino básico, em 1927, procurou ingressar em alguma universidade para conquistar melhores oportunidades na vida. Na graduação, Tancredo foi obrigado a trabalhar para manter seus estudos, porque sua família não tinha a mesma condição financeira desde que seu pai havia falecido, em 1922.
Tentou ingressar nas carreiras de engenheiro, marinheiro e médico, mas fracassou ou desistiu dessas opções de carreira e acabou ingressando na área do Direito, quando se viu sem opções. A Faculdade de Direito ficava em Belo Horizonte, forçando Tancredo a mudar-se para a capital de Minas Gerais. Lá ele trabalhou em diferentes ofícios para poder sobreviver até a conclusão do seu curso, em 1932.
A partir de 1932, além de ter iniciado sua carreira de advogado, Tancredo também foi preso pela primeira vez, justamente por participar de um evento de apoio aos paulistas que participavam da Revolução Constitucionalista de 1932. No ano seguinte, Tancredo filiou-se a um partido político de pequena expressão e iniciou, oficialmente, o seu envolvimento com a política.
Em 1935, Tancredo Neves concorreu ao cargo de vereador em São João del-Rei e foi eleito como o candidato mais votado. Assumiu o posto e tornou-se presidente da Câmara de sua cidade. Essa experiência política de Tancredo durou pouco, porque, em novembro de 1937, o golpe do Estado Novo implantou uma ditadura e colocou fim na atuação do Legislativo em todo o país. Com isso, Tancredo retomou a sua carreira de advogado e seguiu nela até meados da década de 1940.
No segundo governo de Getúlio Vargas, Tancredo recebeu um convite do presidente para assumir o Ministério da Justiça em um dos momentos mais críticos da nossa história política. Tancredo Neves recebeu o papel de tentar frear a onda golpista que estava presente na política brasileira. Teve de lidar com os efeitos da crise causada pelo Atentado da Rua Tonelero, em agosto de 1954.
Além disso, Tancredo foi eleito em diferentes momentos durante a Quarta República para os cargos de deputado estadual e federal. Atuou diretamente para garantir a vitória de Juscelino Kubitschek na eleição presidencial de 1955, mas não ocupou nenhum cargo político durante esse governo. No decorrer de todo esse período, Tancredo esteve filiado ao PSD, o Partido Social Democrático.
Durante a tentativa de golpe com as iniciativas para impedir a posse de João Goulart (também chamado de Jango) como presidente, Tancredo Neves interveio com a solução que resolveu essa crise. A sua sugestão de o Brasil aderir ao parlamentarismo foi adotada e isso garantiu a posse de Jango em 7 de setembro de 1961.
Tancredo Neves foi escolhido como primeiro-ministro do Brasil e ocupou o posto por dez meses, mas renunciou pelas dificuldades do cargo. Ele candidatou-se a deputado federal e foi eleito em 1962.
Tancredo Neves aderiu ao partido da oposição aos militares, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O político mineiro nunca foi um opositor ferrenho e radical da postura, portanto, sempre preferiu uma posição menos radical e mais conciliatória. Com o desgaste dos militares no poder, Tancredo tornou-se um dos políticos mais influentes na luta pela redemocratização.
Em 1978, foi eleito senador e, em 1982, elegeu-se governador do estado de Minas Gerais, ao derrotar o candidato dos militares, Eliseu Resende. Tancredo obteve mais de 2,5 milhões de votos e a vitória, em um dos maiores colégios eleitorais do Brasil, referendou Tancredo para a disputa pela presidência que seria realizada em 1985.
Ele era favorável a esse tipo de votação, pois na eleição indireta ele seria o candidato ideal, já que a realização de uma transição democrática conciliada era muito mais fácil. Além disso, a eleição de Tancredo para a presidência teria menos oposição por parte dos militares. Na eleição direta, as chances de Tancredo ficavam reduzidas, porque o candidato mais forte para o voto popular seria Ulysses Guimarães.
A Emenda Dante de Oliveira não foi aprovada, e a eleição de 1985 foi decidida pelo voto indireto. Assim, a oposição articulou sua chapa, formada com Tancredo Neves na presidência e José Sarney para vice, para derrotar os militares. A escolha de Sarney foi estratégica e fazia parte de um plano de conquistar os votos de dissidentes do PDS, o partido dos militares.
A estratégia de Tancredo foi perfeita e ele venceu com 480 votos, 300 a mais do que o seu adversário, Paulo Maluf. Isso fez de Tancredo Neves presidente do Brasil com posse marcada para o dia 15 de março de 1985. A apreensão e expectativa de todo o país por esse acontecimento eram enormes.
A ideia era fazer a cirurgia no dia 17 de março, dois dias depois da posse, mas um mal-estar causado pelas fortes dores abdominais levou Tancredo a ser internado no Hospital de Base do Distrito Federal, na noite do dia 14 de março, ou seja, horas antes da posse. Constatou-se que Tancredo tinha uma infecção avançada e ele passou por cirurgia. Esse atendimento médico que Tancredo recebeu é entendido como questionável e cheio de falhas pelos historiadores.
Definiu-se que a posse da presidência seria realizada por José Sarney, algo que foi recebido com indignação, afinal, Sarney tinha sido apoiador dos militares durante toda a Ditadura Militar. A ideia era de que Tancredo reassumisse a presidência quando se recuperasse, mas isso nunca aconteceu. Tancredo passou por sete cirurgias, ficou semanas internado, primeiro em Brasília e depois em São Paulo, e não resistiu ao seu quadro.
O falecimento de Tancredo Neves aconteceu em 21 de abril de 1985. Seu corpo foi velado em São Paulo e ele foi enterrado em Minas Gerais. A presidência seguiu nas mãos de José Sarney e todo o processo de redemocratização do Brasil foi conduzido nesse período.
Aviões americanos lançaram no último sábado, dia 2, uma remessa de ajuda humanitária para os palestinos na Faixa de Gaza. A carga com 38 mil refeições foi lançada por aviões militares dos Estados Unidos sobre a Faixa de Gaza, na costa do Mar Mediterrâneo.
França, Egito e Jordânia também já fizeram lançamentos aéreos de alimentos. A distribuição americana foi coordenada com a Jordânia e teve apoio de Israel. Segundo as Nações Unidas, mais de 570 mil pessoas em Gaza estão passando fome.
Crédito: Foto: AFP
Zenzile Miriam Makeba, também chamada de "Mama Africa". Foi uma cantora, compositora, atriz, embaixadora da boa vontade da ONU e ativista pelos direitos humanos e contra o apartheid sul-africana. Seus gêneros musicais incluíam o jazz, World Music e Afro-Pop.
Nasceu em Joanesburgo, 4 de março de 1932, faleceu na Itália em 2008.
Crédito: Foto: The New York Times
Faleceu em Viena, Áustria, em 28 de julho de 1741.
Crédito: Imagem: web, pintor não identificado.
Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói, é uma ponte que atravessa a Baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Ela conecta os municípios do Rio de Janeiro e Niterói. Seu nome é em homenagem a Artur da Costa e Silva, presidente durante a ditadura militar brasileira que deu a ordem para a construção da estrutura.
A estrutura liga a Ponta do Caju (Rio de Janeiro) à Avenida do Contorno (Niterói). Antes do funcionamento da ponte, era necessário percorrer cerca de 120 km em estradas ou optar pelo uso de balsas. A escolha do traçado considerou o menor impacto no tráfego marítimo, o custo total menor que outras opções e a ligação aos subúrbios cariocas.
O seu projeto foi idealizado por Mario Andreazza, então Ministro dos Transportes. A obra demorou pouco menos de seis anos para ser concluída e foi entregue no dia 4 de março de 1974, sendo considerada, na época, a segunda maior ponte do mundo, perdendo apenas para a Ponte do Lago Pontchartrain, nos Estados Unidos.
Atualmente, é a segunda ponte mais extensa da América Latina e a maior do hemisfério sul em concreto protendido. A estrutura recebe mais de 150 mil passageiros por dia, segundo informações da concessionária Ecoponte, em dias de fluxos normais. Também é conhecida como o maior vão em linha reta do mundo e o maior conjunto de estruturas protendidas da América.
Crédito:Fonte:Imagem: Wikipédia
306 - Martírio de Santo Adriano de Nicomédia.
938 - Traslado das relíquias do mártir Venceslau I, Duque da Boêmia, Príncipe dos Tchecos.
1152 - Frederico I Barbarossa é eleito rei dos germanos.
1238 - Batalha do Rio Sit travada na parte norte da atual Oblast de Iaroslavl da Rússia entre as hordas mongóis de Batu Cã e os russos sob o comando de Jorge II de Vladimir-Susdália durante a Invasão mongol da Rússia.
1386 - Ladislau II Jagelão é coroado Rei da Polônia.
1461 - Guerra das Rosas: o rei Henrique VI de Inglaterra é deposto por seu primo, que então se torna o rei Eduardo IV.
1493 - Explorador Cristóvão Colombo chega a Lisboa a bordo do navio Niña após sua viagem do que são agora as Bahamas e outras ilhas do Caribe.
1519 - Hernán Cortés chega no México em busca da civilização Asteca e de suas riquezas.
1665 - Carlos II de Inglaterra declara guerra aos Países Baixos dando início à Segunda Guerra Anglo-Holandesa.
1774 - William Herschel é o primeiro a avistar a Nebulosa de Órion.
1776 - Guerra de Independência dos Estados Unidos: o Exército Continental fortifica Dorchester Heights com canhão, levando as tropas britânicas a abandonar o Cerco de Boston.
1790 - França é dividida em 83 departamentos, em substituição às antigas províncias na tentativa de erradicar os conceitos de lealdade associados às posses feudais de terras.
1791 - A Lei Constitucional de 1791 é introduzida pela Câmara dos Comuns britânica em Londres, que prevê a separação do Canadá em Baixo Canadá (Quebec) e Alto Canadá (Ontário).
1813 - Cirilo VI de Constantinopla é eleito Patriarca Ecumênico de Constantinopla.
1826 - Buenos Aires é escolhida capital da Argentina.
1848 - Carlos Alberto da Sardenha assina o Statuto Albertino que mais tarde representará a primeira constituição do Regno d'Italia.
1890 - Inaugurada a ponte mais longa da Grã-Bretanha, a Ponte do Forth, na Escócia, com uma extensão de 520 m, pelo Príncipe de Gales, mais tarde rei Eduardo VII.
1878 - O Papa Leão XIII restabelece a Igreja Católica na Escócia, recriando sés e nomeando bispos pela primeira vez desde 1603.
1899 - Ciclone Mahina varre o norte de Cooktown, Queenslândia, com uma onda de 12 metros de altura que atinge até 5 quilômetros para o interior, matando mais de 300 pessoas.
1913 - Primeira Guerra dos Bálcãs: o exército grego enfrenta os turcos em Bizani, resultando em vitória dois dias depois.
1933 - O Parlamento da Áustria é suspenso por causa de uma disputa sobre o procedimento - O chanceler Engelbert Dollfuss inicia um governo autoritário por decreto.
1943 - Segunda Guerra Mundial: a Batalha do Mar de Bismarck no sudoeste do Pacífico chega ao fim.
1944 - Segunda Guerra Mundial: a USAAF inicia uma campanha de bombardeio diurno de Berlim.
1957 - Introduzido o índice de bolsa de valores S&P 500, substituindo o S&P 90.
1960 - O cargueiro francês La Coubre explode em Havana, Cuba, matando aproximadamente 100 pessoas.
1962 - Um Douglas DC-7 da Caledonian Airways cai logo após a decolagem de Camarões, matando 111 pessoas - a pior queda de um DC-7.
1966 - DC-8-43 da Canadian Pacific Air Lines explode ao pousar no Aeroporto Internacional de Tóquio, matando 64 pessoas.
1966 - Em entrevista ao London Evening Standard , John Lennon, dos Beatles, declara que eles são "Mais populares que Jesus".
1974 - Inaugurada a Ponte Rio-Niterói, com 12,9 km de extensão e vão central de 300 m, ligando as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, no Brasil.
1976 - A Convenção Constitucional da Irlanda do Norte é formalmente dissolvida na Irlanda do Norte, resultando no governo direto da Irlanda do Norte por Londres pelo parlamento britânico.
1977 - O terremoto de Vrancea, teve uma magnitude de 7,5, no leste e sul da Europa mata mais de 1 500 pessoas, principalmente em Bucareste, Romênia.
1980 - O líder nacionalista Robert Mugabe obtém uma vitória eleitoral arrebatadora para se tornar o primeiro primeiro-ministro negro do Zimbábue.
1985 - Food and Drug Administration aprova um exame de sangue para infecção por HIV, usado desde então para rastrear todas as doações de sangue nos Estados Unidos.
1986 - Começam a retornar as imagens do Cometa Halley e as primeiras imagens do seu núcleo feitas pela sonda espacial soviética Vega 1.
1990 - Ônibus Espacial: o Atlantis retorna do espaço após cumprir a missão STS-36.
1994 - Ônibus espacial: STS-62 (Columbia 16) é colocado em órbita.
1996 - Sonda NEAR Shoemaker captura imagens do Cometa Hyakutake.
1999 - Lançado em Paris o Manifesto 2000, por uma Cultura de Paz e Não-Violência.
2001 - Ponte Hintze Ribeiro em Entre-os-Rios, perto do Porto, cai. Morrem 59 pessoas.
2009 - Tribunal Penal Internacional (TPI) emite um mandado de prisão para o presidente sudanês, Omar al-Bashir, por crimes de guerra e crimes contra a humanidade em Darfur. Al-Bashir é o primeiro chefe de Estado em exercício do cargo a ser indiciado pelo TPI desde a sua criação em 2002.
2018 - Ex-espião do MI6 Sergei Skripal e sua filha são envenenados por um agente nervoso Novichok em Salisbury, Inglaterra, causando um tumulto diplomático que resulta em expulsões em massa de diplomatas de todos os países envolvidos.