02/03/2024
HÁ 28 ANOS OS MAMONAS ASSASSINAS PARTIRAM PARA OUTRA DIMENSÃO



A braslília amarela ficou vazia.

"Quanta gente, quanta alegria". Os shows dos Mamonas Assassinas faziam jus ao refrão de um de seus maiores sucessos, Chopis Centis. Ao misturar rock pesado com humor e referências à música popular, os cinco rapazes de Guarulhos, São Paulo, venderam 1,8 milhão de discos com apenas um álbum e sete meses de estrada.

A carreira meteórica durou pouco. Na madrugada do dia 2 para 3 de março de 1996, o jatinho alugado de prefixo PT-LSD que transportava o grupo se chocou contra a Serra da Cantareira, em São Paulo. Alexandre Alves, o Dinho; o guitarrista Bento Hinoto; o tecladista Júlio Rasec; o baixista Samuel Reoli; o baterista Sérgio Reoli; o segurança Sérgio Saturnino; o roadie (técnico de apoio) Isaac Souto; o piloto Jorge Luís Martini e o copiloto Alberto Yoshiumi Takeda morreram na hora. A banda voltava de uma apresentação em Brasília para passar a noite com as famílias, antes de partir para uma turnê em Portugal. Os Mamonas deixaram órfãs dezenas de milhares de fãs, a maioria crianças.

 

 

 

FONTE: Globo Memórias


   



02/03/2024
PRESIDENTE JANGO



Registrado João Belchior Marques Goulart (1919 - 1976), politicamente chamado de João Goulart e conhecido popularmente como Jango, foi um advogado e o 24º presidente do Brasil, de 1961 a 1964, quando foi deposto pelos militares no Golpe de Estado de 1964. Antes disso, também foi o 14.º vice-presidente do Brasil, de 1956 a 1961, durante os governos dos presidentes Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros. Jango foi eleito vice-presidente com mais votos que o próprio presidente JK, tornou-se o primeiro político brasileiro a ser reeleito para um segundo mandato consecutivo de um mesmo cargo na esfera do Poder Executivo - no caso, a Vice-Presidência da República.
 

A família de Goulart era de ascendência açoriana, sendo ele filho de Vicente Goulart, estancieiro do Rio Grande do Sul que tinha grande influência na região - o que ajudou Jango a entrar para a política. Formou-se em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1939. Foi deposto pelo Golpe Militar de 1964, liderado pelo alto escalão do Exército.

 

As Reformas de Base propostas por Jango, mas não implementadas, moldaram o Estado brasileiro depois da redemocratização, inspirando a Constituição brasileira de 1988.

 

 

 

 

Crédito: Foto: Getty Images/VEJA
FONTE: Wikipédia

 


   



02/03/2024
QUEM FOI FRÉDÉRIC CHOPIN?



Frédéric Chopin, (1810-1849) foi um músico polonês, radicado na França, considerado um dos mais importantes compositores para piano.

Essencialmente pianístico, é autor de prelúdios, noturnos, sonatas, baladas, concertos, sendo admirado no mundo inteiro.

Frédéric François Chopin (Frederyk Franciszek Chopin, em polonês) nasceu em Zelazowa Wola, na Polônia, provavelmente no dia 22 de fevereiro de 1810. Foi apelidado pela família de "Fricek."

Seu pai, Nicolas Chopin, neto de imigrantes franceses, era capitão do exército rebelde e professor de francês. Sua mãe, a pianista polonesa Tekla Justina, era de origem aristocrática.


Infância e formação
Quando Chopin nasceu, sua família estava morando em uma propriedade do conde Skarbek, pois seu pai havia sido contratado para orientar na educação do filho do conde. Anos depois, por indicação do conde, Nicolas passou a lecionar no Liceu recém-inaugurado em Varsóvia.

Depois, a família passou a ocupar um amplo apartamento, no Palácio Sassone, onde Chopin cresceu em meio à aristocracia polonesa, que buscava aulas de piano com sua mãe e conversações em francês com seu pai.

Ainda criança, Chopin estudava piano com sua irmã mais velha, Ludwika. Em 1816, começou a estudar com o professor Adalbert Zywny.

Em 1817, com sete anos, Chopin viu sua primeira obra a "Polonaise em Sol Menor" ser publicada em uma revista. Em 1818, fez sua primeira apresentação em um recital realizado no Palácio Radziwill, quando executou o Concerto em Mi Bemol, de Adalbert Gyrowetz.

Seu pai insistia em uma formação solida e o matriculou no Liceu para estudar latim, grego, história e filosofia. Em 1822, passou a estudar com Joseph Elsner, diretor do Conservatório de Varsóvia.

Em 1826, Chopin se formou no Liceu, com menção honrosa em literatura e história. Para comemorar o sucesso, compôs "Polonaise em Si Bemol Menor".

Durante os estudos no conservatório, Chopin escreveu diversas composições, entre elas a "Fantasia Sobre Árias Polonesas", Opus 13."

Em julho de 1829, chegou ao fim o curso no Conservatório. Em seu diploma estava anotado: "Capacidade excepcional. Gênio musical".


Chopin em Viena
Em 1829, Chopin fez sua primeira visita a Viena, quando procurou um editor para oferecer-lhe suas obras. O comerciante sugeriu que Chopin realizasse uma apresentação pública.

Foi assim que, em agosto de 1829, ele faz sua estreia empolgando a plateia vienense, que exigiu uma reapresentação na semana seguinte.

Chopin ficou só algumas semanas em Viena e, em 17 de março de 1830, estava nos palcos do Teatro Nacional de Varsóvia, onde apresentou o "Concerto em Fá Menor, Opus 21 para Piano e Orquestra", que compôs em homenagem a seu amor secreto Constantia Gladkowska.

Em 1831, com 21 anos, Chopin fez sua segunda visita à Viena. Desta vez ele tinha a sensação de que estava deixando a pátria para sempre. Na bagagem levava uma caixinha de prata com um pouco da terra da cidade em que nascera.

Desta vez, a Viena que ele encontrou estava bem diferente daquela que o havia acolhido antes. Dezenas de pianistas disputam um lugar e as salas de concertos só aceitam contratos com meses de antecedência. Apenas nomes famosos despertam o interesse do público.

As dificuldades tornam-se maiores ao saber da decisão russa de usar o exército da Polônia para sufocar o movimento nacionalista dos belgas. E numa carta à família ele desabafa: "Afinal, o que estou fazendo aqui?"

Atormentado por tanta incerteza, ele compõe duas peças sombrias e dramáticas: "Scherzo em Si Menor" e a Balada em Sol Menor.


Chopin em Paris
Chopin resolveu seguir para a França. No caminho, passou por Linz, Salzburgo, na Áustria. Demorou-se em Munique e seguiu para Stuttgart na Alemanha, onde ficou sabendo que na Polônia o levante não teve êxito, e diversas pessoas foram levadas para as prisões na Sibéria.

Sob o impacto desse desgosto e quase sem dinheiro, ele escreveu o "Opus 10", posteriormente conhecido como "Revolucionário".

Ao chegar em Paris, o pianista traduziu seu nome para Frédéric François Chopin. Com uma carta de apresentação que levara para Ferdinand Paer, logo foi apresentado aos mais destacados músicos da cidade.

Kalkbrenner, apesar de lhe indicar mais três anos de estudo, o levou para uma das mais famosas salas de concerto de Paris.

Com a colaboração do pianista Hiller e o violoncelista Franchomme, Chopin organiza sua primeira apresentação pública na França. Assim, em fevereiro de 1832, Chopin se apresenta em um concerto coletivo com mais cinco pianistas.

Depois, Chopin demonstrou seu estilo, sutil e delicado. O público explodiu em aplausos, e artistas como Franz Liszt e Mendelssohn o cumprimentaram efusivamente.

Sem receber correspondências da família e morando em um apartamento sem aquecimento, encontra-se casualmente com o príncipe Radziwill, que já havia sido seu protetor e que logo prontifica-se para ajudá-lo.

Chopin volta aos salões aristocráticos e passa a dar aulas para as pessoas mais ricas de Paris. Depois da penúria, instala-se em um luxuoso apartamento, compra carruagem, contrata cocheiro e criados.

Em 1833, publica numerosas criações, mas muitas ficam na gaveta, por cobrar preços exagerados. Essas obras só foram publicadas após sua morte.

São desse período as "Cinco Mazurcas, Opus 7", o "Trio para Piano, Violino e Violoncelo" e os "Três Noturnos, Opus 9".

Em 1834, Chopin fez uma excursão pela Alemanha. Por onde passou a aclamação foi unânime. Recebeu muitos convites para ficar, o compositor Robert Schumann foi um dos mais insistentes.

De volta para a França, finalmente recebeu a visita da família, sem saber que seria a última despedida.

Partiu para Dresden, onde encontrou um antigo colega do Liceu. Encantado pela irmã do amigo, Maria Wodzinska, antes de sair da cidade lhe dedica a "Valsa n.º 9 em Lá Bemol Maior" - hoje conhecida como "Valsa do Adeus".

Quanto volta a Paris, está feliz e escreve obras alegres como o "Bolero, Opus 9", o "Scherzi em Si Menor, Opus 20" e as "Quatro Mazurcas, Opus 24".


Doença, amores e morte
Em 1835, Chopin adoeceu vítima da tuberculose, e foi obrigado a recusar convites para recitais. Em 1836 fica noivo de Maria e a pede em casamento.

De volta a Paris, as cartas de Maria se tornam raras, e em 1837 vem a ruptura. Deprimido, reúne todas as cartas e escreve no maço "Moja Bieda", isto é, "Minha Desgraça".

Nesse período difícil, Chopin continua a lecionar e compõe as "Quatro Mazurcas, Opus 33", os "Doze Estudos, Opus 25", os "Dois Noturnos, Opus 32", entre outras.

No final de 1837, Liszt lhe apresenta a escritora "Aurore Dudevant", que assinava com o pseudônimo de "George Sand", que lhe provoca a observação: "Mulher estranha, Será mesmo mulher? Chego quase a duvidar".

Chopin era uma pessoa frágil, doente e pessimista, Sand era saudável, impetuosa e extrovertida. Ele estava com 27 anos e ela com 34. Depois da antipatia inicial, George Sand passou a ir com frequência de sua casa de campo em Nohant para ver Chopin em Paris.

Em 1837, Chopin compõe "Marcha Fúnebre". Sua relação assumiu caráter definitivo em 1838. Depois de vender os "24 Prelúdios, Opus 28", Chopin, Sand e seus dois filhos partiram para a ilha de Maiorca, mas com as chuvas e a umidade a saúde de Chopin se agravou.

Obrigados a se retirar da cidade, se instalam no Convento de Valdemosa, antiga edificação abandonada, fora do povoado.

Com a doença piorando, Chopin buscou tratamento em Barcelona, Marselha e na casa de Sand, em Nohant. Em 1839, se recuperando, compõe: "Noturnos, Opus 37", a "Sonata em Si Bemol Menor, Opus 35" e o "Scherzo em Dó Sustenido Menor, Opus 39".

De volta a Paris, debilitado, precisando de cuidados, recebe ajuda dos amigos, que se cotizavam para pagar as despesas, Vive em um apartamento alugado na Place Vendome. O relacionamento com Sand chegou ao fim em 1846.

Em fevereiro de 1848, com as melhoras na saúde, Chopin realizou seu último concerto, na Sala Pleyel. Em abril, em companhia da aluna Jane Stirling, parte para a Inglaterra, onde leciona e realiza diversos concertos, um deles, em benefício dos exilados poloneses.

A luta de Chopin contra a morte se estendeu por longos meses e diariamente recebia visitas de pessoas importantes da sociedade francesa, entre eles Eugene Delacroix.

Frédéric Chopin faleceu em Paris, França, no dia 17 de outubro de 1849. A pequena caixa de prata que Chopin trouxera de sua pátria foi aberta, e um punhado de terra polonesa foi colocado em sua sepultura. Cumpria-se seu último desejo. Sand não compareceu ao funeral.


Composições de Chopin
Chopin publicou Sonatas, Baladas, Concertos, Noturnos, Estudos e Prelúdios, entre eles se destacam:

Polonaise em Sol Menor (1817)
Estudos Op. 10, n.º 12
Polonaise em Si Bemol Maior (1826)
Concerto em Fá Menor, Op. 21 (1829)
Noturno, Op. 15 (1830)
Noturnos, Op. 9 (1833)
Mazurcas, Op. 7 (1833)
Valsa n.º 9 em Lá Bemol Maior (Valsa do Adeus, 1834)
Bolero, Op. 9 (1835)
Concerto Para Piano n.º 1
Balada em Sol Menor, Op. 23 (1836)
Marcha Fúnebre (1837)
Quatro Prelúdios, Op. 28 (1838)
Sonata n.º 2 (1839)
Prelúdio para Piano, Op. 28 (1839)
Estudos, Op. 10 (Revolucionário, 1839)
Valsa do Minuto, Op. 64, n.º 1


FONTE: EBIOGRAFIA

 


   



02/03/2024
2 DE MARÇO

537 - Cerco de Roma: O exército ostrogodo sob o comando do rei Vitige inicia o cerco da capital.

986 - Luís V torna-se o último rei carolíngio da Frância Ocidental após a morte de seu pai, Lotário.

1331 - Queda de Nicéia para os turcos otomanos após um cerco.

1458 - Jorge de Poděbrady é escolhido para ser o rei da Boêmia.

1476 - Guerras da Borgonha: a Antiga Confederação Suíça vence a Carlos, o Ousado, Duque da Borgonha.

1484 - Colégio de Armas é formalmente incorporado pela Carta Régia assinada pelo rei Ricardo III da Inglaterra.

1498 - Navegador e explorador português Vasco da Gama completa o contorno da costa africana e aporta na Ilha de Moçambique.

1630 - Invasões holandesas do Brasil: holandeses tomam o Forte de São Jorge Velho, Recife.

1657 - Grande incêndio de Meireiki: um incêndio em Edo (atual Tóquio), no Japão, provoca mais de 100.000 mortes e dura três dias.

1807 - O Congresso dos Estados Unidos aprova a Lei de Proibição da Importação de Escravos, proibindo a importação de novos escravos para o país.

1811 - Guerra de Independência da Argentina: uma frota monarquista derrota uma pequena flotilha de navios revolucionários na Batalha de San Nicolás, no Rio da Prata.

1836 - Revolução do Texas: é adotada a Declaração de independência da República do Texas do México.

1855 - Alexandre II torna-se imperador da Rússia.

1882 - A Rainha Vitória escapa por pouco de uma tentativa de assassinato de Roderick Maclean em Windsor.

1896 - Batalha de Adwa: o Exército Italiano é derrotado pelo Exército Etíope em Adwa, Etiópia.

1867 - O Congresso dos Estados Unidos aprova a primeira Lei de Reconstrução.

1897 - Guerra de Canudos: um terceiro ataque é realizado pela expedição de Antônio Moreira César, composta de 1 200 homens.

 

1901
Congresso dos Estados Unidos aprova a Emenda Platt, limitando a autonomia de Cuba como condição para a retirada das tropas americanas.
A United States Steel Corporation é fundada como resultado da fusão entre a Carnegie Steel Company e a Federal Steel Company, que se tornou a primeira corporação do mundo com um capital de mercado superior a US$ 1 bilhão.

 

1917 - A promulgação da Lei Jones-Shafroth concede aos porto-riquenhos a cidadania dos Estados Unidos.

1919 - Primeira Internacional Comunista se reúne em Moscou.

1921 - É nomeado em Portugal o 29.º governo republicano, chefiado pelo presidente do Ministério Bernardino Machado.

1932 - O presidente finlandês Pehr Evind Svinhufvud faz um discurso no rádio, que quatro dias depois finalmente encerra a Rebelião de Mäntsälä e o Movimento de Lapua de extrema direita que a iniciou.

1933 - King Kong estreia no Radio City Music Hall de Nova Iorque.

1939 - Cardeal Eugenio Pacelli é eleito papa e toma o nome de Pio XII.

1941 - Segunda Guerra Mundial: As primeiras unidades militares alemãs entram na Bulgária depois dela se juntar às Forças do Eixo.

1943 - Segunda Guerra Mundial: Batalha do Mar de Bismarck: Estados Unidos e as forças australianas afundam navios do comboio japonês.

1955 - Norodom Sihanouk, rei do Camboja, abdica do trono em favor de seu pai, Norodom Suramarit.

1956 - Marrocos declara sua independência da França.

1962 - Na Birmânia, o exército liderado pelo general Ne Win toma o poder em um golpe de Estado.

1965 - Tem início a Operação Rolling Thunder, uma campanha de bombardeio sustentado contra o Vietnã do Norte feita por forças aéreas e navais dos Estados Unidos e do Vietnã do Sul.

1969 - Em Toulouse, França, é realizado o primeiro voo de teste do Concorde.

1970 - Rodésia rompe formalmente seus vínculos com a Coroa britânica e declara-se uma república.

1972 - Sonda espacial Pioneer 10 é lançada de Cabo Canaveral, Flórida com a missão de explorar planetas distantes.

1977 - Líbia se torna a Jamahiriya Árabe Popular Socialista da Líbia, quando o Congresso Geral do Povo aprovou a "Declaração do Estabelecimento da Autoridade Popular".

 

1978
O tcheco Vladimír Remek se torna o primeiro homem não-russo e não-americano a ir para o espaço, quando é lançado a bordo da nave espacial soviética Soyuz 28.
O caixão do icônico ator Charlie Chaplin é roubado de seu túmulo na Suíça.

 

1983 - CDs e players são lançados pela primeira vez nos Estados Unidos e em outros mercados. Anteriormente, estavam disponíveis apenas no Japão.

1989 - Doze nações da Comunidade Económica Europeia concordam em banir a produção de todos os clorofluorcarbonetos (CFCs) até o fim do século.

1990 - Nelson Mandela é eleito vice-presidente do Congresso Nacional Africano.

1991 - Batalha no campo de petróleo de Rumaila põe fim à Guerra do Golfo de 1991.

 

1992
Início da Guerra da Transnístria.
Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, San Marino, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão tornam-se membros da Nações Unidas.

 

1995 - Pesquisadores do Fermilab anunciam a descoberta do quark top.

1996 - Os integrantes da banda de rock brasileira Mamonas Assassinas morrem em um acidente aéreo na Serra da Cantareira em São Paulo.

1998 - Dados enviados da sonda espacial Galileu indicam que a lua de Júpiter, Europa tem um oceano líquido sob uma grossa camada de gelo.

2002 - Guerra afegã-americana: início da Operação Anaconda, (que termina em 19 de março depois de matar 500 militantes talibãs e da Al-Qaeda, com 11 mortes nas tropas ocidentais).

2004 - Guerra do Iraque: Al-Qaeda realiza o Massacre de Ashoura no Iraque, matando 170 pessoas e ferindo mais de 500.

2008 - Hugo Chávez e Rafael Correa, presidentes da Venezuela e do Equador, fecham suas embaixadas na Colômbia e mobilizam tropas na fronteira entre os três países, provocando grave crise diplomática entre os três países.

 

2017
Elementos moscóvio, tenesso e oganesson são adicionados oficialmente à tabela periódica em uma conferência em Moscou, Rússia.
Exército Sírio, com apoio da Força Aérea Russa, retoma pela segunda vez o controle de Palmira do Estado Islâmico.

 


   



02/03/2024
VOCÊ SABIA?



Que a apresenta do programa Hoje em Dia da Record - Ana Hickmann, foi eleita pela revista GQ Itália uma das 10 mulheres mais bonitas do mundo em 2001. Em 2000, ela já havia sido registrada no Guinness Book como a modelo das pernas mais longas, com 1,20m de comprimento.

 

 

CRÉDITO: FOTO: FACEBOOK oficial Ana Hickmann

 


   



29/02/2024
QUEM FOI JULES SAUER?



Jules Sauer, foi um daqueles homens que conseguiu gravar o nome na história joalheira do mundo.

Mas como todo grande homem, Jules Sauer não tem uma história comum.

Apesar de ter nascido na região da Alsácia, na França, Jules se mudou com a família para a Bélgica.


JULES ROGER SAUER AINDA JOVEM.

Com o início da segunda guerra mundial, o fundador da Amsterdam Sauer se viu obrigado a fugir da ameaça nazista.

Sauer, na época com 18 anos, fugiu para a Espanha de bicicleta. Foram 1.500 quilômetros até chegar ao país vizinho.

Como não portava documentos, Jules Sauer foi detido pela polícia local.

Mas a determinação de recomeçar a vida em outro lugar, foi maior.

Jules conseguiu fugir da detenção e foi para Portugal, onde percorreria de navio o caminho até o Brasil.

Chegando ao Brasil, Jules começou a trabalhar como professor de Francês, até que um dos seus alunos lhe convidasse para trabalhar com pedras preciosas em Minas Gerais.


O INÍCIO DA CARREIRA COMO PEDRISTA SE DEU À CONVITE DE UM DE SEUS ALUNOS DE FRANCÊS.

Iniciava-se aí a trajetória de Sauer pelo mundo Joalheiro.

O Francês rapidamente se destacou entre os funcionários. Parecia que ele possuía um dom nato para lidar com gemas preciosas.

Era um exímio lapidador e grande entendedor de gemas.

Não demorou muito para Jules começar o seu próprio negócio.

Em 1941 era fundada, na cidade de Belo Horizonte a Lapidação Amsterdam Limitada.


NA DÉCADA DE 40, QUE SAUER DEU INÍCIO AOS SEUS NEGÓCIOS.

Jules começou a capacitar novos lapidadores, ao mesmo tempo em que se embrenhava pelo Brasil à fora em busca de gemas raras de origem nacional.

Os negócios de Sauer cresciam rapidamente e ele precisava de uma secretária.

Um estudante de contabilidade, chamada Zilda Waks, se candidatou e ficou com a vaga.

Rapidamente a nova secretária, tomava as rédeas administrativas da empresa e do coração do senhor Sauer.

Eles se casaram em 1950 no Rio de Janeiro.


A FAMÍLIA SAUER.

A Lapidação Sauer já tinha seu nome consolidado. A qualidade das gemas comercializadas e da lapidação era incontestável.

Mas Sauer queria mais.

Era hora de utilizar as gemas adquiridas nos mais inóspitos locais do Brasil para a confecção de Joias.

Jules queria fazer algo diferente e inovador. A ideia era que a gema fosse o artista principal na confecção da peça.

Na época a moda era adornar as peças com pequenas pedras.

Como o Brasil era carente em mão de obra qualificada Sauer "buscou" o artista belga Henrique Wijstraat para supervisionar sua oficina.

Rapidamente as peças confeccionadas pela empresa da Sauer ganharam notoriedade.

Cada vez mais, clientes de todo mundo tinham contato com as gemas exclusivas de origem nacional e com as belíssimas peças que elas adornavam.

Não restavam dúvidas, a família Sauer precisava abrir uma joalheria.


A INAUGURAÇÃO DA JOALHERIA AMSTERDAM SAUER FOI UM MARCO NA HISTÓRIA JOALHEIRA.

Em 1956 era inaugurada, no térreo no Edifício Chopin, bem ao lado do famoso Hotel Copacabana Palace, a primeira loja da Joalheria Amsterdam Sauer.

A escolha do endereço não poderia ser melhor.

Cada vez mais o Rio de Janeiro recebia ilustres visitantes os quais sempre se hospedavam no Copacabana Palace.

Rapidamente as Joias da Amsterdam Sauer caíram no gosto das celebridades de Hollywood.

Mas o fundador da Amsterdam Sauer, não pararia por aí.

Jules ainda foi responsável por diversos feitos históricos.


JULES E DANIEL SAUER. O GRANDE PEDRISTA PASSOU OS CONHECIMENTOS AO FILHO.

Na década de 50 Jules comprou parte da mais famosa água-marinha de nosso país.

A pedra batizada de Martha Rocha, pesava impressionantes 36 quilos e meio e recebeu este nome por causa dos lindos olhos azuis da Miss Brasil.

As Joias confeccionadas com as gemas provenientes da Água-marinha Marta Rocha rodaram o mundo.

Estimasse que hoje se reunidas, as peças provenientes da gema principal valeriam cerca de 50 milhões de dólares.

Na década seguinte, era a hora de apresentar para o mundo a esmeralda Brasileira.

Jules, em férias na Bahia com a família, foi convidado por garimpeiros a conhecer e identificar uma pedra de cor verde forte.

Inicialmente acreditava-se que se tratavam de berilos verdes.


O RECONHECIMENTO MUNDIAL DA ESMERALDA BRASILEIRA É OBRA DE SAUER.

Jules antão recorreu ao GIA - Gemological Institute of America, uma das entidades mais respeitadas no mundo quando o assunto é identificação de pedras preciosas.

A Esmeralda Brasileira, retirada na bacia do São Francisco, agora ganhava o mundo.

A empresa ainda se destacou pela apresentação para o mundo de algumas gemas exclusivamente nacionais, como o Topázio Imperial, retirado aqui em Minas Gerais na região de Ouro Preto.

Como já dissemos, não restavam dúvidas de que, quando o assunto era gemas preciosas, o imigrante Frances era mundialmente conhecido.

Faltava agora o reconhecimento da Joalheria Amsterdam Sauer.

E foi na década de 60 de isto aconteceu.

A Amsterdam Sauer, recebeu no ano de 1966 seu primeiro prêmio Diamond International Awards, a consagração máxima da joalheria mundial.


O ANEL CONSTELLATION PREMIADO MUNDIALMENTE.

A peça responsável pela premiação foi o anel Constellation, de criação do designer Marcel Küng.

Em 1992 foi a vez do bracelete Luna, de criação do Design Iany Inoue, receber o prêmio e em 2000 o colar Fireworks, criação da designer Bialice Duarte.

Jules Roger Sauer e sua esposa Zilda, gravavam para sempre o nome na história mundial das Joias e Gemas preciosas.

Jules e Zilda tiveram dois filhos, Daniel e Débora.

Zilda faleceu em 2013 e Jules nos deixou em 2017.

 

 

 


FONTE: https://www.comprajoiasbh.com.br/jules-sauer-um-icone-da-joalheria-fina-no-mundo

 


   



29/02/2024
HISTÓRIA: A BELA E HISTÓRICA CIDADE DE PARATY EM SEU CICLO DO OURO E A ESTRADA REAL



Com a descoberta de ouro pelos paulistas na Capitania de São Vicente (na atual região de Minas Gerais), a dinâmica de Paraty ganhou novo impulso já que a capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro por esse motivo. Em 1702, o governador da capitania do Rio de Janeiro determinou que as mercadorias somente poderiam ingressar na Colônia pela cidade do Rio de Janeiro e daí tomar o rumo de Paraty, de onde seguiriam para as Minas Gerais pela antiga trilha indígena, agora pavimentada com pedras irregulares, que passou a ser conhecida por Caminho do Ouro.

A proibição do transporte de ouro pela estrada de Paraty, a partir de 1710, fez os seus habitantes se rebelarem. A medida foi revogada, mas depois restabelecida. Este fato, mas principalmente a abertura do chamado Caminho Novo, ligando diretamente o Rio de Janeiro às Minas, tiveram como consequência a diminuição do movimento na vila.

A partir do século XVII registra-se o incremento no cultivo de cana-de-açúcar e a produção de aguardente. No século XVIII o número de engenhos ascendia a 250, registrando-se, em 1820, 150 destilarias em atividade. A produção era tão elevada que a expressão "Parati" passou a ser sinônimo de cachaça, produção artesanal que perdura até aos nossos dias.

 

 

CRÉDITO: FOTO: WIKIPÉDIA

 


   



29/02/2024
29 DE FEVEREIRO

888 - Odo, conde de Paris, é coroado rei da Frância Ocidental (França) pelo arcebispo Walter de Sens em Compiègne.

1504 - Cristóvão Colombo usa seu conhecimento de um eclipse lunar naquela noite para convencer os nativos jamaicanos a fornecer-lhe suprimentos.

1644 - Abel Tasman inicia sua segunda viagem ao Pacífico.

1712 - 29 de fevereiro é seguido do dia 30 de fevereiro na Suécia, a fim de abolir o calendário sueco e retornar ao juliano.

1720 - Rainha Ulrica Leonor da Suécia abdica em favor de seu marido, que se torna Rei Frederico I, em 24 de março.

1752 - Rei Alaungpaya funda a Dinastia Konbaung, a última dinastia da monarquia birmanesa.

1768 - Nobres poloneses formam a Confederação de Bar.

1796 - Emitido o alvará de criação da Real Biblioteca Pública da Corte e do Reino, atual Biblioteca Nacional de Portugal.

1916 - Tokelau é anexado pelo Reino Unido.

1936 - Termina em Tóquio o Incidente de 26 de Fevereiro.

1940
Finlândia inicia as negociações de paz da Guerra de Inverno.
Por sua atuação como Mammy em E o Vento Levou, Hattie McDaniel se torna a primeira afro-americana a ganhar um Oscar.

1944 - Segunda Guerra Mundial: as Ilhas do Almirantado são invadidas na Operação Brewer liderada pelo general americano Douglas MacArthur.

1952 - A ilha de Heligolândia retorna à jurisdição alemã.

1960 - Um terremoto destrói a cidade de Agadir, no Marrocos, e deixando 12 000 mortos e outros 12 000 feridos.

1972 - Guerra do Vietnã: Vietnamização: Coreia do Sul retira 11 000 de seus 48 000 soldados do Vietnã.

1988
O arcebispo sul-africano Desmond Tutu é detido, junto com uma centena de clérigos na Cidade do Cabo (África do Sul) durante protestos contra restrições estatais impostas às organizações antiapartheid cinco dias antes.
1ª emissão da rádio portuguesa TSF.

1992 - Primeiro dia do referendo sobre a independência da Bósnia e Herzegovina.

1996
Termina oficialmente o Cerco de Sarajevo.
O voo 251 da Faucett Perú cai nos Andes; todos os 123 passageiros e tripulantes morreram.

2000 - Segunda Guerra na Chechênia: oitenta e quatro paraquedistas russos são mortos em um ataque rebelde contra um posto de guarda perto de Ulus Kert.

2004 - Jean-Bertrand Aristide é retirado da presidência do Haiti por um golpe de Estado.

2012
Concluída a construção da Tokyo Skytree, a torre mais alta do mundo, com 634 metros de altura, e a segunda estrutura mais alta (construída pelo homem) na Terra, depois do Burj Khalifa.
A Coreia do Norte concorda em suspender o enriquecimento de urânio e os testes nucleares e de mísseis de longo alcance em troca da ajuda alimentar dos EUA.

2020
Os Estados Unidos e o Talibã assinam o Acordo de Doha para trazer a paz ao Afeganistão.
Durante uma manifestação, coletivos pró-governo disparam contra o presidente e presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, e seus apoiadores em Barquisimeto, na Venezuela, deixando cinco feridos.


   



27/02/2024
O PLANO PILOTO DE BRASÍLIA



O Plano Piloto de Brasília, no Distrito Federal, era originalmente a parte planejada através de um concurso nacional realizado em 1957 para definir o desenho urbano da nova capital brasileira. O projeto urbanístico foi elaborado por Lúcio Costa, vencedor do concurso, tendo sua forma inspirada pelo sinal da cruz, mas posteriormente um dos eixos foi arqueado para melhor se adaptar ao relevo da região.

O nome Plano Piloto, originalmente atribuído ao projeto urbanístico da cidade, passou a designar toda a área construída em decorrência deste plano inicial. Não existe, contudo, um consenso sobre o que seria o "Plano Piloto" hoje, bem como sobre a definição de Brasília em si. Plano Piloto é o nome da Região Administrativa I, que entre 1990 e 1997 foi chamada simplesmente de Brasília, sendo que partes ou outras regiões fizeram parte dela como Sudoeste/Octogonal e os Lagos Norte e Sul. Hoje o Plano Piloto, junto ao Parque Nacional de Brasília, constitui a chamada Região Administrativa do Plano Piloto.

Outra definição da área vai além do "avião", como é conhecido o desenho do projeto por se assemelhar a uma aeronave vista de cima: a área tombada do Conjunto Urbanístico de Brasília, segundo o decreto 10.829 de 1987: nela os limites do Plano Piloto são definidos pelo lago Paranoá, a leste; pelo córrego Vicente Pires, ao sul; pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), ao oeste; e pelo córrego Bananal, ao norte. Dessa forma, abrange áreas das regiões administrativas do Cruzeiro, do Sudoeste/Octogonal e da Candangolândia.

 

 

Crédito: Imagem: Wikípedia


   



27/02/2024
QUEM FOI LÚCIO COSTA?



Lúcio Costa (1902-1998) foi Arquiteto e Urbanista brasileiro. Autor do projeto do Plano Piloto da Cidade de Brasília, a capital do Brasil, obra que o consagrou como urbanista.

Lúcio Marçal Ferreira Ribeiro Lima Costa, conhecido como Lúcio Costa, nasceu na cidade de Touln, França, no dia 27 de fevereiro de 1902. Filho do almirante Joaquim Ribeiro da Costa, passou grande parte de sua infância viajando, em função do trabalho do pai.

Estudou no Royal Grammar School, em Newcastle, Inglaterra e no Collège National, em Montreal, Suíça. Em 1917, de volta ao Brasil e ingressa na Escola Nacional de Belas Artes, concluindo o curso de arquitetura e pintura, em 1924.

Entre os anos de 1922 e 1929, Lucio Costa manteve um escritório de arquitetura, em sociedade com Fernando Valentim, realizando projetos seguindo o estilo neoclássico.

Ainda em 1929 conhece a Casa Modernista de São Paulo, do arquiteto russo-brasileiro, Gregori Warchavchik.

Após a Revolução de 1930, a convite de Rodrigo Melo Franco, Lúcio Costa é nomeado diretor da Escola Nacional de Belas Artes, com o objetivo de implantar um curso de arquitetura moderna.

Convocou Warchavchik para dirigir o ensino de arquitetura e criou o salão livre de artes plásticas, que encampou oficialmente as experimentações artísticas.

Sua ação provocou reação violenta de professores e acadêmicos, que culminou com seu afastamento após uma grave que durou por seis meses.

No entanto, suas ideias e propostas foram vitoriosas e contribuíram de forma fundamental para a renovação do pensamento arquitetônico no país.

Em 1931, Lúcio Costa organizou no Rio de janeiro, o Salão Revolucionário e nesse mesmo ano é exonerado do cargo de diretor.

 


Grandes Projetos
Em 1935 é convidado pelo Ministro Gustavo Capanema para elaborar o projeto da nova sede do "Ministério da Educação e Saúde do Rio de Janeiro". Trabalha em conjunto com vários arquitetos, entre eles, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão e Oscar Niemeyer, sob a coordenação de Le Corbusier.

 

Em 1937, Lúcio Costa é nomeado diretor da Divisão de Estudos e Tombamentos, do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - SPHAN.

Em 1937, Lúcio Costa realizou o projeto do "Museu das Missões", em São Miguelinho, Rio Grande do Sul.

Em 1938, venceu o concurso para o projeto do "Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova Iorque", mas propôs que fosse escolhido o projeto de Oscar Niemeyer, segundo colocado, por julgá-lo melhor.

O pavilhão foi finalmente projetado pelos dois arquitetos, com a colaboração do norte-americano Paul L. Wiener. E tornou-se, ao lado do pavilhão sueco, o melhor projeto da feira.

Em 1944, realizou o "Projeto de seis edifícios residenciais" pra a urbanização do "Parque Guinle", em Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

 


Projeto de Brasília
Em 1957, Lúcio Costa venceu o concurso nacional para o plano-piloto de Brasília, a nova capital do Brasil, que seria construída no centro geográfico do país, em uma área do estado de Goias.

 

Vista do alto, a planta baixa da cidade assemelha-se a um avião. Em suas asas ficam as áreas comerciais e residenciais da cidade. Na parte central ficam os prédios do governo, os bancos e os espaços culturais.

Na "cabine do avião" localiza-se a Praça dos Três Poderes, onde estão o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Palácio da Justiça.

Lúcio Costa trabalhou junto com Joaquim Cardoso, Oscar Niemeyer, entre outros. As principais edificações foram criadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Brasília foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960.

Em 1960, recebeu o título de Professor Honoris Causa da Universidade de Harvard. Em 1964 é chamado para chefiar uma equipe para projetar a reconstrução de Florença, destruída por uma inundação.

Em 1969, elaborou o plano de urbanização da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, que abandonou diante de diversas irregularidades.

Em 1995, Lúcio Costa lança o livro autobiográfico: "Registro de uma Vivência", contendo projetos, ensaios críticos e cartas pessoais.

Lúcio Costa faleceu no Rio de Janeiro, no dia 13 de junho de 1998.

 

 

CRÉDITO: EBIOGRAFIA


   



1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20