425 - Fundação da Universidade de Constantinopla pelo imperador Teodósio II a pedido de sua esposa Élia Eudócia.
1531 - Criação da Liga de Esmalcalda.
1560 - O Tratado de Berwick é assinado pela Inglaterra e pelos Lordes da Congregação da Escócia, estabelecendo os termos sob os quais as forças armadas inglesas deveriam ser permitidas na Escócia, a fim de expulsar as tropas francesas de ocupação.
1594 - Henrique IV é coroado rei da França.
1617 - Suécia e Rússia assinam o Tratado de Stolbovo, encerrando a Guerra Ingriana e expulsando a Rússia do mar Báltico.
1700 - Descoberta pelos europeus a ilha de Nova Bretanha.
1782 - Guerra Revolucionária Americana: a Câmara dos Comuns do Reino Unido vota contra a continuação da guerra na América.
1812 - Guerra da Independência da Argentina: Manuel Belgrano levanta pela primeira vez a Bandeira da Argentina na cidade de Rosário.
1814 - Invasões Francesas: Batalha de Orthez. Nova vitória do Duque de Wellington sobre o marechal Nicolas Soult.
1844 - República Dominicana consegue a sua independência do Império do Haiti.
1870 - A atual bandeira do Japão é adotada pela primeira vez como bandeira nacional para os navios mercantes japoneses.
1898 - O rei Jorge I da Grécia sobrevive a uma tentativa de assassinato.
1900 - É fundado o Partido Trabalhista Britânico.
1914 - Expedição Científica Rondon-Roosevelt, chega ao Rio da Dúvida.
1921 - Fundada em Viena a União de Partidos Socialistas para a Ação Internacional.
1933 - Incêndio do Reichstag: o edifício do parlamento alemão em Berlim, o Reichstag, é incendiado; Marinus van der Lubbe, um jovem comunista holandês reivindica a responsabilidade. Os nazistas usaram este incidente para solidificar seu poder e eliminar os rivais políticos comunistas.
1940 - Martin Kamen e Sam Ruben descobrem o carbono-14.
1942 - Segunda Guerra Mundial: Batalha do Mar de Java com a derrota das Marinhas americana, inglesa, neerlandesa e australiana pela Marinha Imperial japonesa, em que abre o caminho a estes para a invasão das Índias Orientais neerlandesas.
1943 - Em Berlim, a Gestapo prende 1 800 judeus casados com alemãs, levando ao protesto de Rosenstraße.
1962 - Dois pilotos dissidentes da Força Aérea da República do Vietnã bombardeiam o Palácio da Independência em Saigon em uma tentativa fracassada de assassinar o presidente do Vietnã do Sul, Ngo Dinh Diem.
1963 - A República Dominicana recebe seu primeiro presidente eleito democraticamente, Juan Bosch, desde o fim da ditadura comandada por Rafael Trujillo.
1964 - O Governo da Itália pede ajuda para evitar que a Torre Inclinada de Pisa tombe.
1976 - Antigo território espanhol do Saara Ocidental, sob os auspícios da Frente Polisário, declara a independência como República Árabe Saaraui Democrática.
1984 - Plano Cruzado foi um conjunto de medidas econômicas lançado pelo governo brasileiro, O plano em si não era sustentável. Devido ao controle dos preços dos produtos e serviços, as mercadorias principiaram a escassear e a sumir.
1988 - Pogrom de Sumgait: a comunidade armênia em Sumgait, no Azerbaijão, é alvo de um violento pogrom.
1991 - Guerra do Golfo: o presidente dos Estados Unidos, George H. W. Bush, anuncia que "o Kuwait foi libertado".
1994 - Lançamento do Plano Real, a mais ampla medida econômica já realizada no Brasil. Mostrou-se um dos mais eficazes da história, reduzindo a inflação (objetivo principal), ampliando o poder de compra da população, e remodelando os setores econômicos nacionais.
2004 - Shoko Asahara, líder do culto japonês Aum Shinrikyo, é condenado à morte por planejar o Ataque com gás sarin ao Metrô de Tóquio em 1995.
2007 - Bolha de ações chinesa de 2007: a Bolsa de Valores de Xangai cai 9%, a maior queda diária em dez anos, após especulações sobre uma repressão a ofertas e negociações ilegais de ações e temores de aceleração da inflação.
2010 - Sismo de 8,8 na escala de magnitude de momento atinge partes centrais do Chile, deixando mais de 500 vítimas e milhares de feridos. O sismo desencadeou um tsunami que atingiu o Havaí pouco depois.
2015 - O político russo Boris Nemtsov é assassinado em Moscou enquanto caminhava com sua namorada.
2019 - Força Aérea do Paquistão com um JF-17 Thunder derruba o Mig-21 do piloto indiano Abhinandan Varthaman em um duelo aéreo e o captura após realizar ataques aéreos em Jammu e Caxemira.
Essas moléculas agem em receptores, explica Giovanna, ativando a sinalização no organismo e causando alterações fisiológicas. Em seres humanos, estudos demonstraram que algumas substâncias secretadas podem agir como feromônios, como a androstenediona, presente no suor de homens, por exemplo, e o estratetraenol, de secreções femininas.
Existem alguns estudos com os feromônios humanos que mostram pouca ou nenhuma alteração cognitiva em indivíduos que estiveram em contato com eles, seja através do olfato ou mesmo sentindo na pele. Além disso, para exercer essa função sinalizadora, é preciso uma exposição prolongada a essas moléculas. Mas existem estudos que demonstram alteração do comportamento social e até atração por objetos inanimados impregnados com essas moléculas.
De acordo com a acadêmica, avaliar a eficiência de feromônios em perfumes para atração sexual é um feito particularmente complicado, haja visto que a sensibilidade do organismo para essas moléculas varia muito de pessoa para pessoa. Além do mais, essa sensibilidade ainda pode variar na mesma pessoa, as mulheres, por exemplo, são mais sensíveis, mas o nível disso sofre alterações durante o ciclo menstrual.
364 - Valentiniano I é proclamado Imperador romano.
1266 - Batalha de Benevento: um exército liderado por Carlos I, Conde de Anjou, derrota as tropas combinadas da Alemanha e Sicília, lideradas pelo rei Manfredo da Sicília. Manfredo morre na batalha e o Papa Clemente IV investe Carlos como rei da Sicília e Nápoles.
1616 - Galileu Galilei é formalmente banido pela Igreja Católica por ensinar ou defender a visão de que a Terra orbita o Sol.
1815 - Napoleão Bonaparte foge da Ilha de Elba.
1822 - Império do Brasil: O Conselho de Procuradores de Províncias é criado.
1848 - Proclamada a Segunda República Francesa.
1860 - Descoberta do Cometa Olinda, por Emmanuel Liais. O cometa foi o primeiro a ser descoberto em solo brasileiro.
1871 - É assinado em Versalhes, por Adolphe Thiers e Jules Favre, de um lado, e Bismarck no outro, o tratado preliminar de paz entre França e Alemanha, cujos planos seriam frustrados pelo levante parisiense com a Comuna de Paris.
1876 - Japão e Coreia assinam um tratado que concede direitos de extraterritorialidade aos cidadãos japoneses, abrindo três portos para o comércio japonês e abolindo a situação da Coreia como um Estado tributário da dinastia Qing chinesa.
1906 - O Convênio de Taubaté é assinado com os governadores dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
1909 - Kinemacolor, o primeiro processo bem sucedido de filme a cores, é mostrado pela primeira vez ao público em geral em Londres.
1914 - HMHS Britannic, irmão do RMS Titanic, é lançado no estaleiro Harland and Wolff em Belfast.
1936 - No Incidente de 26 de Fevereiro, jovens oficiais militares japoneses tentam um golpe contra o governo.
1966 - Programa Apollo: lançamento do AS-201, o primeiro voo do foguete Saturno IB.
1971 - O Secretário-geral das Nações Unidas, U Thant assina a proclamação do equinócio vernal das Nações Unidas como o Dia da Terra.
1992 - Guerra de Nagorno-Karabakh: Massacre de Khojaly: as forças armadas armênias abrem fogo contra civis azeris em um posto militar fora da cidade de Khojaly deixando centenas de mortos.
1993 - Atentado ao World Trade Center: na cidade de Nova Iorque, um caminhão-bomba estacionado abaixo da Torre Norte do World Trade Center explode, matando seis pessoas e ferindo mais de mil.
2009 - Iniciam-se as emissões do canal noticioso português TVI24, com a apresentação do Jornal do Dia.
2012 - Trayvon Martin é baleado e morto aos 17 anos de idade em Sanford, Flórida.
2013 - Um balão de ar quente cai perto de Luxor, no Egito, matando 19 pessoas.
2017 - Eclipse solar ocorre e é visível em partes da América do Sul, da África e da Antártica.
2021 - Mais de 279 estudantes com idades entre 10 e 17 anos são sequestradas por bandidos no estado de Zanfara, Nigéria.
2020 - A pandemia de COVID-19 no Brasil teve início após a confirmação de uma pessoa que retornou da Itália e testou positivo para o SARS-CoV-2, causador da COVID-19.
Löb Strauß naturalizou-se americano em 1853, mudando seu nome para Levi Strauss.
Seus primeiros anos em Nova Iorque, ele passou trabalhando na loja dos seus irmãos mais velhos. Com as primeiras notícias sobre as descobertas de ouro na Califórnia, decidiu abrir em San Francisco uma loja de tecidos e roupas em 1853, junto com seu cunhado David Stern, fundando assim aquela que viria a se tornar a famosa empresa Levi Strauss & Company.
Em 1872 o costureiro Jacob Davis de Reno (Nevada) propõe a Levi Strauss a ideia de reforçar as costuras das calças usadas pelos mineiros com rebites. O sucesso de venda dessas calças foi tão grande que Strauss e Davis decidiram requerer a patente do produto. O dia 20 de maio de 1873 marca o início da história de sucesso da calça jeans, pois nesse dia foi concedido a United States patent no. 139121 para os assim chamados Waist-Overalls, reforçados com rebites de cobre.
Levi Strauss morreu em 26 de setembro de 1902, na sua casa em San Francisco, na qual morava com a família da sua irmã Fanny, deixando para seus sobrinhos Jacob, Louis, Abraham e Sigmund Stern a Levi Strauss & Company. Seu túmulo encontra-se no cemitério Hills of Eternity em Colma, ao sul de San Francisco.
Crédito: Fonte: Wikipédia
BIOGRAFIA DE VICTOR HUGO
Nascia na França em 26 de fevereiro de 1802, Victor Hugo. Autor dos romances, "Os Miseráveis", "O Homem que Ri", "O Corcunda de Notre-Dame", "Cantos do Crepúsculo", entre outras obras célebres. Grande representante do Romantismo, foi eleito para a Academia Francesa.
Infância e Adolescência
Victor-Marie Hugo nasceu em Besançon, França, no dia 26 de fevereiro de 1802. Filho do Conde Joseph Léopold-Sigisbert Hugo, general de Napoleão, e Sophie Trébucher passou quase toda a sua infância fora da França em viagens constantes, que faziam parte da vida do General Léopold. Esteve na Espanha e na Itália.
De 1814 a 1816, Victor Hugo fez seus estudos preparatórios no Liceu Louis le Grand. Nessa época seus cadernos ficavam repletos de versos.
Com 14 anos lia os livros de René Chateaubriand, iniciador do Romantismo francês. Dizia: "Quero ser Chateaubriand ou nada". O pai queria vê-lo ingressar na Escola Politécnica, mas ele recusou para se dedicar à carreira literária.Em 1817 recebeu um prêmio em um concurso de poesia da Academia Francesa.
Em 1819, Victor Hugo recebeu o "Lírio de Ouro", prêmio máximo da Academia de Jogos Florais de Toulouse, por uma Ode ao restabelecimento da estátua do rei Henrique IV que foi derrubada na Revolução.
Nesse mesmo ano fundou, junto com os irmãos, a revista "O Conservador Literário". O primeiro ensaio da revista foi chamado "Ode ao Gênio", tributo prestado a Chateaubriand. Com quinze meses de vida a revista havia publicado mais de cem artigos entre política e crítica literária, teatral e artística.
Romantismo Francês
Em 1822, Victor Hugo casou-se com Adèle Foucher, amiga de infância. Nesse mesmo ano publicou sua primeira antologia poética "Odes e Poesias Diversas", obra que lhe valeu uma pensão de Luís XVIII.
Em 1823 publicou seu primeiro romance, "Han de Islândia" e a partir desse momento começou a se aproximar das ideias românticas.
Em 1827, escreveu "Cromwell", sua primeira peça teatral, sucesso de público e crítica. Em 1829 publicou "O Último Dia de um Condenado", um apelo ao fim da pena de morte, e também a peça "Marion Delorme" vetada pela censura, pois um dos personagens era Luís XIII.
Em 1831 escreveu seu mais célebre romance: "Notre-Dame de Paris" (O Corcunda de Notre-Dame), romance medievalista centrado na tragédia do "corcunda Quasímodo" e da "cigana Esmeralda".
Defensor do livre arbítrio tanto na religião quanto na política, Victor Hugo se proclamava um liberal. Em seguida lançou "Lucrécia Borgia" (1833) e "Maria Tudor" (1833). Separado de Adèle, com quem teve cinco filhos, passou a viver com a atriz Juliette Drouet, que foi sua companheira até a morte.
Victor Hugo se tornou o mais famoso poeta e prosador do Romantismo Francês. Grande defensor das novas ideias do Romantismo, declarou: "A liberdade literária é filha da liberdade política. Eis-nos libertos da velha forma social, e como não nos libertaríamos da velha forma poética? A um povo novo, uma nova arte".
Academia Francesa e a Política
Em 1841, já célebre e rico, Victor Hugo foi eleito para a Academia Francesa, e frequentava a corte das Tulherias. Em 1845 tornou-se membro do senado francês. Por seu espírito combativo recebeu o apelido de "Leão". Preocupado com a miséria do povo, fundou e dirigia o jornal "O Acontecimento", no qual seus filhos Charles e François eram redatores.
Em seu jornal escrevia artigos nos quais defendia a candidatura do príncipe Luís Napoleão para a presidência da República. Eleito, Napoleão III violou a Constituição. Victor Hugo desiludido, não aceitava a política adotada pelo líder que ajudara a eleger.
Victor Hugo foi perseguido ao tentar organizar a resistência à ditadura de Napoleão III e se refugiou em Bruxelas, onde começou seu exílio de mais de 18 anos.
De Bruxelas foi para Jersey e depois para a ilha inglesa de Guernsey, só retornando à França depois da queda do Império.
No exílio, período mais fértil de sua vida literária, Victor Hugo escreveu: Os Castigos (sarcásticos versos políticos, 1853), As Contemplações (com o melhor de sua lírica, 1856).
Em prosa, são dessa época seus melhores romances: Os Miseráveis (1862), Os Trabalhadores do Mar (1866) e O Homem que Ri (1869).
Em 1870, Victor Hugo foi eleito deputado e se tornou presidente da ala esquerda da Assembleia Nacional. Em 1876 se elegeu senador. Fez vigorosa defesa da anistia dos communards. Viveu então a plenitude de sua glória nacional e internacional.
Em 1883, morreu Juliette Drouet, sua amante e companheira por 50 anos. Dois anos depois o poeta faleceu. Em seu testamento dizia: "Dou cinquenta mil francos aos pobres. Desejo ser levado ao cemitério em um carro fúnebre e refuto de oração de qualquer igreja, rogo as preces de todas as almas. Creio em Deus".
Victor Hugo faleceu em Paris, no dia 22 de maio de 1885. Em seu testamento deixou cinquenta mil francos aos pobres e pede preces de todas as almas. Foi sepultado em 1.º de junho no Panteão, o monumento fúnebre dos heróis nacionais.
Crédito: Fonte: ebiografia
493 - Odoacro entrega Ravena após um cerco de três anos e concorda com um acordo de paz com Teodorico, o Grande.
628 - Cosroes II, o último grande rei do Império Sassânida, é destronado por seu filho Cavades II.
1336 - Quatro mil defensores de Pilenai, uma fortaleza no Grão-Ducado da Lituânia, cometem suicídio em massa para não serem levados cativos pelos Cavaleiros Teutônicos.
1551 - Criação da Diocese de São Salvador da Bahia, a primeira do Brasil, pelo Papa Júlio III.
1603 - Navio português Santa Catarina é capturado pela Companhia Holandesa das Índias Orientais na costa leste de Singapura.
1705 - A ópera Nero, de George Frideric Handel, estreou em Hamburgo.
1836 - Samuel Colt recebe a patente dos Estados Unidos para o revólver Colt.
1843 - A Grã-Bretanha ocupa o Reino do Havaí.
1869 - Abolida a escravatura em todos os domínios portugueses.
1875 - Imperador Guangxu da China inicia seu reinado, sob a regência da imperatriz-viúva Tseu-Hi.
1904 - O Decreto 1 181/1904 permite ao Presidente do Brasil administrar o território do Acre, incorporado ao Brasil através do Tratado de Petrópolis.
1912 - Marie-Adélaïde, a mais velha das seis filhas de Guilherme IV, torna-se a primeira grã-duquesa reinante do Luxemburgo.
1916 - Primeira Guerra Mundial: na Batalha de Verdun, uma unidade alemã captura o Forte Douaumont, pedra angular das defesas francesas, sem luta.
1918 - As forças alemãs capturam Tallinn para praticamente completar a ocupação da Estônia.
1921 - Tbilisi, capital da República Democrática da Geórgia, é ocupada pela República Socialista Federativa Soviética da Rússia.
1925 - Oficialmente instituída a Bibliotheca Municipal de São Paulo.
1932 - Hitler, tendo sido apátrida por sete anos, obtém a cidadania alemã quando é nomeado funcionário do estado de Brunswick por Dietrich Klagges, um colega nazista; o que permite-o concorrer ao cargo de Reichspräsident na eleição de 1932.
1933 - Lançamento do USS Ranger, o primeiro navio da Marinha dos Estados Unidos a ser projetado desde o início da construção como porta-aviões.
1941 - O proscrito Partido Comunista da Holanda organiza uma greve geral na Amsterdã ocupada pelos alemães para protestar contra a perseguição nazista aos judeus holandeses.
1948 - Partido Comunista assume o controle do governo na Tchecoslováquia e termina o período da Terceira República.
1951 - Aberta oficialmente em Buenos Aires, Argentina, pelo presidente Juan Perón, a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos.
1956 - Em seu discurso Sobre o Culto da Personalidade e suas Consequências, Nikita Khrushchov, líder da União Soviética denuncia o culto à personalidade de Josef Stalin.
1980 - Governo do Suriname é derrubado por um golpe militar liderado por Dési Bouterse.
1981 - Luiz Inácio Lula da Silva e outros 12 sindicalistas de São Bernardo do Campo são julgados por incitamento à greve no ABC paulista e condenados a três anos de prisão, sentença que é anulada no ano seguinte.
1986 - Revolução do Poder Popular: o presidente das Filipinas Ferdinando Marcos foge do país após 20 anos de governo; Corazón Aquino se torna a primeira mulher presidente das Filipinas.
1991 - Abolido o Pacto de Varsóvia.
1992 - Massacre de Khojaly: cerca de 613 civis são mortos pelas forças armadas armênias durante o conflito na região do Nagorno-Karabakh no Azerbaijão.
1994 - Massacre do Túmulo dos Patriarcas: no Túmulo dos Patriarcas na cidade de Hebrom, na Cisjordânia, Baruch Goldstein abre fogo com um rifle automático, matando 29 palestinos muçulmanos e ferindo outros 125 antes de ser subjugado e espancado por sobreviventes.
1999 - O voo 1553 da Alitalia cai no Aeroporto Internacional Cristóvão Colombo, em Gênova, Itália, matando quatro pessoas.
2012 - A Estação Antártica Comandante Ferraz, pertencente ao Brasil, é parcialmente destruída por um incêndio.
2015 - Pelo menos 310 pessoas morrem em avalanches no Nordeste do Afeganistão.
2021 - As Forças Armadas da Armênia pedem a renúncia do primeiro-ministro Nikol Pashinyan, e o governo acusa os militares de uma tentativa de golpe de Estado.
Enrico Caruso (Nápoles, 25 de fevereiro de 1873 - Sorrento, 2 de agosto de 1921) foi um lendário tenor italiano, considerado, inclusive pelo ilustre Luciano Pavarotti, o maior intérprete da música erudita de todos os tempos. Com vasto repertório, Caruso foi o primeiro cantor clássico a atrair grandes plateias em todo o mundo e ainda hoje figura entre os maiores intérpretes clássicos da história. Sua interpretação de Vesti la giubba, da ópera Pagliacci, foi a primeira gravação na história a vender 1 milhão de cópias.
Fonte: Wikipédia
Com o tempo, o Rotary gradativamente ampliou seu alcance e visão para serviços humanitários. Hoje, seus associados têm um longo histórico de trabalhos sociais, atendendo às necessidades de suas comunidades e do mundo todo.
Fonte: https://www.rotary.org/pt/about-rotary/history
Cresce em Brasília os rumores que o atual presidente da STF - Luís Roberto Barroso, avalia com seriedade a possibilidade de deixar a toga para ir aos palanques.
Pelo que parece, o ministro estaria cansado da intensa rotina do cargo e pensa em adiantar a aposentadoria que só aconteceria em 2034.
Segundo analistas políticos da Capital Federal que foram consultados pelo blog, esse cenário se tornaria mais próximo da realidade em caso de uma reeleição de Lula. Considerando que a antecipação da aposentadoria de Barroso poderia ser um trunfo de negociação, pois o presidente ganharia mais uma vaga a escolher, em troca desse eventual apoio.
Hollywood é aqui. Tamanha a imaginação do brasileiro. Mas a trama pode está baseada em fatos reais...
Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo
Johannes Gutenberg criou uma revolução há quase 600 anos. Com a invenção da prensa de tipos metálicos móveis, na década de 1450, esse ferreiro e editor alemão tornou os textos na Europa mais acessíveis.
Muito antes, livros como o Diamond Sutra, a mais antiga obra impressa conhecida, cuja cópia mais antiga remonta ao ano de 868, foram produzidos na China e na Coréia com impressoras feitas primeiro em madeira e depois em bronze.
Mas a invenção de Gutenberg era diferente. Com ela, foi possível imprimir muitas cópias do mesmo texto rapidamente. E o livro que Gutenberg escolheu para iniciar sua produção em série foi a Bíblia.
Conheça a seguir quatro fatos surpreendentes e curiosos sobre a chamada Bíblia de Gutenberg:
Partes do texto eram usadas nas igrejas todos os dias, mas não na ordem em que aparecem na Bíblia de Gutenberg, observa a Biblioteca Britânica no site especial dedicado ao famoso livro.
"Talvez Gutenberg tenha percebido que, para um projeto de impressão em larga escala ter sucesso comercial, ele precisava apontar para um mercado mais amplo com potencial de vendas em toda a Europa Ocidental", diz a Biblioteca, que mantém dois exemplares completos da Bíblia.
Acredita-se que a Bíblia de Gutenberg foi concluída no ano de 1455 e se tornou o primeiro grande livro feito na Europa com uma prensa de tipos metálicos móveis.
Todas as cópias da Bíblia de Gutenberg foram vendidas antes mesmo da conclusão da sua impressão, observa a Biblioteca Britânica.
Gutenberg não ganhou dinheiro com sua invenção, mas seu método tinha grande potencial comercial e se tornou a base para o sucesso de muitas impressoras e editoras subsequentes.
Após 50 anos, os livros impressos haviam se espalhado pelas rotas comerciais da Europa Ocidental. Embora não tenham ficado baratos imediatamente, seus preços logo começaram a cair.
No ano 1500, o acesso aos textos impressos havia mudado profundamente, resultando em mais acesso à informação, discussão e críticas generalizadas às autoridades.
De fato, a Reforma Protestante, o movimento religioso cristão iniciado na Alemanha no século 16 por Martinho Lutero e que causou a divisão da Igreja Católica, foi iniciado em parte graças à prensa, pela rápida distribuição da doutrina do protestantismo com o documento conhecido como As Noventa e Cinco Teses de Wittenberg.
A Europa e o mundo teriam sido muito diferentes sem a invenção de Gutenberg, analisa a Biblioteca Britânica.
E, na época de sua criação, era um resultado bonito o suficiente para rivalizar com a caligrafia dos monges.
A escrita, produzida a partir de uma tradução latina conhecida como "Vulgata", feita por São Jerônimo no século 4, era feita com uma tinta preta nítida em dois densos blocos de texto. Letras maiúsculas e títulos eram decoradas à mão com um toque de tinta vermelha.
Cada uma das 1.282 páginas possui 42 linhas. A maioria das Bíblias estava encadernada em pele de porco branca e dividida em vários volumes.
Antes disso, os livros europeus eram escritos em um tipo de pergaminho de superfície polida que tinha como características de ser fino e durável, feito com pele de bezerros.
Estima-se que a prensa de Gutenberg tenha criado 180 cópias da Bíblia: 135 em papel e 45 em pergaminho.
Segundo a Biblioteca Britânica, atualmente existem 48 cópias da Bíblia de Gutenberg, embora nem todas estejam completas - algumas são apenas fragmentos.
A cópia em exposição na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos é um exemplar completo em pergaminho e uma das três cópias perfeitas feitas neste material no mundo.
Os outros estão na Bibliothèque Nationale, em Paris, e na Biblioteca Britânica, em Londres.