14/05/2024
14 DE MAIO E SEUS FATOS HISTÓRICOS

1097 - Início do Cerco de Niceia na Primeira Cruzada.

1264 - Batalha de Lewes: Henrique III da Inglaterra é capturado e forçado a assinar um acordo, tornando Simão de Montfort o governante de facto da Inglaterra.

1509 - Batalha de Agnadello: no norte da Itália, as forças francesas derrotam a República de Veneza.

1608 - Fundação da União Protestante, coalizão de estados alemães protestantes.

1610 - Henrique IV da França é assassinado pelo fanático católico François Ravaillac, e Luís XIII ascende ao trono.

1643 - Luís XIV, de quatro anos, torna-se rei da França após a morte de seu pai, Luís XIII.

1747 - Guerra da Sucessão Austríaca: uma frota britânica comandada pelo almirante George Anson derrota os franceses na Primeira Batalha do Cabo Finisterra.

1796 - Edward Jenner faz o primeiro teste da vacina contra a varíola.

1804 - A expedição de Lewis e Clark parte de Camp Dubois e começa sua jornada histórica subindo o rio Missouri, nos Estados Unidos.

 

1811
Início da circulação do periódico Idade d'Ouro do Brazil, primeira gazeta da Bahia, segunda do Brasil.
Paraguai: Pedro Juan Caballero, Fulgencio Yegros e José Gaspar Rodríguez de Francia iniciam ações para depor o governador espanhol.

 

1836 - Assinado o Tratado de Velasco em Velasco, Texas.

1857 - Mindon Min foi coroado como Rei da Birmânia em Mandalai, Birmânia (atual Mianmá).

1868 - Guerra Boshin: a Batalha do Castelo de Utsunomiya termina quando as antigas forças do xogunato Tokugawa se retiram para o norte.

1900 - Abertura do Campeonato Mundial Amador na Exposição Universal de Paris, também conhecido como Jogos Olímpicos de Verão de 1900.

1913 - O governador de Nova York, William Sulzer, aprova o estatuto da Fundação Rockefeller, que inicia suas operações com uma doação de US$ 100 milhões de John D. Rockefeller.

1915 - Revolta de 14 de Maio de 1915 em Portugal, que derruba o 9.º governo republicano, chefiado por Joaquim Pimenta de Castro. Uma Junta Constitucional assume o poder até à tomada de posse do 10.º governo republicano, chefiado por José de Castro interinamente devido ao presidente do Ministério indigitado João Chagas não poder tomar posse devido a um atentado.

1940 - Segunda Guerra Mundial: Ultra ataque mata cerca de 900 pessoas em Roterdã, nos Países Baixos.

1948 - Israel é declarado um Estado independente e um governo provisório é estabelecido. Imediatamente após a declaração, Israel é atacado pelos Estados árabes vizinhos, desencadeando a Guerra árabe-israelense de 1948.

1952 - O Esquadrão de Demonstração Aérea Brasileiro, conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realiza sua primeira exibição oficial.

1955 - Guerra Fria: oito países do bloco comunista, incluindo a União Soviética, assinam um tratado de defesa mútua denominado Pacto de Varsóvia.

1961 - Movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos: o ônibus dos Viajantes da Liberdade é bombardeado perto de Anniston, Alabama, e os manifestantes dos direitos civis são espancados por racistas.

1970 - Andreas Baader é libertado da sua detenção provisória por Ulrike Meinhof, Gudrun Ensslin e outros, um momento crucial na formação da Facção do Exército Vermelho, uma organização de guerrilheiros de extrema-esquerda que atuavam na antiga Alemanha Ocidental.

1973 - Lançamento da Skylab, a primeira estação espacial dos Estados Unidos.

1980 - Guerra Civil Salvadorenha: o massacre do rio Sumpul ocorre em Chalatenango, El Salvador, os militares hondurenhos atacaram e impediram os refugiados de fugir para Honduras e entre 300 e 600 pessoas morreram.

1984 - Toma posse em Guiné-Bissau a presidente Carmen Pereira.

1987 - O primeiro-ministro de Fiji, Timoci Bavadra, é deposto do poder em um golpe de estado liderado pelo tenente-coronel Sitiveni Rabuka.

1999 - Toma posse de forma interina em Guiné-Bissau o presidente Malam Bacai Sanhá.

 

2004
A Corte Constitucional da Coreia derruba o impeachment do presidente Roh Moo-hyun.
O voo Rico Linhas Aéreas 4815 cai na floresta amazônica durante a aproximação do Aeroporto Internacional de Manaus em Manaus, Brasil, matando 33 pessoas.

 

2005 - Estoura a crise política brasileira conhecida como escândalo do mensalão.

2013 - É permitido o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo território brasileiro, através de resolução do Conselho Nacional de Justiça.

2010 - O ônibus espacial Atlantis é lançado na missão STS-132 para entregar o primeiro componente russo da EEI - Rassvet. Este foi originalmente programado para ser o lançamento final do Atlantis, antes que o Congresso dos Estados Unidos aprovasse o STS-135.

2015 - O Plenário do Supremo Tribunal Federal reconhece o poder investigatório do Ministério Público do Brasil.


   



13/05/2024
Os 43 ANOS DA TENTATIVA DE ASSASSINATO DO PAPA JOÃO PAULO II



Há quarenta e três anos, 13 de maio de 1981, ocorreu uma tentativa de assassinato ao Papa João Paulo II, na Praça de São Pedro - Vaticano. O papa foi baleado e gravemente ferido por Mehmet Ali Ağca, um terrorista turco, enquanto estava a entrar na praça. João Paulo II foi atingido duas vezes e sofreu perda de grande quantidade de sangue. Ağca foi detido imediatamente e posteriormente condenado à prisão perpétua por um tribunal italiano. Mais tarde, o Papa perdoou o terrorista pela tentativa de homicídio. Ele também recebeu o perdão do então presidente da Itália, Carlo Azeglio Ciampi, a pedido do religioso e foi deportado para a Turquia em junho de 2000.

 

Quem é Mehmet Ali Ağca? Nascido numa família pobre da Turquia, tornou-se conhecido após matar o jornalista de esquerda Abdi İpekçi, em 1 de fevereiro de 1979, e dois anos após esse assassinato, ficou conhecido internacionalmente pela tentativa de assassinar o Papa João Paulo II, após escapar de uma prisão turca.

 

 

Crédito Foto: picture-alliance/AP Photo/Arturo Mari

 


   



13/05/2024
MARIA TERESA DA ÁUSTRIA, A IMPERATRIZ QUE SEDUZIU A EUROPA



Maria Teresa Valburga Amália Cristina da Áustria (Viena, 13 de maio de 1717 - Viena, 29 de novembro de 1780), foi a primeira e única mulher a governar sobre os domínios habsbúrgicos e a última chefe da Casa de Habsburgo (a partir de seu casamento a Casa Real passou a denominar-se Casa de Habsburgo-Lorena). Foi soberana da Áustria, Hungria, Boêmia, Croácia, Mântua, Milão, Galícia e Lodomeria, Parma e Países Baixos Austríacos, de 1740 até a sua morte. Pelo casamento, tornou-se duquesa da Lorena, grã-duquesa da Toscana e imperatriz consorte do Sacro Império Romano-Germânico. É considerada um dos déspotas esclarecidos. Chefiou um dos estados mais importantes de seu tempo, governando grande parte da Europa Central.

 

O seu reinado de 40 anos foi iniciado com a morte de seu pai, Carlos VI do Sacro Império Romano-Germânico, em outubro de 1740. Isto só se tornou possível com a adesão do imperador à Pragmática Sanção de 1713, visto que os territórios dos Habsburgos eram regidos pela lei sálica, que impedia a sucessão feminina. Entretanto, com sua morte, Saxônia, Prússia, Baviera e França rejeitaram o documento que haviam reconhecido como legítimo até então. A Prússia invadiu a província da Silésia, provocando um conflito de nove anos conhecido como a Guerra de Sucessão Austríaca. Mais tarde, Maria Teresa tentaria, sem sucesso, reconquistar a Silésia durante a Guerra dos Sete Anos.

 

Casou-se com Francisco Estevão de Lorena (futuro Imperador Romano-Germânico como Francisco I) e teve dezesseis filhos, entre eles as rainhas Maria Antonieta de França e Maria Carolina das Duas Sicílias, a duquesa Maria Amália de Parma e dois imperadores do Sacro Império Romano-Germânico: José II e Leopoldo II (ambos co-governantes da Áustria e da Boêmia, juntamente com a mãe).

 

Maria Teresa foi responsável por grandes reformas financeiras e educacionais, com o apoio do conde Frederico Guilherme de Haugwitz e de Gottfried van Swieten, promoveu o comércio e desenvolveu a agricultura, além de reorganizar o exército austríaco, o que fortaleceu a posição internacional da Áustria. Tais políticas, juntamente com a sua ambição e suas estimadíssimas origens, contribuíram para fazê-la uma das soberanas mais poderosas e temidas da Europa, perfeitamente comparável à rainha Vitória do Reino Unido, por exemplo. No entanto, ela recusou-se a permitir a tolerância religiosa, levando seus contemporâneos a avaliar seu regime como preconceituoso e supersticioso. Como jovem monarca que lutou duas guerras dinásticas, Maria Teresa acreditava que sua causa deveria ser a causa de seus súditos, mas, em seus últimos anos, passou a acreditar que sua causa deveria prevalecer.

 

 

 


Foto: Imagem: nationalgeographic.pt/historia/a-imperatriz-que-seduziu-a-europa_1604
Fonte: Wikipédia

 


   



13/05/2024
74 ANOS DE FÓRMULA 1



Hoje, dia 13 de maio de 2024, a Fórmula 1 ou F1, completa 74 anos de sua estreia. Além de seu charme, é a categoria mais avançada do esporte a motor e é regulamentada pela Federação Internacional de Automobilismo - FIA.
 

O "Campeonato Mundial de Pilotos" que se tornou o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA em 1981, tem sido uma das principais categorias de corrida em todo o mundo desde sua temporada inaugural em 1950. A palavra "fórmula" no nome se refere ao conjunto de regras às quais todos os carros dos participantes devem estar em conformidade. Uma temporada de Fórmula 1 consiste em uma série de corridas, conhecidas como Grandes Prêmios, que acontecem em todo o mundo em circuitos construídos para esse fim e em vias públicas fechadas.

 

Ao contrário do que muitos acreditam, o registro oficial da categoria consta como Fórmula Um (Campeonato Mundial de Fórmula Um), com o numeral escrito por extenso, mas também se aceita o uso do 1 e do I (em romano).

 

Em setembro de 2016, a categoria foi adquirida pelo grupo norte-americano Liberty Media Corporation em um acordo avaliado em US$ 8 bilhões, entre investimentos e assunção de dívidas, realizado em duas etapas: a compra da holding Delta Topco e a aquisição de ações da CVC Capital Partners.

 

Ao público brasileiro, a F1 perdeu muito da euforia nas cidades em dia de corrida. Há 30 anos, o Brasil perdia um dos maiores ídolos de sua história - Ayrton Senna da Silva, após o trágico acidente na famosa curva Tamburello do GP de San Marino - Itália. Senna faleceu ainda na pista de corrida, em 01 de maio de 1994.

 

 

 

 

 


Crédito Foto: theroamingcar.wordpress.com

 

 


   



13/05/2024
CONHEÇA A BIO DO MARQUÊS DE POMBAL



Marquês de Pombal (1699-1782) foi um político e diplomata português. Foi Embaixador nas cortes inglesa e austríaca. Foi Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e também Ministro do Reino.

Sebastião José de Carvalho e Mello, o Marquês de Pombal e Conde de Oeiras, nasceu em Lisboa, Portugal, no dia 13 de maio de 1699. Era filho de Manuel de Carvalho e Ataíde e de Teresa Luísa de Mendonça e Mello, fidalgos e ascendentes de uma dinastia de desembargadores.

O Marquês de Pombal ingressou no curso de Direito na Universidade de Coimbra e dedicou-se depois ao estudo da história e política. Em 1723 casou-se com Teresa de Noronha e Bourbon Mendonça e Almeida.

Foi nomeado membro da Real Sociedade de História por D. João V, em 1733. No dia 2 de outubro de 1738, numa consolidação de aliança luso-britânica, foi nomeado embaixador de Portugal na corte de Londres. Sua esposa muito doente não pode acompanhá-lo falecendo no mesmo ano.

Em 1743, Pombal retornou para Lisboa e, no ano seguinte foi nomeado embaixador de Portugal na corte de Viena, na Áustria. Chegou a Viena em 17 de abril de 1745. Nesse mesmo ano casou-se com Maria Leonor Ernestina Daun, condessa de Daun.

Ficou em Viena até 1748 com a finalidade de atuar como mediador no conflito entre o papa e a rainha da Hungria e da Boêmia, imperatriz Maria Teresa. Em 1749 encerrou sua missão em Londres e retornou para Lisboa.


Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros
No dia 31 de julho de 1750, faleceu o rei D. João V e assumiu o trono de Portugal, seu filho o rei D. José I. No dia 2 de agosto do mesmo ano, Pombal foi nomeado "Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros", um dos três ministérios que concentravam as decisões do reino.

Não tardou em assumir os mais diversos cargos, tornando-se, com surpresa da corte, o mais influente membro do gabinete. Durante quase trinta anos exerceria no país um poder absoluto.

Logo, o marquês procurou por em prática uma política de monopolização do comércio e de equilíbrio das importações com as exportações das mercadorias portuguesas, tentando impedir a exportação do ouro para a Inglaterra.

A partir de 1753, o Marques de Pombal, inspirado no modelo inglês, criou várias companhias de comércio, entre elas, da Ásia, do Grão-Pará e Maranhão, de Pernambuco e Paraíba, e das vinhas do Alto Douro, que comandavam as atividades econômicas e monopolizavam os negócios do reino.

As ações do Marquês de Pombal realizadas durante os cinco primeiros anos de sua administração provocaram sérios conflitos por parte da nobreza com os colonos do Brasil e com os jesuítas. Foi o responsável pelo aumento na arrecadação dos impostos sobre o garimpo - medida cada vez mais impopular.


Marquês de Pombal e o Brasil
A administração de Pombal no Brasil marcou a tomada de contato de Portugal com a colônia. Em 1751 foi criado o Tribunal de Relações do Rio de Janeiro, enquanto nas capitanias eram instituídas nas juntas de justiça.

Numerosas comarcas e vilas foram fundadas. A capitania de Mato Grosso, criada por D. João V, só então foi instalada. Foi criada a capitania do Piauí, e instaladas as fronteiras de São José do Rio Grande e Rio Grande de São Pedro.

A importância da mineração do centro do país e os conflitos com os espanhóis na região do sul e oeste resultaram na transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, em 1763.


Terremoto de Lisboa
No dia 1 de novembro de 1755, quando se comemorava o dia de Todos os Santos, um terremoto atingiu Lisboa. O rei D. José I, de seu palácio em Belém, deu plenos poderes ao seu ministro Pombal. Quem sobreviveu ao tremor teve que enfrentar um maremoto que veio depois.

Logo, Pombal coordenou o socorro aos sobreviventes. Ordenou que os saqueadores fossem sumariamente enforcados, fixou os preços dos alimentos e do material de construção e fez com que os corpos das vítimas fossem amarrados a pesos e jogados no oceano.

Os efeitos sobre o patrimônio edificado foram devastadores, mais de dois terços da cidade se encontravam inabitáveis. Cerca de trinta e cinco igrejas foram destruídas ou corriam risco de ruir. Os prejuízos materiais foram incalculáveis.


Secretário do Reino
Em 1756, o Marquês do Pombal foi nomeado para a Secretaria do Reino o que lhe deu o controle do país. Organizou um plano de reconstrução urbanística da cidade: as ruelas foram substituídas por ruas com traçado reto, edificações monumentais foram erguidas para sediar a administração pública.

No dia 3 de setembro de 1758, outro acontecimento marcou a era pombalina, quando foram disparados tiros sobre a carruagem onde seguia o rei. Em dezembro, as prisões começaram, atingindo o duque de Aveiro, o conde de Atouguia, o marquês e a marquesa de Távora e seus filhos, além de muitos outros fidalgos. O marquês de Távora e sua mulher foram torturados e executados em púbico.

Em 1759, quando foi nomeado "Conde de Oeiras", o ministro já tinha se tornado praticamente um governante absoluto. Nesse mesmo ano, a exemplo da Espanha e da França, o Marques de Pombal expulsou a Companhia de Jesus de Portugal e dos seus territórios, com o aval do papa Clemente XIV.

A tarefa do confessionário passou para os padres da confiança de Pombal e a Inquisição passou para o controle do Estado. Nesse mesmo ano, deu início a uma reforma no ensino, antes gerido pelos jesuítas. Criou novas escolas como o Real Colégio dos Nobres. Em 1760 criou o Erário Régio, a Imprensa Real e a Escola do Comércio. Em 1769 recebeu o Título de "Marquês de Pombal".


Declínio de Pombal
Em 1777, com a morte do rei D. José I, o poder de Pombal ruiu. D. Maria I decretou a anistia para os numerosos presos políticos. Rapidamente, seus inimigos conseguiram neutralizar sua influência na corte.

No dia 4 de março o Marquês de Pombal foi demitido por um decreto-régio, acusado de abuso de poder e peculato, teve que responder a um inquérito e um processo que o julgou culpado. Sua avançada idade foi considerada, e o marquês foi forçado a abandonar a capital e partir para reclusão em sua quinta.

Marquês de Pombal faleceu em Pombal, Portugal, no dia 8 de maio de 1782.

 

 

 


Crédito: ebiografia
Imagem: RTP ARQUIVOS
Fotografia: Divulgação, Praça Marques de Pombal, Lisboa.


   



13/05/2024
CURIOSIDADE: O QUE VOCÊ SABE SOBRE APARIÇÕES MARIANAS?



Aparições Marianas ou Aparições da Virgem Maria são fenômenos sobrenaturais nos quais se acredita que Maria, a mãe de Jesus, aparece para uma ou várias pessoas (chamadas popularmente de "videntes"), na sua maioria católicos e, no Egito, para ortodoxos coptas.

Uma das mais famosa Aparições da história, foi a Aparições de Fátima que ocorreu durante o ano de 1917 na localidade de Fátima, em Portugal. Este fenômeno extraordinário, sucede-se a outras aparições da Virgem Maria, decorridas por volta do ano de 1758, na mesma freguesia, no lugar onde se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Ortiga.

No dia 13 de maio de 1917, três crianças, Lúcia dos Santos (10 anos), Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos), afirmaram terem visto "...uma senhora mais brilhante do que o Sol" sobre uma azinheira de um metro ou pouco mais de altura, quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, próximo da aldeia de Aljustrel. Lúcia via, ouvia e falava com a aparição, Jacinta via e ouvia e Francisco apenas via-a, mas não a ouvia.

A aparição da Virgem Maria repetiu-se nos cinco meses seguintes e foi portadora de uma importante mensagem ao mundo. A 13 de outubro de 1917, a aparição apresentou-se-lhes como sendo "a Senhora do Rosário".

Estas aparições foram precedidas e seguidas por outros fenômenos, acontecimentos que foram relatados e redigidos pela vidente Lúcia, primeiro em 1922, de forma sumária (a pedido do seu confessor no Asilo de Vilar, Padre Manuel Pereira Lopes) e depois com mais detalhe a partir de 1935, em quatro manuscritos conhecidos por Memórias I, II, III e IV.

 

 

Crédito Imagem: Web, autoria desconhecida 

 


   



13/05/2024
136 ANOS DA LEI ÁUREA



A Lei Áurea foi oficializada pela Lei nº 3.353 de 13 de maio de 1888. Hoje completa 136 anos. É a Lei que extinguiu a escravidão no Brasil. O processo de abolição da escravidão no Brasil foi gradual e a Lei Áurea foi precedida pela Lei Eusébio de Queirós - Lei nº 581, de 4 de setembro de 1850, que, proibiu a entrada de africanos escravizados no Brasil. Já pela Lei do Ventre Livre - Lei 2.040, de 28 de setembro de 1871, libertou todas as crianças nascidas de mães escravas a partir de então; além da Lei dos Sexagenários - Lei 3.270, de 28 de setembro 1885, que regulava a "extinção gradual do elemento servil", tornando livre todos os escravos com sessenta anos de idade ou mais. Sendo o Brasil, o último país independente da América Latina e do Ocidente a abolir oficialmente a escravidão.
 
 
 
Crédito Foto: web, autor desconhecido 


   



13/05/2024
13 DE MAIO E SEUS FATOS HISTÓRICOS

1373 - Juliana de Norwich tem visões de Jesus enquanto sofria de uma doença com risco de vida, visões que são posteriormente descritas e interpretadas em seu livro Revelations of Divine Love. 
 

1408 - Iúçufe III torna-se o 13.º sultão do Reino Nacérida. 

 

1501

João da Nova descobre a Ilha de Ascensão.
Américo Vespúcio, desta vez sob bandeira portuguesa, zarpou para terras ocidentais.

 
1612 - Duelo de espadas entre os samurais Miyamoto Musashi e Sasaki Kojiro nas margens da Ilha Ganryū. Kojiro morre no final.

1619 - O estadista holandês Johan van Oldenbarnevelt é executado em Haia após ser condenado por traição.

1654 - Uma frota veneziana comandada pelo almirante Cort Adeler rompe uma linha de galeras e derrota a marinha otomana.

1779 - Guerra da Sucessão Bávara: mediadores russos e franceses no Congresso de Teschen negociam o fim da guerra. No acordo, a Áustria recebe a parte de seu território que lhe foi retirada (o Innviertel).

1798 - Inauguração do Teatro Nacional São João, no Porto.

1808 - O Esquadrão da Guarda do Vice-Rei do Brasil foi reorganizado pelo então Príncipe Regente D. João Maria de Bragança, para se tornar o 1º Regimento de Cavalaria do Exército (atual: Dragões da Independência).

1809 - Com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil é fundada a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia, predecessora da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro;

1822 - Pedro I é aclamado com o título de Defensor Perpétuo do Brasil, pelo Senado da Câmara Municipal da cidade do Rio de Janeiro.

1830 - Equador alcança sua independência da Grã-Colômbia.

1833 - Império do Brasil: Desencadeada a Revolta de Carrancas uma rebelião de escravos.

1846 - Guerra Mexicano-Americana: os Estados Unidos declaram guerra à República Federal do México após uma disputa sobre a anexação americana da República do Texas e uma incursão militar mexicana.

 

1861
Guerra Civil Americana: a rainha Vitória do Reino Unido emite uma "proclamação de neutralidade" que reconhece a Confederação como tendo direitos beligerantes.
Abertura da primeira linha ferroviária do Paquistão (então parte da Índia britânica), de Karachi a Kotri.

 

1888 - Sanção da Lei Áurea, abolindo a escravidão no Brasil.

1891 - Por ordem de Ruy Barbosa, então Ministro da Fazenda, ocorre a queima dos arquivos da escravidão no Brasil.

1905 - Foi fundado o Sport Club do Recife

1909 - Tem início em Milão a primeira edição do Giro d'Italia. O ciclista italiano Luigi Ganna será o vencedor.

1912 - O Royal Flying Corps, o precursor da Força Aérea Real, é estabelecido no Reino Unido.

1917 - Três pastorinhos (crianças) declaram ter visto uma aparição da Virgem Maria sobre uma azinheira, na Cova da Iria, em Fátima, Portugal.

1926 - Inaugurada a Ponte Hercílio Luz na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

1940 - Segunda Guerra Mundial: começa a conquista da França pela Alemanha, quando o exército alemão cruza o Meuse. Winston Churchill faz seu discurso "sangue, suor e lágrimas" na Câmara dos Comuns do Reino Unido.

1941 - Segunda Guerra Mundial: o coronel real iugoslavo Draža Mihailović começa a lutar contra as tropas de ocupação alemãs, dando início à resistência sérvia.

1945 - Segunda Guerra Mundial: a fotografia de Yevgeny Khaldei Erguendo uma bandeira sobre o Reichstag é publicada na revista Ogonyok.

1950 - Realizada a prova inaugural do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em Silverstone. A corrida foi vencida por Giuseppe Farina, que viria a se tornar o campeão inaugural naquele ano.

1951 - O 400.º aniversário da fundação da Universidade Nacional Maior de São Marcos é comemorado com a inauguração do primeiro estádio de grande capacidade no Peru.

1952 - O Rajya Sabha (Conselho dos Estados), a câmara alta do Parlamento da Índia, realiza sua primeira sessão.

 

1958
Durante uma visita a Caracas, Venezuela, o carro do vice-presidente Richard Nixon é atacado por manifestantes antiamericanos.
Crise de Maio de 1958: um grupo de oficiais franceses lidera um golpe de Estado em Argel exigindo que um governo de unidade nacional fosse formado com Charles de Gaulle como seu chefe para defender o controle francês da Argélia.

 

1960 - Centenas de estudantes da Universidade da Califórnia em Berkeley, se reúnem para o primeiro dia de protestos contra a visita do Comitê de Atividades Antiamericanas.

1967 - Entra no ar, em São Paulo, a TV Bandeirantes.

1969 - Incidente de 13 de Maio envolvendo violência sectária em Kuala Lumpur, Malásia.

1981 - Mehmet Ali Ağca tenta assassinar o Papa João Paulo II na Praça de São Pedro, no Vaticano. O papa sobrevive após se submeter a uma cirurgia na Policlínica Gemelli.

1985 - Um bombardeio pela polícia, seguido de incêndio, da sede do MOVE na Filadélfia para acabar com um impasse, mata seis adultos e cinco crianças e destrói as casas de 250 moradores da cidade.

1989 - Grandes grupos de estudantes ocupam a Praça da Paz Celestial e começam uma greve de fome.

1990 - Incidentes entre GNK Dinamo Zagreb e Estrela Vermelha de Belgrado no Estádio Maksimir em Zagreb, Croácia entre os Bad Blue Boys (torcedores do Dinamo Zagreb) e os Delije (torcedores do Estrela Vermelha de Belgrado).

1992 - Li Hongzhi dá a primeira palestra pública sobre o Falun Gong em Changchun, República Popular da China.

1998 - A Índia realiza dois testes de armas nucleares em Pokhran, após os três realizados em 11 de maio. Os Estados Unidos e o Japão impõem sanções econômicas à Índia.

2005 - Massacre de Andijan, Uzbequistão: as tropas do governo dispararam contra uma multidão de manifestantes depois de uma prisão; pelo menos 187 pessoas foram mortas de acordo com estimativas oficiais.

2012 - Quarenta e nove corpos desmembrados são descobertos pelas autoridades mexicanas na Rodovia Federal Mexicana 40.

2014 - Explosão em uma mina de carvão subterrânea no sudoeste da Turquia mata 301 mineiros.

2017 - Papa Francisco viaja a Portugal para celebrar o 100.º aniversário das Aparições de Fátima no Santuário de Fátima, em Fátima.


   



13/05/2024
POR ONDE ANDA O PARTIDO NOVO DO RN? QUAL SUA POSIÇÃO EM NATAL?



Alguns leitores do blog, abordam-nos nas ruas e perguntam sobre política nacional e local. De tantas conversas e especulações de composição política, saiu uma dúvida que ninguém soube responder... Cadê o Partido Novo - 30, do Rio Grande do Norte que ainda não se posicionou sobre as eleições no Estado? Inclusive a da Capital. Vão lançar candidato a prefeito? Já tem nominata para vereador?

O portal está aberto para manifestação da sua diretoria...


   



13/05/2024
SEGURA O JOÃO...



B.O. na área... Segundo fonte que exigiu anonimato, o deputado federal João Maia presidente do Partido Progressista (PP) no estado do RN, entrou em contado com Carlos Eduardo Alves, no final de semana, para abrir conversas sobre um possível apoio do PP ao seu projeto de retorno ao Palácio Felipe Camarão - sede da prefeitura de Natal.

A confusão é que o presidente da Câmara Municipal vereador Eriko Jácome é, também, o atual presidente dos Progressistas da capital. Sendo Jácome, fiel seguidor e apoiador da pré-candidatura do deputado federal Paulinho Freire a prefeito de Natal.

Como consequência desse desconforto, Eriko Jácome usou sua conta na rede social Instagram, na manhã dessa segunda-feira, dia 13, para postar uma foto com João Maia e Paulinho. Onde reassume o compromisso com Paulinho, frisa que foi confiada a ele a presidência do PP em Natal, etc etc.

Mas será que Jácome segurará a vontade de João? Vamos acompanhar esse desfecho...

 


   



1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20