Pela primeira vez desde janeiro de 2005, a agência de Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), na sigla em inglês) emitiu um aviso de tempestade geomagnética do tipo "severo", também conhecido como G4, o segundo nível mais alto em uma escala que vai até o G5, ou "extremo".
Fonte: JN
907 - Zhu Wen força o imperador Ai a abdicar, encerrando a dinastia Tang da China após quase trezentos anos de governo.
1191 - Ricardo I da Inglaterra casa-se com Berengária de Navarra. O casamento foi realizado na ilha de Chipre.
1328 - O antipapa Nicolau V, pretendente ao papado, é coroado em Roma pelo Bispo de Veneza.
1339 - Bula pontifícia de Bento XII confirma a criação da Universidade de Grenoble.
1364 - Fundada em Cracóvia a Universidade Jaguelônica, a mais antiga da Polônia.
1497 - Papa Alexandre VI excomunga o padre florentino Girolamo Savonarola.
1551 - Fundada em Lima, Peru, a primeira universidade da América, a Universidade Nacional Maior de São Marcos.
1588 - Guerras religiosas na França: Henrique III da França foge de Paris depois que Henrique I de Guise entrar na cidade e ocorrer um levante popular.
1743 - Maria Teresa da Áustria é coroada Rainha da Boêmia (atual República Tcheca) após derrotar seu rival, Carlos VII, Sacro Imperador Romano.
1780 - Guerra de Independência dos Estados Unidos: na maior derrota do Exército Continental, Charleston, Carolina do Sul, é tomada pelas forças britânicas.
1784 - Entra em vigor nesta data o Tratado de Paris, assinado em 3 de setembro de 1783.
1797 - Guerra da Primeira Coalizão: O general francês Napoleão Bonaparte conquista Veneza para a Primeira República Francesa.
1808 - Guerra Finlandesa: as tropas sueco-finlandesas conquistam a cidade de Kuopio dos russos após a Batalha de Kuopio.
1821 - A primeira grande batalha da Guerra da Independência Grega contra os turcos é travada em Valtetsi.
1847 - Nos Estados Unidos a Caravana Donner de pioneiros parte de Independence, Missouri para a Califórnia, no que se tornará uma jornada de um ano de dificuldades e canibalismo.
1862 - Guerra Civil Americana: as tropas legalistas do Exército da União ocupam Baton Rouge, Louisiana.
1870 - O Ato de Manitoba recebe o consentimento Real, abrindo caminho para que Manitoba se torne uma província do Canadá em 15 de julho.
1881 - No norte da África, a Tunísia torna-se um protetorado francês.
1885 - Rebelião do Noroeste no Canadá: os quatro dias da Batalha de Batoche chegam ao fim com a derrota decisiva dos rebeldes métis.
1888 - No Sudeste Asiático, os territórios da Companhia Privilegiada do Bornéu do Norte tornam-se o protetorado britânico do Bornéu do Norte.
1926 - O dirigível italiano Norge torna-se o primeiro dirigível a sobrevoar o Polo Norte.
1932 - Dez semanas após o seu sequestro, o filho de Charles Lindbergh, Charles Jr., é encontrado morto em Hopewell, Nova Jérsei, a poucos quilômetros de sua casa.
1937 - O Duque e a Duquesa de York são coroados como Rei George VI e Rainha Elizabeth do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte na Abadia de Westminster.
1941 - Konrad Zuse apresenta o Z3, a primeira máquina de computação totalmente automática e programável do mundo, em Berlim.
1943 - Segunda Guerra Mundial: rendição do Afrika Korps na Tunísia.
1948 - Guilhermina, Rainha reinante do Reino dos Países Baixos, cede o trono à sua filha Juliana.
1965 - A nave espacial soviética Luna 5 cai na Lua.
1975 - Guerras da Indochina: as forças navais do Kampuchea democrático capturam o SS Mayaguez.
1978 - No Zaire (atual República Democrática do Congo), rebeldes ocupam a cidade de Kolwezi, centro mineiro da província de Shaba (atual Katanga); o governo local pede aos Estados Unidos, França e Bélgica para restaurarem a ordem.
1982 - Papa João Paulo II escapa de atentado em Portugal, seguranças dominam Juan María Fernández y Krohn antes que ele pudesse atacar o Papa com uma baioneta.
1998 - Quatro estudantes são baleados na Universidade de Trisakti, levando a tumultos generalizados e à queda do presidente da Indonésia,Suharto.
2002 - O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter chega a Cuba para uma visita de cinco dias com Fidel Castro, tornando-se o primeiro presidente dos Estados Unidos, dentro ou fora do cargo, a visitar a ilha desde a Revolução Cubana.
2003 - Os atentados à bomba em Riade, na Arábia Saudita, perpetrados pela al-Qaeda, matam 39 pessoas.
2006 - Atos de violência organizada no Brasil: São Paulo: início da onda de violência, pela organização criminosa o Primeiro Comando da Capital (PCC).
2008 - Sismo na China com epicentro (cerca de 8,0 de magnitude) na província de Sujuão resulta na morte de pessoas.
2010 - Airbus A330 que fazia o voo Afriqiyah Airways 771 cai pouco antes de pousar no Aeroporto Internacional de Trípoli, matando 104 das 105 pessoas a bordo.
2015 - Um descarrilamento de trem na Filadélfia mata oito pessoas e fere mais de 200.
2017 - Um ataque de ransomware atinge mais de 400 mil computadores em todo o mundo, tendo como alvo computadores do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido e os computadores da Telefónica.
Fundou na Filadélfia uma Academia que mais tarde se transformou na Universidade da Pensilvânia. Como cientista, investigou e interpretou o fenômeno elétrico da carga positiva e negativa, estudo que levou mais tarde à invenção do para-raios.
Com 12 anos foi trabalhar, como aprendiz, na oficina gráfica de seu irmão John que publicava o semanário "The New England Courant". Franklin queria escrever para o jornal, mas quando percebeu que o irmão não o levava a sério, apresentou artigos com o pseudônimo de Slilence Dogwood. Quando John descobriu a autoria começaram os desentendimentos entre os irmãos.
Em 1727 fundou um clube de leituras e debates, que deu origem à Sociedade Americana de Filosofia. Em 1729, tornou-se proprietário de uma oficina gráfica e iniciou a publicação do jornal "The Pennsylvania Gazette", que seria mais tarde o Saturday Evening Post.
Em 1732, com o pseudônimo Richard Saunders, iniciou a publicação de um almanaque intitulado "Poor Richard", uma coletânea de anedotas e provérbios populares. Seus jornais tiveram grande êxito e deram renome ao editor. Vendia tão bem que mais tarde Franklin pode montar tipografias em outras das 13 colônias americanas.
Autodidata, Benjamin Franklin nunca deixou de estudar e aprendeu diversas línguas. Também tocava vários instrumentos.
Criou o Corpo de Bombeiros em Filadélfia e contribuiu para a formação da primeira companhia norte-americana de seguros contra fogo. Em 1740, ajudou a fundar a Academia da Pensilvânia, que mais tarde se transformou na Universidade da Pensilvânia. Ajudou também a fundar o hospital do estado.
Durante sua estada na França em 1752, ele realizou uma experiência com uma pipa, que lhe permitiu demonstrar que as nuvens são carregadas de eletricidade e que os raios são essencialmente descargas elétricas.
Para realizar a experiencia ele utilizou uma pipa equipada com um fio de metal preso a um fio de seda, que supôs deveria ser carregado com a eletricidade captada pelo fio.
Durante uma tempestade, ele estendeu a mão sobre uma chave pendurada no fio de seda e observou que faíscas voavam, provando a presença de eletricidade. Essa descoberta permitiu-lhe inventar o para-raios. Em 1782, já haviam sido instados 400 para-raios na cidade da Filadélfia.
A grande curiosidade por fenômenos naturais o levou a estudar o curso das tempestades que se formam no continente americano, tendo sido o primeiro a analisar a corrente quente que atravessa o Atlântico Norte, que atualmente se conhece como Corrente do Golfo.
Benjamin Franklin criou termos técnicos que ainda hoje são usados, como "bateria" e "condensador". Criou também as lentes bifocais, que lhe permitiu usar apenas um óculos para enxergar tanto de perto quanto de longe.
Em 1757 foi enviado à Inglaterra para solucionar a disputa entre a Assembleia da Pensilvânia e a coroa britânica. Lá, tornou-se conhecido por seu espírito conciliatório, só retornando em 1762.
Em 1766, Franklin voltou a Londres como embaixador extraordinário das colônias. Em março de 1775, convencido de que a guerra pela independência era iminente, retornou a Filadélfia. Nesse mesmo ano, foi nomeado deputado pela Pensilvânia perante o II Congresso Continental, no qual os representantes das treze colônias norte-americanas decidiram formar um exército para lutar contra a Inglaterra.
No ano seguinte, fez parte, com Thomas Jefferson e Samuel Adams, do comitê encarregado de elaborar a "Declaração de Independência" em 1776.
Nesse mesmo ano, Benjamin Franklin partiu para a França em busca de ajuda, e foi recebido como personalidade eminente nos círculos parisienses. Em 1783 assinou o "Tratado de Paz" com a Grã-Bretanha o que resultou em uma aliança entre os dois países.
De volta a Filadélfia em 1785, foi recebido com entusiasmo pelos concidadãos e eleito presidente da Pensilvânia. Foi um dos delegados da convenção que elaborou a Constituição Americana, assinada em 1787. Tentou em vão abolir a escravatura.
Franklin passou os cinco últimos anos de vida retirado da vida pública, cercado de amigos.
Benjamin Franklin faleceu na Filadélfia, Estados Unidos, no dia 17 de abril de 1790.
Por sua atuação na Revolução Americana foi considerado um dos fundadores dos Estados Unidos juntamente com George Washington, Alexander Hamilton, John Adams, Samuel Adams, Thomas Jefferson, James Madison e John Jay.
Por sua importância para a história dos Estados Unidos, seu rosto foi escolhido para figurar na nota de cem dólares americanos.
Crédito: Ebiografia
O quadro do pintor espanhol Salvador Dalí, 'A Persistência da Memória', deixa seus observadores mais atentos, no mínimo, instigados à reflexão. O efeito dessa representação não seria tão intrigante se não aceitássemos tacitamente que o tempo existe e que o relógio marca sua passagem.
A Obra pode ser vista no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa), possui dimensões de 24 x 33 cm e foi produzido com a técnica de óleo sobre tela. Ela é um dos trabalhos mais marcantes do artista catalão. Sua composição traz elementos absurdos em um cenário onírico, ou seja, aquele que somos transportados quando estamos sonhando. Tal característica é bastante marcante dentro do surrealismo.
IMAGEM: A persistência da memória, 1931. Salvador Dalí, Kumachenkova/Shutterstock.com
Tudo o que fosse crítico ou desviasse dos padrões impostos pelo regime nazista foi destruído. Centenas de milhares de livros foram queimados no auge de uma campanha iniciada pelas fraternidades estudantis. Os estudantes, em particular os membros das fraternidades, do Destacamento Tempestade (SA) e da Tropa de Proteção (SS), participaram nestas queimas. A organização deste evento coube às associações de estudantes alemãs Liga dos Estudantes Alemães Nacional-Socialistas (NSDStB) e Comitê Geral dos Estudantes (AStA), que, com grande zelo, competiram entre si, tentando, cada uma, provar que era melhor do que a outra. Foram queimados cerca de 20 000 livros, a maioria dos quais pertencentes às bibliotecas públicas, de autores oficialmente tidos como "não alemães" (undeutsch).
O poeta nazista Hanns Johst foi um dos que justificaram a queima, logo depois da ascensão do nazismo ao poder, com a "necessidade de purificação radical da literatura alemã de elementos estranhos que possam alienar a cultSpricheura alemã".
Crédito Foto: Bundesarchiv, Bild 102-14597 / Georg Pahl / CC-BY-SA 3.0
868 - Uma cópia do Sutra do Diamante é impressa na China, tornando-se o livro impresso mais antigo que se conhece.
912 - Alexandre se torna Imperador do Império Romano do Oriente (chamado pelos historiadores de Império Bizantino).
1258 - Os reis Luís IX da França e Jaime I de Aragão assinam o Tratado de Corbeil, renunciando às reivindicações de domínio feudal nos territórios um do outro e separando a Casa de Barcelona da política da França.
1310 - Rei Filipe IV da França manda queimar na fogueira cinquenta e quatro membros dos Cavaleiros Templários, por heresia.
1502 - Cristóvão Colombo parte de Cádis em sua quarta e última viagem às Américas.
1672 - Guerra Franco-Holandesa: Rei Luís XIV da França invade os Países Baixos.
1745 - Guerra de Sucessão Austríaca: Batalha de Fontenoy: as forças francesas derrotam um exército anglo-holandês-hanoveriano.
1812 - O primeiro-ministro Spencer Perceval é assassinado por John Bellingham no saguão da Câmara dos Comuns britânica.
1820 - É lançado à água no Reino Unido o HMS Beagle, navio que, uma década depois, levará Charles Darwin em sua viagem científica.
1857 - Rebelião Indiana de 1857: rebeldes indianos conquistam Deli dos britânicos.
1867 - Luxemburgo consegue sua independência.
1910 - Uma lei do Congresso dos Estados Unidos cria o Parque Nacional Glacier no estado norte-americano de Montana.
1927 - Fundação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em Beverly Hills, Califórnia. Fora dos Estados Unidos a Academia é mais conhecida no mundo pelo seu prêmio anual (Academy Awards), conhecido informalmente como Óscar.
1938 - No Rio de Janeiro, os integralistas fazem o Levante Integralista contra o Estado Novo. Fracassam, com um saldo aproximado de 15 mortos e 1 500 presos.
1939 - Conflitos fronteiriços entre a União Soviética e o Japão: início das Batalhas de Khalkhin Gol.
1943 - Segunda Guerra Mundial: as tropas estadunidenses invadem Attu, nas Ilhas Aleutas, na tentativa de expulsar a ocupação das forças japonesas.
1944 - Segunda Guerra Mundial: os Aliados começam uma grande ofensiva contra as Potências do Eixo na Linha Gustav.
1945 - Segunda Guerra Mundial: ao longo da costa de Okinawa, o porta-aviões USS Bunker Hill é atingido por dois kamikazes, matando 346 membros de sua tripulação. Embora severamente danificado, o navio pôde retornar aos Estados Unidos.
1949 - Sião oficialmente muda seu nome para Tailândia pela segunda vez. O nome estava em uso desde 1939, mas foi revertido em 1945.
1960 - Em Buenos Aires, Argentina, quatro agentes israelenses do Mossad capturam o fugitivo nazista Adolf Eichmann.
1984 - Ocorre um trânsito da Terra através do Sol visto de Marte.
1985 - Cinquenta e seis espectadores morrem e mais de 200 ficam feridos no incêndio do estádio Bradford City.
1995 - Mais de 170 países estendem o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares indefinidamente e sem condições.
1997 - Deep Blue, um supercomputador de xadrez, derrota Garry Kasparov no último jogo da revanche, tornando-se o primeiro computador a vencer um campeão mundial de xadrez em um formato de jogo clássico.
1998 - A Índia realiza três testes atômicos subterrâneos em Pokhran.
2001 - Lançamento da edição em português da Wikipédia.
2007 - Canonização do 1.º santo brasileiro, Frei Galvão, em São Paulo, pelo Papa Bento XVI.
2009 - Ônibus espacial Atlantis é lançado como um serviço de manutenção ao telescópio espacial Hubble. A missão STS-125 foi a quinta e última missão de serviço ao telescópio.
2011 - Sismo de magnitude 5,1 Mw atinge Lorca, causa 9 mortes e grandes danos no sul da Espanha.
2016 - Cento e dez pessoas são mortas em um bombardeio do Estado Islâmico do Iraque e do Levante em Bagdá.
2022 - Militares birmaneses executam pelo menos 37 aldeões durante o massacre de Mon Taing Pin em Sagaing, Myanmar.
As excentricidades e declarações provocadoras fizeram de Dalí uma das mais polêmicas figuras da arte contemporânea, mas não impediram que sua obra fosse reconhecida como uma das mais apuradas do surrealismo.
Salvador Domingo Jacinto Dalí ,i Domènech, conhecido como Salvador Dalí, nasceu em Figueras, Catalunha, Espanha, no dia 11 de maio de 1904. Filho do tabelião Salvador Dalí Cusi e de Felipa Domènech, desde cedo revelou talento para o desenho.
Em 1922 foi levado para Madri para estudar na Escola de Belas-Artes de San Fernando, da qual seria expulso anos depois. Na capital espanhola ele fez amizade com o poeta Frederico Garcia Lorca e com o futuro cineasta Luís Bunuel.
Dalí chamava atenção com um figurino que mostrava sua personalidade excêntrica: com cabelos longos, gravata desproporcionalmente grande e uma capa que ia até os pés. Nessa época, inspirado em sua família e em paisagens, realizava pinturas que passavam do realismo para composições cubistas como o Autorretrato com L'Humanité (1923).
Em 1925, Salvador Dalí realizou sua primeira mostra individual na Galeria Dalmau, em Barcelona. Entre suas criações da primeira fase destaca-se o quadro Moça à Janela (1925).
Em 1926, Dalí foi expulso da Academia de Artes por se desentender com um professor e declarar que ninguém ali era capaz de avaliá-lo. Nesse mesmo ano, viajou para Paris e se encontrou com Pablo Picasso.
Em 1927 se instalou em Paris e tornou-se membro oficial do "Movimento Surrealista", liderado pelo poeta André Breton, que surgiu como reação ao racionalismo e ao materialismo da sociedade ocidental.
Usar o potencial do subconsciente como fonte de imagens fantásticas e de sonhos era o objetivo do grupo surrealista. Em 1929, voltou à Espanha e produziu a tela Jogo Lúgubre (1929).
Ainda em 1929, Dalí fez sua primeira mostra individual em Paris. Nessa época, conheceu Gala (Helena Ivanovna Diakonova), que entrou em sua vida depois de deixar o poeta Paul Éluard. Gala tornou-se sua companheira e modelo.
Em 1930, Dalí mudou-se com Gala para o sul da França e depois para Cadaqués, na Espanha, onde comprou uma casa.
Em 1931, realizou sua segunda exposição individual, em Paris, na Galeria Pierre Colle. Na mostra, entre outras obras, Dalí apresentou a tela Persistência da Memória (1931), com seus relógios derretendo. A obra adquirida por um colecionador particular, em 1934, foi doada ao Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
Na década de 30, Dalí produziu o melhor de sua obra: telas nas quais pessoas, animais, objetos e paisagens se fundem em composições insólitas. O pintor costumava dizer: " A diferença entre mim e os surrealistas é que eu sou um surrealista".
Sua pintura desconexa está bem representada na tela Composição Surrealista com Figuras Invisíveis (1936), na qual, no centro de uma paisagem desolada, uma cama e uma poltrona surgem vazias, mas conservam os contornos dos corpos ausentes:
Dalí se valia daquilo que batizou de "Método Paranóico Crítico" na tentativa de representar o fluxo do inconsciente e dos sonhos. Suas estranhas imagens de sonhos foram retratadas tão nítida e realisticamente quanto possível em um modo de pintura que se assemelhava à fotografia em cores.
Em 1938, em uma visita a Londres, Salvador Dalí encontra-se com Sigmund Freud, a quem apresenta o quadro Metamorfose de Narciso (1937). Em 1939, o escritor André Breton o expulsou do grupo surrealista e criou um anagrama com o nome do artista para denunciar seu apetite por dinheiro: "Avida Dollars".
Com o início da Segunda Guerra, Dalí refugiou-se nos Estados Unidos acompanhado de Gala, onde permanecem por oito anos. Em 1941, termina a autobiografia "Vida Secreta de Salvador Dalí", publicada em 1942.
De volta à Espanha, em 1948, inicia a obra de ampliação de sua casa de Port Lligat. Em 1949, pinta a primeira versão da obra A Madona de Port Lligat, que é apresentada ao papa Pio XII, para aprovação.
Na década de 50, Salvador Dalí deu início a uma fase inspirada em obras-primas de pintores do passado, entre elas, A Cabeça Rafaelesca, e A Última Ceia:
Em meados do século XX, para comemorar 700 anos do nascimento de Dante Alighieri, o governo italiano encomendou a diversos pintores obras em homenagem ao grande poeta. Entre 1950 e 1960, Salvador Dalí produziu diversas obras inspiradas na Divina Comédia, de Dante Alighieri. Entre essas obras destaca-se Um Diabo Lógico.
Posteriormente, Dali alternou a pintura com o desenho de joias e ilustrações de livros. Em 1974, foi inaugurado em Figueras, o Museu Dalí. Oito anos depois, morreu Gala, fato que abalou sua atividade artística.
Salvador Dali faleceu em Figueras, Espanha, no dia 23 de janeiro de 1989.
Crédito: Ebiografia
Em dia de decisão de juros do BoE, com várias praças europeias fechadas devido a feriado, a falta de catalisadores de curto prazo leva à manhã negativa para a maioria das bolsas, com os índices chineses descolando após surpresa na balança comercial, especialmente o salto nas importações. Juros sobem levemente e dólar opera com ganhos ante a maioria das moedas. Commodities operam sem direção única e agrícolas sobem em conjunto. Por aqui, a indigestão com o Copom, especialmente a dissidência dos novos diretores, deve dominar a atenção dos investidores. A percepção de uma descontinuidade na próxima gestão do BCB deve pesar sob os vértices de médio e longo prazo da curva de juros, apesar da perspectiva baixista para os vértices curtos, o que deve resultar em ganho de inclinação na curva, o que deve pesar na abertura do Ibovespa e do dólar, que seriam já impactados pelo clima global mais negativo. Outro ponto de atenção é a entrevista de Haddad às 15h.
Ásia: bolsas fecharam mistas, com os índices chineses empolgados com os números da balança comercial, principalmente o salto nas importações. Na China, superávit comercial de $72,4 bi (exp $76,7 bi) em abr/24, com exportações de $292,5 bi (1,5% a/a) e importações de $220,1 bi (8,4% a/a). Hoje, conta corrente do Japão (mar/24) às 20h50.
Europa: em meio à agenda esvaziada e feriado em várias praças da região, a espera pela decisão de juros do BoE leva à manhã negativa para as bolsas. Hoje, decisão de juros do BoE às 8h, com coletiva às 8h30. de Guindos (BCE) fala às 9h15 e Pill (BoE) às 13h15.
EUA: após engatar 5 altas seguidas, futuros operam com viés de baixa, em meio à falta de novidades no cenário e a maior cautela nas declarações dos diretores do Fed nos últimos dias. Collins (Fed Boston, não vota) afirmou que o Fed deve manter os juros até que tenha mais confiança, que a política monetária desacelerará a demanda e que o mercado precificou a redução do QT. Hoje, pedidos de seguro-desemprego (3/mai) às 9h30. Daly (Fed San Francisco, vota) fala às 11h. Leilão de T-Notes (30 anos) às 14h.
Brasil: vendas no varejo acima do consenso (exp -0,3%), ficando estáveis (5,7% a/a) em mar/24, apesar de 7 dos 8 subsetores negativos, fechando o 1T24 com expansão de 2,5%. No conceito ampliado, vendas decepcionaram (exp 0,7%), recuando 0,3% (-1,5% a/a) na margem, penalizadas pelos recuos em material de construção civil e veículos. Superávit comercial de $9,0 bi (exp $9,4 bi) em abr/24, com exportações de $30,9 bi (-6,6% a/a) e importações de $21,9 bi (-6,5% a/a). Em 12 meses, o saldo atingiu $103,5 bi (4,7% do PIB). Fluxo cambial positivo em $1,8 bi na semana passada, com entrada de $2,4 bi no comercial e saída de $0,6 bi no financeiro. Em abr/24, houve entrada de $2,0 bi e em 2024, o saldo é de $5,8 bi ($12,2 bi até mai/23).
Por 5 votos a 4, o Copom reduziu a taxa Selic em 0,25% (exp 0,25%), de 10,75% para 10,5%, com o comunicado qualificando as expectativas como desancoradas e afirmando que o ritmo e a extensão do ciclo dependerão do compromisso com a convergência da inflação à meta, sugerindo que o ciclo pode ser mais curto que o antecipado. Seguimos com projeção de mais 2 cortes de 0,25% em 2024. Na agenda, leilão do TN (LTN e NTN-F) às 11h45. Haddad (Fazenda) dá entrevista às 15h. Azul e Gol divulgam resultado antes da abertura. Alupar, Alpargatas, B3, Boa Safra, Camil, Cyrela, Direcional, Ecorodovias, Fleury, CPFL, Grendene, Hapvida, Hidrovias do Brasil, Inter, JHSF, Magalu, Petz, Rumo, Sabesp, Sanepar, Suzano, Unipar e YDUQS, após fechamento.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que o número de óbitos aumentou, passando de 95 para 100; já o número de desaparecidos permaneceu em 128 enquanto o de feridos chega 372 pessoas; o total de municípios atingidos também aumentou, passando para 414 cidades afetadas pelas águas; o total de pessoas atingidas é de 1.456.820; os abrigos atendem atualmente a 66.761.
A previsão para hoje, dia 9 de maio, é de um Ciclone extratropical que deve atingir parte sul do Rio Grande do Sul - Pelotas, Rio Grande, Alegrete e São Borja podem enfrentar temporais com ventos acima de até 70 quilômetros por hora e chuva de granizo.
Crédito Foto: Reuters
O Senado Federal aprova seguro obrigatório para indenizar acidentes de trânsito. O valor do novo Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT) ficará entre R$ 50 e R$ 60 por ano, sem diferença entre motos e veículos, para pessoas que sofrerem acidentes.