09/05/2024
09 DE MAIO E SEUS FATOS HISTÓRICOS

328 - Atanásio é eleito Patriarca de Alexandria.

1009 - Revolta lombarda: as forças lombardas lideradas por Melo revoltam-se em Bari contra o catepanato bizantino da Itália.

1271 - Nona Cruzada, Eduardo I da Inglaterra desembarca em Acre.

1386 - Assinada a Aliança Luso-Britânica entre Portugal e Inglaterra, a mais antiga aliança entre nações a vigorar.

1540 - O navegador espanhol Hernando de Alarcón embarca em uma expedição ao Golfo da Califórnia.

1864 - Segunda Guerra do Eslésvico: a marinha dinamarquesa derrota as frotas austríaca e prussiana na Batalha de Heligoland.

1865 - Guerra Civil Americana: o presidente dos Estados Unidos, Andrew Johnson, emite uma proclamação encerrando os direitos beligerantes dos rebeldes separatistas de sua nação ordenando que nações estrangeiras internassem ou expulsassem navios dos separatistas confederados.

1873 - Pânico de 1873: O crash da bolsa de valores de Viena anuncia a Longa Depressão.

1877 - Mihail Kogălniceanu lê, na Câmara dos Deputados, a Declaração de Independência da Romênia. Este dia tornou-se o Dia da Independência da Romênia.

1901 - A Austrália inaugura seu primeiro Parlamento em Melbourne.

1911 - As obras de Gabriele d'Annunzio são colocadas no Índice de Livros Proibidos pelo Vaticano.

1920 - Guerra polaco-soviética: o exército polonês sob o comando do general Edward Rydz-Śmigły celebra a captura de Kiev com um desfile de vitória em Khreshchatyk.

1926 - Almirante Richard E. Byrd e Floyd Bennett afirmam ter sobrevoado o Polo Norte (a descoberta posterior do diário de Byrd parece lançar algumas dúvidas sobre a afirmação).

1936 - Itália formalmente anexa a Etiópia depois de tomar a capital Adis Abeba em 5 de maio.

1941 - Segunda Guerra Mundial: o submarino alemão U-110 é capturado pela Marinha Real Britânica. A bordo está a mais recente máquina Enigma que os criptógrafos aliados usaram mais tarde para quebrar mensagens alemãs codificadas.

1942 - O Holocausto na Ucrânia: as SS executam 588 residentes judeus da cidade podoliana de Zinkiv (região de Khmelnytska). O gueto de Zoludek (na Bielorrússia) é destruído e todos os seus habitantes executados ou deportados.

1945 - Segunda Guerra Mundial: o Instrumento da rendição alemã é ratificado no quartel soviético em Berlim-Karlshorst.

1946 - O rei Vítor Emanuel III da Itália abdica e é sucedido por seu filho, Humberto II.

1950 - Robert Schuman apresenta sua proposta para a criação de uma Europa organizada, que segundo ele era indispensável para a manutenção de relações pacíficas. Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada por algumas pessoas como o início da criação do que é hoje a União Europeia.

1955 - Guerra Fria: a Alemanha Ocidental junta-se à OTAN.

1960 - A Food and Drug Administration, uma agência governamental dos Estados Unidos, autoriza a venda de anticoncepcionais no território da nação sob a qual tem jurisdição.

1969 - Carlos Lamarca lidera a primeira ação guerrilheira urbana contra a ditadura militar brasileira em São Paulo, roubando dois bancos.

1979 - O empresário judeu iraniano Habib Elghanian é executado por um pelotão de fuzilamento em Teerã, provocando o êxodo em massa da outrora 80 000 pessoas da comunidade judaica do Irã.

1982 - Inauguração do Terminal Rodoviário Tietê em São Paulo, o maior da América Latina.

1987 - Voo LOT Polish Airlines 5055 cai após a decolagem em Varsóvia, na Polônia, matando todas as 183 pessoas a bordo.

1992 - Forças da Armênia capturam Shusha durante a Guerra de Nagorno-Karabakh.

2001 - Em Gana, 129 torcedores de futebol morrem no que ficou conhecido como o desastre do Accra Sports Stadium. As mortes são causadas por uma debandada (causada pelo disparo de gás lacrimogêneo por policiais no estádio) que se seguiu a uma decisão polêmica do árbitro.

2015 - Um avião Airbus A400M Atlas de transporte militar cai perto da cidade espanhola de Sevilha matando as três pessoas a bordo.

2022 - Guerra Russo-Ucraniana: o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assina a Lei Lend-Lease de 2022, uma política reiniciada da era da Segunda Guerra Mundial que despacha equipamentos norte-americanos para a Ucrânia e outros países do Leste Europeu.

2023 - Formação do Ciclone Mocha que mata pelo menos 84 pessoas nos próximos dias ao atingir Myanmar e Bangladesh, provocando deslocamento de 1,2 milhões de pessoas.


   



06/05/2024
SIGMUND FREUD, CONHEÇA A BIO DO PAI DA PSICANALISE QUE REVOLUCIONOU O MUNDO



Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico neurologista e importante psicanalista austríaco. Foi considerado o pai da psicanálise, cujos fundamento teóricos e aplicação prática tornaram-se fonte para a compreensão do psiquismo humano e influenciaram a arte, a literatura e outros campos do conhecimento.

Sigmund Schlomo Freud nasceu em Freiberg, na Morávia, então pertencente ao Império Austríaco, no dia 6 de maio de 1856. Filho de Jacob Freud, pequeno comerciante, e de Amalie Nathanson, de origem judaica, foi o primogênito de sete irmãos.

Aos quatro anos de idade, sua família mudou-se para Viena, onde os judeus tinham melhor aceitação social e melhores perspectivas econômicas.

 


Formação
Desde pequeno, Freud mostrou-se brilhante aluno. Aos 17 anos ingressou na Universidade de Viena no curso de Medicina. Durante os anos de faculdade deixou-se fascinar pelas pesquisas realizadas no laboratório de fisiologia dirigido pelo Dr. E. W. von Brucke.

 

De 1876 a 1882, Freud trabalhou com esse especialista e concentrou-se em pesquisas sobre a histologia do sistema nervoso. Já revelava grande interesse pelo estudo das enfermidades mentais, bem como pelos métodos utilizados em seu tratamento.

Trabalhou também no Instituto de Anatomia sob a orientação de H. Maynert. Concluiu o curso em 1881, e resolveu tornar-se um clínico especializado em neurologia.

Durante alguns anos, Freud trabalhou em uma clínica neurológica para crianças, onde se destacou por ter descoberto um tipo de paralisia cerebral que mais tarde passou a ser conhecida pelo seu nome.

Em 1884, entrou em contato com o médico Josef Breuer que havia curado sintomas graves de histeria através do sono hipnótico, quando o paciente conseguia se recordar das circunstâncias que deram origem à sua moléstia. Chamado de "método catártico" constituiu o ponto de partida da psicanálise.

Em 1885, Freud obteve o mestrado em neuropatologia. Nesse mesmo ano, ganhou uma bolsa para um período de especialização em Paris com o neurologista francês J. M. Charcot.

De volta a Viena, continuou suas experiências com Breuer. Publicou, junto com Breuer, Estudos sobre a Histeria (1895), que marcou o início de suas investigações psicanalíticas.

 


Complexo de Édipo
Em 1897, Freud passou a estudar a natureza sexual dos traumas infantis causadores das neuroses e começou a delinear a teoria do "Complexo de Édipo", segundo o qual seria parte da estrutura mental dos homens o amor físico pela mãe e o ímpeto de assassinar o pai.

 

Nesse mesmo ano, já observava a importância dos sonhos na psicanálise. Em 1900, publicou A Interpretação dos Sonhos, a primeira obra psicanalítica propriamente dita.

 


Freud, o Pai da Psicanálise
Em pouco tempo, Freud conseguiu dar um passo decisivo e original que abriu perspectivas para o desenvolvimento da psicanálise ao abandonar a hipnose, substituindo-a pelo método das livres associações, passando então a penetrar nas regiões mais obscuras do inconsciente, sendo o primeiro a descobrir o instrumento capaz de atingi-lo e explorá-lo em sua essência.

 

Durante dez anos, Freud trabalhou sozinho no desenvolvimento da psicanálise. Em 1906, a ele juntou-se Adler, Jung, Jones e Stekel, que em 1908 se reuniram no primeiro Congresso Internacional de Psicanálise, em Salzburg.

O primeiro sinal de aceitação da Psicanálise, no meio acadêmico, surgiu em 1909, quando foi convidado a dar conferências nos EUA, na Clark University, em Worcester.

Em 1910, por ocasião do segundo congresso internacional de psicanálise realizado em Nuremberg, o grupo fundou a Associação Psicanalítica Internacional que consagrou os psicanalistas em vários países.

Entre 1911 e 1913, Freud foi vítima de hostilidades, principalmente dos próprios cientistas, que indignados com as novas ideias tudo fizeram para desmoralizá-lo. Adler, Carl Gustav Jung e toda a chamada escola de Zurique separaram-se de Freud.

 


Casamento e filhos
Em abril de 1882, Freud conheceu Martha Bernays durante uma visita que fez à casa de sua irmã. Em 17 de junho do mesmo ano, eles ficaram noivos.

 

Após quatro anos de noivado, no dia 14 de setembro de 1886 eles se casaram. Freud e Martha tiveram seis filhos: Mathilde, Jean-Martins, Oliver, Ernest, Sophfie e Anna.

Em 1938, quando a Áustria foi anexada à Alemanha nazista, Freud se refugiou na Inglaterra, onde já se encontrava parte de sua família.

 


Doença e Morte
Em 1923, já doente, Freud passou pela primeira cirurgia para retirar um tumor no palato. Passou a ter dificuldades para falar, sentia dores e desconforto. Seus últimos anos de vida coincidiram com a expansão do nazismo na Europa.

 

Inicialmente, porém, ele rejeitou o convite para instalar-se no Reino Unido e continuou em Viena. Em 1938, quando os nazistas tomaram Viena, Freud, de origem judia, teve seus bens confiscados e sua biblioteca queimada. Com o agravamento da pressão nazista, porém, e graças à ajuda financeira de Maria Bonaparte, Freud mudou-se para Londres, onde foi obrigado a se refugiar.

Nessa época, Freud trabalhava, em colaboração com sua filha Anna, em uma obra dedicada à análise da personalidade de Hitler.

Sigmund Freud morreu em Londres, Inglaterra, no dia 23 de setembro de 1939.

 


Obras de Sigmund Freud:

 

  • A Interpretação dos Sonhos (1900)
  • Psicopatologia da Vida Cotidiana (1904)
  • Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade (1905)
  • Totem e Tabu (1913)
  • O Mal Estar da Civilização (1930)
  • Moisés e o Monoteísmo (1939)

 


Frases de Sigmund Freud

 

"A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos."

"A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz."

"O sonho representa a realização de um desejo."

"Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte."

 

 

 

Ebiografia

 


   



06/05/2024
CURIOSIDADE: Oceano subterrâneo, mais um tesouro da Amazônia



Em 2014, durante 66ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no campus da Universidade Federal do Acre (UFAC), cientistas estimaram que a Amazônia tem um oceano subterrâneo. À primeira vista, a reserva tem volume de cerca de 160 trilhões de metros cúbicos. A estimativa é de Francisco de Assis Matos de Abreu, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA). Até mesmo a BBC publicou matéria, Subterranean Amazon river ‘is not a river'.
 

 

‘Amazônia transfere cerca de 8 trilhões de metros cúbicos de água anualmente'
Para à Agência Fapesp "a Amazônia transfere, na interação entre a floresta e os recursos hídricos, associada ao movimento de rotação da Terra, cerca de 8 trilhões de metros cúbicos de água anualmente para outras regiões do Brasil, o que se convencionou chamar, rios voadores. Essa água, que não é utilizada pela população que vive na região, representa um serviço ambiental colossal prestado pelo bioma ao País, já que sustenta o agronegócio brasileiro e o regime de chuvas responsável pelos reservatórios produtores de hidreletricidade nas regiões Sul e Sudeste do país.

 

 

 
 
‘Oceano subterrâneo' na Amazônia, 3,5 vezes maior que o Aquífero Guarani
Desde já, o volume é 3,5 vezes maior do que o do Aquífero Guarani, depósito de água doce que abrange os territórios do Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil, com 1,2 milhão de quilômetros quadrados (km2) de extensão.

 

De acordo com a equipe de cientistas, a reserva subterrânea representa mais de 80% do total da água da Amazônia. A água dos rios amazônicos, por exemplo, representa somente 8% do sistema hidrológico do bioma. As águas atmosféricas têm esse mesmo percentual de participação.

 


Faltam mais estudos
Entretanto, o conhecimento sobre esse "oceano subterrâneo" ainda é muito escasso. Precisa ser aprimorado, tanto para avaliar a possibilidade de uso para abastecimento humano, como para preservá-lo em razão de sua importância.

 

 


Aquífero da Amazônia, ou mar subterrâneo, em Alter do Chão
Os trabalhos sobre o Aquífero da Amazônia começaram há 10 anos. O estudo indicou que está situado em meio ao cenário de uma das mais belas praias fluviais do País. O depósito de água doce subterrânea tem volume aproximado de 86,4 trilhões de metros cúbicos.

 

 


Sistema Aquífero Grande Amazônia (Saga)
Denominado pelo pesquisador, como Sistema Aquífero Grande Amazônia (Saga), sua formação começou a partir do Cretáceo, há cerca de 135 milhões de anos.

 

Em 2019, a ANA, Agência Nacional Águas, confirmo que o aquífero Alter do Chão é o maior do mundo. "Em nenhum outro lugar a água é tão farta. Tirando as geleiras, um quinto da água doce existente no mundo está na Amazônia. Parece muito, mas os rios e lagos do lugar concentram só a parte visível desse tesouro."

 


Aquífero Guarani
"Debaixo da terra existem lagos gigantes, de água potável, chamados aquíferos. Até agora, o maior do planeta era o Guarani. Mas, o grupo de pesquisadores acaba de revelar que o aquífero Alter do Chão, que se estende pelo Amazonas, Pará e Amapá, é quase duas vezes maior.
Em outras palavras, "isso representa um volume de água de 86 mil quilômetros cúbicos. Para efeito de comparação, o aquífero Guarani tem em torno de 45 mil quilômetros cúbicos", disse Milton Mata, geólogo da UFPA."

 

 


Ainda não se sabe se é água para consumo
Entretanto, uma das limitações para a utilização da água disponível é a precariedade do conhecimento sobre suas características.

 

De acordo com Ingo Daniel Wahnfried, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), um dos principais obstáculos para estudar o Aquífero Amazônia é a complexidade do sistema.

O reservatório é composto por grandes rios, com camadas sedimentares em diferentes profundidades.

 


No Amazonas 71% dos municípios utilizam água subterrânea
Segundo o pesquisador, a água subterrânea é amplamente distribuída e disponível na Amazônia. No Estado do Amazonas 71%, dos 62 municípios, utilizam água subterrânea (não do aquífero) como a principal fonte de abastecimento público. Enquanto, dos 22 municípios do Acre, quatro são abastecidos com água subterrânea.
 

 

 

 

Crédito: Fonte: Por João Lara Mesquita, post original em 13 de agosto de 2014
https://marsemfim.com.br/oceano-subterraneo-mais-um-tesouro-da-amazonia/

 


   



06/05/2024
CONHEÇA A HISTÓRIA DE MAXIMILIEN ROBESPIERRE - O INCORRUPTÍVEL FRANCÊS



Maximilien François Marie Isidore de Robespierre, em português: Maximiliano Francisco Maria Isidoro de Robespierre. Nasceu em Arras, 6 de maio de 1758, faleceu em Paris, 28 de julho de 1794. Ele foi um advogado e político francês que se tornou uma das personalidades mais importantes da Revolução Francesa.
 

Eleito deputado do Terceiro Estado aos Estados Gerais de 1789, rapidamente se tornou uma das principais figuras dos "democratas" na Assembleia Constituinte, defendendo a abolição da pena de morte e da escravatura, o direito de voto para pessoas de cor e judeus, bem como o sufrágio universal e a igualdade de direitos contra o sufrágio censitário. A sua intransigência rapidamente lhe valeu o apelido de "o Incorruptível".

 

Foi membro do Clube Jacobino desde o início e gradualmente tornou-se uma das suas principais figuras. Durante a Convenção Nacional integrou a Montanha, onde encarnou a tendência mais radical da Revolução, transformando-se numa das figuras mais controversas deste período.

 

Robespierre é mais conhecido por seu papel como membro do Comitê de Segurança Pública, já que ele pessoalmente assinou 542 prisões durante o Período do Terror, especialmente na primavera e no verão de 1794. A questão da responsabilidade de Robespierre pela lei do 22 Prairial sempre será controversa. O novo instrumento legal removeu as poucas garantias processuais concedidas ao acusado. Além disso, a questão do Culto do Ser Supremo, querida a Robespierre, o colocou sob suspeita aos olhos dos anticlericais. Robespierre acabou caindo em razão de sua obsessão com a visão de uma república ideal e sua indiferença aos custos humanos para instalá-la. Isso fez com que os membros da Convenção Nacional e o público francês se voltassem contra ele.

 

O Período do Terror se encerrou quando Robespierre e cinquenta de seus aliados foram presos na prefeitura de Paris, no dia 9 de Termidor. No dia seguinte todos foram guilhotinados. Robespierre, que encarnou a guerra civil e o Terror, foi excluído de ser enterrado no Panthéon.

 

Robespierre é sem dúvida a figura mais controversa da Revolução Francesa. Os seus difamadores (os Termidorianos, os fundadores da Terceira República e os historiadores da "escola liberal") sublinham o seu papel no estabelecimento do Terror e a natureza ditatorial do Comité de Segurança Pública. Para outros, Robespierre tentou limitar os excessos do Terror e foi sobretudo um defensor da paz, da democracia direta e da justiça social, um porta-voz dos pobres, e um dos atores da primeira abolição da escravatura da França. Estes historiadores salientam que a queda de Robespierre em 9 Termidor coincidiu com o fim das medidas sociais que ele tinha tomado a favor dos pobres (a lei do máximo geral, por exemplo, que controlava o preço do pão e dos cereais), e o triunfo do liberalismo econômico.

 

 


   



06/05/2024
06 DE MAIO E SEUS FATOS HISTÓRICOS

1527 - Tropas espanholas e alemãs saqueiam Roma; alguns consideram este evento o fim do Renascimento.

1536 - Começa o Cerco de Cusco, no qual as forças incas tentam retomar a cidade de Cusco dos espanhóis.

1541 - Reforma Anglicana: O rei Henrique VIII de Inglaterra ordena que Bíblias em inglês sejam colocadas em todas as igrejas. Em 1539, a Grande Bíblia seria fornecida para esse fim.

1542 - Francisco Xavier chega a Goa para evangelizar, atendendo solicitação do rei João III de Portugal.

1594 - A cidade holandesa de Coevorden, mantida pelos espanhóis, cai para uma força holandesa e inglesa.

1659 - Restauração inglesa: uma facção do exército remove Richard Cromwell do cargo de Lorde Protetor da Inglaterra, Escócia e Gales e reinstala o parlamento.

1682 - Luís XIV da França transfere sua corte para o Palácio de Versalhes.

 

1757
Batalha de Praga: um exército prussiano luta contra um exército austríaco em Praga durante a Guerra dos Sete Anos.
Término da Guerra Konbaung-Hanthawaddy e fim da Guerra Civil birmanesa (1740-1757).

 

1782 - Início da construção do Grande Palácio, a residência real do rei do Sião (hoje Tailândia) em Banguecoque, sob o comando do rei Buda Yodfa Chulaloke.

1801 - O capitão Thomas Cochrane no HMS Speedy de 14 canhões captura a fragata espanhola de 32 canhões El Gamo.

1826 - A Assembleia Geral do Império do Brasil (atual Congresso Nacional da República Federativa do Brasil) tem sua sessão de abertura da primeira legislatura no Rio de Janeiro.

1857 - A Companhia das Índias Orientais dissolve o 34º Regimento de Infantaria Nativa de Bengala, cujo Sipai Mangal Pandey havia se revoltado anteriormente contra os britânicos buscando a independência da Índia.

1863 - Guerra Civil Americana: término da Batalha de Chancellorsville com a derrota dos legalistas do Exército do Potomac pelas tropas confederadas separatistas.

1877 - O chefe indígena Cavalo Louco dos Oglala Lakota se rende às tropas dos Estados Unidos no estado estadunidense de Nebrasca.

 

1889
A Torre Eiffel é oficialmente aberta ao público durante a Exposição Universal em Paris.
Criação do Colégio Militar do Rio de Janeiro.

 

1906 - A Constituição Russa de 1906 é adotada (em 23 de abril pelo calendário juliano).

1910 - Jorge V torna-se rei da Grã-Bretanha, Irlanda e muitos territórios ultramarinos, com a morte de seu pai, Eduardo VII.

1915 - Expedição Imperial Transantártica: o SY Aurora se soltou de seu ancoradouro durante um vendaval, iniciando uma provação de 312 dias.

1926 - O Palácio Tiradentes foi inaugurado na cidade do Rio de Janeiro. Era a sede da Câmara dos Deputados do Brasil, entre 1926 e 1960, e é a atual sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

1935 - New Deal: a Ordem Executiva 7034 cria a Works Progress Administration.

1937 - Desastre do Hindenburg: o zepelim alemão Hindenburg pega fogo e é destruído em menos de um minuto ao tentar pousar em Lakehurst, Nova Jérsei, causando trinta e seis mortes.

1940 - John Steinbeck recebe o Prêmio Pulitzer pelo romance As Vinhas da Ira.

 

1941
No March Field da Califórnia, Bob Hope realiza seu primeiro show USO.
Realização do primeiro voo do Republic P-47 Thunderbolt.

 

1942 - Segunda Guerra Mundial: em Corregidor, as últimas forças americanas nas Filipinas se rendem aos japoneses.

1945 - Segunda Guerra Mundial: começa a ofensiva de Praga, a última grande batalha na Frente Oriental.

1954 - Roger Bannister torna-se a primeira pessoa a correr a milha em menos de quatro minutos.

1949 - EDSAC, o primeiro computador eletrônico digital com armazenamento de programas, executa sua primeira operação.

1960 - Mais de 20 milhões de telespectadores assistem ao primeiro casamento real televisionado quando a princesa Margaret se casa com Anthony Armstrong-Jones na Abadia de Westminster.

1975 - Cerca de 100 000 armênios se reúnem em Beirute para as comemorações do 60º aniversário do genocídio armênio.

1976 - Um sismo atinge a região de Friul no nordeste da Itália, causando 989 mortes e a destruição de aldeias inteiras.

1983 - Os Diários de Hitler são revelados como uma farsa após serem examinados por novos especialistas.

1994 - Inauguração do Eurotúnel no Canal da Mancha.

1997 - A maior mineradora estatal do Brasil, Companhia Vale do Rio Doce, é privatizada.

1998 - Steve Jobs da Apple Inc. revela o primeiro iMac.

1999 - Realizam-se as primeiras eleições para o Parlamento da Escócia e a Assembleia Nacional do País de Gales.

2001 - Durante uma viagem à Síria, o Papa João Paulo II se torna o primeiro papa a entrar em uma mesquita.

2010 - Em apenas 36 minutos, o índice Dow-Jones despencou quase 1 000 pontos no que é conhecido como o Flash Crash de 2010.

2013 - Três mulheres desaparecidas por mais de uma década são encontradas vivas na cidade americana de Cleveland.

2020 - Astrônomos anunciam a descoberta do primeiro buraco negro localizado em um sistema estelar visível a olho nu.

2023 - O Rei Carlos III é coroado na Abadia de Westminster, em Londres.


   



04/05/2024
CONHEÇA A ILHA DE ELBA



Elba é uma ilha na Toscana, Itália, que dista 20 km da costa da península itálica. É a maior ilha do Arquipélago Toscano e a terceira maior ilha italiana. Conta com cerca de 30.000 habitantes, número que aumenta no verão, devido ao turismo.

A ilha abrigou Napoleão Bonaparte em seu exílio em 1814, após a fracassada invasão da Rússia, mas a história de Elba remonta ao período pré-romano, quando foi colonizada por lígures e, em seguida, por etruscos.

A ilha possui um pequeno aeroporto em Marina, mas a maioria dos turistas chega de trem até a cidade de Piombino, na estação Piombino Marittima, onde pega um traghetto (navio) até um dos três principais portos, localizados em Portoferraio, Rio Marina e Porto Azzurro.

A ilha é dividida em oito comunes italianos: a capital Portoferraio, Campo nell'Elba, Capoliveri, Marciana, Marciana Marina, Porto Azzurro, Rio Marina e Rio nell'Elba.

Elba em latim, significa: Ilva e em italiano Isola d'Elba.

 

 

Foto: unitrips.org


   



04/05/2024
QUEM FOI FRANÇOIS GÉRARD?



François Pascal Simon Gérard, Barão Gérard, foi um pintor e gravador neo-clássico francês que se destacou como retratista. Os seus retratos, em especial os femininos, são notáveis pela delicadeza do traço e pela simplicidade e franqueza de expressão.

Gérard frequentou como aprendiz o estúdio do escultor Augustin Pajou. Dois anos depois transferiu-se para o estúdio do pintor Nicolas-Guy Brenet, especializado em temas históricos, que abandonou quase imediatamente para ir trabalhar com Jacques-Louis David, retratista que seria a sua principal influência estilística.

 


No ano de 1796 executou um retrato de "Isabey" (hoje no Louvre) que obteve um sucesso indisputado e com o dinheiro que recebeu de "Isabey" produziu em 1797 a sua obra "Psyche et l'Amour". Finalmente, em 1799, o seu retrato de "Madame Mère" estabeleceu a sua posição como um dos principais retratistas da sua época.

 

 


Em 1808 pintou 8 retratos da sua autoria seleccionados para exibição no Salão de Paris, a que se seguiram 14 na edição de 1810. Estes números são uma boa indicação da fama e da dimensão numérica da sua obra, com dezenas de retratos completados em cada ano. Todas as figuras importantes do Império e da Restauração e as maiores celebridades masculinas e femininas da Europa, quiseram ser retratados por Gérard. Por ele passaram personalidades como Madame de Staël, George Canning, Talleyrand e o Duque de Wellington, as quais deram amplo testemunho da sua cortesia e gentileza de trato.

 

 


Rico e famoso Gérard era atormentado pelo remorso das ambições que abandonara ao se dedicar ao retratismo. Tentava então demonstrar a sua mestria em outros temas, na sua rivalidade com Girodet e outros, pintando obras de carácter histórico ou mitológico como "Bataille d'Austerlitz" (1810) e "L'Entrée d'Henri IV à Paris" (hoje em Versalhes), pintado em 1817 em homenagem ao regresso dos Bourbons. Nelas mostrou criatividade e versatilidade de estilo que permitem colocá-lo entre os grandes pintores do tempo. Após a Restauração, a fama de Gérard declinou, observou com desgosto e impotência o avanço do movimento romântico e a inevitável mudança de gostos e de modismos.

 

 


Coberto de honrarias, barão do Império em 1819, membro do Institut de France a 7 de Março de 1812, oficial da Légion d'honneur, primeiro pintor da Casa Real, manteve-se activo, embora triste e desencorajado. O advento da Revolução de 1830 veio aumentar o seu desconforto e a 11 de Janeiro de 1837, depois de três dias de febre, falecia em Paris, quase esquecido.

 

 

 

 

Fonte: Imagem: coleccionar-com-historia

 


   



04/05/2024
CANAL DO PANAMÁ, CONHEÇA UM DOS MAIORES PROJETOS DE ENGENHARIA DA HISTÓRIA



O canal do Panamá é um canal artificial de navios com 77,1 quilômetros de extensão, localizado no Panamá e que liga o oceano Atlântico (através do mar do Caribe) ao oceano Pacífico. O canal atravessa o istmo do Panamá e é uma travessia chave para o comércio marítimo internacional. Há bloqueios e eclusas em cada extremidade da travessia para levantar os navios até o lago Gatún, um lago artificial criado para reduzir a quantidade de trabalho necessário para a escavação do canal e que está localizado 26 metros acima do nível do mar. Os bloqueios iniciais tinham 33,5 metros de largura. Uma terceira faixa de eclusas, mais larga, foi construída entre 2007 e 2016.

 

A França começou a construir o canal em 1880, mas teve que parar devido a problemas de engenharia e pela alta taxa de mortalidade de trabalhadores por doenças tropicais. Os Estados Unidos assumiram o projeto em 1904 e levaram uma década para concluir o canal, que foi inaugurado oficialmente em 15 de agosto de 1914. Um dos maiores e mais difíceis projetos de engenharia já realizados, o Canal do Panamá reduziu muito o tempo de viagem para se cruzar os oceanos Atlântico e Pacífico de navio, o que permitiu evitar a longa e perigosa rota do cabo Horn, no extremo sul da América do Sul, através da passagem de Drake ou do estreito de Magalhães. A passagem mais curta, mais rápida e mais segura para a Costa Oeste dos Estados Unidos e para os países banhados pelo Pacífico, permitiu que essas regiões se tornassem mais integradas à economia mundial. O tempo aproximado para cruzar o canal varia entre 20 e 30 horas.

 

À época da construção, a posse do território onde está o canal era dos colombianos, depois, dos franceses e dos estadunidenses. Os Estados Unidos continuaram a controlar a Zona do Canal do Panamá até a assinatura dos Tratados Torrijos-Carter, em 1977, que passaram o controle da passagem ao Panamá. Após um período de administração conjunta entre Estados Unidos e Panamá, o canal foi finalmente assumido pelo governo panamenho em 1999 e, agora, é gerenciado e operado pela Autoridade do Canal do Panamá, uma agência do governo do país.

 

O tráfego anual aumentou de cerca de 1 000 navios, quando o canal foi inaugurado em 1914, para 14 702 embarcações em 2008, sendo que a última medição registrou um total de 309,6 milhões de toneladas movimentadas. Até 2008, mais de 815 mil embarcações tinham passado pelo canal; os maiores navios que podem transitar do canal hoje são chamados de pós-panamax. A Sociedade Americana de Engenheiros Civis classificou o canal do Panamá como uma das sete maravilhas do mundo moderno.

 

 

 

Fonte: Foto: wikipédia


   



04/05/2024
4 DE MAIO E SEUS FATOS HISTÓRICOS

1415 - Condenados como hereges no Concílio de Constança, os reformadores religiosos John Wycliffe e Jan Hus.

1415 - Assassinato do rebelde sueco (mais tarde herói nacional) Engelbrekt Engelbrektsson.

1471 - Guerras das Rosas: Batalha de Tewkesbury: Eduardo IV derrota o exército Lencastre e mata Eduardo de Westminster, Príncipe de Gales.

1493 - Papa Alexandre VI divide o Novo Mundo entre Espanha e Portugal ao longo da Linha de Demarcação.

1626 - O explorador holandês Peter Minuit chega nos Novos Países Baixos (atual ilha de Manhattan) a bordo do See Meeuw.

1675 - Rei Carlos II da Inglaterra ordena a construção do Observatório Real de Greenwich.

1776 - Ilha de Rodes se torna a primeira das Treze Colônias Britânicas na América do Norte a renegar a fidelidade ao rei Jorge III da Grã-Bretanha.

1799 - Quarta Guerra Anglo-Mysore: Batalha de Seringapatam: o cerco de Seringapatam termina quando a cidade é invadida e o sultão Tipu é morto pelo exército britânico.

 

1814
Imperador Napoleão I da França chega a Portoferraio, na ilha de Elba, para iniciar o seu exílio.
Rei Fernando VII da Espanha declara nula a Constituição de 1812, devolvendo a Espanha ao absolutismo.

 

1823 - Guerra da Independência do Brasil: A Batalha de 4 de maio foi um combate naval ocorrido durante o bloqueio do porto de Salvador imposto pelo Almirante Thomas Cochrane. As frotas brasileira e portuguesa se enfrentaram, resultando num empate.

1869 - Início da Batalha Naval da Baía de Hakodate no Japão.

1886 - Revolta de Haymarket: uma bomba é lançada contra policiais que tentavam acabar com uma reunião do Movimento operário em Chicago, Estados Unidos, matando oito e ferindo 60. A polícia abriu fogo contra os manifestantes.

1904 - Estados Unidos começam a construção do Canal do Panamá.

1919 - Movimento Quatro de Maio: manifestações estudantis acontecem na Praça da Paz Celestial, em Pequim, China, em protesto contra o Tratado de Versalhes, que transferiu território chinês para o Japão.

1926 - Início da Greve geral no Reino Unido.

1932 - Em Atlanta, o mafioso Al Capone começa a cumprir uma sentença de onze anos de prisão por sonegação de impostos.

1942 - Segunda Guerra Mundial: início da Batalha do Mar de Coral com um ataque de aviões do porta-aviões USS Yorktown dos Estados Unidos contra as forças navais japonesas na ilha Tulagi, Ilhas Salomão. As forças japonesas invadiram Tulagi no dia anterior.

1945 - Segunda Guerra Mundial: o campo de concentração de Neuengamme, perto de Hamburgo, é libertado pelo Exército Britânico.

1949 - Toda a equipe de futebol do Torino (exceto dois jogadores que não fizeram a viagem: Sauro Tomà, por lesão e Renato Gandolfi, por solicitação do técnico) morre num acidente de avião.

1953 - Ernest Hemingway ganha o Prêmio Pulitzer pelo O Velho e o Mar.

1959 - Realizado o primeiro Grammy Award.

1961 - Movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos: os "Viajantes da Liberdade" começam uma viagem de ônibus pela Região Sul daquele país.

1978 - Força de Defesa da África do Sul ataca um campo de refugiados da SWAPO em Cassinga, sul de Angola, matando cerca de 600 pessoas, no que passou a história como massacre de Cassinga.

1979 - Margaret Thatcher é a primeira mulher eleita como chefe do governo britânico, após a vitória eleitoral dos conservadores.

1988 - Ocorre o desastre industrial da PEPCON em Henderson, Estados Unidos, consumindo toneladas de perclorato de amônio.

1989 - Caso Irã-Contras: o ex-assessor da Casa Branca, Oliver North, é condenado por três crimes e absolvido de nove outras acusações; as condenações são posteriormente anuladas sob recurso.

1990 - Letônia proclama a renovação da sua independência após a ocupação soviética.

1994 - O primeiro-ministro de Israel Yitzhak Rabin e o líder da OLP Yasser Arafat assinam um acordo de paz sobre a autonomia palestina, conferindo autogoverno à Faixa de Gaza e Jericó.

2017 - Lançado o satélite geoestacionário brasileiro SGDC-1, do Centro Espacial de Kourou na Guiana Francesa.

2021 - Assassinato de Ali Fazeli Monfared.


   



03/05/2024
03 DE MAIO E SEUS FATOS HISTÓRICOS

1481 - O maior dos três terremotos atinge a ilha de Rodes e causa cerca de 30 000 vítimas.

1491 - Nkuwu Nzinga, monarca do Congo, é batizado por missionários portugueses, adotando o nome batismal de João I.

1616 - O Tratado de Loudun encerra a guerra civil francesa.

1715 - Um eclipse solar total é visível no norte da Europa e no norte da Ásia, conforme previsto por Edmond Halley com precisão de quatro minutos.

1791 - Proclamada, pela Sejm da República das Duas Nações, a Constituição Polonesa de Maio, a primeira Constituição moderna da Europa.

 

1808
Guerra Finlandesa: a Suécia perde a fortaleza de Suomenlinna para a Rússia.
Guerra Peninsular: os rebeldes de Madrid, que se revoltaram em dois de maio, são executados perto da colina do Príncipe Pío.

 

1815 - Guerra Napolitana: Joaquim Murat, rei de Nápoles, é derrotado pelos austríacos na Batalha de Tolentino, o confronto decisivo da guerra.

1823 - Império do Brasil: A Assembleia Geral Constituinte e Legislativa é instalada no Rio de Janeiro.

1837 - A Universidade de Atenas é fundada em Atenas, Grécia.

1855 - William Walker, aventureiro americano, parte de São Francisco com cerca de 60 homens para conquistar a Nicarágua.

1860 - Carlos XV da Suécia e Noruega é coroado rei da Suécia.

1913 - Estreia do filme Raja Harishchandra, o primeiro longa-metragem indiano, marcando o início da indústria cinematográfica indiana.

1920 - Fracassa um golpe de Estado bolchevique na República Democrática da Geórgia.

1921 - Partição da Irlanda: o Ato do Governo da Irlanda de 1920 é aprovado, dividindo a Irlanda em Irlanda do Norte e Irlanda do Sul.

1925 - O Senado Federal do Brasil, muda-se para o Palácio Monroe, onde ficaria até sua mudança para Brasília anos depois.

1928 - Início do Incidente de Jinan com a morte de doze civis japoneses pelas forças chinesas em Jinan, na China, o que leva à retaliação japonesa e à morte de mais de 2 000 civis chineses nos dias seguintes.

1937 - Gone with the Wind, um romance de Margaret Mitchell, ganha o Prêmio Pulitzer de Ficção.

1939 - Formação do Bloco de Avanço da Índia por Subhas Chandra Bose.

1945 - Segunda Guerra Mundial: afundamento dos navios de prisioneiros Cap Arcona, Thielbek e Deutschland pela Força Aérea Real na Baía de Lübeck.

1947 - Entra em vigor a nova Constituição do Japão pós-guerra.

1951 - Inauguração do Royal Festival Hall de Londres.

1960 - Inauguração do museu Casa de Anne Frank em Amsterdã, Países Baixos.

1979 - Margaret Thatcher vence as eleições gerais do Reino Unido. No dia seguinte, ela se torna a primeira mulher a ser primeira-ministra britânica.

 

1999
O Tornado de Bridge Creek-Moore, de categoria F5, arrasa a cidade de Oklahoma City, nos Estados Unidos, com ventos que ultrapassam os 420 km/h.
A infiltração de soldados paquistaneses no lado indiano resulta na Guerra de Cargil.

 

2000 - Início do esporte de geocaching, com o primeiro cache colocado e as coordenadas de um GPS postado na Usenet.

2001 - Os Estados Unidos perdem seu assento na Comissão das Nações Unidas para os Direitos Humanos pela primeira vez desde que a comissão foi formada em 1947.

2007 - A menina britânica Madeleine McCann, de 4 anos, desaparece na Praia da Luz, Portugal, iniciando "o caso de desaparecimento mais noticiado da história moderna".

2016 - Oitenta e oito mil pessoas foram evacuadas de suas casas em Fort McMurray, Alberta, Canadá, quando um incêndio violento atingiu a comunidade, destruindo aproximadamente 2 400 casas e prédios.

 

2018
O grupo terrorista separatista basco ETA anuncia sua dissolução e cessação de todas as atividades.
Pelo menos 110 pessoas morrem e dezenas ficam feridas após fortes tempestades de areia nos estados de Uttar Pradesh e Rajastão, norte da Índia.

 


   



1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20