03/05/2024
MEU NOME É BROWN! JAMES BROWN. CONHEÇA A BIOGRAFIA DE UM DOS MAIORES NOMES DO SHOWBIZ



James Brown (1933-2006) foi um cantor, compositor e produtor musical norte-americano, autor de "I Feel Good", um dos grandes sucessos de sua carreira. Inventor do funk, ele se tornou um dos maiores nomes do showbiz.

James Joseph Brown Jr., conhecido como James Brown, nasceu em Barnwell, Carolina do Sul, no dia 3 de março de 1933. Abandonado pela mãe e espancado pelo pai, foi criado por uma tia que gerenciava um bordel.

James Brown cresceu em um bairro pobre, e para ajudar no sustento da casa trabalhou em diversas funções, como engraxate e lavador de pratos.

Antes de completar 20 anos de idade, por diversas vezes, foi preso por roubo à mão armada e condenado a mais de oito anos de prisão. Depois de três anos, por bom comportamento, foi levado para um reformatório.


Início da carreira musical
Em 1953, acolhido pela família do cantor Bobby Byrd, ingressou no mundo musical. Em 1953 passou a fazer parte do grupo "The Starlighters". Em seguida o grupo mudou o nome para "the Famous Flames".

Em 1955 gravou o single "Please, Please, Please", que atingiu o n.º 5 na parada R&B. Em 1958, com o lançamento de "Try Me", o grupo passou a se chamar "James Brown and the Famous Flames".

Em 1962, The Flames realizou um concerto no Teatro Apollo, em Nova Iorque, lançando no ano seguinte o disco "Live at the Apollo", com a participação do baterista Clayton Fillyau.

No disco, Brown cantou temas como "I've Got Money", com ritmos percussivos que se tornou marca característica do cantor. O álbum ficou nas paradas por 14 meses, atingindo o n.º 2 nas paradas R&B.

Em 1964, James Brown lançou o disco "Out of Sight", que atingiu o n.º 24 nas paradas pop e o levou para o caminho do funk.

Em 1964 lançou dois grandes sucessos: "I Got You" (I Feel Good) e "Papa's Got a Brand New Bag" que se transformaram em seus maiores sucessos, tanto nas paradas pop, como nas paradas de R&B.

Em 1966, "Papa's Got a Brand New Bag" venceu o Grammy de Melhor Gravação de Rhythm & Blues.

O Hit "Say It Loud, I'm Black and I'm Proud", lançado em 1968, uma declaração do orgulho negro, se tornou relevante para os movimentos dos direitos civis dos anos 60, mas ao mesmo tempo, sofreu censura de várias emissoras de rádio norte-americanas.

Nos anos 70, Brown fez sucesso com "Sex Machine", que chegou ao n.º 1. "The Payback" recebeu o disco de platina em 1974, além de "Papa Donn't Take No Mess", "Body Heart", entre outros.


Atuação no cinema
Em sua passagem pelo cinema Brown atuou nos filmes, "The Blues Brothers" (1980) e "Blues Brothers 2000" (1998). Em ambos, ele atuou como o reverendo Cleophus James.

Em 1986 gravou a música "Living in América", tema composto para o filme "Rocky IV".


Prisão
Em 1988, Brown foi preso por excesso de velocidade e por consumo de drogas. Em 1998 foi preso novamente pelo uso de arma de fogo e consumo de drogas, poucos dias depois de ter saído de uma clínica de desintoxicação.

Em 2004 foi declarado culpado por agressões à sua segunda esposa. Depois de pagar uma multa de 1.087 dólares foi posto em liberdade.

Suas últimas aparições em público foram no festival Foggfest em São Francisco, no dia 20 de agosto de 2006, em Roundhouse de Londres, em 27 de outubro do mesmo ano, e na cerimônia no Alexandra Palace em Londres quando foi reconhecido com sua entrada no Hall da Fama do Reino Unido.

James Brown faleceu em Atlanta, Estados Unidos, no dia 25 de dezembro de 2006.

 

 


Crédito: ebiografia


   



02/05/2024
2 DE MAIO E SEUS FATOS HISTÓRICOS

1500 - A esquadra de Pedro Álvares Cabral parte da baía de Cabrália (Brasil) continuando sua viagem para as Índias. A nau comandada por Gaspar de Lemos retorna para Portugal levando a notícia do descobrimento da nova terra.

1536 - Ana Bolena, segunda esposa de Henrique VIII de Inglaterra, é presa na Torre de Londres sob acusações de adultério.

1559 - John Knox retorna do exílio para a Escócia para se tornar o líder da nascente Reforma Escocesa.

1568 - Maria, Rainha da Escócia, escapa do Castelo de Lochleven.

1611 - Publicada a Versão Autorizada do Rei Jaime da Bíblia pela primeira vez em Londres, Inglaterra, pelo editor Robert Barker.

1625 - Afonso Mendes, nomeado pelo Papa Gregório XV como Patriarca Latino da Etiópia, chega ao Império Etíope vindo de Goa.

1670 - O rei Carlos II da Inglaterra, Irlanda e Escócia concede uma carta permanente à Companhia da Baía de Hudson para abrir o comércio de peles na América do Norte.

1808 - Levantamento de dois de maio na Espanha contra a ocupação francesa.

 

1866 - Guerra Espanhola-sul-americana: Defensores peruanos lutam na Batalha de Callao. A guerra havia iniciado com a tomada pela Espanha das ilhas Chincha.
1876 - Início da Revolta de Abril na Bulgária otomana.

 

1885 - Criação do Estado Livre do Congo pelo rei Leopoldo II da Bélgica.

 

1886
Inaugurado o Passeio Público, em Curitiba.
Guerra do Paraguai: a Batalha de Estero Bellaco foi uma das mais sangrentas.

 

1889 - Menelique II, imperador da Etiópia, assina o Tratado de Wuchale, dando à Itália o controle sobre a Eritreia.

1906 - Cerimônia de encerramento dos Jogos Intercalados de Atenas, Grécia.

1933 - Alemanha Nazista: Sindicatos independentes da Alemanha são substituídos pela Frente Alemã para o Trabalho.

1941 - Após o golpe de Estado contra o príncipe herdeiro do Iraque no início desse ano, o Reino Unido lança a Guerra Anglo-Iraquiana para restaurá-lo no poder.

 

1945 - Segunda Guerra Mundial:
Batalha de Berlim: a União Soviética anuncia a captura de Berlim e soldados soviéticos içam sua bandeira vermelha sobre o Palácio do Reichstag.
Campanha da Itália: o general Heinrich von Vietinghoff assina o instrumento oficial de rendição de todas as forças da Wehrmacht na Itália.

 

1952 - O primeiro avião do tipo jato comercial do mundo, o de Havilland Comet 1 faz seu primeiro voo, de Londres a Joanesburgo.

1955 - Tennessee Williams ganha o Prêmio Pulitzer de Teatro por Gata em Teto de Zinco Quente.

1964 - Primeira ascensão do Shishapangma, a décima quarta montanha mais alta do mundo e a mais baixa das montanhas com mais de oito mil metros de altitude.

1965 - O presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, anuncia que 14 mil soldados permanecerão na República Dominicana para impedir que o país se converta em um Estado comunista.

1968 - França: início das manifestações estudantis de Maio de 1968.

1969 - O navio de passageiros britânico Queen Elizabeth 2 parte de Southampton em sua viagem inaugural com destino a Nova Iorque.

1982 - Guerra das Malvinas: o submarino nuclear britânico HMS Conqueror afunda o cruzador argentino ARA General Belgrano.

1986 - Acidente nuclear de Chernobil: a cidade de Chernobil é evacuada seis dias após o desastre.

1998 - Fundação do Banco Central Europeu em Bruxelas para definir e executar a política monetária da União Europeia.

2004 - Massacre de Yelwa: cerca de 630 muçulmanos são mortos por cristãos em represália às mortes de 78 cristãos ocorridas em 4 de fevereiro.

 

2008
Ciclone Nargis atinge Myanmar matando mais de 138 000 pessoas e deixando milhões de desabrigados.
Erupção do vulcão Chaitén, no Chile, força a evacuação de mais de 4 500 pessoas.

 

 

2011
Surto de E. coli atinge a Europa, principalmente a Alemanha, deixando mais de 30 pessoas mortas e muitas outras doentes.
Osama bin Laden morre em operação militar dos Estados Unidos no Paquistão.

 

2012 - Vendida em Nova Iorque uma versão pastel de O Grito, do pintor norueguês Edvard Munch, por 120 milhões de dólares, estabelecendo um novo recorde mundial para uma obra de arte em leilão.


   



01/05/2024
O QUE FOI A TERRA DE SANTA CRUZ RELATADA PELA CARTA DE PEDRO VAZ CAMINHA?



Terra de Santa Cruz, Ilha de Vera Cruz, ou ainda Terra de Vera Cruz foi o nome dado a porção de terra americana descoberta pelos portugueses em 1500, que atualmente corresponde à costa nordeste do Brasil. Foi assim denominado, pela primeira vez pela Carta de Pero Vaz de Caminha, com o objetivo de refletir o sentido da propagação da fé. Segundo a carta:

"Neste mesmo dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! A saber, primeiramente de um grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capitão pôs o nome de O Monte Pascoal (monte da Páscoa) e à terra A Terra de Vera Cruz!"

As limitações da cartografia da época indicavam que, o território correspondente hoje ao Brasil, era uma grande ilha no caminho para as ilhas Molucas, na Oceânia, e para as Índias Orientais, o grande objetivo das Navegações Portuguesas. A posse da até então Ilha de Vera Cruz era uma forma de assegurar e auxiliar as futuras navegações, devido à grande concorrência espanhola. Em 1504, quando Fernando de Noronha recebeu a então chamada Ilha de São João, ainda se usava o nome de Terra de Santa Cruz, como se vê da correspondente Carta de Doação:

"A quantos esta nossa carta virem fazemos saber que havendo-nos respeito aos serviços que Fernando de Noronha, cavaleiro de nossa casa nos tem feito e esperamos ao diante dele receber, e querendo-lhe por isso fazer graça e mercê, temos por bem e nos apraz que vindo-se a povoar em algum tempo a nossa ilha de São João, que ele ora novamente achou e descobriu cinquenta léguas ao mar da nossa Terra de Santa Cruz, lhe darmos e fazermos mercê da Capitania dela em vida sua e de um seu filho..."

A troca do nome de Terra de Santa Cruz para Brasil não foi uma mudança formal, mas sim o resultado de um processo de transformações socioeconômicas decorrentes da colonização realizada pela monarquia portuguesa sobre o território brasileiro em que o pretexto da disseminação da religião católica é rapidamente suplantado pela exploração econômica. Isso fica evidenciado por meio da manifestação de cronistas dos séculos XVI, como Damião de Góis e João de Barros.

Com a criação formal do Estado do Brasil em 1549, o nome se consolida definitivamente como denominação para se referir à área colonizada por Portugal no continente americano, ainda que persistissem registros de uso dessa expressão em escritos posteriores, como o livro "História da Província de Santa Cruz" de Pero de Magalhães Gandavo publicado em 1575.

 

 

Crédito: Imagem: wikipédia


   



01/05/2024
BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II



O papa João Paulo II morreu em 2 de abril de 2005, aos 84 anos, encerrando um pontificado de 26 anos. Foi sucedido pelo papa Bento XVI, que anunciou a beatificação de João Paulo II em maio de 2011. Três anos depois, em 2014, foi canonizado pelo papa Francisco e passou a ser chamado de São João Paulo II.

1,5 milhão de pessoas foram a Praça de São Pedro na cerimônia de beatificação de João Paulo II em 1 de maio de 2011 na Cidade do Vaticano. Hoje completa 13 anos da beatificação do Santo Papa.

 

 

Foto: web


   



01/05/2024
01 DE MAIO E SEUS FATOS HISTÓRICOS

475 a.C. - Cônsul romano Públio Valério Publícola celebra um triunfo romano por sua vitória sobre os veios e os sabinos.

305 - Diocleciano e Maximiano, imperadores de Roma, deixam de governar.

524 - Sigismundo, rei da Borgonha, é executado em Orleães após um reinado de oito anos e é sucedido por seu irmão Gundemaro.

880 - Inaugurada a Igreja Nova em Constantinopla, servindo de modelo para as posteriores igrejas em cruz inscrita ortodoxas.

1169 - Mercenários normandos desembarcam na baía de Bannow, em Leinster, marcando o início da Invasão normanda na Irlanda.

1328 - Término das Guerras de independência da Escócia; pelo Tratado de Edimburgo-Northampton, o Reino da Inglaterra reconhece o Reino da Escócia com um Estado independente.

1486 - Cristóvão Colombo apresenta seus planos para uma rota ocidental para as Índias à rainha espanhola Isabel I de Castela.

1500 - Pedro Álvares Cabral toma posse da "Ilha de Vera Cruz" (atual Brasil) em nome do rei de Manuel II de Portugal.

1553 - Duarte da Costa é nomeado governador-geral do Brasil em substituição a Tomé de Sousa.

1576 - Estêvão Báthory, príncipe da Transilvânia, casa com Ana Jagelão, princesa da Polônia, e eles se tornam governantes conjuntos como Rei e Rainha da Polônia e Grão-Duque e Grã-Duquesa da Lituânia, as nações que formam a República das Duas Nações.

1625 - Armada luso-espanhola da Jornada dos Vassalos reconquista Salvador na Bahia dos holandeses.

1707 - Entra em vigor o Tratado de União unindo o Reino da Inglaterra ao da Escócia para formar o Reino da Grã-Bretanha.

1753 - Publicação da Species Plantarum por Linnaeus e início formal da taxonomia vegetal adotado pelo Código Internacional de Nomenclatura Botânica.

1776 - Fundação da sociedade Illuminati em Ingolstadt (Alta Baviera, Sacro Império Romano-Germânico) por Adam Weishaupt.

1807 - A Lei do Comércio de Escravos de 1807 entra em vigor, abolindo o comércio de escravos dentro do Império Britânico.

1840 - O Penny Black, o primeiro selo postal adesivo oficial, é emitido no Reino Unido.

1851 - Vitória do Reino Unido inaugura a Grande Exposição no Palácio de Cristal em Londres.

1863 - Guerra Civil dos Estados Unidos: início da Batalha de Chancellorsville.

1865 - Assinatura do Tratado da Tríplice Aliança pelo Brasil, Argentina e Uruguai.

1875 - Reinauguração do Alexandra Palace depois de ser destruído em um incêndio em 1873.

1886 - Início da greve geral nos Estados Unidos e manifestação nas ruas de Chicago. Os eventos que se seguiram motivaram a criação do Dia do Trabalhador.

1893 - Inauguração da Exposição Universal em Chicago.

1898 - Guerra Hispano-Americana: Batalha de Cavite: a Marinha dos Estados Unidos destrói a frota espanhola do Pacífico na primeira grande batalha da guerra.

1900 - O diplomata brasileiro Barão do Rio Branco, obtém da Comissão de Arbitragem em Genebra, na Suíça, a concessão do território do Amapá disputado pelo Brasil e pela França. O território é incorporado ao Estado do Pará com o nome de Araguari.

1915 - O RMS Lusitania parte da cidade de Nova Iorque em sua 202ª e última travessia do Atlântico Norte. Seis dias depois, o navio é torpedeado na costa da Irlanda com a perda de 1 198 vidas.

1919 - Tropas alemãs entram em Munique para acabar com a República Soviética da Baviera.

1930 - O planeta anão Plutão é oficialmente nomeado por Vesto Slipher.

1931 - Inauguração do Empire State Building, em Nova Iorque.

 

1941
A Justiça do Trabalho no Brasil é criada pelo presidente Getúlio Vargas.
Segunda Guerra Mundial: as forças alemãs lançam um grande ataque durante o Cerco de Tobruque.

 

1943 - Sancionada pelo presidente brasileiro Getúlio Vargas a Consolidação das Leis do Trabalho.

 

1945
Segunda Guerra Mundial: partisans iugoslavos libertam Trieste.
Segunda Guerra Mundial: a Força Expedicionária Brasileira ocupa Turim, Itália.
Segunda Guerra Mundial um locutor alemão anuncia oficialmente que Adolf Hitler "caiu em seu posto de comando na Chancelaria do Reich lutando até o último suspiro contra o bolchevismo e pela Alemanha". A bandeira soviética é hasteada na Chancelaria do Reich, por ordem de Stalin.
Segunda Guerra Mundial: milhares de pessoas morrem em um suicídio coletivo de Demmin após o avanço do Exército Vermelho.

 

1946 - A Conferência de Paz de Paris conclui que as ilhas do Dodecaneso devem ser devolvidas à Grécia pela Itália.

1950 - Guam é organizado como uma comunidade dos Estados Unidos.

 

1956
A vacina contra poliomielite desenvolvida por Jonas Salk é disponibilizada ao público.
Um médico japonês relata uma "epidemia de uma doença desconhecida do sistema nervoso central", marcando a descoberta oficial da Doença de Minamata.

 

1960 - Guerra Fria: Incidente com avião U2: Francis Gary Powers, em um avião de reconhecimento Lockheed U-2, é derrubado sobre a União Soviética, provocando uma crise diplomática.

1961 - Primeiro-ministro de Cuba, Fidel Castro, proclama o país como nação socialista.

1971 - Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) complexo formado por um conjunto de usinas nucleares (Angra 1, Angra 2 e Angra 3) é inaugurada.

1974 - Revolução dos Cravos: o Campo de Concentração do Tarrafal é encerrado.

1982 - A Força Aérea Real ataca a Força Aérea Argentina durante a Guerra das Malvinas.

1994 - Grave acidente provoca a morte do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna no Grande Prêmio de San Marino.

 

1999
O corpo do alpinista britânico George Mallory é encontrado no Monte Everest, 75 anos após seu desaparecimento em 1924.
SpongeBob SquarePants, criado por Stephen Hillenburg, estreou na Nickelodeon.

 

2001 - A presidente filipina Gloria Macapagal-Arroyo declara a existência de "um estado de rebelião", horas depois que milhares de partidários de seu antecessor preso, Joseph Estrada, atacam o palácio presidencial no auge da rebelião da EDSA Tres.

2002 - OpenOffice.org lança a versão 1.0, a primeira versão estável do software.

2003 - Invasão do Iraque: No que ficou conhecido como o discurso "Missão Cumprida", a bordo do USS Abraham Lincoln (ao largo da costa da Califórnia), o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, declara que "as principais operações de combate no Iraque terminaram". Na realidade seria a primeira etapa do que se tornaria um longo conflito, a Guerra do Iraque.

2004 - Passam a integrar a União Europeia os seguintes países: Chéquia, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta e Polônia.

 

2006
Criação oficial no Brasil da Confederação Brasileira de Muaythai Tradicional (CBMTT).
Evo Morales, presidente boliviano, decreta a nacionalização dos hidrocarbonetos (gás natural e petróleo) e tropas do exército boliviano ocupam uma das instalações da Petrobrás naquele país.

 

2008 - China inaugura a maior ponte marítima do mundo, chamada Ponte da Baía de Hangzhou, com 36 km de comprimento.

2009 - Legalização na Suécia do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

2011 - O Papa João Paulo II é beatificado por seu sucessor, o Papa Bento XVI.

2019 - Naruhito ascende ao trono do Japão sucedendo seu pai Akihito, iniciando o período Reiwa. Naruhito será nomeado após sua morte como Imperador Reiwa.


   



30/04/2024
CONHEÇA A BIOGRAFIA DO MARECHAL DE FERRO - FLORIANO PEIXOTO



Floriano Peixoto (1839-1895) foi um político e militar brasileiro, o segundo presidente do Brasil. Ficou no poder de 23 de novembro de 1891 até 15 de novembro de 1894. Recebeu o cognome de "Marechal de Ferro" por debelar sucessivas rebeliões que marcaram os primeiros anos da república.

Floriano sucedeu ao também militar o presidente Deodoro da Fonseca. O período que vai de 1889 a 1894, ficou conhecido como "República da Espada", em virtude da condição militar dos dois primeiros presidentes do Brasil.

Floriano Vieira Peixoto nasceu na cidadezinha em Ipioca, Alagoas, no dia 30 de abril de 1839. Foi o quinto de dez filhos do lavrador Manuel Vieira de Araújo Peixoto e de Joaquina de Albuquerque Peixoto.

Foi criado pelo tio e padrinho, coronel José Vieira de Araújo Peixoto, na mansão do Engenho Riacho Grande. Cursou o primário em Maceió e aos 16 anos foi para o Colégio São Pedro de Alcântara no Rio de Janeiro.

 


Carreira Militar
Em 1857, Floriano Peixoto alistou-se no Exército. Em 1861 ingressou na Escola Militar. Em 1863 recebeu a patente de primeiro-tenente.

 

Em 12 de dezembro de 1864, estava servindo em Bagé, no Rio grande do Sul quando irrompeu a Guerra do Paraguai. Participou da retomada de Uruguaiana e de outras importantes ações militares, inclusive a batalha final em Cerro Corá, quando foi morto o presidente do Paraguai Francisco Solano López.

Terminada a guerra em 1 de março de 1870, Floriano recebeu a Medalha Geral da Campanha e diversas outras condecorações. Foi promovido a tenente-coronel e, em seguida concluiu o curso de ciências físicas e matemáticas, interrompido pela guerra.

Em 1872, Floriano voltou para Alagoas, onde reencontrou sua jovem prima Josina Peixoto, filha de seu tio e pai adotivo, Coronel José Vieira Peixoto. No dia 11 de maio do mesmo ano, foi realizado o casamento. Logo em seguida, Floriano assumiu a direção do Arsenal de Guerra de Pernambuco, depois, serviu em Alagoas e no Amazonas.

Em 1883, Floriano Peixoto foi promovido a brigadeiro. Em 1884 assumiu a presidência da província de Mato Grosso, cargo que ocupou por um ano. Depois de um breve afastamento, em 1889 foi designado para a 2ª. Brigada do Exército e nomeado ajudante general de campo, segundo posto depois de ministro da Guerra.

 


Vice-Presidente da República
Floriano Peixoto esteve distante das conspirações republicanas, porém o presidente Deodoro da Fonseca contava com sua solidariedade. A confirmação veio na noite de 15 de novembro de 1889, quando Floriano se recusou a cumprir ordens do visconde de Ouro Preto para dispersar os rebeldes reunidos no Campo de Santana.

 

Em 30 de janeiro de 1890, Floriano foi promovido a tenente-general, posto mais alto da carreira do Exército. Dois meses depois, o título foi substituído pelo nome de "Marechal".

Ainda em 1890, Floriano Peixoto substituiu Benjamin Constant na pasta da Guerra. Foi candidato a primeiro vice-presidente da República e elegeu-se pelo Congresso Constituinte em 25 de fevereiro de 1891.

 


Presidente do Brasil
Com a renúncia de Deodoro da Fonseca, em 23 de novembro de 1891, Floriano Peixoto, então vice-presidente, assumiu a presidência da República apoiado por uma ala militar e pelas oligarquias estaduais, o que lhe dava uma força de poder que seu antecessor não possuía.

 

Ao assumir o poder, a primeira medida de Floriano foi revogar o ato de dissolução do Congresso e depor os governadores que haviam apoiado o golpe de Deodoro.

Tomou medidas drásticas para combater os oposicionistas que exigiam novas eleições baseados no artigo da constituição que determinava a convocação de eleições em caso de vaga na presidência antes do período de dois anos de mandato.

Por não realizar novas eleições, Floriano enfrentou as revoltas dos fortes de Santa Cruz e de Lages, no Rio de Janeiro, e um manifesto de treze generais que exigiam novas eleições. Demonstrando uma evidente atitude de força, Floriano mandou fuzilar o cabeça da revolta do forte de Santa Cruz e exonerou os treze generais.

Em meio à agitação popular, no dia 10 de abril, Floriano baixou um decreto suspendendo por 72 horas as garantias constitucionais, decretando estado de sítio e, ordenou a prisão e exilo em massa, principalmente de políticos e jornalistas, entre eles José do Patrocínio.

Pressionado, o Congresso aprovou medida que legitimava o mandato presidencial até 15 de novembro de 1894 e Floriano decretou anistia geral.

 


Consolidação da República
O Presidente Floriano Peixoto teve ainda que enfrentar duas revoltas iniciadas em 1893: A Revolução Federalista, no Rio Grande do Sul e a Revolta da Armada, no Rio de Janeiro. Os dois movimentos acabaram por se unir, com o objetivo de depor o marechal e restaurar a monarquia.

 

Floriano rejeitou a oferta de apoio naval estrangeiro e com a chegada da nova esquadra que comprou, começou a combater os rebeldes que se asilaram em navios portugueses, provocando uma questão diplomática com Portugal e o corte de relações com este país.

Com a deposição dos governos revolucionários do Paraná e Santa Catarina, e a violenta repressão aos rebeldes, com centenas de fuzilamentos, a revolução terminou e o Marechal de Ferro consolidou a República. Por debelar as sucessivas rebeliões, recebeu o cognome de Marechal de Ferro.

Enfrentando crises militares e financeiras, Floriano teve pouco tempo para administrar, mas foi no seu governo que foi criada a Prefeitura do então Distrito Federal. O prefeito Barata Ribeiro realizou grande obra de urbanização no Rio de Janeiro.

Foi também nessa época que se iniciaram os estudos para a transferência da capital brasileira para o planalto goiano, chegando-se a demarcar a área destinada ao futuro Distrito Federal.

Ao terminar o mandato, em 1894, magro e doente, Floriano não compareceu à solenidade de posse do novo presidente, Prudente de Morais, o primeiro presidente civil. Em seu nome, o cargo foi transmitido pelo ministro da justiça. Floriano seguiu para uma estação de repouso em Cambuquira, Minas Gerais, por recomendação médica.

Floriano Peixoto faleceu na fazenda de um amigo no distrito de Divisa (hoje Floriano) no município de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, no dia 29 de junho de 1895.

 

 
 
FONTE: ebiografia

 


   



30/04/2024
PORQUE QUANDO MORREMOS EM UM SONHO ACORDAMOS? PORQUE SEU CÉREBRO NÃO SABE O QUE VEM DEPOIS DA MORT



Já se perguntou a razão pela qual sempre que vamos morrer em um sonho, acordamos?

Isso acontece porque somente conhecemos o que vivemos. Somos um "objeto de nossas memórias", ou seja, apenas conseguimos assimilar o que vivemos, as experiências que já tivemos.

Quando estamos sonhando, entramos no denominado de sono REM (movimento rápido dos olhos). O sono REM é apenas um pouco mais "profundo" do que o estágio 1 do não-REM, ou seja, não é difícil acordar neste estágio.

Mesmo que seja apenas em sonho, experienciar a morte é um evento que nos estressa e faz com que nosso cérebro libere adrenalina.

Como é impossível dormir e ter uma descarga de adrenalina ao mesmo tempo, então acordamos.

Mais de 95% das vezes as pessoas conseguem lembrar-se destes sonhos. Primeiramente, porque se acorda logo após acontecer e depois porque é uma experiência marcante pela temática. É o inverso do que estamos programados: a sobrevivência.

Quando são particularmente assustadores ou ameaçadores, os pesadelos podem provocar respostas de "luta e fuga", e a liberação de adrenalina enquanto ainda estamos dormindo.

Depois que você acorda de um pesadelo, pode demorar um pouco a sentir-se estabilizado, impedindo que você seja capaz de voltar a dormir tão fácil ou rapidamente.

 

 

FONTE: arquivooculto
FOTO/IMAGEM: amarassist

 


   



30/04/2024
ELEIÇÕES 2026: BOLSONARO SINALIZA QUE CAIADO SERÁ SEU CANDIDATO A PRESIDENTE



O ex-presidente Jair Bolsonaro sinalizou que o governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil), pode ser o seu candidato na campanha à presidência da República em 2026. Nesta segunda-feira, 29, Bolsonaro participou da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), onde fez tal declaração.

Mal começou as eleções de 2024, mas o norte que o ex-presidente enxerga é o das composições nacionais. São sinais que a oposição não morreu e que pode surpreender o presidente Lula.

 


Foto: Alan Santos/PR/Agência Brasil

 


   



30/04/2024
30 DE ABRIL E SEUS FATOS HISTÓRICOS

311 - Termina a perseguição de Diocleciano dos cristãos no Império Romano.

313 - Batalha de Tzíralo: o imperador Licínio derrota Maximino Daia e unifica sob seu comando todo o Império Romano do Oriente.

642 - Quindasvinto é proclamado rei pela nobreza e bispos visigodos.

1315 - Enguerrando de Marigny, conselheiro do rei Filipe IV de França, é enforcado em Montfaucon.

1489 - Aprovada pelo papa Inocêncio VIII a Ordem da Imaculada Conceição.

1492 - Espanha dá a Cristóvão Colombo sua autorização de exploração.

1557 - O líder mapuche Lautaro é morto pelas forças espanholas na Batalha de Mataquito, no Chile.

 

1598
Henrique IV da França emite o Edito de Nantes, permitindo a liberdade de religião aos huguenotes.
Juan de Oñate inicia a conquista de Santa Fé de Nuevo México.

 

1625 - Uma frota combinada espanhola e portuguesa de 52 navios recaptura a Bahia dos holandeses durante a Guerra Luso-Holandesa.

1636 - Guerra dos Oitenta Anos: as forças da República Holandesa recapturam um forte estrategicamente importante da Espanha após um cerco de nove meses.

1789 - George Washington toma posse como o primeiro presidente dos Estados Unidos.

1803 - Expansão territorial dos Estados Unidos: Estados Unidos compram o Território da Luisiana da França, por US$ 15 milhões.

1838 - Nicarágua declara sua independência da República Federal da América Central.

1854 - Inauguração da primeira ferrovia do Brasil em seu trecho inicial, ligando o porto de Mauá (atual Guia de Pacobaíba) a Fragoso (atual Magé), no Rio de Janeiro.

1863 - Uma patrulha de infantaria da Legião Estrangeira Francesa composta de 65 homens combate uma força de quase 2 000 soldados mexicanos até quase o último homem na Hacienda Camarón, México.

1897 - J. J. Thomson, do Laboratório Cavendish, anuncia sua descoberta do elétron como uma partícula subatômica, mais de 1 800 vezes menor do que um próton (no núcleo atômico), em uma palestra na Royal Institution de Londres.

1900 - O Havaí torna-se território dos Estados Unidos.

1904 - Inauguração da Exposição Universal da Louisiana, em St. Louis, EUA.

1905 - Albert Einstein conclui sua tese de doutorado na Universidade de Zurique.

1927 - Douglas Fairbanks e Mary Pickford são as primeiras celebridades a deixarem suas pegadas no concreto do Teatro Chinês, Hollywood.

1937 - A Comunidade das Filipinas realiza um plebiscito para as mulheres filipinas sobre se elas devem ter o direito ao sufrágio estendido; mais de 90% votariam afirmativamente.

1939 - Inauguração da Feira Mundial de Nova Iorque.

1943 - Segunda Guerra Mundial: Operação Mincemeat: deliberadamente lançado ao mar um morto para ser levado pelas ondas até a costa da Espanha, trajado como se fosse um oficial do serviço de inteligência britânico e com detalhes dos planos de falsa invasão dos Aliados.

 

1945
Adolf Hitler e Eva Braun suicidam-se.
Soldados soviéticos içam o Estandarte da Vitória no Palácio do Reichstag (Parlamento alemão).

 

1946 - A proibição dos jogos de azar no Brasil é estabelecida pelo decreto-lei assinado pelo presidente Eurico Gaspar Dutra.

1948 - Criação da OEA com a assinatura da Carta da Organização dos Estados Americanos, em Bogotá.

1957 - Entra em vigor a Convenção Complementar sobre a Abolição da Escravatura.

1960 - Inauguração do Jardim Botânico da Madeira em Santa Maria Maior.

1961 - Posto em serviço ativo o K-19, o primeiro submarino nuclear soviético equipado com mísseis nucleares.

1966 - Formada a Igreja de Satã na Black House, São Francisco.

1973 - Escândalo Watergate: o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, anuncia que o conselheiro da Casa Branca, John Dean, foi demitido e que outros assessores importantes, principalmente H. R. Haldeman e John Ehrlichman, renunciaram.

1975 - Queda de Saigon: forças comunistas ganham o controle de Saigon. A Guerra do Vietnã termina formalmente com a rendição incondicional do presidente sul-vietnamita Duong Van Minh.

1977 - Ocorre a primeira marcha das Mães da Praça de Maio em frente à Casa Rosada, Buenos Aires.

 

1980
Início do Cerco da embaixada iraniana em Londres.
Beatriz é empossada como Rainha dos Países Baixos após a abdicação de Juliana.

 

1981 - Atentado frustrado contra o Pavilhão Riocentro, onde era realizado um show em comemoração ao Dia do Trabalhador.

1993 - CERN anuncia que os protocolos da World Wide Web serão gratuitos.

1994 - O piloto de Fórmula 1 Roland Ratzenberger morre em um acidente durante a sessão de qualificação do Grande Prêmio de San Marino, disputada no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, nos arredores de Imola, Itália.

2004 - Conselho de Segurança das Nações Unidas cria a missão de paz MINUSTAH.

 

2008
Naufrágio do Assalama: o ferribote da companhia espanhola Naviera Armas encalha ao largo de Tarfaya (sul de Marrocos) com 113 passageiros, 30 tripulantes e 60 automóveis a bordo; não houve baixas.
Dois restos mortais encontrados em Ecaterimburgo, na Rússia, são confirmados por cientistas russos como os restos mortais de Anastásia e Alexei, dois dos filhos do último czar da Rússia, cuja família inteira foi executada em Ecaterimburgo pelos bolcheviques noventa anos antes.

 

2009 - Sete pessoas morrem e outras dez são feridas em um desfile do Dia da Rainha em Apeldoorn, Países Baixos, em uma tentativa de assassinato da rainha Beatriz.

2012 - Uma balsa sobrecarregada vira no rio Bramaputra, na Índia, matando pelo menos 103 pessoas.

2013 - Guilherme Alexandre é empossado como Rei dos Países Baixos após a abdicação de Beatriz.

2015 - Lançada contra a superfície de Mercúrio, a sonda espacial MESSENGER encerra sua missão de 11 anos ao planeta.

 

2019
O imperador do Japão Akihito abdica em favor do filho Naruhito. É a primeira vez em dois séculos que um imperador japonês deixa sua função ainda vivo, graças a uma lei aprovada sob medida para Akihito.
Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e autoproclamado presidente interino do país, inicia ofensiva para tentar derrubar o governo de Nicolás Maduro. O plano falhou; mais de 100 pessoas acabaram feridas durante o confronto.

 


   



29/04/2024
FERRUCCIO LAMBORGHINI: DA OFICINA DE TRATORES AO LUXO DO ESPORTIVOS



Considerado um gênio por uns e um touro por outros, Ferruccio Lamborghini trilhou um caminho de sucesso improvável para as suas origens. Mas quem era este homem?

Ferruccio Elio Arturo Lamborghini nasceu a 28 de Abril de 1916, numa zona rural de Renazzo di Centro, perto de Modena em Itália. Começou a trabalhar com 14 anos como aprendiz de mecânico na Casa Righi. Estudou engenharia na Universidade Técnica de Bolonha.

Após a Segunda Guerra Mundial havia falta de maquinaria agrícola na Itália, e para colmatá-la Ferruccio resolveu abrir uma oficina onde construía tratores aproveitando os componentes dos veículos militares, vendidos a peso. Já no ano de 1949, a sua oficina passou a produzir os seus próprios tratores formando uma empresa sob o nome de "Lamborghini Tractori", atingindo uma produção mensal de quatrocentos veículos nos anos 60, assumindo-se desta forma como uma das maiores produtoras de máquinas agrícolas no país transalpino.

Em 1960 fundou uma nova empresa "Bruciatori " que se dedicava a fabricar equipamentos de ar condicionado e de aquecimento a óleo, cujo negócio se desenvolveu com bastante sucesso tornando-se Lamborghini um dos mais ricos empresários da Itália.

Ferruccio sendo um apaixonado por automóveis esportivos velozes foi adquirindo modelos das marcas Jaguar, Mercedes-Benz e naturalmente da Maserati, Ferrari e Alfa Romeo mas nenhum dos modelos completava o seu ideal de esportivo automóvel.
 

 

A gênese da Lamborghini
Após adquirir o Ferrari 250 GT solicita um reunião com o fundador da marca de Maranello, Enzo Ferrari para lhe transmitir as suas propostas para melhorar o modelo, relativamente às falhas com a embraiagem. Como Enzo não reagiu bem à sua proposta, originando uma discussão pouco cordial, de acordo com a versão de Tonino, filho de Ferruccio. Em consequência deste episódio ordenou aos seus engenheiros que desmontassem o Ferrari 250 GT e verificar como poderia melhorar a performance do esportivo.

Reuniu uma equipa composta por Giotto Bizarrinni, Gian Paolo Dalara e Franco Scaglione. Em Maio do ano de 1963 fundou a "Automobili Ferruccio Lamborghini", em Sant' Agata Bolognese próximo da sua fábrica de tratores e inserida na "Terra di Motori", zona das fábricas da Ferrari, Maserati e Ducati; e com uma determinação ímpar apresenta em Novembro desse ano, o primeiro modelo no Salão Automóvel de Turim - o 350 GTV. Este modelo tinha um motor de 3,5 litros, com 360 cv e um V12. Dado que as linhas da carroçaria não foram bem aceitas, solicitou à Carrozzeria Touring para a redesenhar. Daqui nascia o 350 GT, do qual produziram 135 unidades, dando posteriormente origem ao 400 GT com motor de 4 litros e estreando a primeira caixa de velocidades desenhada pela própria marca.

 

 

Sendo Ferruccio do signo zodíaco Touro, esse passou a ser o logotipo do seu primeiro modelo simbolizando o seu caráter forte e impetuoso.

No Salão Automóvel de Turim de 1965, o designer Nuccio Bertoni admirado com o chassis apresentado por Lamborghini propõe a este a criação de uma carroçaria com linhas únicas extraordinárias e originais resultando desta parceria o irrepreensível Miura - nome de uma raça de touros bravos espanhola. Logo no Salão de Genebra de 1966, o Miura foi o centro das atenções tendo um enorme impacto mundial. Em 1968, apresenta no Salão de Bruxelas o Miura Roadster e de seguida modelos como o Islero, o Espada.

 

Em 1970, surge o Miura S e o Espada ll. Como Ferruccio pretendia um modelo 2+2 que se situasse entre o Miura e o Espada, surgia o Jarama. No mesmo ano apresenta o Urraco (designação de mais uma raça de touros); e apresenta uma versão de corrida do Miura a que deu o nome de Jota que atingia os 100 km/h, nuns surpreendentes 3,6 segundos. Em 1971, apresenta a lendária versão do Miura o SV, no Salão de Genebra, a versão da gama de maior sucesso. Nesse mesmo Salão apresentou o inovador e sensacional Countach, resultado de uma obra de arte genial e revolucionária de Bertone.

 

 

O declínio

A partir de 1972/73 o seu negócio entrou em crise e Ferruccio acabou por vender 51% das acções da companhia automóvel ao suíço Georges Henri Rosseti, e no ano seguinte vendeu a René Leimer os restantes 49%.

 

Pouco depois vendeu a sua empresa de tratores ao grupo italiano "Same" que se mantém até aos dias de hoje.

Apesar disso, Lamborghini juntamente com a Bertone apresentou o Silhouette em 1976 mas a sua produção foi reduzida a que não foi alheio o seu preço elevado. Por esta altura o mundo vivia a crise do petróleo com consequências negativas para os carros superdesportivos e a empresa foi declarada falida em 1980.

 

 

O regresso às origens

Depois disso passou a dedicar-se à produção vitivinícola numa quinta que já possuía desde 1971, obtendo vários prêmios onde se destacou o seu vinho tinto com a designação "Colli di Trasimeno" que com naturalidade passou a ser conhecido por "Sangue de Miura".

A Ferruccio Lamborghini foi atribuído o título de "Commendatore" e "Cavaliere Del Lavoro" em Junho de 1969 premiando o seu trabalho.
 

 

 


Fonte: jornaldosclassicos

 

 


   



1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20