29/04/2024
QUEM FOI SADDAM HUSSEIN?



Saddam Hussein (1937-2006) foi presidente do Iraque. Governou de 16 de julho de 1979 a 9 de abril de 2003. Acumulou o cargo de primeiro ministro nos períodos de 1979 a 1991 e de 1994 a 2003.

Saddam Hussein nasceu na aldeia Al-Awja, na cidade de Tikrit, Iraque, no dia 28 de abril de 1937. Filho de agricultores pobres, não conheceu o pai, que saiu de casa seis meses antes de Saddam nascer.

Foi criado por um tio materno, Khayralla Tulfah, um mulçumano sunita, veterano do exército Iraquiano e defensor da unidade Árabe.

Após sua mãe se casar novamente, Saddam voltou para casa materna e ao ser maltratado pelo padrasto, retornou para a casa do tio.

Estudou em uma escola de lei iraquiana e com 20 anos ingressou no Partido Baath, de tendência socialista. Nessa época, passou a lecionar em uma escola secundária.

 


Ascensão ao poder
Em 1959, após um frustrado atentado contra o então primeiro-ministro. Abdul Karin Kassem, Saddam foi baleado em uma perna. Foi obrigado a fugir e exilou-se no Egito.

 

Entre 1962 e 1963 frequentou uma universidade de Direito no Cairo. Ainda em 1963 voltou para o Iraque e prosseguiu seus estudos na capital Bagdá.

Em 1968 Saddam participou de um golpe de estado liderado por Ahmad Hassan, que derrubou o presidente Abdul Rahman Arif e conduziu o Partido Baath no poder, sob a liderança do General Ahmed Hassan Bakr.

 


Vice-presidente
Em 1969, Saddam Hussein foi nomeado vice-presidente e durante o governo de Al-Bakr construiu uma elaborada rede de polícias secretas que tinham como objetivo perseguir os dissidentes do regime.

 

Diante de um presidente velho e debilitado, Saddam passou a promover a estabilidade do país, enfrentando enormes tensões sociais, étnicas, econômicas e religiosas.

Saddam nacionalizou a indústria petrolífera, promoveu o desenvolvimento econômico do país e intensificou a repressão aos oposicionistas, ao mesmo tempo em que estimulava um intenso culto a sua personalidade.

Em 1976, Saddam se tornou general das Forças Armadas iraquianas e logo era o homem forte do governo e passou a representar o país em sua política externa.

Em 1979 começou a fazer acordos com a Síria, também sob a liderança do Partido Baath, o que levou a união entre os dois países.

 


Presidência de Saddam Hussein
Em 16 de julho de 1979, Saddam forçou Bakr a renunciar o poder e assim tornou-se, de fato, o presidente do país.

 

Saddam Hussein assumiu os títulos de "Chefe de Estado", "Presidente do Conselho do Comando Supremo da Revolução", "Primeiro-ministro", "Comandante das Forças Armadas" e "Secretário-geral do Partido Baath".

Pouco tempo após ter conquistado o poder, o ditador Saddam implantou uma violenta luta que levou à morte dezenas de membros do governo suspeitos de falta de lealdade.

No ano seguinte, Saddam deu início a uma guerra contra o Irã que durante oito anos provocou a morte de pelo menos 120.000 soldados iraquianos.

No inicio dos anos 80, Saddam utilizou armas químicas para por termo à rebelião curda no norte do Iraque. A fome de poder de Saddam Hussein espalhou-se para além das fronteiras do Iraque.

 


Guerra do Golfo
Em 1990 diante da recusa do Kuwait de interromper a extração de petróleo em um poço situado na fronteira entre os dois países, As tropas de Saddam invadiram o Kuwait.

 

Desafiando as Nações Unidas, o ditador não cumpriu as diretivas que o obrigavam a retirar-se do Kuwait, provocando a que chamou "Mãe de Todas as Batalhas", a "Guerra do Golfo".

Liderada pelos Estados Unidos e com a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, depois de sete meses de guerra, o Kuwait estava livre das forças do Iraque.

Em 1995, embora o país ainda estivesse arrasado em consequência da guerra, Saddam submeteu seu governo a um plebiscito para aprovar sua continuidade no poder e obteve 99,96% de aprovação.

Em 1998 o governo dos Estados Unidos voltou a atacar o Iraque, com o objetivo de debilitar a capacidade iraquiana de produzir armas químicas.

 


Queda de Saddam Hussein
Após os ataques de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque e Washington, o presidente George W. Bush iniciou uma nova campanha militar contra o terrorismo.
Em março de 2003, uma coalizão anglo-americana deu início à intervenção militar no Iraque, sem a autorização da ONU, como parte de uma estratégia de prevenção contra as ameaças do chamado "eixo do mal", que incluía também a Coreia do Norte e o Irã.

 

Três meses depois de um bombardeio inicial sobre Bagdá, o Iraque foi ocupado por tropas anglo-americanas e Saddam foi destituído do poder.

 


Prisão e morte
Durante oito meses Saddam se escondeu e só foi localizado em dezembro, num buraco subterrâneo que lhe servia de esconderijo na cidade de Adwar, próxima de tikrit, em uma operação com ajuda dos rebeldes curdos.

 

Em outubro de 2005 o Tribunal Especial iraquiano iniciou o processo contra o ex-ditador, acusado de violação dos direitos humanos, e crime de guerra contra a humanidade. Em 5 de novembro de 2006 Saddam foi condenado à forca.

Saddam Hussein foi enforcado em Kadhimiya, Iraque, no dia 30 de dezembro de 2006.

 


Crédito: Ebiografia
Imagem: Arte: BBCNEWS

 


   



29/04/2024
VOCÊ SABE O QUE FOI A OPERAÇÃO VENTO CONSTANTE?



Operação Vento Constante (inglês: Operation Frequent Wind) foi o plano de uma operação de emergência de evacuação de pessoal da cidade de Saigon por helicópteros, realizado pelos Estados Unidos durante os últimos dias da Guerra do Vietnã, em abril de 1975.

O plano foi baseado numa operação similar realizada com sucesso pelos norte-americanos algumas semanas antes no Cambodja, chamada Operation Eagle Pull, que retirou pelo ar centenas de pessoas da capital Phnom Penh, quando ela foi tomada pelas forças do Khmer Vermelho.

 

 

 

Crédito: Foto: Wikipédia


   



29/04/2024
29 DE ABRIL E SEUS FATOS HISTÓRICOS

801 - Um terremoto nos Apeninos Centrais atinge Roma e Spoleto, danificando a basílica de San Paolo Fuori le Mura.

1091 - Batalha de Levúnio: os pechenegues são derrotados pelo imperador romano-oriental (bizantino) Aleixo I Comneno.

1429 - Joana d'Arc rompe o Cerco de Orleães.

1483 - Grã-Canária, a principal ilha das Canárias, é conquistada pelo Reino de Castela.

1760 - As forças francesas iniciam o cerco de Quebec, que é mantido pelos britânicos.

1770 - James Cook chega à Austrália em Botany Bay, que ele nomeia.

1781 - Guerra de Independência dos Estados Unidos: navios britânicos e franceses se enfrentam na Batalha de Fort Royal, na costa da Martinica.

1826 - A galáxia Centaurus A ou NGC 5128 é descoberta por James Dunlop.

1862 - Guerra Civil Americana: Nova Orleans é capturada pelas forças legalistas da União sob o comando de David Farragut.

1910 - O Parlamento do Reino Unido aprova o Orçamento do Povo, o primeiro orçamento da história britânica com a intenção expressa de redistribuir a riqueza entre o público britânico.

1911 - Fundação da Universidade Tsinghua, uma das principais universidades da China.

 

1916
Primeira Guerra Mundial: uma divisão indiana do Reino Unido se rende às Forças Otomanas no Cerco de Kut em uma das maiores rendições das forças britânicas até aquele ponto.
Revolta da Páscoa: após seis dias de luta, os líderes rebeldes irlandeses se rendem às forças britânicas em Dublin, pondo fim à revolta.

 

1938 - Getúlio Vargas cria o Conselho Nacional do Petróleo, precursor da Petrobras, para que o governo pudesse controlar o produto.

 

1945 - Segunda Guerra Mundial:
Wehrmacht rende-se incondicionalmente aos aliados na Itália.
Führerbunker: Adolf Hitler se casa com sua parceira de longa data Eva Braun em um búnquer de Berlim e designa o almirante Karl Dönitz como seu sucessor; Hitler e Braun cometem suicídio no dia seguinte.
Fornovo di Taro é libertada das tropas da Alemanha Nazista pela Força Expedicionária Brasileira.
Campo de concentração de Dachau é libertado pelas tropas dos Estados Unidos.

 

1946 - O Tribunal Militar Internacional para o Extremo Oriente convoca e indicia o ex-primeiro-ministro do Japão Hideki Tojo e 28 ex-líderes japoneses por crimes de guerra.

1951 - Delegados tibetanos chegam a Pequim e assinam um Acordo de Dezessete Pontos para a soberania chinesa e a autonomia tibetana.

1953 - A primeira exibição experimental de televisão 3D nos Estados Unidos exibe um episódio de Space Patrol na afiliada da ABC de Los Angeles KABC-TV.

1968 - O polêmico musical Hair, produto da contracultura hippie e da revolução sexual dos anos 1960, estreia no Biltmore Theatre na Broadway, com algumas de suas canções tornando-se hinos do movimento antiGuerra do Vietnã.

1970 - Guerra do Vietnã: forças estadunidenses e sul-vietnamitas invadem o Camboja em perseguição aos vietcongues.

1975 - Operação Vento Constante: os Estados Unidos começam a evacuar cidadãos estadunidenses de Saigon antes de uma esperada invasão dos norte-vietnamitas. O envolvimento dos Estados Unidos na guerra chega ao fim.

1988 - Glasnost: o secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética Mikhail Gorbachev promete mais liberdade religiosa.

1989 - Catorze torcedores do Liverpool FC, da Inglaterra, foram condenados à prisão; os hooligans iniciaram uma briga que matou 41 pessoas durante um jogo de futebol.

1990 - Beatificação dos Santos Irmãos Mártires de Turón pelo Papa João Paulo II.

 

1991
Um ciclone atinge o distrito de Chitagongue, no sudeste de Bangladesh, com ventos de cerca de (249 km/h, matando pelo menos 138 000 pessoas e deixando até dez milhões de desabrigados.
O terremoto em Racha de 7,0Mw afeta a Geórgia matando 270 pessoas, deixando aproximadamente 100 000 desabrigados e causando graves danos, inclusive a vários monumentos medievais.

 

1992 - Distúrbios de Los Angeles: início dos distúrbios após a absolvição de policiais acusados de força excessiva contra Rodney King. 53 pessoas morreram e centenas de edifícios foram destruídos.

1997 - Entra em vigor o Acordo Internacional sobre Proibição de Armas Químicas. Rússia e Cuba não assinam.

2004 - Oldsmobile constrói seu último carro encerrando com 107 anos de produção.

2011 - Casamento de Guilherme de Gales e Catherine Middleton é realizado na Abadia de Westminster em Londres.

2015 - Ocorre em Curitiba, Brasil, a Batalha do Centro Cívico.

2016 - Última edição do Jornal do Commercio, o jornal mais antigo em circulação na América Latina.


   



25/04/2024
VOCÊ SABE O QUE FOI A BATALHA DE GIBRALTAR?



A batalha de Gibraltar foi um combate naval ocorrido em 25 de abril de 1607 durante a Guerra dos Oitenta Anos no qual a frota das República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos surpreendeu e atacou durante quatro horas a frota espanhola ancorada na baía de Gibraltar. A batalha terminou com a vitória holandesa.

 

 

Crédito Imagem: TELA: Battle of Gibraltar_1607, ARTISTA: Cornelis Claesz van Wieringen (1577-1633)


   



25/04/2024
CONHECE O SENHOR AL PACINO? VENHA CONFERIR SUA BREVE BIOGRAFIA



Alfredo James Pacino, ou como é mais conhecido, Al Pacino, é um diretor, produtor, roteirista e ator norte-americano, conhecido principalmente por seus papéis em O Poderoso Chefão e Scarface.

Al Pacino cresceu na cidade de Nova Iorque, onde também iniciou seus estudos e carreira como ator. Ainda cedo, decidiu que seguiria a carreira artística ou então a de jogador de beisebol, mesmo não agradando sua família. Aos 16 anos, recebeu uma vaga na famosa High School for Performing Arts em Manhattan, mas desistiu em um ano.

Sem finalizar os estudos, o ator saiu de casa e iniciou longos trabalhos informais pela cidade para pagar seus cursos, realizando paralelamente pequenas peças de garagem, até se juntar ao estúdio Hebert Berghof Studio (HB Studio) e logo depois receber mentoria do ator e diretor Lee Strasberg, responsável pela Actors Studio, iniciando profissionalmente sua carreira nos palcos de teatro.

Na década de 1960, com sua primeira apresentação na Broadway, Al Pacino ganhou um prêmio Tony pela produção "Does A Tiger Wear A Necktie?" e também um Obie Award por sua interpretação em "The Indian Wants The Bronx".

Em 1970, o ator realizou sua transição para Hollywood, estrelando no filme "Uma Garota Avançada". Dois anos depois, estrelou "Os Viciados", papel que lhe abriu portas para grandes sucessos futuros, como a trilogia de "O Poderoso Chefão", de Francis Ford Coppola, que também lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar.

Após seu sucesso, Al Pacino esteve envolvido em uma série de aclamados filmes, como Um Dia de Cão, Serpico, Justiça para Todos, O Sucesso a Qualquer Preço, Scarface, O Informante, Once Upon a Time in Hollywood e Donnie Brasco.

No ano de 1992, Al Pacino foi o segundo homem da história a ser indicado duplamente ao Oscar com filmes diferentes. Como ator coadjuvante em "O Sucesso a Qualquer Preço" e ator principal de "Perfume de Mulher", ao fim da noite recebeu o Oscar de Melhor Ator por seu papel como Colonel Frank Slade no filme Perfume de Mulher.

Seus últimos trabalhos incluem a produção O Irlandês, filme lançado na plataforma da Netflix ao lado de Robert De Niro, além do filme Casa Gucci do diretor Ridley Scott.

 

 

 


FONTE: adorocinema
FOTO: Reprodução/Facebook

 


   



25/04/2024
CARLOTA JOAQUINA EM BIOGRAFIA



Carlota Joaquina (1775-1830) foi infanta da Espanha, rainha consorte de Portugal e imperatriz honorária do Brasil. Esposa de Dom João, filho da rainha D. Maria I de Portugal e do rei consorte Dom Pedro III, foi obrigada a viver no Brasil, depois que a Península Ibérica foi invadida pelas tropas de Napoleão.

Carlota Joaquina de Bourbon nasceu no palácio Real de Aranjuez, Espanha, no dia 25 de abril de 1775. Era filha do rei Carlos IV e de D. Maria Luísa de Parma, na época, príncipes das Astúrias e futuros reis da Espanha de 1788 a 1808. Era irmã do príncipe Fernando, futuro Fernando VI da Espanha. Era neta do rei Carlos III da Espanha.

 


Casamento
Em 1783, em nome da corte portuguesa, foi enviado à corte da Espanha, o conde de Louriçal para pedir a mão da princesa Carlota Joaquina. De imediato, como revelou em cartas particulares, o conde mostrou antipatia pela jovem Carlota.

 

Após dois anos de negociações, no dia 8 de maio de 1785, foi assinado o contrato do casamento de Carlota com o Duque de Beija, o futuro rei Dom João VI de Portugal, para selar a amizade entre os reis de Portugal, Dom Pedro III e Dona Maria I com o rei da Espanha, Carlos III.

Com apenas 10 anos de idade a infanta da Espanha chegou à corte de Portugal e o casamento foi realizado no dia 9 de junho de 1785. Logo, Carlota revelou seu temperamento difícil. Não fazia nada do que lhe mandavam, recusava-se vestir, era mal educada e preguiçosa, sendo apenas tolerada por sua tia D. Mariana.

Com o casamento consumado aos quinze anos o casal se mostrou aparentemente feliz e tiveram nove filhos. Depois viveram separados. Enquanto D. Carlota vivia no palácio de Queluz com os filhos, Dom João vivia no palácio de Mafra.

 


Filhos de D. João VI e Carlota Joaquina:

 

 

Maria Teresa (1793-1874) foi casada com Carlos, o conde de Molina de 1837 a 1855 e depois com Pedro de Bourbon de 1810 a 1812.
Francisco Antônio (1795-1801) faleceu ainda criança
Maria Isabel (1797-1818) foi rainha consorte da Espanha pelo casamento com o rei Fernando VII
Pedro de Alcântara (1798-1834) foi imperador do Brasil, como Dom Pedro I e rei de Portugal como Pedro IV
Maria Francisca (1800-1834) foi casada com Carlos, o conde de Molina de1816 a1834
Isabel Maria (1801-1876) foi regente de Portugal após a morte de D. João VI e a tomada do poder por D. Miguel
Miguel (1802-1866) foi rei de Portugal entre 1828 e 1834
Maria da Assunção (1805-1834) foi Grã-Cruz da ordem de Nossa Senhora da Conceição e dama da Ordem de Santa Isabel
Ana de Jesus (1806-1857) foi casada com o 2º Marquês de Loulé, depois Duque de Loulé, o general Nuno José de Mendonça
A sede de poder de D. Carlota
Vários acontecimentos na corte portuguesa mudaram a vida do casal: em 1786, morreu o rei consorte Dom Pedro III, em 1788, morreu o herdeiro Dom José. Depois de perdas repentinas a rainha Dona Maria I foi acometida de crises nervosas.

 

 


Em 1792, Dom João teve que assumir o governo, mas esperando a cura da mãe, recusou-se a receber o título de Príncipe Regente.

 

Carlota Joaquina, fiel a origem espanhola, mantinha-se favorável aos interesses da Espanha e procurava conspirar contra o trono de Portugal. Em 1799, com o fim da Revolução Francesa que ameaçava as cortes europeias, Dom João resolveu receber o título de Príncipe Regente.

A maquiavélica sede de poder de D. Carlota teve origem ainda em 1799, quando D. João se recusou integrá-la no conselho de regência do reino. De temperamento difícil, Carlota teve muitos conflitos com seu marido e com as autoridades portuguesas.

O Príncipe se viu ameaçado por Carlota Joaquina, que tentou assumir a regência, e acusava Dom João de incompetente. Escreveu a seu pai: "O príncipe cada dia piora da cabeça", "ampare seus netos que não têm pai capaz de cuidar deles".

Em 1801, Napoleão Bonaparte reabriu a luta com a Inglaterra, e buscando aliados no continente, convenceu a Espanha a atacar Portugal tentando quebrar a aliança luso-inglesa.

Em 1805, Carlota organizou uma conspiração ao se unir aos fidalgos para derrubar o regente. Descoberta a conspiração, o casal se separou passando a viver em palácios separados.

 


A partida para o Brasil
Envolvido no tumulto da política europeia e ameaçado diante das investidas de Napoleão Bonaparte, que iniciara uma marcha contra Lisboa, a família Real, junto a uma enorme comitiva, embarca em direção ao Brasil no dia 29 de novembro de 1807.

 

D. Carlota Joaquina tentou por todos os meios evitar a partida para o Brasil, mas durante dois meses teve que enfrentar o desconforto de um navio repleto de gente, onde escasseavam comida e água, além de enfrentar uma violenta tempestade que separou a esquadra.

No dia 7 de março de 1808, chegaram ao Rio de Janeiro. Dom João, Carlota Joaquina e os filhos se instalam no palácio dos vice-reis, cujo pessoal foi desalojado.

A princesa não estava nada satisfeita por ter que se afastar da Europa. Ela amaldiçoava a cidade e externava publicamente sua antipatia e seu desprezo pela população local. Exigia que o povo se ajoelhasse quando da sua passagem.

D. João procurava mantê-la afastada dos negócios o que a contrariava ainda mais. No dia 19 de agosto de 1808, Dona Carlota entregou a Dom João um documento que nominou de "Justa Reclamacion", no qual apelava uma aliança com os vassalos do rei da Espanha existentes na América. Além disso, escreveu aos administradores de Buenos Aires e Montevidéu.

Carlota Joaquina pretendia, como representante da família real, viajar para Buenos Aires e assumir a regência do trono espanhol no exílio. Mas seu plano fracassou com a independência das Províncias Unidas do Rio da Prata (mais tarde, Argentina).

 


Rainha de Portugal, Brasil e Algarve
No dia 6 de fevereiro de 1818, depois de dois anos da morte de Dona Maria I de Portugal, Dom João foi aclamado rei de Portugal, Brasil e Algarve, como D. João VI.

 

Livres da França, os portugueses esperavam a volta do rei, no entanto, D. João não falava em voltar nem em revogar os decretos que equiparavam o Brasil a Portugal.

A rainha, Dona Carlota, insistia no retorno imediato da corte. No dia 26 de fevereiro de 1821, as tropas portuguesas dos quartéis do Rio de Janeiro se amotinaram e intimaram o rei a jurar a Constituição que ia ser redigida em Lisboa e a regressar imediatamente para a pátria.

 


O Retorno a Portugal
No dia 26 de abril de 1821, a família partiu para Portugal. Ao desembarcar em Lisboa, Dona Carlota Joaquina tira os sapatos e raspa-os nas pedras do cais. Aos representantes da corte que foram recebê-los, ela explica o ato: "Nem nos sapatos quero como lembrança a terra do maldito Brasil".

 

Em Portugal, D. Carlota recusou-se a assinar a Constituição. As penas previstas para a rainha foram bastante severas: perda da cidadania, de todas as prerrogativas de rainha, só lhe foi permitido escolher o local de exílio. Dom João VI promulgou o decreto que lhe retirou todos os privilégios, como rainha e cidadã, exilando-a, mas por motivos de saúde, deixou que ela se desloque para a Quinta do Ramalhão.

Confinada na quinta do Ramalhão, conspirou para a volta do absolutismo. Com a morte do marido em 10 de março de 1826, ela levou o filho Dom Miguel I a se apoderar da coroa, que lhe seria tirada posteriormente por Dom Pedro I do Brasil. (Dom Pedro IV de Portugal).

Carlota Joaquina Teresa Caetana de Bourbon faleceu em Lisboa, Portugal, no dia 7 de janeiro de 1830.

 

 

CRÉDITO: Ebiografia

 


   



25/04/2024
25 DE ABRIL E SEUS FATOS HISTÓRICOS

404 a.C. - Atenas se rende a Esparta pondo fim à Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.)

387 - Santo Agostinho, recebe o batismo das mãos de Ambrósio, Bispo de Milão (340-397)

775 - Batalha de Bagrauandena põe fim a uma rebelião armênia contra o Califado Abássida. O controle muçulmano sobre a Transcaucásia é solidificado e começa a sua islamização.

799 - Papa Leão III é atacado enquanto se dirigia a cavalo de Latrão para San Lorenzo in Lucina para presidir a uma procissão.

1185 - Batalha de Dan-no-ura: maior batalha naval da Guerra de Genpei, no Japão, onde a frota do clã Minamoto, comandada por Minamoto no Yoshitsune, derrota a frota do clã Taira. Como resultado os Minamoto assumem o poder no Japão.

1512 - Selim I, assumiu o trono do Império Otomano derrubando seu pai Bajazeto II, que morreu pouco depois.

1607 - Batalha de Gibraltar, episódio da Guerra dos Oitenta Anos, onde a frota neerlandesa destrói a armada espanhola.

1644 - O imperador Chongzhen, o último imperador da dinastia Ming da China.

1707 - Batalha de Almansa: defensores dos Burbons, sob o comando do Duque de Berwick e que lutavam para manter o trono de Filipe V da Espanha, derrotam os seguidores dos Habsburgos, sob a liderança do Conde de Galway e que pretendiam entregar o trono espanhol ao Arquiduque Carlos.

1792
"La Marseillaise" (hino nacional francês) é composta por Claude Joseph Rouget de Lisle.
Nicolas Jacques Pelletier, um ladrão que agia nas estradas francesas, se torna a primeira pessoa executada pela guilhotina.

1804 - O reino georgiano ocidental de Imerícia aceita a suserania do Império Russo.

1846 - Caso Thornton: começa um conflito aberto sobre a disputada fronteira do Texas, desencadeando a Guerra Mexicano-Americana.

1859 - Início da construção do Canal do Suez.

1915 - Primeira Guerra Mundial: início da Campanha de Galípoli: a invasão da península turca de Galípoli por tropas britânicas, francesas, indianas, australianas, neozelandesas e de Terra Nova começa com o desembarque na enseada Anzac e no cabo Helles.

1916
Revolta da Páscoa: o Reino Unido declara lei marcial na Irlanda.
Dia ANZAC é comemorado pela primeira vez o aniversário do desembarque na enseada Anzac.

1917 - Toma posse em Portugal o 14.º governo republicano, chefiado pelo presidente do Ministério Afonso Costa.

1920 - Na Conferência de San Remo, os principais Aliados da Primeira Guerra Mundial adotam uma resolução para determinar a alocação dos mandatos da Sociedade das Nações para a administração das antigas terras governadas pelo Império Otomano no Oriente Médio.

1931 - Fundação da empresa automobilística Porsche.

1945
Cinquenta nações se reúnem em São Francisco para iniciar a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional.
As últimas tropas alemãs se retiram do solo finlandês na Lapônia, terminando a Guerra da Lapônia.

1954 - A primeira célula solar prática é demonstrada publicamente pela Bell Telephone Laboratories.

1956 - Fundação da Usiminas, uma empresa brasileira do setor siderúrgico.

1959 - É aberta a navegação do canal de São Lourenço, que une os Grandes Lagos da América do Norte com o Atlântico.

1960 - O submarino da Marinha dos Estados Unidos USS Triton (SSRN/SSN-586) completa a primeira circunavegação submersa do globo.

1961 - Concedido a patente do circuito integrado para Robert Noyce.

1974 - A Revolução dos Cravos derruba o Estado Novo comandado na altura por Marcello Caetano, abrindo assim as portas à democracia em Portugal.

1976 - Entrada em vigor da Constituição portuguesa de 1976 que consagra a Democracia em Portugal.

1980 - Cento e quarenta e seis pessoas morrem quando o voo Dan-Air 1008 cai perto do aeroporto de Los Rodeos, em Tenerife, Ilhas Canárias.

1982 - Acordos de Camp David: Israel devolve ao Egito o controle da península de Sinai após 15 anos de ocupação.

1983 - Pioneer 10 viaja além da órbita de Plutão.

1984 - A PEC nº 5, mais conhecida como Emenda Dante de Oliveira, que restabelece a eleição direta para presidente da República, é rejeitada pelo Congresso brasileiro.

1990 - Violeta Chamorro é empossada como nova presidente da Nicarágua, depois de derrotar o presidente Daniel Ortega, e torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo.

1994 - PROANTAR, o NApOc Ary Rongel (H-44) foi adquirido pela Marinha do Brasil e incorporado para substituir o Barão de Teffé (H-42).

1996 - Os 34 países da Organização dos Estados Americanos (OEA) declaram guerra total contra o terrorismo e aprovam um plano de ação para combatê-lo.

2005
A última peça do Obelisco de Axum é devolvida à Etiópia depois de ser roubada pelo exército italiano invasor em 1937.
Bulgária e Romênia assinam tratados de adesão à União Europeia.

2007 - Funeral de Boris Iéltsin: o primeiro a ser sancionado pela Igreja Ortodoxa Russa para um chefe de Estado desde o funeral do Imperador Alexandre III em 1894.

2015 - Aproximadamente 9 100 pessoas morrem após um sismo de magnitude 7,8 graus atingir o Nepal.

2019 - Presidente Jair Bolsonaro assina decreto que revoga o horário de verão no Brasil.


   



24/04/2024
QUEM É A MULHER RETRATADA NA ESTÁTUA DA LIBERDADE?



Há uma versão bastante curiosa para essa resposta: a cabeça seria da mãe do escultor da obra, o francês Frédéric-August Bartholdi; já o corpo seria da esposa dele. Bartholdi nunca negou, mas também nunca confirmou.

Outras versões apontam que a senhora que segura a tocha é na verdade a viúva de Isaac Merrit Singer (o inventor da máquina de costura) ou mesmo uma modelo francesa da época. São hipóteses improváveis porque Batholdi não teve contato físico com essas pessoas enquanto desenvolvia a obra, de modo que estas não podem ter posado para ele.

A hipótese de que o rosto da estátua é inspirado na mãe de Bartholdi, por outro lado, é corroborada por retratos dela encontrados por historiadores. Além disso, ela ficou famosa por se negar a abandonar a casa onde morava após a invasão alemã na Guerra Franco-Prussiana, o que tem tudo a ver com o espírito da estátua, que foi uma forma de reatar os laços entre França e Estados Unidos após o conflito. A hipótese mais aceita dentre os historiadores é que Bartholdi tenha deliberadamente desenhado o corpo da estátua ou no máximo tenha se inspirado em uma francesa chamada Céline.

 


Fonte: guiadoscuriosos

 


   



24/04/2024
ELON MUSK ANTES DA FAMA EM 1996, VEJA O RETROSPECTO DE SUA VIDA ATÉ A POLÊMICA ENVOLVENDO O STF



O famoso e polêmico, empresário e inventor sul-africano-americano Elon Musk é conhecido pelo seu papel pioneiro na indústria de tecnologia e inovação. Nascido em 28 de junho de 1971, na África do Sul, Musk demonstrou interesse em computadores e tecnologia desde cedo. Ele emigrou para os Estados Unidos para estudar na Universidade da Pensilvânia, onde obteve graduações em economia e física.

Em 1995, Musk co-fundou a Zip2, uma empresa de software de mapeamento online, que foi vendida por milhões de dólares alguns anos depois. Ele então investiu seus lucros em outras empreitadas, incluindo a fundação da X.com, que posteriormente se tornou o PayPal, revolucionando os pagamentos online.

No início dos anos 2000, Musk fundou a SpaceX, com o objetivo de tornar as viagens espaciais mais acessíveis e eventualmente colonizar Marte. Sua visão audaciosa e determinação para alcançar o impossível capturaram a imaginação do público e o colocaram no centro das atenções como um dos mais proeminentes visionários do nosso tempo.

Além da SpaceX, Musk também é o CEO da Tesla, uma empresa de veículos elétricos, e da Neuralink, uma startup de neurotecnologia. Sua busca por inovação e sua personalidade carismática o tornaram uma figura de destaque na cultura popular e na mídia, e ele continua a inspirar milhões com suas ambições de transformar o futuro da humanidade. Construiu ao longo do tempo uma imagem de superhéroi americano.

Hoje, aos 53 anos, Musk elege o ministro do Supremo Tribunal Federal brasileiro Alexandre de Moraes como seu desafeto. Envolvendo até o Congresso Amaricano na polêmica. Dessa disputa pelo certo e/ou errado nasce uma narrativa da Liberdade Americana versus a "Toga Perseguidora e Opressora". A luta do rico mocinho americano contra o "suposto regime totalitário" de uma gigante República de Bananas. Elementos dignos de um filme Hollywoodiano.

 

 
 
Imagem: reprodução youtube

 


   



24/04/2024
24 DE ABRIL E SEUS FATOS HISTÓRICOS

1479 a.C. - O faraó Tutemés III ascende ao trono do Egito, embora o poder efetivamente seja transferido para Hatchepsut (de acordo com a Cronologia da XVIII dinastia).

1184 a.C. - Data tradicional da queda de Troia. Marcando o fim da lendária Guerra de Tróia, data dada pelo bibliotecário-chefe da Biblioteca de Alexandria Eratóstenes, entre outros.

858 - É eleito o Papa Nicolau I.

1547 - Batalha de Mühlberg: o Duque de Alba, comandando as forças imperiais de Carlos V, derrota as tropas da Liga de Esmalcalda.

1558 - Casamento de Francisco, Delfim de França com a Rainha Maria I da Escócia.

1585 - Eleição do cardeal Felici Peritti como Papa Sisto V.

1646 - Ocorre a Batalha de Tejucupapo, na atual cidade pernambucana de Goiana, no contexto da segunda das Invasões neerlandesas ao Brasil, entre forças neerlandesas e luso-brasileiras.

1704 - Publicado em Boston o primeiro jornal regular das Treze Colônias Britânicas, chamado The Boston News-Letter.

1763 - Os espanhóis invadem a Vila de Rio Grande - Atual cidade de Rio Grande (Rio Grande do Sul, Brasil).

1800 - Inaugurada a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos em Washington, D.C.

1877 - Guerra russo-turca: o Império Russo declara a guerra ao Império Otomano.

1895 - Joshua Slocum, a primeira pessoa a realizar uma circunavegação solitária, parte de Boston, nos Estados Unidos, a bordo do sloop "Spray".

1914 - Apresentado à Sociedade de Física Alemã o experimento de Franck-Hertz, um pilar da mecânica quântica.

1915 - Início do Genocídio Armênio com a detenção de 250 intelectuais e líderes comunitários armênios em Istambul.

 

1916
Revolta da Páscoa: os republicanos irlandeses, liderados por Patrick Pearse e James Connolly, lançam uma revolta contra o domínio britânico na Irlanda e proclamam uma República Irlandesa. É a primeira ação armada do período revolucionário irlandês.
Ernest Shackleton e cinco homens da Expedição Transantártica Imperial lançam um bote salva-vidas na desabitada ilha Elefante no Oceano Antártico para organizar o resgate da tripulação do Endurance.

 

1917 - Primeira Guerra Mundial: naufrágio do navio dinamarquês Wilhelm Krag e outros três navios ao largo da Praia da Luz (Algarve, Portugal).

1933 - A Alemanha nazista começa sua perseguição às Testemunhas de Jeová, fechando o escritório da Sociedade Torre de Vigia em Magdeburgo.

1953 - Winston Churchill é designado cavaleiro da coroa britânica pela rainha Isabel II do Reino Unido.

1955 - Término da Conferência de Bandung: vinte e nove nações não-alinhadas da Ásia e África encerram uma reunião que condena o colonialismo, o racismo e a Guerra Fria.

1957 - Crise de Suez: o canal de Suez é reaberto após a introdução das forças de manutenção da paz da UNEF na região.

1965 - Uma guerra civil irrompe na República Dominicana quando o coronel Francisco Caamaño derruba o triunvirato que estava no poder desde o golpe de estado contra Juan Bosch.

1967 - O cosmonauta Vladimir Komarov morre na Soyuz 1 quando seu paraquedas não abre. É o primeiro ser humano a morrer durante uma missão espacial.

1968 - As ilhas Maurício tornam-se estado-membro da Organização das Nações Unidas.

 

1970
Gâmbia se torna uma república dentro da Comunidade das Nações, com Dawda Jawara como seu primeiro presidente.
China lança Dong Fang Hong 1, tornando-se a quinta nação a colocar um objeto em órbita usando seu próprio propulsor.

 

1980 - Oito soldados estadunidenses morrem na Operação Eagle Claw enquanto tentavam acabar com a crise dos reféns americanos no Irã.

1990 - STS-31: o Telescópio espacial Hubble é lançado a partir do ônibus espacial Discovery.

2005 - Joseph Ratzinger é eleito como o Papa Bento XVI.

2007 - Anunciada por três países (França, Portugal e Suíça) a descoberta de Gliese 581 c, primeiro planeta extrassolar potencialmente habitável, conhecido como Segunda Terra.

 

2013
Um edifício desaba perto de Daca, Bangladesh, matando 1 129 pessoas e ferindo outras 2 500.
Destruído na Guerra Civil Síria o minarete do século XI da Grande Mesquita de Alepo, classificado como Patrimônio da Humanidade.

 

2022 - Segundo turno das eleições presidenciais da França em 2022. Emmanuel Macron vence Marine Le Pen (58,2% dos votos contra 41,8%), sendo reeleito.


   



1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20