25/02/2024 teste
25 DE FEVEREIRO

138 - Imperador romano Adriano adota efetivamente Antonino Pio, fazendo dele seu sucessor.

493 - Odoacro entrega Ravena após um cerco de três anos e concorda com um acordo de paz com Teodorico, o Grande.

628 - Cosroes II, o último grande rei do Império Sassânida, é destronado por seu filho Cavades II.

1336 - Quatro mil defensores de Pilenai, uma fortaleza no Grão-Ducado da Lituânia, cometem suicídio em massa para não serem levados cativos pelos Cavaleiros Teutônicos.

1551 - Criação da Diocese de São Salvador da Bahia, a primeira do Brasil, pelo Papa Júlio III.

1603 - Navio português Santa Catarina é capturado pela Companhia Holandesa das Índias Orientais na costa leste de Singapura.

1705 - A ópera Nero, de George Frideric Handel, estreou em Hamburgo.

1836 - Samuel Colt recebe a patente dos Estados Unidos para o revólver Colt.

1843 - A Grã-Bretanha ocupa o Reino do Havaí.

1869 - Abolida a escravatura em todos os domínios portugueses.

1875 - Imperador Guangxu da China inicia seu reinado, sob a regência da imperatriz-viúva Tseu-Hi.

1904 - O Decreto 1 181/1904 permite ao Presidente do Brasil administrar o território do Acre, incorporado ao Brasil através do Tratado de Petrópolis.

1912 - Marie-Adélaïde, a mais velha das seis filhas de Guilherme IV, torna-se a primeira grã-duquesa reinante do Luxemburgo.

1916 - Primeira Guerra Mundial: na Batalha de Verdun, uma unidade alemã captura o Forte Douaumont, pedra angular das defesas francesas, sem luta.

1918 - As forças alemãs capturam Tallinn para praticamente completar a ocupação da Estônia.

1921 - Tbilisi, capital da República Democrática da Geórgia, é ocupada pela República Socialista Federativa Soviética da Rússia.

1925 - Oficialmente instituída a Bibliotheca Municipal de São Paulo.

1932 - Hitler, tendo sido apátrida por sete anos, obtém a cidadania alemã quando é nomeado funcionário do estado de Brunswick por Dietrich Klagges, um colega nazista; o que permite-o concorrer ao cargo de Reichspräsident na eleição de 1932.

1933 - Lançamento do USS Ranger, o primeiro navio da Marinha dos Estados Unidos a ser projetado desde o início da construção como porta-aviões.

1941 - O proscrito Partido Comunista da Holanda organiza uma greve geral na Amsterdã ocupada pelos alemães para protestar contra a perseguição nazista aos judeus holandeses.

 

1947
Proclamada a abolição formal da Prússia pelo Conselho de Controle Aliado, o governo prussiano já tendo sido abolido pelo Preußenschlag de 1932.
As forças soviéticas da NKVD na Hungria sequestram Béla Kovács - secretário-geral do Partido dos Pequenos Agricultores Independentes de maioria - e o deportam para a URSS desafiando o Parlamento. A sua detenção é um importante ponto de viragem na tomada da Hungria pelos comunistas.

 

1948 - Partido Comunista assume o controle do governo na Tchecoslováquia e termina o período da Terceira República.

1951 - Aberta oficialmente em Buenos Aires, Argentina, pelo presidente Juan Perón, a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos.

1956 - Em seu discurso Sobre o Culto da Personalidade e suas Consequências, Nikita Khrushchov, líder da União Soviética denuncia o culto à personalidade de Josef Stalin.

1980 - Governo do Suriname é derrubado por um golpe militar liderado por Dési Bouterse.

1981 - Luiz Inácio Lula da Silva e outros 12 sindicalistas de São Bernardo do Campo são julgados por incitamento à greve no ABC paulista e condenados a três anos de prisão, sentença que é anulada no ano seguinte.

1986 - Revolução do Poder Popular: o presidente das Filipinas Ferdinando Marcos foge do país após 20 anos de governo; Corazón Aquino se torna a primeira mulher presidente das Filipinas.

1991 - Abolido o Pacto de Varsóvia.

1992 - Massacre de Khojaly: cerca de 613 civis são mortos pelas forças armadas armênias durante o conflito na região do Nagorno-Karabakh no Azerbaijão.

1994 - Massacre do Túmulo dos Patriarcas: no Túmulo dos Patriarcas na cidade de Hebrom, na Cisjordânia, Baruch Goldstein abre fogo com um rifle automático, matando 29 palestinos muçulmanos e ferindo outros 125 antes de ser subjugado e espancado por sobreviventes.

1999 - O voo 1553 da Alitalia cai no Aeroporto Internacional Cristóvão Colombo, em Gênova, Itália, matando quatro pessoas.

 

2009
Membros da força paramilitar "Rifles de Bangladesh" se amotinam em seu quartel em Pilkhana, Daca, Bangladesh, resultando em 74 mortes, incluindo mais de 50 oficiais do exército.
Voo Turkish Airlines 1951 cai ao tentar aterrissar no Aeroporto Internacional de Schiphol, nos Países Baixos, principalmente devido a uma falha no radioaltímetro, resultando na morte de nove passageiros e tripulação, incluindo os três pilotos.

 

2012 - A Estação Antártica Comandante Ferraz, pertencente ao Brasil, é parcialmente destruída por um incêndio.

2015 - Pelo menos 310 pessoas morrem em avalanches no Nordeste do Afeganistão.

2021 - As Forças Armadas da Armênia pedem a renúncia do primeiro-ministro Nikol Pashinyan, e o governo acusa os militares de uma tentativa de golpe de Estado.