Os irmãos Lumière são conhecidos como os pais do cinema moderno, pois foram pioneiros na invenção da imagem em movimento no mundo.
Os irmãos Lumière são conhecidos como os pais do cinema, pois foram pioneiros na exibição de imagens em movimento. Ou seja, foram inventores do cinematógrafo, um aparelho que reproduzia movimento a partir do sequenciamento de fotogramas. Nesse sentido, foram pioneiros no aperfeiçoamento e também no registro dessa invenção.
Em resumo, Auguste Maria Louis Nicholas Lumière e Louis Jean Lumière nasceram em Besançon, na França. Porém, Auguste era mais velho, nascido em 19 de outubro de 1862. Por outro lado, seu irmão Louis Jean Lumière era mais novo, pois nasceu em 5 de outubro de 1864.
Primeiramente, ambos eram filhos e colaboradores de Antoine Lumière, conhecido fotógrafo e fabricante de películas fotográficas. Entretanto, o pai se aposentou em 1892 e passou a fábrica para os filhos. Desse modo, foi nessa mesma indústria de materiais fotográficos que surgiu o cinematógrafo, fundamental para o desenvolvimento do cinema.
O cinematógrafo
A princípio, o cinematógrafo foi registrado por Léon Buly, em 1892. Entretanto, devido à falta de pagamento sobre a patente, Bouly perdeu o direito sobre a invenção. Consequentemente, os irmãos Lumière registraram o invento no dia 13 de fevereiro de 1895, porém, como uma "máquina de estudos científicos sem fim comercial".
Apesar de terem afirmado que a criação não teria finalidades comerciais, essa invenção é o principal precursor do cinema no mundo. Basicamente, esse equipamento permitia o registro de fotogramas que criavam a ilusão de movimento quando reproduzidos. Em outras palavras, a sucessão de imagens paradas imprimia movimento por causa do fenômeno chamado persistência da visão.
Em resumo, a persistência da visão é um fenômeno ou ilusão provocada quando um objeto visto pelo olho humano permanece na retina por uma fração de segundo após sua absorção. Desse modo, as imagens se associam na retina sem interrupção e nos parecem em movimento.
No geral, percebe-se esse efeito com os primeiros desenhos animados da televisão, também criados a partir desse efeito. Em contrapartida, a origem do cinema se deu pela exploração desse fenômeno, e com o cinematógrafo não foi diferente. Sendo assim, a primeira exibição de um filme e a apresentação da máquina aconteceu no mesmo ano de seu lançamento.
SEGREDOS DO MUNDO