17/04/2024 teste
17 DE ABRIL E SEUS FATOS HISTÓRICOS

1080 - O rei da Dinamarca, Haroldo III morre e é sucedido por Canuto IV, que viria a ser o primeiro dinamarquês a ser canonizado.

1362 - O Castelo de Kaunas cai para a Ordem Teutônica após um cerco de um mês.

1397 - Geoffrey Chaucer apresenta Os Contos de Cantuária pela primeira vez na corte de Ricardo II de Inglaterra.

1492 - Espanha e Cristóvão Colombo assinam as Capitulações de Santa Fé para sua viagem à Ásia para adquirir especiarias.

1521 - Começa o julgamento de Martinho Lutero sobre seus ensinamentos durante a Dieta de Worms. Inicialmente intimidado, ele pede tempo para refletir antes de responder e é lhe concedido um dia.

1524 - Giovanni da Verrazano descobre a baía de Nova Iorque.

1555 - Após 18 meses de cerco, Siena se rende ao exército florentino-imperial. A República de Siena é incorporada ao Grão-ducado da Toscana.

 

1797
O tenente-general britânico Sir Ralph Abercromby ataca San Juan, Porto Rico, no que seria uma das maiores invasões dos territórios espanhóis nas Américas.
Cidadãos de Verona iniciam uma rebelião malsucedida de oito dias contra as forças de ocupação francesas.

 

1895 - Assinado o Tratado de Shimonoseki entre a China e o Japão. Isto marca o fim da Primeira Guerra Sino-Japonesa, e o derrotado Império Chinês da dinastia Qing é forçado a renunciar a suas reivindicações sobre a Coreia e a ceder a parte sul da província de Fengtien, Taiwan e as Ilhas Pescadores ao Japão.

1897 - Ocorre o incidente ufológico de Aurora.

1912 - Tropas russas abrem fogo contra mineiros grevistas, no nordeste da Sibéria, matando pelo menos 150 trabalhadores.

1922 - É firmado o Pacto de Paris entre o jovem rei deposto D. Manuel II de Portugal e sua parente distante (primeira prima uma vez removida) a já idosa Dona Aldegundes de Bragança. D. Manuel II era tetraneto de D. João VI e trineto de D. Pedro IV. Já Aldegundes era neta de D. João VI e filha de Dom Miguel I, irmão mais novo de D. Pedro IV.

1941 - Segunda Guerra Mundial: o Reino da Iugoslávia se rende a Alemanha.

1942 - Segunda Guerra Mundial: Prisioneiro de guerra francês, general Henri Giraud, escapa de sua prisão no castelo da Fortaleza de Königstein.

1945 - Segunda Guerra Mundial: as forças brasileiras libertam dos nazistas a cidade de Montese, na Itália.

1946 - Síria obtém a sua independência da ocupação francesa.

1949 - À meia-noite a Irlanda se proclama uma república (até então era uma monarquia independente desde 1922 mas que estava em união pessoal com o Reino Unido) e abandona a Comunidade Britânica de Nações, da qual nunca regressou.

1961 - Invasão da Baía dos Porcos: um grupo de exilados cubanos financiados e treinados pela CIA desembarcam na baía dos Porcos, em Cuba com o objetivo de derrubar Fidel Castro.

1964 - Lançamento do Ford Mustang.

1969 - Alexander Dubček, líder do Partido Comunista da Tchecoslováquia, é destituído do cargo.

1970 - Programa Apollo: a malfadada nave espacial Apollo 13 retorna à Terra em segurança.

1971 - Fundação da República Popular do Bangladesh pelo Sheikh Mujibur Rahman em Mujibnagor.

1975 - O Khmer Vermelho toma a capital do Camboja, Phnom Penh, e depõe o General Lon Nol. É anunciado o "Ano Zero" e fundada a República da Kampuchea Democrática.

1978 - Mir Akbar Khyber é assassinado, provocando a Revolução de Saur no Afeganistão.

1986 - Um suposto estado de guerra com duração de 335 anos entre os Países Baixos e as Ilhas Scilly declarou a paz pondo fim a qualquer guerra hipotética que possa ter sido legalmente considerada existente.

1996 - Brasil: Massacre de Eldorado dos Carajás.

2003 - Anneli Jäätteenmäki toma posse como a primeira mulher primeira-ministra da Finlândia.

2013 - Uma explosão em uma fábrica de fertilizantes na cidade de West, EUA, mata 15 pessoas e fere outras 160.

2014 - A sonda Kepler da NASA confirma a descoberta do primeiro planeta do tamanho da Terra na zona habitável de uma outra estrela.

2016 - A Câmara dos Deputados do Brasil aprovou o relatório que pedia o afastamento da presidente Dilma Rousseff.

2019 - Ex-presidente do Peru Alan García suicida-se em meio a mandado de prisão por suposto envolvimento no caso Odebrecht.