James Brown (1933-2006) foi um cantor, compositor e produtor musical norte-americano, autor de "I Feel Good", um dos grandes sucessos de sua carreira. Inventor do funk, ele se tornou um dos maiores nomes do showbiz.
James Joseph Brown Jr., conhecido como James Brown, nasceu em Barnwell, Carolina do Sul, no dia 3 de março de 1933. Abandonado pela mãe e espancado pelo pai, foi criado por uma tia que gerenciava um bordel.
James Brown cresceu em um bairro pobre, e para ajudar no sustento da casa trabalhou em diversas funções, como engraxate e lavador de pratos.
Antes de completar 20 anos de idade, por diversas vezes, foi preso por roubo à mão armada e condenado a mais de oito anos de prisão. Depois de três anos, por bom comportamento, foi levado para um reformatório.
Início da carreira musical
Em 1953, acolhido pela família do cantor Bobby Byrd, ingressou no mundo musical. Em 1953 passou a fazer parte do grupo "The Starlighters". Em seguida o grupo mudou o nome para "the Famous Flames".
Em 1955 gravou o single "Please, Please, Please", que atingiu o n.º 5 na parada R&B. Em 1958, com o lançamento de "Try Me", o grupo passou a se chamar "James Brown and the Famous Flames".
Em 1962, The Flames realizou um concerto no Teatro Apollo, em Nova Iorque, lançando no ano seguinte o disco "Live at the Apollo", com a participação do baterista Clayton Fillyau.
No disco, Brown cantou temas como "I've Got Money", com ritmos percussivos que se tornou marca característica do cantor. O álbum ficou nas paradas por 14 meses, atingindo o n.º 2 nas paradas R&B.
Em 1964, James Brown lançou o disco "Out of Sight", que atingiu o n.º 24 nas paradas pop e o levou para o caminho do funk.
Em 1964 lançou dois grandes sucessos: "I Got You" (I Feel Good) e "Papa's Got a Brand New Bag" que se transformaram em seus maiores sucessos, tanto nas paradas pop, como nas paradas de R&B.
Em 1966, "Papa's Got a Brand New Bag" venceu o Grammy de Melhor Gravação de Rhythm & Blues.
O Hit "Say It Loud, I'm Black and I'm Proud", lançado em 1968, uma declaração do orgulho negro, se tornou relevante para os movimentos dos direitos civis dos anos 60, mas ao mesmo tempo, sofreu censura de várias emissoras de rádio norte-americanas.
Nos anos 70, Brown fez sucesso com "Sex Machine", que chegou ao n.º 1. "The Payback" recebeu o disco de platina em 1974, além de "Papa Donn't Take No Mess", "Body Heart", entre outros.
Atuação no cinema
Em sua passagem pelo cinema Brown atuou nos filmes, "The Blues Brothers" (1980) e "Blues Brothers 2000" (1998). Em ambos, ele atuou como o reverendo Cleophus James.
Em 1986 gravou a música "Living in América", tema composto para o filme "Rocky IV".
Prisão
Em 1988, Brown foi preso por excesso de velocidade e por consumo de drogas. Em 1998 foi preso novamente pelo uso de arma de fogo e consumo de drogas, poucos dias depois de ter saído de uma clínica de desintoxicação.
Em 2004 foi declarado culpado por agressões à sua segunda esposa. Depois de pagar uma multa de 1.087 dólares foi posto em liberdade.
Suas últimas aparições em público foram no festival Foggfest em São Francisco, no dia 20 de agosto de 2006, em Roundhouse de Londres, em 27 de outubro do mesmo ano, e na cerimônia no Alexandra Palace em Londres quando foi reconhecido com sua entrada no Hall da Fama do Reino Unido.
James Brown faleceu em Atlanta, Estados Unidos, no dia 25 de dezembro de 2006.
Crédito: ebiografia